4 estratégias para otimizar o transporte rodoviário de mercadorias no Brasil
Transporte rodoviário continua sendo o principal modal para o transporte de cargas no país
O transporte rodoviário de cargas é o principal modal ainda utilizado no Brasil e a recuperação econômica pós-pandemia tem impulsionado a procura e a necessidade de eficiência logística. De acordo com o Panorama Transportes do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Infra S.A, o país fechou o ano de 2023 com um crescimento na movimentação de cargas em relação ao ano de 2022, com o recorde 1,3 bilhão de toneladas movimentadas no ano. Mais de 100 milhões de toneladas foram transportadas pelas rodovias do país. O transporte rodoviário de soja, milho e farelo, com foco no comércio exterior teve alta de 35,7% em relação ao ano de 2022.
O mercado segue crescendo, a extensão territorial e diversidade geográfica do país dificultam o acesso a algumas regiões, com isso, muitas estradas não têm uma boa infraestrutura, o que pode resultar em condições precárias para o transporte de cargas e acidentes. Segundo a Confederação Nacional do Transporte, mais da metade das rodovias brasileiras estão em situação regular, ruim ou péssima.
Além dos desafios relacionados à extensão territorial do país e infraestrutura, o roubo de cargas é outro problema grave. Segundo dados do “Relatório de Roubo de Carga”, elaborado pelo Centro de Inteligência da Overhaul, o país registrou mais de 18 mil eventos de roubos de cargas entre janeiro e dezembro de 2023 e deve crescer ainda mais em 2024.
“O transporte rodoviário continua sendo o principal modal para o transporte de cargas e com isso, a infraestrutura ainda enfrenta desafios de falta de manutenção e segurança. Com esse cenário e a retomada da economia com o aquecimento do setor de logística, podemos esperar um aumento no número de roubos de cargas em 2024”, revela o gerente de Inteligência da Overhaul, Reginaldo Catarino.
Para enfrentar estes desafios e melhorar a eficiência do transporte rodoviário de mercadorias, o especialista em gestão de risco apresenta quatro estratégias fundamentais.
- Localização em tempo real
Uma das ferramentas mais valiosas para melhorar a segurança e a eficiência do transporte terrestre de mercadorias é a implementação de sistemas de localização em tempo real. Estes sistemas permitem às empresas monitorizar a localização e o estado dos seus veículos e da sua carga em qualquer altura. “Através da utilização de GPS e de tecnologias de comunicação avançadas, as empresas podem detectar e responder rapidamente a quaisquer anomalias ou incidentes, tais como desvios não autorizados ou paradas prolongadas”, explica Reginaldo. - Colaboração e coordenação interagências
O especialista explica que é muito importante promover a colaboração e a coordenação entre os diferentes setores e atores de toda a cadeia de transporte, incluindo as empresas, as autoridades governamentais e os serviços de aplicação da lei. “Isto pode envolver a partilha de informações sobre rotas seguras, a implementação de medidas de segurança coordenadas e o desenvolvimento de protocolos conjuntos de resposta a emergências. A colaboração interagências é fundamental para reforçar a segurança e a resiliência das cadeias de abastecimento”. - Formação e sensibilização do pessoal
O fator humano desempenha um papel crucial na segurança e eficiência do transporte terrestre de mercadorias. Sendo assim, é essencial proporcionar formação adequada e sensibilizar os condutores, os operadores logísticos e o pessoal de segurança para os riscos associados ao transporte de carga, bem como para as melhores práticas de prevenção de roubos e outros incidentes. Isto inclui formação em técnicas de condução defensiva, procedimentos de segurança e gestão de emergências. - Tecnologias de segurança avançadas
Para além dos sistemas de localização em tempo real, as empresas de transporte adotam tecnologias de segurança avançadas para proteger a carga e atenuar os riscos associados ao transporte de carga terrestre. Estas tecnologias podem incluir sistemas de videovigilância, sensores de intrusão, fechaduras e selos eletrônicos e dispositivos de alarme à distância. Ao combinar estas tecnologias com uma estratégia robusta de gestão de risco, as empresas podem melhorar significativamente a segurança das suas operações de transporte rodoviário de mercadorias.
“A melhoria do transporte rodoviário de mercadorias no Brasil requer uma abordagem abrangente que combine tecnologia, colaboração entre agências, formação de trabalhadores e a utilização de tecnologias de segurança avançadas. Ao implementar estas estratégias de forma eficaz, as empresas podem reforçar a segurança, a eficiência e a resiliência das suas cadeias de abastecimento, contribuindo assim para o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável do país”, afirma Catarino.
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Sherlock Communications |
Por Flavia Soares, Sherlock Communications
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