Do MS-DOS à IA: pioneira em softwares de gestão de frotas apresenta sete novos produtos ao mercado
Se você não faz parte da Geração Z ou da Geração Alpha, pode não saber o que é um sistema operacional MS-DOS. Esse sistema foi o precursor da evolução tecnológica que vivenciamos hoje. Foi com base no MS-DOS que a Gestran, hoje uma das principais plataformas de gestão de frotas no Brasil, desenvolveu seu primeiro software, o Transdata, em 1999.
Passados 25 anos desde a fundação da empresa, o Transdata – Sistema Sistran MS-DOS da Gestran – permanece na memória afetiva e faz parte da história de sucesso da logtech. Hoje, com a ascensão da inteligência artificial e do aprendizado de máquina, recursos que a plataforma incorporou às suas soluções, a Gestran continua a se alinhar com a revolução tecnológica e com as novas demandas do mercado de transporte e logística.
A plataforma chega a um crescimento de 40%, em 2024. Os produtos e soluções da Gestran gerenciam atualmente 70 mil veículos em todo o país, abrangendo mais de 750 organizações de diversos setores econômicos, incluindo grandes redes do varejo, da indústria, do agronegócio e do setor de transporte propriamente dito.
“Chegamos aos 25 anos implementando um processo que chamamos de IAlização – ou seja, desenvolver e integrar de maneira definitiva e sólida a IA [inteligência artificial] na plataforma”, afirma o CEO da Gestran, Paulo Raymundi.
Para comemorar o aniversário de 25 anos, a Gestran concluiu um rebranding, atualizando a marca e a cultura da empresa. A identidade visual foi modificada e conceitos como o “Open Fleet” foram introduzidos, prática de inovação que integra tecnologias e dispositivos para a gestão de frotas. Nessa integração, incluem-se as soluções Pneu Fit (monitoramento em tempo real das condições dos pneus) e aplicativo de combustível (para gestão de abastecimento).
Paralelamente ao rebranding, a Gestran trabalha no desenvolvimento de sete novos produtos que representam um avanço em relação às soluções existentes (ver box ao final desta matéria). “Com o Open Fleet e os novos produtos, o gestor contará com recursos tecnológicos que proporcionam uma administração e operação mais eficientes da frota, resultando em redução de despesas, economia de recursos e otimização da frota”, destaca o CEO.
Raymundi ressalta que, além das inovações tecnológicas, a Gestran acompanhou a evolução do mercado de transporte e logística no Brasil e, em especial, do setor de gestão de frota. No final da década de 1990, biocombustíveis e a eletrificação da frota eram apenas objetos de experimentação e pesquisa, e a automatização dos veículos estava em seus estágios iniciais.
“Os investimentos nesse mercado cresceram exponencialmente. Só entre 2022 e 2026, o montante previsto para investimento é de R$ 124 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e da Indústria de Base [Adib]. Transporte e logística são essenciais para o crescimento econômico, e otimizar e tornar eficiente as operações desse setor é igualmente essencial”, avalia o CEO da Gestran.
SAIBA MAIS
Conheça os principais marcos na trajetória de 25 anos da Gestran:
- 1999: fundação, com sistema de controle de abastecimento e consumo de combustível por veículos.
- 2003: primeira versão do sistema Gestran Delphi.
- 2009: segunda versão Gestran Delphi.
- 2015: a empresa passa a ter o nome de sua solução, Gestran.
- 2019: início do projeto Sistemas SaaS.
- 2022: investimentos e inovações em novos produtos.
- 2024: expansão data driven, reposicionamento e digitalização da marca, criação do Open Fleet e Gestran Data.
Os produtos que estão sendo lançados pela plataforma:
- TMS: sistema ERP (Planejamento e Recursos Empresariais) para o gerenciamento de transportes e logística.
- Frota: solução SaaS (Software como Serviço) para gestão de frotas, composta por módulos de abastecimento, pneus, manutenção, checklist, despesas, financeiro, compras e almoxarifado/estoque.
- Gestran Data: hub de dados e relatórios com aplicação de inteligência artificial para visualização em tempo real, proporcionando mais visibilidade para a tomada de decisão.
- Open Fleet: plataforma de APIs (Interface de Programação de Aplicações) conectadas a dispositivos e tecnologias relacionadas à gestão de frotas, como conexão com players de backoffice, tecnologias de abastecimento, telemetria e captura de dados de pneus, entre outros, facilitando a integração de dados da frota.
- Gesto: hub para notificações e interações, com apontamento de exceções e alertas disparados para aplicativos de comunicação como e-mail, SMS, WhatsApp e Telegram, buscando uma comunicação assertiva e gerando alertas para a tomada de decisão.
- Docs: integração de despesas e documentos fiscais por meio de inteligência artificial e aprendizado de máquina, permitindo automação e reconhecimento de recorrências, reduzindo o tempo de processamento e a intervenção manual.
PneuFit: equipamento coletor de dados que permite a leitura da condição do pneu, sulcos e calibração, identificando a vida útil e possíveis falhas, aplicando ações com as informações integradas do coletor para a frota.
-
Acessos: 54