ANFIR | 35anos
ANFIR | 35 anos 25 A empresa teve um enorme desenvolvi- mento na II Guerra e em 1951, já com 8,5 mil funcionários, faturou US$ 160 milhões: gastava US$ 1 milhão em publicidade. Com operações no Brasil, África do Sul e Europa, nos anos 1960 a Fruehauf foi acusada de dumping nos Estados Unidos – Harvey enfarta e morre em 1968. No ano seguinte, então com dezoito fábricas, é acusada pelo fisco americano de sonegação e manipulações contábeis que alcançavam cerca de US$ 12 milhões. Dois diretores são condenados a seis me- ses de prisão. Inicia-se um processo de decadência que culmina com pedido vo- luntário de falência em 1996 e o encer- ramento de suas atividades em 18 de março de 1997. A empresa acaba 83 anos depois da criação da robusta “carro- ça” construída por August Charles Fruehauf, que permitiu ao madei- reiro Frederick Sibley Junior puxar, com um Ford Bigode, um barco de uma tonelada por 600 km, inician- do um novo capítulo na história do transporte de cargas. O slogan da companhia: “Um caminhão é como um cavalo. Pode puxar muito mais do que pode carregar”. Abaixo, publicidade em jornal, datado de 1908. Fruehauf Trailler Historical Society Fruehauf Trailler Historical Society
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=