Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2018
52 Anfavea e Fenabrave divulgaram em janei- ro apostas bem próximas de expansão para o mercado doméstico – respectivamente 11,7% e 11,8%, o que representaria vendas próximas de 2,5 milhões de veículos este ano. Mas a partir da divulgação do balanço do primeiro trimestre a Fenabrave decidiu rever suas projeções tanto para os automóveis como para os caminhões e implementos rodoviários. No caso dos veículos leves, a estimativa de crescimento passou de 11,9% para 15,2%, projetando 2,5 mi- lhões de emplacamentos apenas nesse segmento. A revisão para os caminhões e implemen- tos rodoviários foi ainda mais expressiva. Ante índice anterior de alta de 9,5% na venda de ca- minhões, passou a acreditar em 17%. Com rela- ção aos implementos rodoviários, reviu porcen- tual de 7% para expressivos 41%. Com isso, a Fenabrave acredita agora que serão emplacados 60,9 mil caminhões e 36,1 mil implementos rodoviários este ano. Vários fatores contribuíram para esta nova perspecti- va, segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr: “O crescimento do PIB, agora estimado em 3,5%, a queda da inadimplência, a perspectiva de uma excelente safra e a maior oferta de crédito tanto para veículos leves como pesados vão favo- recer números melhores do que prevíamos”. Com relação aos veículos pesados, a Fe- nabrave – mesmo com a revisão para cima dos seus números – está menos otimista do que a Anfavea. A entidade que representa as monta- doras manteve sua projeção de alta de 27,7% nas vendas de caminhões e ônibus, com total de 81,3 mil licenciamentos este ano. No caso específico de caminhões, repre- sentantes dos principais fabricantes do seg- mento falam em expansão de 30% no número de emplacamentos, que deve atingir algo pró- ximo de 67,5 mil unidades, ante as 51,9 mil do ano passado. Para o presidente da Fenabrave, no en- tanto, é difícil conseguir neste ano crescimento próximo de 30% nas vendas de caminhões devi- do às limitações da indústria de pesados. “O tempo para desenvolver novos fornece- dores e mesmo para reprogramar para cima os volumes de peças é maior no caso dos fabrican- tes de caminhões. Tem também os itens impor- tados, principalmente os eletrônicos, que vêm de países com mercados hoje aquecidos, como Estados Unidos, Alemanha, Coreia e Japão, que podem ser outros limitadores”. Montadoras No que tange à produção da indústria como um todo, a Anfavea está apostando em ex- pansão de 13,1%, o que representaria um salto de 2,7 milhões de veículos em 2017 para 3,055 milhões de unidades este ano. No ano passado o crescimento foi de 25,2%, com a produção sendo alavancada prin- cipalmente pelos negócios externos. Com 762 mil veículos embarcados ao longo do ano, hou- ve expansão de 46,5% sobre 2016. E a Anfavea prevê nova alta este ano de 5% no número de veículos embarcados, para 800 mil unidades. PROJEÇÕES | FORECASTS | PROYECCIONES Alarico Assumpção Junior Fenabrave © Fenabrave
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