

A Randoncorp registrou, no terceiro trimestre de 2023, receita líquida consolidada de R$ 2,9 bilhões. No acumulado do ano, a Companhia registra nesse indicador R$ 8,3 bilhões, valor que representa estabilidade na comparação dos nove primeiros meses de 2022, mesmo em um ano com forte retração de volumes em um dos principais mercados de atuação da empresa.
O EBITDA Consolidado alcançou R$ 396,4 milhões no terceiro trimestre, atingindo R$ 1,3 bilhões no ano, o que representa uma alta de 8,5% na comparação com o período de janeiro a setembro de 2022. Já a margem EBITDA se manteve estável no trimestre na comparação com mesmo período do ano passado, em 13,7%, e está em 15,4% no acumulado de 2023, acima do mesmo período do ano anterior.
Considerando o contexto de mercado complexo e competitivo, com queda nos volumes e receitas associadas ao mercado de caminhões e cenário internacional desafiador, o CFO da Randoncorp, Paulo Prignolato, explica que o desempenho alcançado pela companhia é fruto da estratégia de negócios. "Estamos conseguindo enfrentar e superar esses desafios pela resiliência das nossas empresas e pela nossa diversificação de mercados, geografias e portfólios, que além de contribuírem para os resultados positivos, nos permitem seguir executando nosso plano estratégico", destaca.
Entre os fatores que contribuem para as receitas apuradas, estão a continuidade da boa demanda do mercado de semirreboques, suportada pelo setor agrícola e avanço de outros segmentos – como o de tanques de combustíveis –, e a boa performance do mercado de reposição, tanto em receita quanto em volumes de vendas.
O agronegócio tem contribuído de maneira ainda mais intensa nos negócios da Randoncorp. Dois exemplos disso foram registrados no trimestre. Com a retomada das vendas de semirreboques basculantes e graneleiros, o setor representou 64% da receita da vertical Montadora, um avanço de sete pontos percentuais na comparação com o segundo trimestre deste ano. Já na vertical Autopeças, a unidade Castertech Fundição e Tecnologia registrou avanço de 1,3 ponto percentual na receita líquida oriunda do mercado agrícola, se comparado com o terceiro trimestre de 2022.
Mercado externo - As receitas do mercado externo, que reúnem os valores de exportações com as vendas realizadas pelas unidades localizadas fora do Brasil, somaram US$ 119,1 milhões no terceiro trimestre, representando 20,1% da receita líquida consolidada. No acumulado de 2023, este indicador atingiu US$ 385,4 milhões, 15,5% superior ao mesmo período de 2022, favorecido pelo acréscimo das receitas das operações Hercules, nos Estados Unidos, e Juratek, no Reino Unido.
"Ao longo dos últimos anos, concentramos nosso foco na ampliação da atuação nos mercados de reposição e internacional. Em complemento a isso, a expansão de portfólio e a defesa da posição de liderança nos nossos negócios já consolidados seguem sendo fundamentais para a estratégia da companhia. Seguimos confiantes em atingir os principais indicadores do Guidance divulgado ao mercado, certos de que estamos na rota correta para que a empresa siga crescendo de forma sustentável e equilibrada", salienta o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.
A solidez financeira também tem sido fator fundamental para os resultados registrados e foi destacado pela agência S&P Global Ratings, que manteve o rating corporativo na escala nacional Brasil em "brAA+" e alterou a perspectiva de estável para positiva, em relatório publicado no mês de outubro. Entre os pontos listados para essa classificação estão a expectativa de boa rentabilidade e redução de alavancagem da Randoncorp nos próximos anos, pela recuperação de mercados de atuação e maior geração de caixa.
-
Comunicação RANDONCORP
Outubro na RAV Correntes foi marcado por participações em feiras importantes na região. A indústria fabricante de peças para implementos rodoviários, RAV Correntes, mostra-se sempre muito participativa, buscando ampliar sua rede de contatos e conquistar novos públicos.
Em busca de marcar presença na história de São Marcos, a empresa integra-se a Fenamarco – 5° edição, um evento aberto à comunidade, que está em constante crescimento e alcançando cada vez mais pessoas, tanto da região quanto de outras localidades, possibilitando atingir diferentes públicos e apresentar sua trajetória à comunidade.
Trilhando um objetivo diferente, a Mercopar, considerada a maior feira de inovação e negócios da América Latina, traz grandes oportunidades. A RAV sempre se fez presente no evento como visitante, em busca de tecnologias inovadoras e ampliação de fornecedores. No entanto, nas duas últimas edições, participou também como expositor, o que possibilitou aproximar-se de novos clientes e divulgar a marca, apresentando sua linha de produtos.
A participação nesses eventos, e muitos outros, é de grande importância para a RAV Correntes, pois cria novas bases, conhecimentos, experiências e fortes ligações com as pessoas presentes, mantendo-se firme nos valores, missão, visão e política da empresa.
-
Comunicação RAV Correntes
Com o objetivo de facilitar o dia a dia de mecânicos, varejistas, distribuidores e usuários finais, a ZF Aftermarket disponibiliza de forma digital e totalmente gratuita um catálogo integrado de peças das marcas LEMFÖRDER, SACHS e TRW.
O catálogo digital traz diversas funcionalidades como filtros por segmento, por montadora (modelo, ano, linha de produto e produto), busca livre por descrição, aplicação ou código de produto, ficha técnica do produto e acesso a outros catálogos específicos como ZF Transmissões, ZF Agrícola e ZF Marine – Marca ZF.
Uma vez feito o download do catálogo digital no computador, ele fica disponível mesmo sem acesso à internet e é atualizado uma vez que o computador é novamente conectado. Além disso, ele oferece informativos técnicos, gerais e lançamentos, possibilidade de favoritar os produtos, treinamentos com acesso aos vídeos do programa ZF [pro]Amigo, formulário de contato direto com a ZF, link direto para a ferramenta “Busca pela Placa”, com facilidades como indicações de onde comprar, sugestões de produtos e reporte de possíveis melhorias na plataforma.
De acordo com Fernanda Giacon, Gerente Sênior de Comunicação, Excelência Comercial, Clientes e Estratégia da ZF América do Sul, “a criação do mais novo catálogo está em linha com a importância da consulta ao catálogo oficial dos fabricantes de autopeças, que ajuda a prevenir danos aos produtos e possíveis acidentes. Infelizmente encontramos informações imprecisas e desatualizadas em sites não oficiais, o que compromete a segurança do motorista, ocupantes e do trânsito em geral. Seguir as indicações presentes no catálogo oficial da ZF Aftermarket é essencial para garantir a escolha e aplicação corretas das peças”, explica.
O link que leva à ferramenta “Busca pela Placa” – é aberto ao público e de forma rápida e intuitiva, os usuários, incluindo consumidores finais, podem inserir apenas a placa para encontrar a lista de componentes ou, em uma busca mais detalhada, inserir os dados do veículo, incluindo montadora, ano e versão - para visualizar a descrição completa das peças. De ambas as maneiras, a ferramenta localiza toda a linha de freios, suspensão, direção e transmissões das marcas da ZF Aftermarket, tanto para a linha leve como para a linha pesada.
Para Fernanda Giacon, “tanto a criação do catálogo digital, e a ferramenta '’Busca pela Placa'’ são ferramentas que oferecem cada vez mais facilidades para o mercado de reposição, tornando o acesso à informação mais simples e intuitivo”, finaliza.
-
O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.
Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.
+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP
www.ponto-e-letra.com.br