Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2018

103 ga nas empresas que já possuem algum contato prévio. Isso pode acontecer tanto no caminho de ida quanto de volta da sua base. As empresas também se beneficiam, reduzem em até 30% os seus custos com transporte de cargas e contam com uma frota digital de motoristas disponíveis para transportar”, acrescenta o executivo, que já tem tem mais de 700 mil downloads e interme- diou cerca de 800 mil viagens. O melhor caminho A dificuldade em encontrar a melhor rota para uma entrega também tem inspirado mui- tas empresas do setor. A chamada roteirização tem soluções que buscam trazer eficiência e ga- nho operacional por meio de algoritmos apura- dos para redução do tempo, da distância percor- rida e dos custos operacionais logísticos. Esses serviços tentam antecipar proble- mas, para serem evitados ou minimizados. O só- cio-fundador da CRC, Alexandre Rigonatti, por exemplo, afirma que o mais importante é saber hoje o que deverá ser feito daqui a três dias, e esse saber deve ser automatizado, independen- te de pessoas. Sua empresa oferece roteirização para entregas, distribuição de alimentos, trans- porte escolar e coleta de resíduos. “Se toda a equipe sabe o que deve ser fei- to, ela se torna mais instrumentalizada para contornar os costumeiros problemas que nosso País tem. Costumo dizer que o importante não é como as empresas contornam as limitações em infraestrutura viária, e sim como elas se prepa- ram dia a dia para enfrentá-los”, comenta. O sistema da companhia faz o cálculo de cubagem versus carga da rota, informando se o veículo selecionado tem capacidade para a ope- ração pretendida e realiza o cadastro de produ- tos, serviços, veículos e motoristas. Há também o fornecimento automático de carregamento de veículos, agilizando a en- trega em operações de carga fracionada, avisos automáticos de rodízios e vias de restrição de circulação de caminhões em VUC e cálculo de horário de atendimento a clientes. Há ainda um calendário de rotas que exibe o percurso de toda a frota a cada dia, auxiliando o gerenciamento operacional. O chamado Roteirizador CRC funciona como um software na nuvem, ou seja, pode ser acessado por qualquer computador conectado à internet. Com ele, o usuário cria as rotas e então elas são enviadas aos motoristas por um aplica- tivo, o Rastreador CRC, que pode ser instalado em qualquer celular. A companhia até agora ajudou em aproxi- madamente 4 mil rotas no País, com peso médio de 10 toneladas. Pequenos empresários de trans- porte escolar tem um custo de R$ 50 por rota. Para os demais segmentos o plano de menor ade- são é de R$ 500 ao mês, com direito a criar até 1 mil rotas, calendários de atendimento a clien- tes, cálculo de cubagem, três unidades de ras- treamento, cálculo de horário de atendimento a clientes, alerta de rodízio, caminhos alternativos para evitar pedágios, gerenciamento de manu- tenção veicular e prospecção de novos clientes. “A informalidade e o excesso de processos manuais geram uma grande perda de tempo e dinheiro. A tecnologia é fundamental para au- mentar a eficiência, o controle e reduzir custos dos processos logísticos. Empresas que adotam soluções que permitam, por exemplo, ter mais controle das suas entregas, escalas mais precisas dos seus serviços, agilizar a cotação ou reduzir o custo de cada frete, poderão oferecer serviços me- lhores e mais baratos para os seus clientes e com isso ganhar em competitividade”, comenta Grossi sobre os benefícios das autotech no Brasil. © Lesssia | Dreamstime.com ®

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