

Com forte atuação no mercado de reposição, empresa brasileira consolida liderança nacional e mira novos mercados internacionais
A Modefer, líder nacional na fabricação de hélices e embreagens viscosas para veículos, consolidou um expressivo crescimento de 13% em seu market share no último ano. O resultado reflete uma série de ações estratégicas focadas na valorização da informação técnica, capacitação de parceiros e adequação precisa do portfólio para a frota circulante brasileira.
O principal fator para esse crescimento foi a aposta em conhecimento técnico como diferencial competitivo. “Identificamos a necessidade de capacitar mecânicos, aplicadores, frotistas e distribuidores sobre a importância da hélice e da embreagem viscosa no sistema de arrefecimento. Esses componentes podem gerar até 7% de economia de combustível em veículos comerciais a diesel, o que tem impacto direto na rentabilidade das frotas”, explica Hermes Santos, CEO e fundador da Modefer.
Com dados, testes práticos e treinamentos especializados, a empresa reforça a qualidade, performance e durabilidade de seus produtos, posicionando-se acima dos concorrentes de baixo custo. O foco em vender valor — e não apenas preço — tem se mostrado um diferencial competitivo sólido.
Outro ponto importante da estratégia foi analisar quais produtos são mais usados em comparação com os tipos de veículos que circulam no Brasil. “Por meio desse estudo, podemos perceber que o nosso portfólio é bem diversificado para o mercado nacional, o que reforça nossa liderança e o compromisso em oferecer soluções que realmente atendam às necessidades do setor”, afirma Hermes.
Entre os destaques regionais, a Região Sul foi a que mais cresceu, com um impressionante aumento de 59% no volume de vendas no acumulado de 2024. Já no recorte por segmento, o setor de transportes (ônibus e caminhões) liderou com 37% de crescimento no mesmo período.
Presença na Automec - Reforçando sua estratégia de proximidade com o mercado, a Modefer participou da última edição da Automec, maior feira de autopeças e serviços da América Latina. Durante o evento, a empresa apresentou uma linha ampliada de hélices e embreagens, desenvolvida para atender às mais recentes demandas do setor de veículos comerciais. A presença na feira consolidou ainda mais a imagem da Modefer como referência em tecnologia, inovação e suporte técnico, além de fortalecer a relação com distribuidores, parceiros e clientes brasileiros e de outros países.
Expansão Internacional - No último ano, a Modefer iniciou oficialmente seu processo de internacionalização com foco na América Latina. A escolha da região foi estratégica: a similaridade entre os veículos em circulação e a compatibilidade das peças fabricadas pela empresa facilitaram a entrada nos mercados vizinhos com um portfólio robusto e altamente aderente.
Hoje, a Modefer já conta com distribuidores parceiros na Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai, além de estar em fase de prospecção na Bolívia, Uruguai e Peru. A expansão será pautada por parcerias locais e representação comercial, respeitando as particularidades culturais e operacionais de cada país.
“Nossa atuação internacional será construída com o mesmo cuidado e responsabilidade que temos no Brasil. Valorizamos a cadeia de distribuição e acreditamos que o conhecimento local é fundamental para o sucesso. Queremos crescer, sim, mas sempre com consistência e respeito aos nossos valores”, destaca o CEO da empresa.
Com quase quatro décadas de história, a Modefer segue consolidando sua posição como referência no setor automotivo e agora dá passos firmes rumo ao mercado internacional, levando a qualidade da engenharia brasileira para toda a América Latina.
-
O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.
Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.
+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP
www.ponto-e-letra.com.br