

Por José Carlos Cardoso Antunes, sócio-membro do Tax Group - Inteligência Tributária
Se tem um setor que impacta diretamente o dia a dia de todos nós, esse setor é o de transportes. Seja no preço dos produtos que compramos, na passagem do ônibus que pegamos para ir ao trabalho ou até mesmo no custo das viagens aéreas, tudo passa pelo transporte. Com a Reforma Tributária, algumas mudanças vêm por aí, e eu quero compartilhar com vocês o que pode melhorar – e o que pode nos preocupar.
O Transporte no Brasil: o motor da nossa economia - Quem trabalha ou acompanha o setor de transportes sabe: nossa economia depende muito das rodovias. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 65% das cargas no Brasil são transportadas por caminhões. E, de acordo com o Ministério do Transporte, 75% das mercadorias que chegam até nós passam pelas estradas. Isso significa que qualquer mudança na tributação desse setor pode impactar diretamente os custos para empresas e consumidores.
Além disso, não podemos esquecer que o transporte é um grande empregador e impulsiona o desenvolvimento regional. Melhorar a infraestrutura logística e reduzir os custos operacionais são fatores essenciais para que o Brasil continue crescendo e competindo lá fora.
Mas será que a Reforma Tributária vai ajudar ou dificultar esse processo? Vamos entender os principais pontos.
Os lados positivos da Reforma para o Transporte - Nem tudo são más notícias. Algumas mudanças trazem benefícios importantes para o setor, especialmente no transporte de passageiros.
Os grandes desafios da Reforma para o Transporte - Agora, vamos ao outro lado da moeda. Algumas mudanças trazem preocupações sérias, principalmente para o transporte de cargas e para quem depende de viagens intermunicipais e interestaduais.
Outros pontos que merecem atenção
O que podemos esperar? - A Reforma Tributária traz mudanças profundas e ainda existem muitos pontos que precisam ser regulamentados. O setor de transportes terá que se adaptar e se preparar para os novos desafios.
Os próximos anos serão decisivos para definir os impactos reais dessa reforma. Precisamos continuar atentos às regulamentações complementares que definirão as alíquotas do IVA e do Imposto Seletivo.
Se não houver um ajuste adequado, podemos ver um aumento do Custo Brasil, prejudicando não apenas o setor de transportes, mas toda a economia nacional.
Agora, mais do que nunca, é fundamental que empresários, sindicatos e entidades do setor participem ativamente das discussões para garantir que as mudanças sejam equilibradas e que o setor não seja sobrecarregado.
Vamos seguir acompanhando e torcendo para que as decisões finais beneficiem a economia, sem comprometer a competitividade do Brasil.
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