ANFIR | 35anos
ANFIR | 35 anos 24 O Modelo T, ou Ford Bigode Um dos maiores sucessos automobilísticos de todos os tempos, o Ford Modelo T – desenhado por Henry Ford, Childe Wills, Joseph Galamb e Eugene Farkas – entrou em produção em 1908 e saiu de linha em 1927, vendendo mais de 17 milhões de unidades. Esse recorde só foi superado em 1972 pelo sedan alemão da Volkswagen, o Fusca, que chegou a 20 milhões de unidades produzidas. Criado pelo engenheiro Ferdinand Porsche e fabricado a pedido do chanceler do Terceiro Reich, Adolf Hitler, o Fusca, no pós-guerra, passou a ser fabricado em diversos países, dentre os quais o Brasil. O Modelo T, apelidado no Brasil de Ford Bigode, vinha com um motor de 20 HP, duas marchas para frente (e uma à ré) e alcançava a impressionante velocidade de 75 quilômetros por hora. O apelido brasileiro “bigode” surgiu porque o Modelo T ainda não tinha pedal de acelerador. O acelerador era uma haste no volante, que formava par com outra haste – a outra ponta do “bigode” – do avanço da ignição. Já o câmbio de duas marchas era acionado com o pé. O Modelo T runabout , ou roadster, tinha estilo de carroceria muito popular no co- meço do século 20. Era um carro pequeno, de custo mais baixo que o Modelo T clássico, e no geral, conversível. Tinha um só banco de assento e alguns contavam com outro op- cional instalado no porta-malas, que no Brasil ganhou o apelido de porta-sogra. Quando criou o Modelo T Henry Ford desenvolveu um carro robusto, fácil de diri- gir, de consertar e que, a partir de 1913, com a produção em série, passaria a ser muito barato. “ Vou fabricar um carro tão barato que até meus operários poderão comprá-lo”, disse Ford, segundo consta do livro Um Século de Ford (Ford Motor Company 100 Years). Quando começou a ser fabricado, em 1908, o Modelo T custava US$ 850. No último ano da sua fabricação, 1928, graças aos cortes de custos proporcionados pela produção em série e linha de montagem, seu preço havia despencado para US$ 290. Em 1919 o Modelo T começa a ser montado no Brasil e a Ford se torna a primeira fabricante brasileira de automóveis. Aqui também era montado o caminhão Modelo TT. No ano seguinte, metade da frota de carros que rodavam pelo mundo era de Ford Mo- delo T, que foi também muito utilizado na I Guerra Mundial como veículo militar e até ambulância. Em 1915, para cortar custos, passou a ser produzido apenas na cor preta, celebrizando controvertida frase de Henry Ford: “ O Modelo T é disponível em qualquer cor, desde que seja preto”. Ford T, 1908
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