Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2019
70 O timistas quanto à continuidade do crescimento do mercado de veícu- los pesados este ano, fornecedores de componentes para a indústria de implementos rodoviários intensificam investi- mentos em novas tecnologias e até mesmo em aumento de capacidade. AWabco, por exemplo, lançou no princípio deste ano o sistema ABS com anti-tombamento, além da medição do peso por eixo, também in- corporada no ABS. Outro fornecedor, a Braslux, promete novidades em eletrônica embarcada e investiu em ampliação da fábrica para atender demanda futura do mercado. A Knorr-Bremse, fabricante de sistemas de freios para veículos pesados e ferroviários, também mantém investimentos contínuos em inovações, segundo comenta o gerente de ven- das da divisão de trailers, Antônio Silva. Ele prefere não revelar os projetos em andamento, mas comenta que as novidades de fora têm che- gado ao Brasil em tempo cada vez menor. No caso da Wabco, o sistema ABS com anti-tombamento está sendo apresentado por aqui simultaneamente ao seu lançamento na Europa e nos Estados Unidos. “Já tem frotista testando o produto”, informa o presidente da Wabco América do Sul, Reynaldo Contreira. Na avaliação do executivo, a forte retração do mercado de pesados entre 2014 e 2016 aca- bou contribuindo para um avanço tecnológico no setor. “A gente entra numa crise de um jeito e sai de outro. O que vemos hoje é uma tendência muito forte por mais qualidade nos produtos. Ca- minhamos rumo à carreta inteligente”, comenta. Contreira diz que a Wabco, por ser fabri- cante de linhas mais top, acaba sendo favorecida por esse movimento: “As vendas para a indústria de implementos representavam apenas 1% do nosso faturamento no início desta década e atu- almente já respondem por 12%. No ano passado, crescemos 10% acima da expansão do mercado”. Com relação a 2019, o presidente da Wa- bco projeta expansão de 15% a 20% no merca- do de caminhões. “Talvez o segmento de im- plementos cresça menos porque a tendência, principalmente para o segundo semestre, é a de aumentar a demanda por modelos pequenos e médios, que não utilizam semirreboques.” Pioneira em ABS para veículos pesados, a fabricante começou no Brasil produzindo freios na década de 1980 e depois passou a fornecer sistemas focados em segurança e eficiência energética. Há dez anos, segundo Contreira, a indústria de eletrônicos no Brasil era incipiente, FORNECEDORES | SUPPLIERS | PROVEEDORES Reynaldo Contreira Wabco © Michele Mifano | Wabco
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