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Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom

IFR apontou que o preço médio no mês foi de R$ 7,31

De acordo com a última análise do Índice de Frete Rodoviário da Edenred (IFR), com base em dados exclusivos da plataforma Repom, o preço médio do frete por quilômetro rodado no país registrou uma alta de 1,11% em novembro, em comparação com o mês anterior. O valor médio nacional passou de R$ 7,23 em outubro para R$ 7,31 em novembro, interrompendo, assim, uma sequência de três meses de queda. 

O movimento de alta é reflexo de um conjunto de variáveis econômicas que voltaram a pressionar os custos do transporte. O preço do diesel, principal insumo do setor, registrou um discreto avanço no mês. De acordo com o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o diesel S-10 ficou 0,16% mais caro em novembro, atingindo média de R$ 6,22, enquanto o diesel comum manteve o valor de R$ 6,19 registrado em outubro. Mesmo discretas, essas variações costumam repercutir rapidamente na formação do frete.

Outro fator que contribuiu para a alta foi o ambiente macroeconômico. A taxa básica de juros (Selic) permanece no patamar mais alto em 19 anos, o que encarece o acesso ao crédito, eleva os custos financeiros da operação e reduz a margem de manobra das transportadoras. No agronegócio, a estratégia adotada por produtores de reter estoques de soja para comercialização no segundo semestre aumentou o volume de cargas em circulação, sustentando a demanda por fretes e pressionando os preços em algumas rotas.

O período do Black Friday também influenciou o mercado. A data, marcada por forte movimento no varejo, acelerou a demanda por fretes em algumas indústrias, especialmente no setor de bens de consumo e eletroeletrônicos, o que contribuiu para o aumento do volume de cargas e pressionou os preços em determinadas rotas.

Apesar da variação positiva no mês, o cenário segue com relativa estabilidade para o fim do ano, com ajustes pontuais. “A alta do frete por quilômetro rodado observada em novembro é resultado de fatores conjunturais, como o leve aumento do preço do diesel e a dinâmica do agronegócio nesse período. Ainda assim, o mercado permanece equilibrado, sem grandes saltos na demanda ou nos custos. A expectativa é de estabilidade na virada para 2026”, analisa Vinicios Fernandes (foto), Diretor da Edenred Frete.


O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição é calculada com base em dados exclusivos das 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos, é especializada na gestão e no pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga e líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio. 

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Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, com presença no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no país e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas na gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos, o que corresponde a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.  

Juntas, desenvolvem e disponibilizam ao mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com análise nacional da variação dos preços dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição. 

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder em serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.

 


RPMA Comunicação

Frigo King lança eFlex Light para operar com veículos elétricos com ePTO

Equipamento confere mais autonomia ao veículo e oferece instalação simplificada, sendo compatível com vans e caminhões leves

A Frigo King, empresa sediada em Guaramirim (SC) e fabricante de equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas, apresenta ao mercado o eFlex Light. “Nossa máquina opera em vans e caminhões leves equipados com ePTO que atuam em rotas urbanas”, explica Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor-geral da Frigo King.

O eFlex Light é compatível com veículos elétricos que utilizam tomada ePTO, permitindo a conexão direta com a van ou o caminhão na faixa de 400 a 700 volts. O primeiro modelo foi instalado em um caminhão leve da JAC.

Leve, silencioso e eficiente, o equipamento foi projetado para atender rotas curtas e urbanas — o segmento logístico que mais cresce no País. Sua arquitetura elétrica opera internamente em 48 V, o que contribui para maior autonomia do veículo elétrico e reduz a complexidade da infraestrutura necessária à operação. Além disso, entre as soluções disponíveis para veículos elétricos ligados à ePTO, o eFlex Light se destaca como a opção que oferece a maior autonomia, prolongando o tempo de operação e reduzindo a dependência de recargas externas.

O eFlex Light é ideal para o transporte de medicamentos, alimentos, flores e produtos sensíveis de laboratórios. “Nosso produto é resultado de engenharia de ponta que proporciona resultados econômicos concretos, atendendo à demanda das empresas de manter operações com responsabilidade ambiental e de melhorar seu perfil ESG”, conclui o diretor.

 

Aplicativo exclusivo - Todos os equipamentos Frigo King são conectados ao aplicativo Meu Frigo King, que permite visualizar informações da operação em tempo real e ajustar a temperatura à distância. “Em um momento em que o transporte brasileiro acelera a transição para soluções limpas, eficientes e conectadas, a Frigo King atende a essa demanda com tecnologias desenvolvidas aqui”, afirma o executivo.

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 frigokingA Frigo King iniciou suas operações em 2005 e está instalada em Guaramirim (SC). A empresa é sinônimo de confiança, durabilidade e inovação no transporte de cargas perecíveis e sensíveis a baixas temperaturas, realizado em caminhão refrigerado.

A Frigo King exporta para mais de 25 países e, no Brasil, oferece uma infraestrutura técnica completa e suporte de equipes de engenharia multidisciplinares extremamente qualificadas, garantindo atendimento ágil e de qualidade. No total, a Frigo King dispõe de mais de 180 pontos de assistência técnica.

A Frigo King oferece ao mercado 18 modelos de equipamentos de refrigeração divididos nas linhas Titan, Apollo, Flex e SA1. Isso garante versatilidade operacional e capacidade de atender a qualquer tipo de transporte em baixas temperaturas no Brasil.


 Argonautas Comunicação & Design

Desempenho do mercado de implementos rodoviários registra recuo de 6,05%

Segmento Pesado apresenta queda de 19,82% mas o segundo produto de maior volume de vendas, Bau Carga Geral, tem crescimento de 20,47%; Setor de Carroceria sobre chassi tem aumento de 11,43%

 A indústria de implementos rodoviários registrou, de janeiro a novembro de 2025, recuo de 6,05% no total de produtos emplacados. No período, as empresas do setor entregaram ao mercado 137.319 implementos rodoviários, em comparação com 146.169 unidades no mesmo período de 2024.

O cenário industrial brasileiro também registrou uma oscilação negativa. Segundo o IBGE, a produção em outubro de 2025 ficou 0,5% abaixo da do mesmo mês do ano passado. No mercado de caminhões, de acordo com levantamento da Fenabrave, as vendas recuaram 8,33% de janeiro a novembro de 2025.

“É preciso que haja alguma medida de fomento que impacte positivamente as vendas de implementos rodoviários e de caminhões, por seu papel-chave no desempenho econômico”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR. Os dois produtos são termômetros da economia.

 

Reboques e semirreboques - O segmento de Pesados registrou um recuo de 19,82%. De janeiro a novembro desse ano, o setor logístico adquiriu 65.580 unidades. No mesmo período de 2024, as vendas totalizaram 81.786 implementos.

O destaque é o Bau Carga Geral, que registra crescimento de 20,47%. O produto sofre os efeitos positivos do desempenho do e-commerce e de estímulos de venda sazonais, como a Black Friday, que aceleram as vendas, fazendo os centros de distribuição girarem seus estoques.

 

Carroceria sobre chassis - O segmento de Leves manteve o resultado positivo no ano. De janeiro a novembro de 2025, as empresas que produzem implementos rodoviários da classe de carroceria sobre chassis comercializaram 71.739 produtos. No mesmo período do ano passado, elas venderam 64.383 unidades, o que representa um crescimento de 11,43%.

anfir dez25

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 anfirDesde 1980, a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários, cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando em seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos, e buscando engrandecer o setor em que atuam, o que, em outras palavras, implica uma responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

Librelato apresenta Série Evolut 2026 e dá um novo salto em eficiência no transporte rodoviário

Nova série equilibra leveza, durabilidade e baixo custo operacional, para entregar mais rentabilidade por quilômetro rodado e manter a segurança característica da marca

A Librelato, uma das três maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, apresenta a nova Série Evolut 2026, um conjunto completo de implementos que reúne avanços em leveza, robustez, eficiência estrutural e segurança. A marca apresenta ao mercado melhorias significativas em toda a sua linha de produtos, reforçando seu compromisso com a inovação e a produtividade no transporte rodoviário de cargas. A pré-venda da Série Evolut 2026 começa no dia 4 de dezembro, com condições comerciais atrativas.

Com a Série Evolut 2026, a Librelato reafirma seu papel de vanguarda no mercado de implementos rodoviários. De acordo com João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da Librelato, “a Série Evolut 2026 foi um projeto construído lado a lado com os clientes da marca, em que cada componente foi aprimorado para reduzir a tara e elevar o desempenho, mantendo intactas a qualidade e a força que definem a Librelato”. Com uma resposta rápida às solicitações dos clientes, conseguimos transformar suas necessidades em soluções práticas e inovadoras. É a nossa evolução mais robusta até o momento, estabelecendo novos padrões de qualidade, disponibilidade, segurança e rentabilidade por quilômetro rodado”.

Em alguns modelos, os ganhos foram expressivos, chegando a 630 quilos em redução de tara, no uso de materiais que garantem maior durabilidade aos implementos e na preocupação constante com a segurança no transporte. A Série Evolut 2026 aprimora a eficiência operacional e amplia a rentabilidade.

Segundo João Librelato, “a nova Série Evolut 2026 estará disponível para pedidos em todas as concessionárias do País e para o mercado de exportação a partir do dia 4 de dezembro. A expectativa é de impactar os nossos clientes positivamente, uma vez que todas as inovações incorporadas à Série Evolut 2026 são resultado de uma forte aproximação às mais diversas realidades dos nossos clientes”, prevê. 

 

Rede Librelato se prepara com ação nacional de pré-vendas - A partir de 4 de dezembro, toda a rede nacional e internacional de vendas da Librelato estará pronta para receber clientes interessados na aquisição da nova Série Evolut 2026. Os transportadores poderão procurar as concessionárias e os representantes autorizados da marca para conhecer as condições comerciais exclusivas ainda para este ano e garantir a entrada em 2026 com a linha atualizada de implementos da Librelato.

A Série Evolut 2026 contempla implementos destinados a diferentes segmentos, do agronegócio às operações portuárias, e reforça a posição da empresa entre as três maiores fabricantes de implementos rodoviários do País, conforme divulgado em seus canais oficiais e em portais institucionais.

 

Projeto “Quem carrega o Brasil, carrega com Librelato” foi a base da Série Evolut 2026 - A Série Evolut 2026 foi desenvolvida com base no projeto “Quem Carrega o Brasil, Carrega com Librelato”, que ampliou a escuta ativa desde o início deste ano. Ao longo do período, a empresa ouviu transportadores, geradores de carga, gestores de frota e motoristas de diferentes regiões do país, além de clientes internacionais, em um processo estruturado de ouvidoria que reuniu sugestões, relatos operacionais e demandas de melhoria.

Os dados coletados foram analisados e rapidamente convertidos em ajustes técnicos e avanços de engenharia, resultando em uma resposta direta às necessidades identificadas pelos setores de engenharia de produto e de marketing de produto. O trabalho deu origem à Série Evolut 2026, que chega ao mercado com aprimoramentos alinhados às expectativas dos transportadores e ao compromisso da Librelato com a inovação, a segurança e o desempenho. 

 

Novos padrões de qualidade são estabelecidos com a nova Série Evolut 2026 - “Não medimos esforços para revisitar toda a série e promover evolução em cada produto. Essa entrega reflete um dos valores da Librelato, que é ser comprometida com resultados — tanto aqueles que nossos clientes buscam na operação quanto os ganhos de excelência que alcançamos dentro do processo produtivo. Ao aprimorar projetos, processos e componentes, elevamos a performance em campo e, ao mesmo tempo, conquistamos mais agilidade e eficiência na manufatura”, afirma Rodrigo Corso, Diretor de Manufatura da Librelato.

A partir desse marco, todo o portfólio Librelato passa a incorporar as melhorias da Série Evolut 2026. 

 

Graneleiro Evolut 2026: mais leve, resistente e eficiente, reforçando a tradição da Librelato no transporte de grãos - O modelo recebeu redução de até 200 quilos, resultado de ajustes no chassi e na caixa de carga. Principais melhorias:

  • Perfil dianteiro redesenhado para evitar danos nos engates de freio.
  • Tampas de cerca de 5 quilos, mais leves, facilitando o manuseio.
  • Itens do chassi produzidos em aço de alta resistência, reduzindo 80 quilos.
  • Opção de estrutura em aço inox para aplicações severas.
  • Soldagem robotizada e melhorias na vedação para evitar perdas de grãos.

 

Basculante Evolut 2026: mais estabilidade e até 300 quilos a menos de tara - Um dos modelos com maior ganho estrutural, com redução de até 300 quilos na versão rodotrem. Destaques:

  • Solda contínua na caixa de carga, eliminando pontos sem solda e reduzindo o risco de corrosão.
  • Costelas dianteiras, laterais e traseiras com nova geometria, mais resistentes, sem aumentar a tara.
  • Borracha de vedação traseira com perfil em inox e sem rebites.
  • Sistema de amortecimento com área de contato ampliada e fixação direta no chassi.
  • Sinaleira traseira reposicionada para maior proteção.
  • Nova geometria do dolly, permitindo manobras de até 90° e reduzindo 80 quilos.
  • No semirreboque: novo cilindro, com menor tempo de basculamento.
  • No bitrem: caixa dianteira redesenhada para melhor escoamento da carga
  • Opção de revestimento interno em inox para ambientes corrosivos.

 

Furgão Alumínio Evolut 2026: mais vedação e redução de peso - Projetado para transportar cargas sensíveis e proteger contra chuva, poeira e demais intempéries, o Furgão Alumínio Evolut 2026 chega ao mercado, entregando mais segurança ao transportador e redução de custos por quilômetro rodado.

  • Estrutura de vedação reforçada, com fita especial nas emendas e mais pontos de fixação → vedação total.
  • Testes de estanqueidade: luz, infiltração e inspeção visual.
  • Teto com nova geometria e perfis em ômega, aumentando a resistência estrutural.
  • Assoalho reprojetado com perfis ômega, reduzindo cerca de 90 quilos.
  • Porta 50 quilos mais leve e quadro reforçado, garantindo alinhamento e facilidade de abertura.
  • Maior estruturação do quadro traseiro.

 

Furgão Lonado Evolut 2026: redução de mais de 240 quilos na tara total - Voltado para operações que exigem rapidez na carga e descarga, como transporte paletizado, bebidas e mercadorias diversas, este modelo chega com uma série de melhorias estruturais que aumentam a resistência, aprimoram a vedação e tornam a operação mais prática. A nova linha ainda proporciona uma redução de mais de 240 quilos na tara total, contribuindo diretamente para maior capacidade de carga e maior eficiência por quilômetro rodado. Melhorias principais:

  • Testes de vedação iguais aos do Furgão de Alumínio.
  • Manutenção do padrão Evolut no assoalho e na porta traseira.
  • Perfil superior com nova geometria para melhor fixação da borracha e menor entrada de água.
  • Lona com proteção UV.
  • Redução de colunas móveis em algumas versões (de 4 → 3), diminuindo o peso em até 100 quilos.
  • Roldana da coluna reprojetada, facilitando a abertura e o fechamento da lona.

 

Porta Contêiner Evolut 2026: redução de tara de até 630 quilos na versão de 12 pinos - A versão Porta-Contêiner da Série Evolut 2026 foi redesenhada para atender às demandas crescentes da logística portuária e do transporte marítimo. Os barrotes foram redimensionados e passaram a ser soldados por meio de processo robótico, garantindo maior precisão. Essa solução, aliada a redimensionamentos na estrutura do chassi, permitiu reduzir o peso em até 630 quilos na versão de 12 pinos e 260 quilos na versão de 4 pinos, ampliando a capacidade de carga útil sem comprometer a resistência.

Principais evoluções:

  • Barrotes redimensionados e soldados por meio de processo robotizado.
  • Otimização do sistema luminoso, eliminando suportes e reposicionando as LEDs para evitar danos.
  • Suporte de sinaleiras parafusado, permitindo reposicionamento conforme a operação.
  • Maior ângulo de entrada, facilitando o acoplamento e reduzindo o risco de danos.
  • Batentes adicionais para proteção traseira nos terminais.

 

Tanque Evolut 2026: mais segurança no transporte de líquidos perigosos - A nova linha Tanque ficou cerca de 260 quilos mais leve nas versões de semirreboque e 500 quilos nas versões de bitrenzão. Tudo isso devido às revisões estruturais que reduzem a tara sem comprometer a robustez, ampliando a capacidade de carga útil e garantindo operações mais econômicas e seguras.

Destaques:

  • Nova geometria das bocas de carregamento, mais seguras em caso de tombamento.
  • Eliminação da plataforma superior, reduzindo cerca de 180 quilos.
  • Corrimão com geometria simplificada e mais seguro para acesso.
  • Recuperadora de vapor reposicionada internamente, mais protegida e 80 quilos mais leve (bottom loading).
  • Suportes de extintor agora parafusados, facilitando a substituição.
  • Suporte de estepe reforçado para suportar vibrações severas.
  • Atende à NR-35 e às regulamentações do Inmetro, com aferição realizada na fábrica.

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librelatoFundada em 1969, a Librelato destaca-se como uma das três principais fabricantes brasileiras de implementos rodoviários, além de ser a segunda maior exportadora desses produtos. Atualmente, possui quatro plantas em Santa Catarina, sendo três no município de Içara e uma em Criciúma, onde emprega cerca de 2 mil profissionais. Sua rede de concessionárias e representantes tem ampla cobertura, com 33 pontos de venda Libreparts estrategicamente instalados em quase todas as regiões brasileiras, além de unidades em países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Chile. A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos. São reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega-tudo, tanque aço-carbono, florestal, furgão de alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, entre outros, de linhas especiais.

  


MM Editorial – Comunicação Corporativa

Implementos São Paulo expõe Semirreboque 1 eixo na Mossoró Oil & Gas 2025

Implemento é versátil e atua como suporte aos equipamentos periféricos das sondas de perfuração onshore; evento acontece de 25 a 27 de novembro

A Implementos São Paulo, principal fornecedora de implementos para o mercado petrolífero brasileiro, localizada em Mossoró (RN), apresenta, na Mossoró Oil & Gas 2025, o Semirreboque Mecanismo Operacional para suporte às operações de extração de petróleo e gás onshore.  “Trata-se de uma plataforma versátil, dimensionada para apoiar os periféricos das sondas de perfuração”, explica Matusalém Oliveira, gerente comercial da Implementos São Paulo.

O semirreboque tem um eixo, largura de 2.555 mm e comprimento de 10.560 mm. O equipamento é versátil e comporta diversos tipos de maquinário necessários ao apoio periférico das sondas de perfuração, tais como bomba de lama, power swivel (equipamento hidráulico usado na indústria de petróleo e gás para rotacionar a coluna de perfuração em poços de petróleo), unidade de combate a incêndios , entre outros.

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sao-paulo

A Implementos São Paulo foi fundada em 2007 e está sediada em Mossoró (RN). A fábrica ocupa 35 mil metros quadrados, dos quais 5.500 m² de área construída. A capacidade de produção é de aproximadamente 400 produtos por ano.

A empresa fabrica produtos para atender às mais diversas demandas do mercado de transporte rodoviário e urbano de cargas. No segmento Carroceria sobre chassis a Implementos São Paulo fabrica Baú Carga Seca, Caçamba Basculante, Carga Seca em aço com rampa traseira, Carga Seca em aço tipo Prancha de Frango, Carga Seca em aço para transporte de cilindro de gás, Carga Seca em madeira, Carga Seca Graneleiro, Carga Seca para transporte de animais, Carga Seca para transporte de bebidas, Carroceria Especial tipo Matraca e Gaiola em aço para transporte de botijões.

No segmento de Reboques e Semirreboques a empresa fabrica Semirreboque 3 eixos Basculante, Semirreboque 3 eixos gaiola em aço para transporte de botijões, Tanque Pipa, Semirreboque para transporte de animais além de customizar produtos para atender projetos especiais.


Argonautas Comunicação

Implementos.net.br

O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.

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