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Rede Festval implanta soluções para gestão de frota e reduz custos

Eficiência dos veículos - menor custo e maior produtividade - depende de análises minuciosas que só a tecnologia consegue proporcionar, aponta diretor de plataforma

O gestor de frota Júlio Martins Júnior é gerente de transporte do Festval, uma das mais importantes redes de supermercados do Paraná, com 22 lojas. Desde que passou a ter, literalmente na palma da mão, acesso em tempo real às informações sobre os veículos do setor que administra, consegue tomar decisões mais assertivas, como ele próprio define. “A confiabilidade dos dados é a chave do sucesso”, afirma, referindo-se à diminuição de custos e ao aumento da produtividade alcançados.

O caso do Festval é um dos tantos que mostram como a incorporação de soluções tecnológicas especializadas em gestão de frota tem se tornado indispensável. Sabe aquela distinção entre itens obrigatórios e opcionais de um veículo? Pois os recursos tecnológicos para acompanhar, monitorar, mensurar e analisar dados como consumo de combustível, desgaste de pneus e otimização de rotas estão na lista dos itens indispensáveis.

Tanto é assim que uma pesquisa em escala global, a “Mercado de Soluções de Gerenciamento de Frota”, realizada pela Mordor Intelligence, aponta que em todo o mundo o gerenciamento de frota vai demandar recursos anuais que chegarão, em 2028, a US$ 52,4 bilhões. Outro dado, da Associação Brasileira da Infraestrutura de Base (Adib): o setor privado de transporte e logística no Brasil somará investimentos de R$ 100 bilhões em até três anos próximos.

Ou seja, diante de cifras bilionárias, não há mais espaço para formas rudimentares de gestão na área. É o que adverte o especialista Elcio Rosa, diretor de Produtos e Tecnologia da Gestran, plataforma de gestão de frotas. Com mais quase 20 anos de experiência no mercado de transporte e logística, para ele não é mais concebível gerenciar uma frota na base de pranchetas ou, quando muito, planilhas de Excel.

“O cenário é promissor para a gestão de frotas e para o gestor, para o profissional responsável pela área, na medida em que as soluções tecnológicas estão se difundindo, sendo aprimoradas e evoluindo”, afirma. Além da robotização, algoritmos e machine learning (aprendizado da máquina), a inteligência artificial está sendo incorporada de vez. “A transformação digital é uma necessidade que se impõe aos frotistas.”

A Gestran é desenvolvedora de um software SaaS (software como serviço) que registra, acompanha e analisa informações sobre gasto com combustível, consumo de pneus, procedimentos de manutenção, checklist dos veículos, ordens de serviços e visibilidade completa (monitoramento) de dados e desempenhos. Atende frotistas do próprio setor de transportes, e ainda empresas do agronegócio, indústria e varejo – entre elas, a rede Festval, citada no início deste texto.

“Antes da solução da Gestran”, explica o diretor de transporte do Festval, “não havia, por exemplo, um histórico de manutenção de cada veículo. Agora, não. Temos o controle dos pneus, desde o início de sua vida útil até seu esgotamento, com dados e informações que nos permitem analisar por que tal vida útil é longa ou curta. Também o controle do consumo de combustíveis. Com tudo isso, conseguimos reduzir custos e aumentar a produtividade”.

Na prática, cada veículo tem seu controle de gastos. Além disso, a solução conta com módulos de backoffice, com controle e planejamento financeiro, e de automação de processos de lançamento de notas fiscais eletrônicas, e de gestão integrada de cargas.

O próximo passo, já em construção, é o desenvolvimento e incorporação de inteligência artificial às soluções da Gestran. O projeto, pontua Elcio Rosa (foto), consiste em criar um assistente virtual em IA, para o gestor de frota, fornecendo a esses profissionais insights que agilizem e tornem ainda mais assertivas as decisões a serem tomadas. “Vamos ampliar as funcionalidades de nossa plataforma”, afirma.

Com sede em Curitiba e unidades em Porto Alegre, São Paulo, Ribeirão Preto, Recife, Minas Gerais, Fortaleza e Goiânia, a Gestran atende em todo o Brasil. Vem se expandindo ano a ano – em 2023, aumentou em 150% suas receitas. Alcançou a marca de 70 mil veículos sob gestão em sua plataforma.

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 Engenharia de Comunicacao

ABOL completa 12 anos comprometida com o crescimento do setor

Dados apresentados pelo ILOS e atração de investimentos reforçam a relevância do setor, que impacta diretamente no crescimento da economia brasileira

Os 12 anos da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL), celebrado no último dia 17, reforçou a importância do setor de logística nacional. Durante a celebração, na capital paulista, o secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Jorge Lima, garantiu que a grande atração de investimentos para o País tem relação direta com o crescimento do mercado e consequente atuação dos Operadores Logísticos. O gestor público foi um dos participantes do evento, que contou também com a presença das empresas filiadas à ABOL, parceiros e outras lideranças do segmento.

"De nenhum dos oito países em que estive até agora, voltei com menos de R$ 5 bilhões. Isso mostra a força que São Paulo está tendo na captação de investimento externo. E esse movimento está diretamente ligado à logística. Apenas em Centros de Distribuição no Estado, nesse momento temos 12 novos sendo projetados", disse Lima, destacando ainda a necessidade de incentivo à multimodalidade. "Queremos investir fortemente nos quatro modais", completou. 

A relevância do mercado foi corroborada pelos números apresentados pelo Instituto de Logística (ILOS), que está concluindo o novo estudo com o Perfil do Operador Logístico, realizado a cada dois anos. O levantamento traz incrementos significativos em relação à última versão, divulgada em 2022. As principais regiões atendidas pelos OLs, assim como as tendências tecnológicas e área de atuação, fazem parte do material que, em breve, será apresentado pela ABOL. 

Uma homenagem aos fundadores da entidade, Shirley Simão e Luis Augusto Ópice, também integrou a comemoração de mais de uma década da Associação, que hoje tem Marcella Cunha como diretora executiva e Eduardo Araújo, diretor de Logística da Fedex, como presidente do Conselho Deliberativo.

"Caminhamos para a regulamentação do setor, de forma a trazer mais conforto para que os Operadores Logísticos operem no País. É muito gratificante chegar aos 12 anos com tantos avanços, ao mesmo tempo em que fortalecemos o nosso trabalho como entidade representativa, trazendo novas soluções e contribuindo para uma nova realidade ao setor", disse Marcella. 

 

Novo associado - A consolidação da ABOL ficou ainda mais evidente ao integrar uma nova empresa ao seu grupo de associadas. A DP World é a nova filiada da Associação, agregando valor aos debates e contribuindo com a sua vasta experiência ao ser responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais portuário privado multipropósito do Brasil, localizado na Margem Esquerda do Porto de Santos. 

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ABOLRegulamentar a atividade dos Operadores Logísticos (OL), responsáveis pelos serviços de transporte, armazenagem, e gestão de  estoque, e garantir maior segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade ao setor. Este é um dos grandes propósitos da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. Desde 2012, a entidade representa, promove e trabalha em prol do desenvolvimento do setor e na defesa do protagonismo e essencialidade dos operadores associados, empresas nacionais e multinacionais que atendem as mais diversas cadeias produtivas e que, juntas, detêm 16% da Receita Bruta de todo o mercado.


Conteúdo Empresarial

RAV Componentes cresce 3,08% no primeiro semestre de 2024

Enchente no Rio Grande do Sul e estiagem em Mato Grosso afetaram desempenho mas diversificação de mercados manteve a performance positiva da empresa

A RAV Componentes, empresa fabricante de peças para os segmentos de correntes, transporte rodoviário e agronegócios com sede em São Marcos (RS), apresentou crescimento de 3,08% no primeiro semestre de 2024 ante igual período de 2023. Fatores climáticos afetaram o desempenho da empresa.

A empresa está sediada na serra Gaúcha, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes que se abateram sobre o Rio Grande do Sul. As chuvas, além de prejudicarem a população, causaram problemas em toda a logística de distribuição de matérias-primas e produtos acabados.

No Centro-Oeste o problema foi a estiagem. A colheita de soja em Mato Grosso, o maior produtor de grãos do País, registrou queda de 21,7%, segundo o IMEA- Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária.

“A estratégia de diversificar os negócios evitou que o nosso desempenho fosse comprometido”, explica Camila Brezolin, sócia-diretora. A empresa recentemente adotou nova denominação justamente para se adequar a realidade de seu portfolio de produtos e de atuação de segmentos de mercado. A RAV Componentes fornece peças e componentes para os setores de transporte de carga rodoviário e agronegócios.

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RAV CorrentesA RAV Componentes foi criada em 2017 em São Marcos (RS) e fabrica corrente e componentes para fixação e travamento, utilizados nos implementos rodoviários e agrícolas. A empresa atende as principais marcas do setor logístico e atua nos segmentos de correntes, transporte rodoviário e de agronegócios. A RAV Componentes dispõe de engenharia própria e atualizada, desenvolvendo produtos e, a pedido do cliente, soluções customizadas. A empresa exporta desde 2017 e seus produtos estão presentes no Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai.


Argonautas Comunicação

HC Hornburg cresce 50% no primeiro semestre de 2024

Em seis meses empresa entregou 456 unidades ante 302 produtos no primeiro semestre de 2023; Maior parte dos clientes operam na distribuição de alimentos

A HC Hornburg, empresa fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas e congeladas com sede em Jaraguá do Sul (SC), registrou crescimento de vendas de 50% no primeiro semestre de 2024. No período foram entregues 456 unidades ante 302 produtos de janeiro a junho de 2023.

A maior parte dos pedidos foi de carrocerias refrigeradas destinadas a distribuição urbana de alimentos. “Estamos aproveitando a oportunidade para crescer acompanhando o aquecimento de vendas nesse segmento de mercado”, diz Everton Perico Bertol, gerente Comercial da empresa.

O período das enchentes e nas semanas posteriores houve retração no mercado gaúcho. Já na região Nordeste, onde a HC Hornburg criou no segundo semestre do ano passado uma equipe comercial dedicada, o desempenho segue aquecido. “O mercado nordestino vem aquecido há quase 12 meses já”, conclui.

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hc hornburg

A HC Horburg foi criada em 1973, por Heinz Hornburg, na cidade de Jaraguá do Sul (SC) como fabricante de carroceria de madeira, cabines e complementos para camionetes. Vinte anos depois, a empresa passou a se chamar HC Hornburg e evoluiu para se tornar fabricante de furgões de chapa de aço rebitados à mão.

Atualmente, a HC Hornburg é fabricante de carrocerias e semirreboques especializadas em transporte frigorificado. A linha de produtos é formada por Paleteira (para transporte de cargas paletizadas, Sorveteira (para transporte de produtos supercongelados), Versatile (atende toda gama de veículos leves), Gancheira (para transporte de carnes penduradas), Prateleira (para produtos diversos), Semirreboque (para produtos paletizados e carne pendurada) e o Baú 100% elétrico, desenvolvido especialmente para operar com o JAC I 1.200T, de 7,5 PBT e capacidade de 3 toneladas de carga no baú.

A empresa ocupa 13 mil metros quadrados e tem aproximadamente 100 funcionários. Os produtos da HC Hornburg são exportados para os mais diversos mercados da América Latina como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador.


Argonautas Comunicação

SCHWING-Stetter lança no mercado mundial novidades em equipamentos híbridos e eficientes em comemoração aos 90 anos

Neste ano em que celebra seu 90º aniversário, a SCHWING-Stetter tem apresentado importantes lançamentos no mercado mundial, atendendo as demandas por sustentabilidade, eficiência, tecnologia, segurança e ergonomia.

Uma das recentes apresentações da SCHWING-Stetter no mercado global é a Autobomba para concreto montada em caminhão S 43 SX Hybrid, que oferece significativas vantagens, como flexibilidade, versatilidade, emissões reduzidas e custos operacionais mais baixos com melhor desempenho. A arquitetura de bombeamento inovadora e um novo modelo de pedestal permitem a integração de tecnologias de acionamento elétrico adicionais. As potências das bombas atendem perfeitamente a operação de aplicação do concreto.

Esse novo modelo permite ainda combinar os dois sistemas de alimentação. O software determina automaticamente a potência de acionamento ideal para a bomba de concreto também distribui a energia para o mastro que pode ser adaptada individualmente pelo operador às necessidades da obra.

Outra apresentação de destaque foi a nova Autobomba para concreto montada sobre caminhãoS 36 X RaZor, com mastro de cinco seções com sistema de abertura combinado de desdobramento e em forma de Z, o que possibilita alcançar uma altura de abertura inferior a 6,77 metros. O sistema de estabilização permite ocupar pouco espaço. A nova bomba é de peso reduzido, devido à sua construção com materiais leves, de tecnologia avançada, isso traz economia de combustível para a operação.

Já a solução de telemetria da SCHWING, introduziu uma novidade: o monitoramento e o gerenciamento eficientes de frotas de máquinas de construção e a consequente otimização dos processos operacionais. O monitoramento em tempo real da localização das máquinas, dos dados de desempenho e dos requisitos de manutenção trazem benefícios sustentáveis aos clientes, como redução de custos, aumento de produtividade e melhora a segurança no local de trabalho. O consumo de combustível é otimizado, o uso do veículo é analisado e o rastreamento preciso das máquinas evita roubos de veículos.

Desde sua fundação, em 1934, a SCHWING-Stetter tem trazido pioneiras inovações no mercado, como a primeira bomba de concreto de 2 cilindros de óleo hidráulico, desenvolvida em 1957, para atender o crescimento do setor de concreto. O design daquele equipamento foi adotado por quase todos os fabricantes e continua a ser o padrão global. Em 1964, iniciou-se a fabricação de grandes centrais de concreto, que permitiram um aumento significativa na eficiência na produção desse material.

No Brasil, são 48 anos de atuação ininterrupta. Desde sua chegada no país em 1976, a SCHWING-Stetter contribuiu para o desenvolvimento da infraestrutura e de empreendimentos da construção civil em todo o território nacional ao fornecer equipamentos modernos para atender as demandas por obras públicas e privadas, e ao atender seus clientes com um inventário de peças de reposição, um serviço de pós-venda com alto grau de excelência e uma equipe especializada.

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schwing Mecânica Comunicação

Implementos.net.br

O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.

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