

Equipamentos serão utilizados no apoio às operações de exploração de petróleo e gás em alto mar; Venda abre para a empresa brasileira um dos mais competitivos mercados de fornecimento da indústria de petróleo e gás
A Implementos São Paulo, principal fornecedora de implementos para o mercado petrolífero brasileiro localizada em Mossoró (RN), entregou a Expro Americas duas plataformas para suporte de equipamentos que serão utilizados em operações de petróleo e gás em alto mar. “Essa venda abre as portas para a Implementos São Paulo de um dos mercados mais competitivos e rigorosos em termos de qualidade”, diz Matusalém Oliveira, gerente Comercial da Implementos São Paulo.
A Expro Americas está sediada em Houston, Texas, estado que concentra as empresas com maior expertise em exploração de petróleo e gás nos EUA. A companhia está presente em 60 países em todos os continentes.
Em 2023 a Expro Americas recebeu o prêmio de empresa Pioneira em Transição de Energia no OWI Global Awards e em 2022 vencei o prêmio de Melhor Empresa em Saúde e Segurança da indústria mundial de petróleo.
-
Argonautas Comunicação
Ação estreia nesta segunda-feira (2) com estratégia digital, além de outdoors em aeroportos, rádios e portais
A Rands, plataforma de soluções financeiras e serviços para diversos setores, lança nesta segunda-feira (2) uma nova campanha institucional, com o objetivo de fortalecer seu posicionamento como marca guarda-chuva que integra diferentes frentes de atuação da Randoncorp. A ação poderá ser vista em outdoors nos aeroportos de Porto Alegre, São José do Rio Preto (SP) e Ribeirão Preto (SP), além de uma rodovia estratégica em Londrina (PR). A rede social da marca também irá integrar a divulgação, além de rádios, revistas e portais especializados.
Mais do que uma campanha, a comunicação registra um novo momento da Rands: o de se apresentar ao mercado como uma marca capaz de conectar e potencializar diferentes especialidades. Desta forma, a ideia de movimento é o que faz o mote da ação. Partindo da premissa de que crescimento exige movimento e clareza, além de soluções, a tagline apresentada é “Rands - Soluções que movimentam seus resultados”, justamente para transmitir o compromisso em oferecer soluções financeiras e serviços que realmente impactam no crescimento de cada cliente.
Uma marca, muitas soluções - A Rands acolhe as marcas Randon Consórcios, Banco Randon, Randon Seguros, RV, Conexo, DB, Delta e Addiante (joint venture com a Gerdau), formando um ecossistema robusto de soluções. Com atuação nos segmentos de transporte e logística, agronegócio, mercado de reposição, varejo, tecnologia e inovação, a Rands se posiciona como parceira estratégica para quem movimenta o país. O papel da Rands é impulsionar negócios com soluções alinhadas aos desafios de cada setor.
“Apesar de abrigarmos negócios com mais de 37 anos de história, a Rands é uma marca recente. Com esta campanha de comunicação, nosso objetivo é fortalecer o reconhecimento da marca, apresentar de forma clara as soluções que compõem nosso portfólio e evidenciar como podemos contribuir com o crescimento dos nossos clientes e com o desenvolvimento do mercado como um todo”, afirma a gerente de clientes da Rands, Sheila Tomazoni.
O desafio da nova campanha é comunicar essa multiplicidade de ofertas e públicos sem fragmentar a marca. A solução foi apostar em uma linguagem moderna, visual forte e com mensagens que destacam o impacto da Rands nos bastidores de diversos setores da economia. As novas publicações da campanha podem ser conferidas em @somosrands.
-
-
Segurança, robustez, economia de combustível, baixa manutenção e conforto, com destaque para espaço da cabine e geladeira, foram atributos elogiados por transportadores do Sul e do Sudeste, ressaltando o desempenho do DAF XF pelo Brasil
Com diferentes realidades operacionais, os caminhoneiros brasileiros enfrentam longas distâncias, mudanças de relevo e variados tipos de carga. Para garantir eficiência em todas essas condições, o DAF XF tem se mostrado um aliado para transportadoras que percorrem o Brasil de ponta a ponta. Frotistas das regiões Sul e Sudeste destacam os principais diferenciais do modelo, como segurança, robustez, economia de combustível, pouca necessidade de manutenção e conforto, em operações que exigem alto desempenho.
“A proximidade com os nossos clientes é um pilar essencial da atuação da DAF. Estamos sempre em contato com as transportadoras para entender como nossos caminhões se comportam nas diferentes realidades do país, e é com base nesse retorno que buscamos evoluir constantemente. O XF é resultado desse diálogo próximo: um caminhão robusto, eficiente e que se adapta bem a várias operações pelo Brasil. E nosso trabalho não termina na entrega. O pós-venda é parte fundamental dessa relação, com uma rede pronta para atender com agilidade e confiança sempre que necessário”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Brasil.
Presente na região Sul há 15 anos, a WHLog, sediada em Ponta Grossa (PR), atua no transporte de linha branca, produtos alimentícios e bens de consumo. A empresa opera com caminhões do tipo sider, para o transporte de bebidas, MDF, papel e celulose; porta-contêiner, para cargas gerais; e tanque de inox, para o transporte de produtos químicos.
Parceira da DAF desde 2019, atualmente os caminhões da fabricante representam 30% da frota da transportadora, todos do modelo XF. “A DAF veio consolidada da Europa, montou uma fábrica muito bem estruturada, está em processo de expansão e realizando novos investimentos, isso nos deu confiança para adquirir o XF, que nos entrega o desempenho que precisamos nas mais diversas operações. Em pouco mais de cinco anos de parceria, estreitamos o relacionamento com a marca, que hoje representa a maior parte da nossa frota”, comenta Wagner Ruiz Henrique, diretor comercial e operacional da WHLog.
Já a TransReal, com 37 anos de atuação, está localizada em São José do Rio Preto (SP). A empresa iniciou suas atividades no transporte de cargas frigoríficas, mas hoje também atua no transporte de contêineres para exportação, no transporte de carga seca, tanto lotação quanto fracionada, e na operação de um terminal de contêineres em Cubatão (SP). “A parceria com a DAF começou em 2017, com a compra de quatro caminhões XF. De lá para cá, tivemos excelentes resultados e uma forte sinergia com a fabricante, o que nos levou a ampliar essa frota para 55 veículos. O XF atende bem às nossas demandas, com baixo consumo de combustível, boa disponibilidade e conforto para o motorista, independentemente da rota”, comenta Jéssica Lopes, Diretora da TransReal.
Robustez que percorre o Brasil - Além de ser o modelo mais vendido da marca, o DAF XF se destaca por sua versatilidade em diferentes aplicações, do transporte de insumos agrícolas e commodities até cargas frigorificadas e produtos químicos em operações rodoviárias de médias e longas distâncias. Equipado com motor PACCAR MX-13, o XF oferece torque elevado em rotações mais baixas, proporcionando maior eficiência operacional. A transmissão automatizada de nova geração ZF TraXon, com 12 velocidades, e os eixos traseiros de elevada eficiência também contribuem para a performance nas estradas.
Ambas as transportadoras enfrentam longas distâncias e condições desafiadoras nas rodovias. A TransReal, por exemplo, realiza o transporte de cargas partindo de São Paulo para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. “Em alguns trajetos, lidamos com estradas precárias, especialmente com veículos carregados. Por isso, precisamos de caminhões robustos e confiáveis, e o XF atende perfeitamente a essa necessidade”, observa Jéssica. Já a WHLog opera em rotas que ligam o Paraná ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. “O XF é um caminhão moderno que atende todas as nossas expectativas. Ele oferece excelência em segurança, robustez e necessita de pouca manutenção”, ressalta Ruiz.
Ergonomia e conforto - O conforto da cabine também é um diferencial valorizado pelos motoristas. Com amplo espaço interno, a linha XF oferece duas opções de cabine: a Space Cab, com 1,79m de altura interna, e a Super Space Cab, com 2,10m, ambas equipadas com tecnologias modernas, pensadas para longas viagens. “O retorno que recebemos dos motoristas destaca o conforto da cabine e da cama e o silêncio do motor. A geladeira também é um grande diferencial”, comenta a diretora da TransReal. “A nossa maior preocupação hoje é com o motorista. O conforto da cabine e a facilidade de dirigibilidade do XF são, com certeza, dois dos principais atrativos do modelo”, acrescenta o diretor da WHLog.
Desempenho econômico em longas distâncias - Um dos atributos mais valorizados pelas transportadoras é a eficiência no consumo de combustível. Em operações de longa distância, o motor PACCAR MX-13, aliado ao Controle de Cruzeiro Preditivo, tem garantido resultados consistentes de economia. “O XF é um veículo econômico e, desde a chegada do motor Euro 6, percebemos uma evolução muito positiva na média de consumo, tornando-se um grande aliado”, explica Jéssica. “O veículo apresenta uma excelente média. Isso é um ponto muito positivo, pois estamos sempre em busca de melhorias nesse aspecto, que representa o nosso maior custo dentro do transporte”, enfatiza Ruiz.
Proximidade e eficiência no pós-venda - Outro fator determinante para a satisfação com a marca é o atendimento pós-venda, com destaque para o suporte técnico oferecido pela Rede DAF. A proximidade dos pontos de atendimento, a disponibilidade de peças e a agilidade no suporte são aspectos frequentemente elogiados. “Temos um relacionamento muito bom com a concessionária. Recebemos visitas frequentes e temos um canal direto de comunicação sempre que surge alguma demanda. Existe bastante abertura, e isso nos dá segurança”, comenta Jéssica. Ruiz complementa: “Mesmo com todas as manutenções preventivas em dia, sempre que precisamos de algo fora da sede, o atendimento é rápido e eficiente, independentemente do que seja. Já passamos por diversas concessionárias e, em todas elas, fomos muito bem atendidos. Acredito que hoje a rede DAF mantém um padrão de qualidade muito consistente”.
Diante dos bons resultados obtidos, as duas empresas aumentaram o número de unidades DAF em suas frotas nos últimos anos e projetam novos investimentos para o futuro. “A tendência é que a DAF continue crescendo em nossa frota. Temos planos de renovação e ampliação já em andamento”, conclui Jéssica Lopes. “Estamos confiantes na evolução da marca e nos benefícios que ela pode continuar trazendo para a operação”, finaliza Wagner Ruiz Henrique.
-
Aconteceram 24 ocorrências de janeiro a abril de 2025 ante 47 sinistros no primeiro quadrimestre do ano passado
A Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), reduziu o volume de sinistros em suas operações no primeiro quadrimestre de 2025. No período aconteceram 24 ocorrências antes 47 sinistros registrados em igual período do ano passado. “Trata-se de uma vitória importante que é resultado do conjunto de ações que a companhia tem adotado para elevar a segurança dos motoristas em todas as etapas do transporte de cargas”, comemora Julio Medeiros, diretor Comercial da Transvale.
Sinistro é toda e qualquer ocorrência que possa interferir no transporte de cargas. A redução deles representa a queda de 66,05% no prejuízo nas operações. “Para diminuir este número colocamos o pé na estrada e o time a campo com o projeto de segurança Caminhos Seguros, trabalhando a conscientização dos motoristas terceirizados para a utilização cotidiana dos cinco hábitos de direção segura (distancia de segmento, velocidade compatível, uso do cinto de segurança, fadiga, não utilizar o celular ao dirigir”, explica o executivo.
A Transvale tem uma estratégia em 360º voltada para todos os aspectos da operação. No campo da tecnologia, a empresa utiliza o aplicativo VIO, do governo federal, que permite verificar a autenticidade da documentação do motorista. O app Transvale é a ferramenta responsável por todo o cadastro e arquivo dos documentos com reconhecimento facial e confirmação por SMS/WhatsApp, além de manter o histórico de serviço com a empresa e no mercado. O App conta também com uma torre de controle que auxilia no monitoramento dos veículos terceirizados em tempo real, garantindo segurança e qualidade nas entregas das cargas.
A empresa tem, em sua frota própria, equipamentos de telemetria e inteligência embarcada para monitoramento em tempo real da viagem. As principais ferramentas são Logger e Cerca Eletrônica, que monitoram com precisão a condução e a segurança no trajeto. As câmeras com IA que detectam distrações e sinais de fadiga no motorista, emitindo alertas sonoros. E a Torre de Fadiga, software que interpreta as informações que chegam da cabine do caminhão e informam se há riscos na direção e qual seu grau.
Treinamento e infraestrutura - A empresa realiza ações contínuas de treinamento, conscientização e reciclagem com os motoristas. “É fundamental termos em vista que o homem é a peça mais importante na operação”, diz Medeiros.
Por isso, a empresa dispõe em Cordeirópolis (SP) espaço próprio para descanso de seus profissionais com facilidades como dormitório, refeitório, lavanderia, guichê de recebimento de saldo, posto de abastecimento e acesso a novas oportunidades de fretes. O pátio tem segurança 24 horas, com monitoramento constante.
-
Argonautas Comunicação
Empresa estará no estande da Redepetro RN, associação que reúne fornecedores da cadeia de petróleo, gás, petroquímica e energia; Evento reúne 250 estandes de 20 países
A Implementos São Paulo, principal fornecedora de implementos para o mercado petrolífero localizada em Mossoró (RN), vai participar da edição 2025 da Bahia Oil & Gas Energy, que acontece em Salvador de 28 a 30 de maio. “Evento é o epicentro da indústria brasileira de extração de petróleo e gás e seus fornecedores”, afirma Matusalém Oliveira, gerente Comercial da Implementos São Paulo.
A empresa estará no estande da Redepetro RN - Associação de Empresas Fornecedoras de Bens e Serviços para a Cadeia de Petróleo, Gás, Petroquímica e Energia.
O Bahia Oil & Gas Energy é um evento internacional com foco no setor de petróleo e gás do Norte e Nordeste do Brasil. O encontro aborda assuntos relevantes das etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e integração energética. A edição de 2025 terá 250 estandes de 20 países.
-
Argonautas Comunicação
O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.
Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.
+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP
www.ponto-e-letra.com.br