Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2019

60 O s próximos quatro anos serão de am- pliação dos investimentos privados no setor de infraestrutura de transportes no Brasil, no que depender do gover- no do presidente Jair Bolsonaro, que assumiu o Palácio do Planalto em janeiro de 2019. Desde a campanha eleitoral, sua equipe defendia a redução da participação do governo no que for possível e, pelos primeiros meses de mandato, vem dando indicações de que poderá mesmo cumprir a promessa. A própria nomeação do ministro da Infra- estrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, é um sinal importante de que o governo vai aprofundar o programa de privatizações, concessões e deses- tatizações no setor de infraestrutura. Freitas teve papel decisivo na concepção do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) durante o governo Michel Temer, quando atuou como se- cretário da Coordenação de Projetos. Já nos primeiros cem dias, o novo gover- no preparou um pacote de privatizações, dando continuidade ao PPI. Estão previstos os leilões de doze aeroportos, dez terminais portuários e a Ferrovia Norte-Sul. Nenhuma rodovia entrou nessa primeira leva, embora oito estejam com o processo de privatização em andamento dentro do PPI, com leilões previstos entre o segundo trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2020. Os pro- jetos rodoviários em estudo preveem investi- mentos da ordem de R$ 47,4 bilhões durante os trinta anos de concessão. Os oito trechos já qualificados e pron- tos para serem licitados são: BR-364/365, de Uberlândia (MG) a Jataí (GO), BR-364, de Porto Velho (RO) a Comodoro (MT), BR-101, de Paulo Lopes a São João do Sul (SC), BR- 153, de Aliança do Tocantins (TO) a Anápolis (GO), BR-153/282/470/SC e SC-412, em San- ta Catarina, e trechos já sob operação privada, mas cujas concessões já venceram ou vencem no curto prazo, como BR-040, de Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro, BR-116, de São Paulo ao Rio de Janeiro (Via Dutra), BR-116, de Du- que de Caxias (RJ) a Além Paraíba (MG). Ao todo, a atual administração federal pre- tende assegurar R$ 100 bilhões em investimen- tos privados nas rodovias federais concedidas nos quatro anos de governo, qualificando novos trechos para o PPI. O valor foi informado pelo ministro da Infraestrutura a uma plateia de investidores e empresários durante evento do banco Credit Suisse, realizado em São Paulo no começo do ano, já nas primeiras semanas de- pois de sua posse. Estão sendo estruturados os processos de licitação das rodovias BR-381 (MG), BR-262 (ES), BR-163 (PA), BR-230 (PA), BR-476 (SC) e BR-280 (SC). Os trechos podem ser anuncia- dos ainda neste ano, para início dos estudos de viabilidade. Segundo o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, o objetivo do governo é mudar, no lon- go prazo, o perfil do transporte rodoviário de carga, trocando o frete de longa distância, pelo frete de curta distância, com investimento em modais de alta capacidade. Ele afirma que o transporte rodoviário “sempre vai ser pujante, sempre vai ser importante e sempre vai existir”. Novo perfil e aeroportos “A Ferrovia Norte-Sul, sozinha, não vale nada. É uma ferrovia de passagem. E se a car- INFRAESTRUTURA | INFRASTRUCTURE | INFRAESTRUCTURA

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