11 Oano de 2023 apresentou um resultado geral na economia melhor do que se imaginava. A inflação ficou abaixo do teto da meta pela primeira vez desde 2020, registrando índice de 4,6%, e a taxa Selic começou sua trajetória de queda em agosto, baixando de então 13,75% para 11,75% no final do ano. Para o setor produtor de implementos rodoviários tivemos a consolidação do modelo de mercado com a presença do 4º eixo, produto com maior capacidade de carga, e a expansão das operações de aluguel de equipamentos. Em termos de capacidade de atender o mercado, a indústria mais uma vez soube responder aos desafios que surgiram atendendo a demanda por equipamentos do setor logístico de transportar carga. Nossos principais clientes são os operadores de transporte que atuam no agronegócio e na construção civil, dois dos principais motores de desenvolvimento do Brasil. Portanto, mais um ano em que a indústria de implementos rodoviários desempenhou seu papel de fornecedor de equipamentos essenciais para a movimentação de aproximadamente 60% das cargas terrestres que circulam por nosso País. 2024 começou com alguns sinais positivos importantes para o Brasil. Temos um ambiente de inflação baixa e redução prevista na taxa Selic que pode impactar na oferta de crédito. Há ainda o PAC com investimentos previstos em projetos de desenvolvimento distribuídos em todos os estados brasileiros. E se o consumo das famílias seguir crescendo, a taxa de desemprego baixando e a renda média subindo de patamar podemos ter um ano promissor para os negócios! Outra novidade positiva foi o lançamento do Plano Mais Produção, parte do programa Nova Indústria Brasil, e que tem como meta dar suporte ao setor produtivo para que se torne mais sustentável até 2026. A neoindustrialização vai financiar projetos de empresas comprometidas com a sustentabilidade. No entanto, é necessário que sejam feitas ações para reduzir a inadimplência. O endividamento das empresas é um efeito colateral que pode surgir se a oferta de crédito não for feita de maneira responsável. Além disso, outro aspecto importante que não pode ser negligenciado é a controle dos gastos públicos. A capacidade do governo em impulsionar a economia depende da gestão correta de seus gastos. O descontrole compromete essa capacidade. De qualquer forma, independente dos rumos e reações às medidas econômicas, 2024 é ano de Fenatran. Isso significa que teremos a maior feira de transporte de carga da América Latina reunindo em um mesmo lugar fabricantes de caminhões, autopeças e implementos rodoviários. O evento faz parte do calendário internacional dos negócios de logística e tem sido a cada edição um sucesso sempre maior. A Fenatran é muito mais do que uma exposição de produtos. Consolidou-se como o principal ponto de reunião de transportadores e indústria, gerando negócios milionários a cada edição. Em 2024 esperamos mais um excelente evento e juntos todos trabalharemos para o seu sucesso. Representamos 172 empresas que no ano passado faturaram aproximadamente R$ 14 bilhões. Temos presença como fabricantes de implementos rodoviários em todas as regiões brasileiras. E o compromisso de participar ativamente do desenvolvimento do Brasil. O Brasil produz, a ANFIR conduz! José Carlos Sprícigo Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, ANFIR
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