Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2020
66 Todo o sistema levou o nome de e-Sys e foi desenvolvido pelas engenharias das Empresas Randon emparceria com a Suspensys, fabricante de eixos e o Centro de Tecnológico da Randon. “É o primeiro semirreboque com esse conceito da América Latina”, garante Sérgio Carvalho, COO da divisão autopeças da companhia. Na prática, a carreta Hybrid R contribuirá com o deslocamento da composição veicular. Carvalho lembra da frequência com que cava- los-mecânicos carregados têm dificuldade em vencer aclives acentuados. “Com o auxílio de um eixo de tração no semirreboque, o caminhão su- pera as subidas de forma mais eficaz e segura.” De acordo com a companhia, que pretende colocar o Hybrid R no mercado até o fim deste ano, o e-Sys deverá proporcionar economia de combustível de até 25% a depender da aplica- ção, peso e condições de estrada. Ele tem ainda sistema regenerativo de energia Kers. Nas fre- nagens e desacelerações, casos das descidas, a energia cinética é convertida em elétrica para recarregamento das baterias. Principal fornecedora de eixos e sistemas para drivetrain de veículos comerciais na Amé- rica Latina, a Meritor mostrou na feira o eixo elétrico 14Xe, primeiro produto desenvolvido pela recém-criada marca Blue Horizon, dedi- cada ao desenvolvimento de novas tecnologias Meritor em todo o mundo. O eixo 14Xe, já em testes nos Estados Uni- dos, conta com um motor elétrico central de duas velocidades integrado ao eixo diferencial trativo, liberando espaço para alocar a bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos. A empresa já fornece eixo elétrico para o caminhão leve Volkswagen e-Delivery e com o modelo 14Xe passará a atender mundialmente o segmento de médios, acima de 16 toneladas de peso bruto total. Segundo o diretor de vendas e marketing da Meritor, Cleber Assanti, a eletrificação, em um futuro próximo, será essencial para cami- nhões que rodam em curtas e médias distâncias. “Quando a eletrificação se tornar realidade no Brasil, estaremos prontos para atender a de- manda”, comenta o executivo, destacando que o eixo elétrico que já comercializa no Brasil tem também despertado interesse das fabricantes de implementos. Outra empresa que está se preparando para esse novo momento dos transportes ro- doviários de carga é a Haldex, centenária fabri- cante mundial de freios para caminhões, ônibus e reboques. Na Fenatran, apresentou conceitos de freios para arquitetura aberta que podem ser customizados para veículos comerciais autôno- mos, semiautônomos e elétricos. Um já em teste: o Fast Acting Brake Valve, ou FABV, sistema composto por válvulas que são instaladas próximas às rodas do veículo. De acordo com a Haldex, além de resposta dez vezes mais rápida do que os sistemas conven- cionais, possibilita maior estabilidade do veícu- lo, redução de até 15% da distância de parada e mudança da direção do veículo utilizando ape- nas os freios. Outro dispositivo, também para os mesmos tipos de veículos, é o Electromechanical Disc Brak, que igualmente, de acordo com a empresa, assegura redução de 15% da distância de frena- Eixo elétrico 14Xe Blue Horizon, da Meritor, para o segmento de médios, acima de 16 toneladas de peso bruto total. © Divulgação FENATRAN
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