Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2023

48 bio Tronca, gerente de engenharia do produto, na ocasião do lançamento da Evolut. Ao pensar além da caixa as Empresas Randon também têm surpreendido com soluções aparentemente até então insólitas à indústria de implementos. Exibido como protótipo na Fenatran 2019, o semirreboque Hybrid R abriu as portas da eletrificação nos implementos rodoviários. O produto trazia um eixo desenvolvido pela Suspensys com a função de auxiliar a tração por meio de um motor elétrico. Ou seja, o semirreboque deixa de ir apenas a reboque do cavalo-mecânico para também gerar potência extra proveniente da parte mais pesada do conjunto. Para a operação, garantia de economia de combustível em até 2% e aumento de velocidade média, o que se traduz em mais viagens ao longo do tempo. Segundo Sandro Trentin, diretor superintendente da Divisão Montadora das Empresas Randon, com as demonstrações e testes práticos com parceiros nos últimos anos, o mercado transportador se mostra receptivo. A estimativa é de entregar este ano de duas a quatro unidades por mês do eixo e-Sys. “O e-Sys tem o apelo ambiental e vai ao encontro dos compromissos de sustentabilidade de grandes empresas que se apoiam no ESG. Considero que estamos à frente, em patamar superior ao que o mercado global oferece”, observa o diretor. Mais recentemente, na Fenatran do ano passado, a fabricante de Caxias do Sul (RS) trouxe para a feira semirreboque dotado de paiTECNOLOGIA | TECHNOLOGY | TECNOLOGÍA © Librelato © Randon

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