ANFIR | 35anos
ANFIR | 35 anos 23 fábrica por uso indevido. Fruehauf ficou igualmente apreensivo com os 600 quilômetros da aventura de Sibley. Mas qual não foi sua surpresa: Sibley não só voltou a Detroit com o Fordinho Modelo T e o semirreboque em perfeitas condições, como ain- da encomendou outros semirreboques a Fruehauf, desta vez para serem tracionados por caminhões mais potentes e para trabalhos mais pesados na sua madeireira. Feitas as contas, Sibley descobrira que o custo por tonelada caía pela metade quando transportado por semirreboques em comparação com caminhões. Sem se dar conta, Fruehauf havia construído o primeiro semirreboque, dos milhares que sua em- presa fabricaria. Em seguida à viagem de Sibley viu seu faturamento triplicar em menos de dez meses. Mas a história não termina aqui, pois em junho de 1915, Herman Farr, dono da Knox Automo- bile Company , de Springfield, Massachusetts, e seu engenheiro Charles Martin patenteiam a quinta roda, que haviam desenvolvido, tornando fácil e prático o uso dos semirreboques – já então produzidos por dezenas de fabricantes nos Estados Unidos. Fruehauf passa a ser concessionário de nova empresa, a Martin Rocking Fifth Wheel , e sua quinta roda, premiada por institutos de engenharia americanos. Essa quinta roda não só poderia ser uti- lizada nos Ford Modelo T, para até 1 tonelada, mas também para quaisquer caminhões que tracionas- sem semirreboques de 4 a 8 toneladas. Uma quinta roda Martin Rocking para semirreboque de quatro toneladas custava, em 1916, míseros US$ 65. Para 6 toneladas, US$ 85 e para 10 toneladas, US$ 110. Para que se tenha idéia, um Ford Modelo T normal era vendido, em 1925, por cerca de US$ 650. Já a baratinha esportiva, como o runabout de Sibley , era vendida por cerca de US$ 260,00. Fruehauf, que sofreu forte oposição dos fabricantes de caminhões, tornou-se um dos mais famosos construtores de semirreboques de todos os tempos. Um cavalo pode puxar muito mais do que pode carregar passou a ser o lema da empresa, justificando a relação custo/benefício dos semirreboques. Seus filhos Harvey, Harry, Roy e Andrew sucederam-no no comando da empresa, pioneira na construção de semirreboques frigo- ríficos, de alumínio, aço inox, tanques para líquidos e gás, cegonhas, ônibus papa-filas, guinchos e carrocerias com elevadores hidráulicos. August Charles Fruedauf Fruehauf Trailler Historical Society
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