71 Antes prática frequentemente adotada pelo setor sucroalcooleiro, a locação de veículos pesados ganha mais força no universo de transporte. Os movimentos recentes no mercado não deixam dúvidas de que a oferta veio para convencer e ficar. Somente no ano passado, gigantes do segmento reforçaram o negócio, bem como as próprias fabricantes de veículos incorporaram a locação como mais uma frente de atuação. Fusão da Ouro Verde com a Locadora Unidas criou o Grupo Unidas, companhia que reúne décadas de experiência em gestão e terceirização de frotas com a de aluguel de veículos leves. O Grupo Vamos fechou acordo de participação na Truckvan e, assim, potencializou a oferta de aluguel de implementos rodoviários ao portfólio no qual já constam caminhões, máquinas e equipamentos. Dentre as fabricantes de veículos, Scania, Volvo e Volkswagen Caminhões e Ônibus, sob o chapéu de seus respectivos braços financeiros e apoio de rede de concessionárias, anunciaram áreas dedicadas à locação de veículos. Anúncio na Fenatran do ano passado sinalizou outro exemplo sobre as oportunidades geradas pela locação de pesados. Projeto de R$ 250 milhões gerou a Addiante, joint venture entre as Empresas Randon e a Gerdau dedicada à locação de caminhões, implementos, máquinas e vagões. A Addiante surge empacotada com força de vendas de rede de distribuição de 90 pontos das Empresas Randon e constituída com time especializado oriundo do negócio de aluguel. “A empresa chega para atender com amplo pacote de soluções personalizadas aos setores da logística, florestal, mineração, sucroalcooleiro, eletricitário e do last miles”, conta Fábio Leite, CEO da companhia. Segundo Leite, uma das principais razões para a explosão recente de empresas no negócio de locação cabe em uma leitura estatística. A frota circulante de pesados no País soma em torno de 3,8 milhões de veículos, dos quais apenas de 2% são terceirizados. Nos Estados Unidos, onde a prática é mais difundida, alcança 25%. “Se mostra ainda como uma fração subdimensionada, porque máquinas não são licenciadas, o que indica potencial ainda maior de crescimento”, observa o CEO. Pelo lado do transportador, o executivo destaca que há benefício ao optar pela locação em vez da aquisição. Na busca de redução de custos, o aluguel entrega com o veículo pacote de consultoria, documentação, seguro, rastreamento, treinamento de motorista e, ao fim do contrato, o empresário não tem de se preocupar em desmobilizar
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