Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2018

60 MERCADO | THE MARKET | MERCADO Desde 2003 a produção agrícola no Brasil ultrapassou os 100 milhões de toneladas. E ano passado atingiu o recorde histórico de 240,6 milhões. É um motor no campo que impulsiona, e muito, a produção de implementos rodoviários e máquinas rodoviárias e agrícolas. Para este ano as estimativas da produção agrícola não são de mais uma quebra de recorde. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, produzido pelo IBGE, aponta uma produção de 229,3 milhões de toneladas. A queda foi puxada, principalmente, por reduções de 0,4% na safra de soja, 12,4% no milho e 5,5% na produção de arroz - três culturas que representam 93,1% da safra brasileira. Apesar do recuo com relação a 2017, o pesquisador do IBGE, Carlos Antônio Barradas, afirma que, em 2018, ainda se espera colher a segunda maior safra da série histórica, iniciada em 1975: “Em 2017 tivemos um ano um tanto atípico, porque foi favorecido por ótimas condições climáticas. Já em 2018 o clima não deve ajudar tanto. Mesmo assim, ainda são previstos bons resultados”. Isso já reflete nos implementos rodoviários. O COO da Divisão Montadora das Empresas Randon, Alexandre Gazzi, estima um crescimento mínimo de mercado de 15% para 2018 em relação a 2017. “Vivenciamos o ano de 2017 que foi de inflexão da queda de mercado verificada nos últimos três anos. Apesar da instabilidade política ainda muito presente, enxergamos que o novo cenário econômico, impulsionado pela queda da taxa de juros e da inflação, somado a setores positivos, como o agronegócio, contribuam para a retomada da produção de implementos rodoviários, mesmo que em taxas ainda moderadas e tímidas em relação ao alcançado em períodos históricos recentes”, comenta. As vendas de semirreboques e reboques no mercado nacional somaram 24.928 unidades em 2017, contra 23.187 em 2016, crescimento de 7,5%, aponta a Anfir. Gazzi também vê com bons olhos o fato de o BNDES oferecer condições de financiamentos para as micro, pequenas e médias empresas comprarem implementos rodoviários pelo Finame, com até 100% do valor do bem. “Os recursos do BNDES sempre foram e continuam sendo o maior suporte financeiro para o incremento dos negócios, notadamente no segmento como o nosso, de equipamentos pesados, de alto valor agregado. Entretanto, acreditamos que outros mecanismos de financiamento têm surgido naturalmente à medida em que as taxas de juros estão menores, como o CDC, o leasing e o consórcio”, comenta Gazzi, que cita também como opção os bancos de montadoras e instituições de serviços financeiros, como o próprio Banco Randon. A Librelato, que fabrica reboques, semirreboques, bitrens, tritrens, rodotrens e carrocerias, vendeu no ano passado 3.552 produtos para transportes pesados e cerca de quinhentos para leves. Este ano a expectativa é crescer 20%, segundo José Carlos Sprícigo, CEO da empresa: 245 240 235 230 225 220 215 210 205 2017 Fonte: IBGE - Diretoria de Pesquisas, DPE em milhões de toneladas 1º prognóstico 2018 2º prognóstico 2018 3º prognóstico 2018 1ª estimativa 2018 2ª estimativa 2018 Prognósticos e estimativas da safra para 2018 comparados com a safra de 2017 240,6 227,2

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