Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2020

67 gem com relação aos freios pneumáticos atuais. Luiz Stopa, gerente de engenharia e ven- das da Haldex, afirma que, apesar de indepen - dentes, será possível tê-los em um mesmo veí­ culo. “Com o conceito de arquitetura aberta e a capacidade de personalização dos sistemas, é possível aproveitar toda a tecnologia embar- cada no veículo, reduzir custos de produção e oferecer ao mercado um conceito de segurança e economia no transporte rodoviário”, enfatiza. E é bom mesmo fornecedores e implemen- tadores se prepararem para os veículos elétricos. Além da Volkswagen Caminhões, que já produz seu primeiro caminhão elétrico, outras empresas estudam ter veículos com a tecnologia aqui. O presidente do Grupo Volvo América La- tina, Wilson Lirmann, confirmou que analisa a produção de caminhões elétricos no Brasil. “Ainda não há definições com relação à data, mas é certo que na próxima década teremos de investir em elétricos por aqui”, admitiu. Mas um dos destaques da Volvo na Fena- tran 2019 não tinha rodas e não pesava tone- ladas. A montadora apresentou o aplicativo Eu Rodo Seguro, ferramenta de gestão de risco de acidentes nas rodovias. “É uma forma de refor- çar nosso compromisso social de gerar prospe- ridade indo além de produtos e serviços e de buscar um futuro com zero acidentes”, afirma Carlos Ogliari, vice-presidente de assuntos cor- porativos da Volvo na América Latina. Antes dos elétricos, porém, a Scania prefere apostar em combustíveis alternativos. A marca sueca exibiu seu caminhão movido a GNV, Gás Natural Veícular, ou biometano. De acordo com a montadora, se abastecido com GNV, o veículo emite 15% menos CO2 em comparação com simi- lares a diesel, e até 90% se operar combiometano. Roberto Barral, vice-presidente das opera- ções, afirma que caminhões movidos a combus - tíveis alternativos serão preponderantes para a constituição de um sistema de transporte mais sustentável. No maior estande de toda sua história de participação na Fenatran, a Librelato expôs no- vidades para várias segmentos e aplicações, e também investe em conectividade. Em parceria com a Sascar, empresa com know-how em equi- pamentos para gestão de frotas, passa a oferecer implementos rodoviários conectados no merca- do brasileiro. Mas nada chamou mais a atenção do que o seu semirreboque graneleiro Pró-Nio, imple- mento que tem o nióbio na composição do aço utilizado em sua fabricação. É, segundo a Libre- lato, o implemento mais leve e resistente da ca- tegoria no mercado nacional. Com a nova composição de materiais, Fast Acting Brake Valve (FABV), da Haldex: conceitos de freios para arquitetura aberta que podem ser customizados para veículos comerciais autônomos, semiautônomos e elétricos.

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