Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2020
46 Qual análise o senhor faz do segmento de transportes no ano passado? Segundo a última pesquisa do Decope, 39% das empresas tiveram um desempenho inferior a 2018, enquanto 35% superior e outros 26% re- lataram desempenho semelhante. O mercado em 2019 continuou basicamente omesmo que no ano anterior olhando de forma geral. Acredito que o primeiro ano do atual governo e os ajustes neces- sários fizeram andar mais devagar todo o Brasil, não só o setor. Mas acreditamos que este ano será melhor, como estamos vendo os números. Quais as perspectivas da NTC para 2020 no transporte como um todo? A questão política, como sendo um ponto importante para o País, está sendo desenvol- vida aos poucos e isso se deve ao primeiro ano do governo atual e pelo estilo de gestão adotado. Estamos torcendo para que esse ano possamos conseguir aprovar as reformas que são necessá- rias e que foram indicados por essa nova compo- sição política. As perspectivas parecem boas, já para 2020, com crescimento esperado do PIB de mais de 2%, o que, se concretizado, para o setor de transporte rodoviário de cargas é um impacto positivo de 6% a 10% de aumento do mercado, a depender do segmento de transporte. Quais os principais fatores que a entidade identifica que poderão influenciar positiva e negativamente o setor? Os fatores que têm influenciado negativa - mente o setor são a falta de infraestrutura, rou- bo de cargas e pedágios, sem contar o assunto da tabela de fretes e o CIOT. Por outro lado, a leve melhora da economia e a expectativa criada em cima dela têm sido pon- tos mais positivos, além das reformas estruturais no País. Acreditamos que as próximas medidas previstas pelo congresso devem agilizar e melho- rar os processos no setor de transportes. Qual a evolução o transporte rodoviário deve apresentar em 2020? Muito dependerá da economia e das refor- mas, se a expectativa criada for correspondida e as reformas forem aprovadas, deveremos ter uma evolução. No geral, o transporte de carga cresce ou decresce de 2 a 4 vezes o PIB, a depen- der do segmento. Portanto, se o PIB crescer o que se espera, em torno de 2%, haverá segmen- tos que deverão avançar por volta de 8%. O que, de fato, pode ser determinante para os negócios de transportes em 2020? As reformas da previdência e administrativa, bem como a continuidade dos investimentos em infraestrutura que parecem estar no cami- nho certo, farão grande diferença para o cená- rio do transporte de cargas em 2020. Claro que também as medidas de órgãos competentes em contribuição com o setor e o maior diálogo en- tre o governo e as entidades, como nós da NTC e a própria CNT, criarão um ambiente seguro e otimista para o nosso setor. Não podemos ter um clima de incertezas, isso dificulta os investi - mentos que os empresários querem fazer e aca- ba atrasando o progresso que precisamos para colocar o Brasil no rumo. PERSPECTIVAS 2020 | 2020 PROSPECTS | PERSPECTIVAS 2020 Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística © NTC&Logística
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