ANFIR | 35anos

ANFIR | 35 anos 25 A empresa teve um enorme desenvolvi- mento na II Guerra e em 1951, já com 8,5 mil funcionários, faturou US$ 160 milhões: gastava US$ 1 milhão em publicidade. Com operações no Brasil, África do Sul e Europa, nos anos 1960 a Fruehauf foi acusada de dumping nos Estados Unidos – Harvey enfarta e morre em 1968. No ano seguinte, então com dezoito fábricas, é acusada pelo fisco americano de sonegação e manipulações contábeis que alcançavam cerca de US$ 12 milhões. Dois diretores são condenados a seis me- ses de prisão. Inicia-se um processo de decadência que culmina com pedido vo- luntário de falência em 1996 e o encer- ramento de suas atividades em 18 de março de 1997. A empresa acaba 83 anos depois da criação da robusta “carro- ça” construída por August Charles Fruehauf, que permitiu ao madei- reiro Frederick Sibley Junior puxar, com um Ford Bigode, um barco de uma tonelada por 600 km, inician- do um novo capítulo na história do transporte de cargas. O slogan da companhia: “Um caminhão é como um cavalo. Pode puxar muito mais do que pode carregar”. Abaixo, publicidade em jornal, datado de 1908. Fruehauf Trailler Historical Society Fruehauf Trailler Historical Society

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=