Novidade no país, fabricante entrega o semirreboque furgão frigorífico com eixo elétrico utilizando “pack” de bateria fornecendo energia contínua para o aparelho de refrigeração juntamente com gerador acoplado.
Mais uma vez inovando em novas tecnologias no ramo em implementos rodoviários, a Facchini entrega o seu Semirreboque Furgão Frigorífico embarcado com o Sistema AddVolt, tendo Eixo 100% Elétrico para a Reiter Log, empresa líder em logística verde.
O Sistema AddVolt Facchini proporciona energia limpa, oferecendo redução drástica de diesel e zerando a emissão de CO². O sistema também proporciona operação silenciosa, com o motor elétrico silencioso, minimizando a poluição sonora e aumentando o conforto ao motorista. É de se destacar também a flexibilidade do sistema com qualquer aparelho de refrigeração (elétrico ou híbrido).
“O nosso cliente Reiter Log confiou mais uma vez em nossa marca e em nosso produto para poder aplicar esta nova tecnologia em suas operações. É uma grande honra poder fornecer o nosso Semirreboque Furgão Frigorífico com Eixo 100% Elétrico para este importante transportador!”, pontua a fabricante.
A Reiter Log é referência no segmento de transporte e logística e atua com players de todo o país em diversos segmentos.
“Este veículo frigorífico com eixo 100% elétrico agrega muito valor ao nosso objetivo de ampliar a logística verde. Estamos trabalhando para que 100% dos nossos veículos sejam movidos a energias alternativas e soluções como essa possibilitam a oferta de mais uma alternativa de transporte sustentável para os nossos clientes”, afirma o CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter Pilz.
Tecnologia exclusiva no Brasil, o implemento Facchini conta com aparelho de refrigeração 100% elétrico que capta energia de bateria de lítio que fornece energia contínua para o aparelho de refrigeração com eixo gerador que carrega a bateria. A utilização do Sistema AddVolt com Eixo 100% Elétrico gerador faz com que o aparelho de refrigeração utilize somente o motor elétrico e não o combustível fóssil (diesel).
É destacável nesta tecnologia os seus benefícios quanto a sustentabilidade, tendo sua economia de combustível por volta de 2,2 litros de diesel por hora e principalmente a redução de carbônio de 6 kg de CO2 por hora.
A bateria é instalada em um “pack de baterias” com saída de energia para 380v / 3F / 60Hz ligada na tomada do aparelho de refrigeração, sendo carregado na rede de energia em tomada 380v / 3F/ 60Hz e principalmente pelo eixo gerador enquanto o veículo se move.

Outros benefícios podem ser conferidos como o tempo de carregamento em 3 horas, principalmente o seu peso, com cerca de 350 kg.
Por fim, o Sistema AddVolt Facchini também possui telemetria e monitoramento inteligente, coletando informações como status da bateria, localização em tempo real (GPS), geração de energia do eixo gerador, velocidade do semirreboque, suporte remoto, entre outras funcionalidades.
“Detalhamos também que esta tecnologia se diferencia dos eixos de tração que já são aplicados no mercado, que não gera energia de forma integral e apenas auxilia na tração do conjunto, fomentando a utilização maior de combustível fóssil, no caso, diesel”, conclui a fabricante.
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O Localizador de Carretas T4S possui compatibilidade com diferentes tipos de carretas, incluindo carrocerias sider e baús fechados
Conhecida pelas soluções tecnológicas contra o roubo de cargas, a T4S acaba de lançar o Localizador de Carretas. A solução foi desenvolvida com o intuito de impedir o desengate de carreta em local não autorizado e permitir que os clientes recebam alertas em tempo real, além de saber a localização exata de cada carreta, mesmo em locais de sombra.
Para garantir a total efetividade do Localizador de Carretas, o serviço possui uma série de diferenciais, como por exemplo, a Rede Mensageira Anti Jammer T4S.
O sistema funciona da seguinte forma: quando um veículo estiver na função “SOS”, ou seja, sob ataque de vandalismo, ou mesmo bloqueado em área de sombra, um outro veículo equipado com o sistema da T4S que estiver em um raio de até 3km do veículo atacado funcionará como mensageiro.
Esse veículo que estiver próximo irá emitir em tempo real a localização e os alertas do veículo que estiver sofrendo tentativa de roubo.
Além disso, o Localizador de Carretas T4S tem autonomia plena de bateria e da comunicação, mesmo se a carreta estiver desengatada, pois conta com um painel solar para garantir a alimentação da energia. O sistema ainda permite a criação de cercas de segurança para determinar os locais autorizados para o desengate.
O objetivo do sistema é alertar em tempo real o cliente em caso de desengate da carreta em locais não autorizados, garantir que a bateria tenha autonomia plena, permitir que ele consiga rastrear a todo momento onde está cada uma de suas carretas e impedir que os criminosos consigam utilizar o bloqueador de sinais, conhecido como jammer.
O Localizador de Carretas possui compatibilidade com diferentes tipos de carretas, incluindo carrocerias sider e baús fechados. O sistema ainda consegue detectar o desengate entre a carreta e o cavalo, emitir alertas SOS de desengate através de RF e GPRS, consulta da posição via SMS e emitir alertas caso seja necessário realizar a manutenção preventiva.
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Unidas conta com 15 mulheres em atuação nas operações em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Maranhão, como fruto da iniciativa da Escola de Motoristas da empresa
Quinze mulheres são pioneiras no transporte de cana-de- açúcar nas operações da Unidas, uma das principais empresas de mobilidade do país, em Mirante do Paranapanema (SP), Três Lagoas (MS) e Imperatriz (MA). Elas foram contratadas após a capacitação pela Escola de Motoristas da companhia, que visa a formação de potenciais colaboradores para exercer a função nas operações de cana-de-açúcar. Outras dez passaram por treinamento.
Desde a sua implantação em 2022, a Escola de Motoristas da Unidas formou 78 pessoas, entre homens e mulheres. A capacitação ocorre a partir de aulas teóricas e práticas, atividades no pátio de treinamento e simulações em campo acompanhadas pelos professores.
Stefani da Silva (foto), 25 anos, é uma das motoristas contratadas em Mirante do Paranapanema, após concluir o curso no ano passado. “Meu pai é motorista, ele é minha referência, por isso eu fiz o curso para ingressar nessa nova função”, conta.
A colaboradora, primeiramente, atuou em operações internas durante um ano. Após adquirir experiência, foi promovida e trabalha no campo, isto é, leva a cana-de-açúcar para as indústrias da região. À noite, ela faz um curso técnico de segurança do trabalho.
“A Escola de Motoristas logicamente te capacita, mas gostaria de destacar também que aqui sempre tenho apoio nas atividades, nunca me sinto sozinha”, diz Stefani. Vale lembrar que a safra de cana no Brasil dura cerca de oito meses e exige uma operação robusta. Este ano, a Unidas prevê transportar 13 milhões de toneladas deste produto.
A iniciativa faz parte da promoção da diversidade da Unidas. Além de abrir mais vagas de trabalho para as mulheres, a companhia pretende construir um legado nas regiões atendidas, transformando o cenário atual.
“Atualmente, poucas mulheres no Brasil têm a carteira de motorista que permite a condução de caminhão. Portanto, além da questão cultural, há também a questão técnica pela falta da habilitação exigida. A Escola de Motoristas contribui para vencermos mais este desafio”, afirma Manuel Silva, diretor executivo da Unidas.
O programa de capacitação é desenvolvido conforme a necessidade e requisitos estabelecidos pelos clientes da Unidas. Além de ampliar as oportunidades de trabalho nas comunidades, a iniciativa também reduz o tempo de seleção e a rotatividade de profissionais.
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Iniciativa pioneira oferece formação e oportunidades para mulheres motoristas de caminhão no Rio Grande do Sul
Foi uma noite histórica e de quebra de barreiras em um mercado de trabalho tradicionalmente dominado pelos homens. O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETRCERGS) apresentou, em parceria com a Dipesul Volvo e Gabardo Transportes, o programa Iron Woman, uma iniciativa destinada a promover a diversidade e incentivar a participação das mulheres no mercado de trabalho. O evento de lançamento ocorreu na noite de quinta-feira (18/07) na sede do SETCERGS, em Porto Alegre. Na foto, a equipe do Programa Iron Woman.
O programa Iron Woman oferece às mulheres a oportunidade de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, qualificando-as para se tornarem motoristas no setor de transporte de cargas. As participantes passaram por um processo de seleção, incluindo entrevistas e treinamentos teóricos e práticos. Agora, poderão fazer o processo de obtenção da CNH. Nesta primeira edição, a iniciativa começará com uma turma de 20 mulheres. O presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, destacou a importância do projeto.
“As mulheres estão em uma grande ascensão e o setor de transporte precisa de bons motoristas, pois há uma falta de profissionais qualificados. A importância desse projeto é imensa para nós do SETCERGS. Queremos continuar apoiando turmas de mulheres que desejam dirigir caminhões. Eu próprio passei muitos anos na estrada com um caminhão, acompanhado de minha esposa, enfrentando dificuldades para comprar pneus e pagar as contas no fim do mês. Porém, com dedicação, conseguimos construir uma empresa. E vocês, com foco e determinação, também podem alcançar esse objetivo. O mundo pertence àqueles que prestam atenção e se dedicam a fazer as coisas da maneira certa”, disse.
A gerente de Recursos Humanos da Dipesul Volvo, Laura Alam, salientou que a empresa acredita profundamente no potencial das mulheres.
“Por isso, estamos juntos nesta caminhada, possibilitando que elas se preparem e se qualifiquem para obter oportunidades no mercado. Esta é a primeira turma, e já notamos um enorme interesse das mulheres por essa oportunidade. Desde o processo seletivo, passando pelos treinamentos e a formação teórica, até a conquista da carteira de habilitação, vemos que elas estão firmes nessa jornada”, afirmou.
Uma das participantes do programa, Lisiane Ferreira Muller, compartilhou sua motivação.
“Entrei no programa Iron Woman com o propósito de proporcionar uma vida mais confortável para o meu filho, enquanto realizo meu sonho de dirigir pelas estradas. Este programa não só me dá a oportunidade de seguir uma carreira que sempre desejei, mas também de garantir um futuro melhor para a minha família”, declarou.
Rosângela Barcellos, uma das coordenadoras do Núcleo de Ação Social (NAS) do SETCERGS, destacou a importância do projeto.
“Eu só posso desejar sucesso e dizer que serão maravilhosas motoristas. A mulher tem atenção e tem cuidado. Dirigir um caminhão é uma delícia e todas terão a oportunidade de sentir isso”, relatou.
Iracema Gabardo, também coordenadora do NAS, reforçou a mensagem.
“É muito bom saber que temos mulheres dispostas a encarar essa profissão. É lindo ver todas aqui. Muitas vezes a mulher precisa se organizar sozinha e sabemos o quanto o trabalho é importante. Sem trabalho, não há alimento e dinheiro para a educação de nossos filhos”, disse.
Roberto Machado, diretor de Gestão do SETCERGS, comentou sobre o envolvimento do NAS no projeto.
“O NAS é nosso Núcleo de Ação Social, onde atendemos centenas de pessoas necessitadas. São entidades que necessitam de ajuda. Esse grupo presta uma ajuda humanitária e financeira fundamentais”, afirmou.
O vice-presidente de Responsabilidade Social do SETCERGS, Tony Bernardini, expressou a satisfação pelo trabalho com uma mensagem às participantes.
“Trazer novas profissionais para o mercado de trabalho é muito importante. Meu pai foi motorista por trinta anos, já tive a experiência e sei como é. Essa profissão tem suas dificuldades, mas é muito gratificante”, relatou.
O evento também contou com a participação da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do SETCERGS (COMJOVEM Porto Alegre), representada pelo coordenador Gustavo Kras. O projeto também conta com a participação de parceiros como DB Toxicológico, Toptox Toxicológico e o CFC Humaitá, que darão suporte necessário para o exame toxicológico e as aulas práticas.
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Funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito está disponível no Amazonas desde quinta-feira, 18. Tecnologia também já foi adotada por outros vinte estados
A “Venda Digital", funcionalidade que permite a compra e venda de veículos a partir da Carteira Digital de Trânsito (CDT), superou a marca de mais de 800 mil operações finalizadas entre proprietários de veículos de diversos estados do país. A mais nova adesão é do Detran Amazonas, que disponibilizou a tecnologia a partir da última quinta-feira, 18, a tecnologia também já é utilizada em 20 outros estados.
A Venda Digital dispensa o reconhecimento de firma no cartório, já que a própria CDT realiza, por biometria, a validação das identidades do comprador e do vendedor. No entanto, como a legislação de trânsito exige o procedimento de vistoria para a transferência da propriedade, continua sendo necessário o comparecimento ao Detran.
Além do Amazonas, já aderiam à Venda Digital os órgãos autuadores do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Piauí.
“Com a Venda Digital, provida pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o processo de compra e venda de veículos se torna muito mais simples, ágil e seguro para as partes envolvidas na operação", avalia Brenno Sampaio, superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos do Serpro. Segundo ele, a funcionalidade realiza a validação biométrica facial do comprador e do vendedor, verifica a situação do veículo envolvido na operação, permite a assinatura digital do documento eletrônico ATPVe e, por fim, faz a comunicação de venda, de forma automática, ao término do procedimento.
“A partir de agora, o Amazonas passa a se beneficiar com as funcionalidades da plataforma ‘Venda Digital’, tendo em vista que traz mais comodidade e mais celeridade no processo de venda de veículos. Claro que a vistoria e a finalização do processo de transferência, no Detran, ainda são obrigatórias, mas a redução da burocracia é inegável. Quem ganha com isso é o cidadão”, comenta Wendell Waughan, diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Passo a passo - Pelo ambiente da CDT, o proprietário do veículo faz comunicação da intenção de venda ao futuro comprador. Para isso, basta acessar a aba “Veículos”, clicar no botão “Iniciar Venda Digital” e preencher o CPF do destinatário. A partir daí, o Detran de registro do veículo toma conhecimento da ação e permite a geração da ATPV-e (Autorização para Transferência da Propriedade do Veículo), que aparece na CDT e é assinada eletronicamente por ambas as partes.
A transação conta com altíssimo nível de segurança, exigindo a autenticação com conta prata ou ouro na plataforma gov.br, além de checagem por biometria facial para a assinatura digital. O proprietário só precisa ir ao Detran, no final do processo, para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.
Além de ser necessária a adesão do Detran do estado do veículo, a tecnologia está disponível apenas para documentos emitidos, por qualquer motivo, a partir de 4 de janeiro de 2021. Nesta data, o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído por sua versão digital, o chamado ATPV-e.
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Assessoria de Imprensa Serpro
Superintendência de Comunicação e Marketing - Supem



