Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2018

95 Com o segundo acordo fechado com a Apex-Brasil, a indústria nacional de implementos prepara voos mais altos para as exportações D epois de, pode-se dizer, estabelecerem a cabeça da ponte que assegurará uma maior pre- sença dos implementos rodoviários brasileiros no exterior, a Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários e a Agência Brasileira de Promoção de Ex- portações e Investimentos (Apex-Brasil) trataram de renovar, e até ampliar, a parceria iniciada em 2016. As entidades encaminham desde setembro do ano passado – e por um período de dois anos até meados de 2019 – um novo acordo para dar continuidade à investida do setor em mercados que podem, sim, representar importante fronteira para a indústria nacional. “Estamos convictos de que a parceria com a Anfir está fortalecendo a cultura exportadora e trazendo bons resultados. Mas devemos ter em mente que, em se tratando de comércio exterior, re- sultados sólidos são colhidos a longo prazo, tendo como base uma estratégia bem definida”, afirma a diretora de Negócios da Apex-Brasil, Márcia Nejaim, que se diz muito satisfeita com os resultados do primeiro acordo, com a boa execução da equipe da Anfir e com a participação ativa das empresas. Para esse segundo período, afirma a diretora da Apex, a ideia é dar continuidade à estratégia traçada e ao trabalho iniciado nos mercados acessados no primeiro convênio, além de ampliar o número deles. Serão trabalhadas nesta nova fase as relações e oportunidades com Bolívia, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Honduras, Nigéria e Peru.

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