ZF tem portfólio completo para a descarbonização do transporte rodoviário, do híbrido ao totalmente elétrico
A descarbonização vai além do trem-de-força com tecnologias para reboques, com tomada de força também em foco
A ZF continua a liderar a investida em direção ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para tornar os veículos comerciais mais sustentáveis. À medida que a indústria passa por sua maior transformação desde a invenção do motor à combustão interna, a ZF continuará a definir o ritmo da inovação respondendo ativamente às necessidades dos clientes com um portfólio full-flex. A empresa se apresentará com este foco durante o IAA Transportation deste ano em Hanover, Alemanha, de 17 a 22 de setembro.
Como o maior fornecedor de componentes e sistemas do mundo com o mais amplo portfólio para a indústria de veículos comerciais, a ZF está bem-posicionada para fornecer a expertise técnica, flexibilidade de produção e transferência de tecnologia entre divisões necessárias para fornecer soluções econômicas. A ZF prevê que a demanda do cliente por mobilidade elétrica crescerá nos próximos anos.
Tecnologias híbridas - A ZF está investindo em tecnologias de transmissão híbrida como uma solução rápida para reduzir as emissões de veículos comerciais. A mais recente variante da ZF de sua bem-sucedida transmissão TraXon 2, a TraXon 2 Hybrid, é um novo conceito que efetivamente permite que as montadoras incorporem a tecnologia híbrida em suas plataformas de design existentes com esforço e complexidade reduzidos. O sistema facilita a mobilidade limpa, segura e eficiente, ao mesmo tempo em que traz benefícios de custo total de propriedade (TCO).
As tecnologias híbridas oferecem um potencial significativo de redução de emissões, ao mesmo tempo em que retêm muitas das vantagens em termos de alcance e capacidades de reabastecimento. Com sua vasta experiência no desenvolvimento de tecnologias híbridas para carros de passeio, a ZF é capaz de alavancar suas capacidades técnicas e industriais para desenvolver soluções híbridas viáveis e com alto custo-benefício.
Tecnologias de emissão zero: Kit de mobilidade elétrica da ZF - A família de acionamentos elétricos de última geração da ZF fornece todos os elementos que as montadoras precisam para eletrificar seus veículos. O kit de E-Mobility da ZF emprega uma abordagem modular exclusiva, integrando componentes perfeitamente para criar um sistema compacto, leve e potente. O desenvolvimento interno da ZF de componentes essenciais, que inclui inversores, motores elétricos, transmissões, atuadores elétricos e unidades de controle eletrônico, incluindo software, permite que eles adaptem soluções de acionamento elétrico às especificações exclusivas de montadoras em várias aplicações de veículos.
Atendendo a uma ampla gama de requisitos do cliente, o kit da ZF inclui uma plataforma de transmissão central – a CeTrax 2 dual e a CeTrax 2 – que pode ser aplicada no mesmo espaço de uma transmissão convencional, bem como uma plataforma de transmissão por eixo – a AxTrax 2 dual e a AxTrax 2 – que fica mais próxima das rodas, proporcionando maior flexibilidade de design.
As montadoras têm a flexibilidade de usar sistemas e-drive completos da ZF ou integrar componentes, software ou subsistemas individuais. Essa versatilidade facilita uma transição suave para a mobilidade elétrica, oferecendo soluções de acionamento elétrico que podem ser facilmente integradas em plataformas de veículos existentes ou fornecer flexibilidade de design adicional para atender a várias aplicações.
Plataforma de mobilidade elétrica modular e de tecnologia aberta: a ZF eletrifica uma ampla gama de aplicações de veículos comerciais, oferecendo diferentes soluções para veículos elétricos a bateria ou células de combustível.
Reboques eletrificados - O reboquedesempenhará um papel cada vez mais significativo para ajudar a descarbonizar o transporte rodoviário de carga, seja ele transportado por um caminhão à combustão ou elétrico. O conceito de reboque elétrico da ZF, que integra seu AxTrax 2 e-Axle desenvolvido internamente junto com seu EBS - Electronic Braking System (Sistema de Freios Eletrônicos) e do sistema de bateria instalados em um trailer, efetivamente converte um caminhão movido à combustão em um híbrido. No caso de um veículo elétrico, o conceito de trailer elétrico efetivamente estende a autonomia do veículo.
Quando puxado por um caminhão à combustão, a tecnologia pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 em até 16% por meio da recuperação, enquanto até 40% com a solução híbrida plug-in. O conceito é possível graças ao desenvolvimento do mais recente eixo de tração eletrificado da ZF, o AxTrax 2, que foi originalmente projetado para caminhões, ônibus e ônibus de turismo. Integrar suas tecnologias de e-mobilidade, como o AxTrax 2, combinadas com a expertise líder da ZF em sistemas de controle de frenagem, demonstra como a ZF aplica suas capacidades de transferência técnica para atender a uma ampla gama de aplicações de forma eficaz.
eWorX - A ZF também se destaca no domínio de soluções de tomada de força eletrificada (ePTO). O eWorX da ZF integra componentes incluindo um motor elétrico de 50 kW, inversor e unidade de controle eletrônico com software específico para a aplicação. O eWorX alimenta uma variedade de equipamentos incluindo elevadores de gancho, carregadores de caçamba ou guindastes de carga instalados em veículos comerciais elétricos. Desenvolvido em estreita colaboração com montadoras e implementadoras, o conceito está se mostrando altamente bem-sucedido com a demanda por produtos eWorX esperada para dobrar nos próximos anos.
A versão mais recente do eWorX da ZF é integrada ao chassi do veículo e usa o sistema de resfriamento do caminhão. O design inovador reduz o espaço de instalação e permite que o sistema seja adotado em uma gama mais ampla de aplicações em veículos. Além disso, a ZF apresentará em breve uma próxima geração à família ZF eWorX com um acionamento de 70 kW, 800 V, com capacidade de segurança cibernética para soluções de tomada de força elétrica, bem como um dispositivo de E/S (entrada e saída) multifuncional e bidirecional para alimentar aplicações em veículos comerciais eletrificados.
-
MM Editorial |
Acessos: 210