Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
IFR apontou que o preço médio no mês foi de R$ 7,31
De acordo com a última análise do Índice de Frete Rodoviário da Edenred (IFR), com base em dados exclusivos da plataforma Repom, o preço médio do frete por quilômetro rodado no país registrou uma alta de 1,11% em novembro, em comparação com o mês anterior. O valor médio nacional passou de R$ 7,23 em outubro para R$ 7,31 em novembro, interrompendo, assim, uma sequência de três meses de queda.
O movimento de alta é reflexo de um conjunto de variáveis econômicas que voltaram a pressionar os custos do transporte. O preço do diesel, principal insumo do setor, registrou um discreto avanço no mês. De acordo com o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o diesel S-10 ficou 0,16% mais caro em novembro, atingindo média de R$ 6,22, enquanto o diesel comum manteve o valor de R$ 6,19 registrado em outubro. Mesmo discretas, essas variações costumam repercutir rapidamente na formação do frete.
Outro fator que contribuiu para a alta foi o ambiente macroeconômico. A taxa básica de juros (Selic) permanece no patamar mais alto em 19 anos, o que encarece o acesso ao crédito, eleva os custos financeiros da operação e reduz a margem de manobra das transportadoras. No agronegócio, a estratégia adotada por produtores de reter estoques de soja para comercialização no segundo semestre aumentou o volume de cargas em circulação, sustentando a demanda por fretes e pressionando os preços em algumas rotas.
O período do Black Friday também influenciou o mercado. A data, marcada por forte movimento no varejo, acelerou a demanda por fretes em algumas indústrias, especialmente no setor de bens de consumo e eletroeletrônicos, o que contribuiu para o aumento do volume de cargas e pressionou os preços em determinadas rotas.
Apesar da variação positiva no mês, o cenário segue com relativa estabilidade para o fim do ano, com ajustes pontuais. “A alta do frete por quilômetro rodado observada em novembro é resultado de fatores conjunturais, como o leve aumento do preço do diesel e a dinâmica do agronegócio nesse período. Ainda assim, o mercado permanece equilibrado, sem grandes saltos na demanda ou nos custos. A expectativa é de estabilidade na virada para 2026”, analisa Vinicios Fernandes (foto), Diretor da Edenred Frete.
O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição é calculada com base em dados exclusivos das 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos, é especializada na gestão e no pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga e líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio.
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Equipamento confere mais autonomia ao veículo e oferece instalação simplificada, sendo compatível com vans e caminhões leves
A Frigo King, empresa sediada em Guaramirim (SC) e fabricante de equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas, apresenta ao mercado o eFlex Light. “Nossa máquina opera em vans e caminhões leves equipados com ePTO que atuam em rotas urbanas”, explica Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor-geral da Frigo King.
O eFlex Light é compatível com veículos elétricos que utilizam tomada ePTO, permitindo a conexão direta com a van ou o caminhão na faixa de 400 a 700 volts. O primeiro modelo foi instalado em um caminhão leve da JAC.
Leve, silencioso e eficiente, o equipamento foi projetado para atender rotas curtas e urbanas — o segmento logístico que mais cresce no País. Sua arquitetura elétrica opera internamente em 48 V, o que contribui para maior autonomia do veículo elétrico e reduz a complexidade da infraestrutura necessária à operação. Além disso, entre as soluções disponíveis para veículos elétricos ligados à ePTO, o eFlex Light se destaca como a opção que oferece a maior autonomia, prolongando o tempo de operação e reduzindo a dependência de recargas externas.
O eFlex Light é ideal para o transporte de medicamentos, alimentos, flores e produtos sensíveis de laboratórios. “Nosso produto é resultado de engenharia de ponta que proporciona resultados econômicos concretos, atendendo à demanda das empresas de manter operações com responsabilidade ambiental e de melhorar seu perfil ESG”, conclui o diretor.
Aplicativo exclusivo - Todos os equipamentos Frigo King são conectados ao aplicativo Meu Frigo King, que permite visualizar informações da operação em tempo real e ajustar a temperatura à distância. “Em um momento em que o transporte brasileiro acelera a transição para soluções limpas, eficientes e conectadas, a Frigo King atende a essa demanda com tecnologias desenvolvidas aqui”, afirma o executivo.
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Argonautas Comunicação & Design
Segmento Pesado apresenta queda de 19,82% mas o segundo produto de maior volume de vendas, Bau Carga Geral, tem crescimento de 20,47%; Setor de Carroceria sobre chassi tem aumento de 11,43%
A indústria de implementos rodoviários registrou, de janeiro a novembro de 2025, recuo de 6,05% no total de produtos emplacados. No período, as empresas do setor entregaram ao mercado 137.319 implementos rodoviários, em comparação com 146.169 unidades no mesmo período de 2024.
O cenário industrial brasileiro também registrou uma oscilação negativa. Segundo o IBGE, a produção em outubro de 2025 ficou 0,5% abaixo da do mesmo mês do ano passado. No mercado de caminhões, de acordo com levantamento da Fenabrave, as vendas recuaram 8,33% de janeiro a novembro de 2025.
“É preciso que haja alguma medida de fomento que impacte positivamente as vendas de implementos rodoviários e de caminhões, por seu papel-chave no desempenho econômico”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR. Os dois produtos são termômetros da economia.
Reboques e semirreboques - O segmento de Pesados registrou um recuo de 19,82%. De janeiro a novembro desse ano, o setor logístico adquiriu 65.580 unidades. No mesmo período de 2024, as vendas totalizaram 81.786 implementos.
O destaque é o Bau Carga Geral, que registra crescimento de 20,47%. O produto sofre os efeitos positivos do desempenho do e-commerce e de estímulos de venda sazonais, como a Black Friday, que aceleram as vendas, fazendo os centros de distribuição girarem seus estoques.
Carroceria sobre chassis - O segmento de Leves manteve o resultado positivo no ano. De janeiro a novembro de 2025, as empresas que produzem implementos rodoviários da classe de carroceria sobre chassis comercializaram 71.739 produtos. No mesmo período do ano passado, elas venderam 64.383 unidades, o que representa um crescimento de 11,43%.

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Argonautas Comunicação
Nova série equilibra leveza, durabilidade e baixo custo operacional, para entregar mais rentabilidade por quilômetro rodado e manter a segurança característica da marca
A Librelato, uma das três maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, apresenta a nova Série Evolut 2026, um conjunto completo de implementos que reúne avanços em leveza, robustez, eficiência estrutural e segurança. A marca apresenta ao mercado melhorias significativas em toda a sua linha de produtos, reforçando seu compromisso com a inovação e a produtividade no transporte rodoviário de cargas. A pré-venda da Série Evolut 2026 começa no dia 4 de dezembro, com condições comerciais atrativas.
Com a Série Evolut 2026, a Librelato reafirma seu papel de vanguarda no mercado de implementos rodoviários. De acordo com João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da Librelato, “a Série Evolut 2026 foi um projeto construído lado a lado com os clientes da marca, em que cada componente foi aprimorado para reduzir a tara e elevar o desempenho, mantendo intactas a qualidade e a força que definem a Librelato”. Com uma resposta rápida às solicitações dos clientes, conseguimos transformar suas necessidades em soluções práticas e inovadoras. É a nossa evolução mais robusta até o momento, estabelecendo novos padrões de qualidade, disponibilidade, segurança e rentabilidade por quilômetro rodado”.
Em alguns modelos, os ganhos foram expressivos, chegando a 630 quilos em redução de tara, no uso de materiais que garantem maior durabilidade aos implementos e na preocupação constante com a segurança no transporte. A Série Evolut 2026 aprimora a eficiência operacional e amplia a rentabilidade.
Segundo João Librelato, “a nova Série Evolut 2026 estará disponível para pedidos em todas as concessionárias do País e para o mercado de exportação a partir do dia 4 de dezembro. A expectativa é de impactar os nossos clientes positivamente, uma vez que todas as inovações incorporadas à Série Evolut 2026 são resultado de uma forte aproximação às mais diversas realidades dos nossos clientes”, prevê.
Rede Librelato se prepara com ação nacional de pré-vendas - A partir de 4 de dezembro, toda a rede nacional e internacional de vendas da Librelato estará pronta para receber clientes interessados na aquisição da nova Série Evolut 2026. Os transportadores poderão procurar as concessionárias e os representantes autorizados da marca para conhecer as condições comerciais exclusivas ainda para este ano e garantir a entrada em 2026 com a linha atualizada de implementos da Librelato.
A Série Evolut 2026 contempla implementos destinados a diferentes segmentos, do agronegócio às operações portuárias, e reforça a posição da empresa entre as três maiores fabricantes de implementos rodoviários do País, conforme divulgado em seus canais oficiais e em portais institucionais.
Projeto “Quem carrega o Brasil, carrega com Librelato” foi a base da Série Evolut 2026 - A Série Evolut 2026 foi desenvolvida com base no projeto “Quem Carrega o Brasil, Carrega com Librelato”, que ampliou a escuta ativa desde o início deste ano. Ao longo do período, a empresa ouviu transportadores, geradores de carga, gestores de frota e motoristas de diferentes regiões do país, além de clientes internacionais, em um processo estruturado de ouvidoria que reuniu sugestões, relatos operacionais e demandas de melhoria.
Os dados coletados foram analisados e rapidamente convertidos em ajustes técnicos e avanços de engenharia, resultando em uma resposta direta às necessidades identificadas pelos setores de engenharia de produto e de marketing de produto. O trabalho deu origem à Série Evolut 2026, que chega ao mercado com aprimoramentos alinhados às expectativas dos transportadores e ao compromisso da Librelato com a inovação, a segurança e o desempenho.
Novos padrões de qualidade são estabelecidos com a nova Série Evolut 2026 - “Não medimos esforços para revisitar toda a série e promover evolução em cada produto. Essa entrega reflete um dos valores da Librelato, que é ser comprometida com resultados — tanto aqueles que nossos clientes buscam na operação quanto os ganhos de excelência que alcançamos dentro do processo produtivo. Ao aprimorar projetos, processos e componentes, elevamos a performance em campo e, ao mesmo tempo, conquistamos mais agilidade e eficiência na manufatura”, afirma Rodrigo Corso, Diretor de Manufatura da Librelato.
A partir desse marco, todo o portfólio Librelato passa a incorporar as melhorias da Série Evolut 2026.
Graneleiro Evolut 2026: mais leve, resistente e eficiente, reforçando a tradição da Librelato no transporte de grãos - O modelo recebeu redução de até 200 quilos, resultado de ajustes no chassi e na caixa de carga. Principais melhorias:
- Perfil dianteiro redesenhado para evitar danos nos engates de freio.
- Tampas de cerca de 5 quilos, mais leves, facilitando o manuseio.
- Itens do chassi produzidos em aço de alta resistência, reduzindo 80 quilos.
- Opção de estrutura em aço inox para aplicações severas.
- Soldagem robotizada e melhorias na vedação para evitar perdas de grãos.
Basculante Evolut 2026: mais estabilidade e até 300 quilos a menos de tara - Um dos modelos com maior ganho estrutural, com redução de até 300 quilos na versão rodotrem. Destaques:
- Solda contínua na caixa de carga, eliminando pontos sem solda e reduzindo o risco de corrosão.
- Costelas dianteiras, laterais e traseiras com nova geometria, mais resistentes, sem aumentar a tara.
- Borracha de vedação traseira com perfil em inox e sem rebites.
- Sistema de amortecimento com área de contato ampliada e fixação direta no chassi.
- Sinaleira traseira reposicionada para maior proteção.
- Nova geometria do dolly, permitindo manobras de até 90° e reduzindo 80 quilos.
- No semirreboque: novo cilindro, com menor tempo de basculamento.
- No bitrem: caixa dianteira redesenhada para melhor escoamento da carga
- Opção de revestimento interno em inox para ambientes corrosivos.
Furgão Alumínio Evolut 2026: mais vedação e redução de peso - Projetado para transportar cargas sensíveis e proteger contra chuva, poeira e demais intempéries, o Furgão Alumínio Evolut 2026 chega ao mercado, entregando mais segurança ao transportador e redução de custos por quilômetro rodado.
- Estrutura de vedação reforçada, com fita especial nas emendas e mais pontos de fixação → vedação total.
- Testes de estanqueidade: luz, infiltração e inspeção visual.
- Teto com nova geometria e perfis em ômega, aumentando a resistência estrutural.
- Assoalho reprojetado com perfis ômega, reduzindo cerca de 90 quilos.
- Porta 50 quilos mais leve e quadro reforçado, garantindo alinhamento e facilidade de abertura.
- Maior estruturação do quadro traseiro.
Furgão Lonado Evolut 2026: redução de mais de 240 quilos na tara total - Voltado para operações que exigem rapidez na carga e descarga, como transporte paletizado, bebidas e mercadorias diversas, este modelo chega com uma série de melhorias estruturais que aumentam a resistência, aprimoram a vedação e tornam a operação mais prática. A nova linha ainda proporciona uma redução de mais de 240 quilos na tara total, contribuindo diretamente para maior capacidade de carga e maior eficiência por quilômetro rodado. Melhorias principais:
- Testes de vedação iguais aos do Furgão de Alumínio.
- Manutenção do padrão Evolut no assoalho e na porta traseira.
- Perfil superior com nova geometria para melhor fixação da borracha e menor entrada de água.
- Lona com proteção UV.
- Redução de colunas móveis em algumas versões (de 4 → 3), diminuindo o peso em até 100 quilos.
- Roldana da coluna reprojetada, facilitando a abertura e o fechamento da lona.
Porta Contêiner Evolut 2026: redução de tara de até 630 quilos na versão de 12 pinos - A versão Porta-Contêiner da Série Evolut 2026 foi redesenhada para atender às demandas crescentes da logística portuária e do transporte marítimo. Os barrotes foram redimensionados e passaram a ser soldados por meio de processo robótico, garantindo maior precisão. Essa solução, aliada a redimensionamentos na estrutura do chassi, permitiu reduzir o peso em até 630 quilos na versão de 12 pinos e 260 quilos na versão de 4 pinos, ampliando a capacidade de carga útil sem comprometer a resistência.
Principais evoluções:
- Barrotes redimensionados e soldados por meio de processo robotizado.
- Otimização do sistema luminoso, eliminando suportes e reposicionando as LEDs para evitar danos.
- Suporte de sinaleiras parafusado, permitindo reposicionamento conforme a operação.
- Maior ângulo de entrada, facilitando o acoplamento e reduzindo o risco de danos.
- Batentes adicionais para proteção traseira nos terminais.
Tanque Evolut 2026: mais segurança no transporte de líquidos perigosos - A nova linha Tanque ficou cerca de 260 quilos mais leve nas versões de semirreboque e 500 quilos nas versões de bitrenzão. Tudo isso devido às revisões estruturais que reduzem a tara sem comprometer a robustez, ampliando a capacidade de carga útil e garantindo operações mais econômicas e seguras.
Destaques:
- Nova geometria das bocas de carregamento, mais seguras em caso de tombamento.
- Eliminação da plataforma superior, reduzindo cerca de 180 quilos.
- Corrimão com geometria simplificada e mais seguro para acesso.
- Recuperadora de vapor reposicionada internamente, mais protegida e 80 quilos mais leve (bottom loading).
- Suportes de extintor agora parafusados, facilitando a substituição.
- Suporte de estepe reforçado para suportar vibrações severas.
- Atende à NR-35 e às regulamentações do Inmetro, com aferição realizada na fábrica.
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Implemento é versátil e atua como suporte aos equipamentos periféricos das sondas de perfuração onshore; evento acontece de 25 a 27 de novembro
A Implementos São Paulo, principal fornecedora de implementos para o mercado petrolífero brasileiro, localizada em Mossoró (RN), apresenta, na Mossoró Oil & Gas 2025, o Semirreboque Mecanismo Operacional para suporte às operações de extração de petróleo e gás onshore. “Trata-se de uma plataforma versátil, dimensionada para apoiar os periféricos das sondas de perfuração”, explica Matusalém Oliveira, gerente comercial da Implementos São Paulo.
O semirreboque tem um eixo, largura de 2.555 mm e comprimento de 10.560 mm. O equipamento é versátil e comporta diversos tipos de maquinário necessários ao apoio periférico das sondas de perfuração, tais como bomba de lama, power swivel (equipamento hidráulico usado na indústria de petróleo e gás para rotacionar a coluna de perfuração em poços de petróleo), unidade de combate a incêndios , entre outros.
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