Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2018

78 ARTIGO | ARTICLE | ARTÍCULO AEBS alerta contra colisão O AEBS (Advanced Emergency Braking System) é um sistema de segurança projetado para reduzir a gravidade de uma colisão. Também é conhecido como um sistema pre-crash, sistema de alerta de colisão direta ou sistema de mitigação de colisão. Ele usa radar (todas as condições atmosféricas) e, às vezes, laser (LIDAR) e câmera (usando reconhecimento de imagem ) para detectar um acidente iminente. Os sensores GPS podem detectar perigos fixos, como a aproximação dos sinais de parada por meio de um banco de dados de localização. Uma vez que a detecção é feita, esses sistemas fornecem um aviso ao condutor. Quando há uma colisão iminente, eles tomam medidas de forma autônoma sem qualquer ação do motorista (frenagem ou direção ou ambas). A eliminação de colisões pela frenagem é apropriada para baixas velocidades do veículo (por exemplo, abaixo de 50 km/h), enquanto a eliminação de colisão pela direção é apropriada para velocidades de veículo maiores. Veículos com evasão de colisão também podem ser equipados com controle de cruzeiro adaptativo e usar os mesmos sensores voltados para o futuro. Em março de 2016, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e o Insurance Institute for Highway Safety anunciaram que os fabricantes de 99% dos veículos dos EUA concordaram em incluir sistemas automáticos de frenagem de emergência como característica padrão em praticamente todos os veículos novos vendidos lá até 2022. Na Europa, houve um acordo relacionado ao sistema avançado de frenagem de emergência (AEBS) ou a frenagem de emergência autônoma (AEB) em 2012. A Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) anunciou que esse tipo de sistema seria obrigatório para novos veículos pesados já partir de 2015. A NHTSA projetou que a aceleração subsequente do lançamento de frenagem de emergência automática evitaria cerca de 28 mil colisões e 12 mil feridos. LDWS não deixa o veículo sair da faixa O LDWS (Lane Departure Warning System) é um mecanismo concebido para alertar o motorista quando o veículo começa a sair da sua pista (a menos que um sinal de mudança de direção esteja acionado) nas rodovias e estradas . Esses sistemas são projetados para minimizar os acidentes, abortando as principais causas de colisões: erro do motorista, distrações e sonolência. Existem dois tipos principais de sistemas:  Sistemas que avisam o motorista (alerta de partida da pista, LDW) se o veículo estiver saindo da sua via (avisos visuais, audíveis e / ou de vibração).  Os sistemas que avisam o condutor e, se não forem tomadas medidas, tomam automaticamente providências para garantir que o veículo permaneça na sua pista (sistema de manutenção de pistas, LKS) O primeiro sistema de alerta de partida da pista de produção na Europa foi desenvolvido pela empresa norte-americana Iteris para caminhões comerciais Mercedes Actros . O sistema estreou em 2000 e agora está disponível na maioria dos caminhões vendidos na Europa. Em 2002, o sistema Iteris ficou disponível nos veículos norte-americanos da Freightliner Trucks .Em ambos os sistemas, o motorista é avisado das saídas involuntárias da pista por um som gerado do lado do veículo que sai da pista.

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