48 bio Tronca, gerente de engenharia do produto, na ocasião do lançamento da Evolut. Ao pensar além da caixa as Empresas Randon também têm surpreendido com soluções aparentemente até então insólitas à indústria de implementos. Exibido como protótipo na Fenatran 2019, o semirreboque Hybrid R abriu as portas da eletrificação nos implementos rodoviários. O produto trazia um eixo desenvolvido pela Suspensys com a função de auxiliar a tração por meio de um motor elétrico. Ou seja, o semirreboque deixa de ir apenas a reboque do cavalo-mecânico para também gerar potência extra proveniente da parte mais pesada do conjunto. Para a operação, garantia de economia de combustível em até 2% e aumento de velocidade média, o que se traduz em mais viagens ao longo do tempo. Segundo Sandro Trentin, diretor superintendente da Divisão Montadora das Empresas Randon, com as demonstrações e testes práticos com parceiros nos últimos anos, o mercado transportador se mostra receptivo. A estimativa é de entregar este ano de duas a quatro unidades por mês do eixo e-Sys. “O e-Sys tem o apelo ambiental e vai ao encontro dos compromissos de sustentabilidade de grandes empresas que se apoiam no ESG. Considero que estamos à frente, em patamar superior ao que o mercado global oferece”, observa o diretor. Mais recentemente, na Fenatran do ano passado, a fabricante de Caxias do Sul (RS) trouxe para a feira semirreboque dotado de paiTECNOLOGIA | TECHNOLOGY | TECNOLOGÍA © Librelato © Randon
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=