

Logística 5.0 é o futuro das empresas de transporte e foca em um dos principais elementos: o bem estar dos motoristas
Com uso de IA e várias ferramentas tecnológicas, desafios na gestão de frotas é fazer com que, cada vez mais, a tecnologia atue em favor da vida dos motoristas e da qualidade de trabalho.
A evolução da revolução industrial, denominada Indústria 5.0, visa à integração harmoniosa entre humanos e máquinas, em vez da substituição completa de trabalhadores pela automação. A tecnologia é projetada para trabalhar em parceria com os humanos, valorizando habilidades cognitivas únicas e promovendo maior eficiência, inovação e personalização na produção, com foco em sustentabilidade e bem-estar humano.
Essa revolução industrial traz consigo transformações profundas, inclusive no segmento de Logística e Transportes, fundamental para qualquer indústria. Chamada de Logística 5.0, um dos focos é integrar tecnologia avançada enquanto coloca os motoristas no centro da equação. Nesse novo paradigma, além de otimizar processos, o objetivo é melhorar as condições de trabalho dos motoristas e proporcionar maior capacitação através de ferramentas tecnológicas inovadoras.
Em uma recente conversa no podcast da Infleet, empresa que desenvolve tecnologias para a Gestão de Frota, Patrick Rocha, fundador da Inlog, considerada a "escola da nova logística", falou sobre as perspectivas da Logística 5.0 na melhoria das condições de trabalho dos motoristas, e como isso também acaba revertendo em benefícios para as empresas.
"Um artigo da Harvard Business Review intitulado 'The Key to Happy Customers?' mostra como é a forte ligação estatística entre o bem-estar dos funcionários e a satisfação do cliente, reverberando na qualidade, produtividade e crescimento das empresas. Mais de 60% dos entrevistados corroboram com essa ideia na pesquisa", cita Patrick Rocha.
A Logística de Transportes 5.0 reconhece que a satisfação do motorista é fundamental e que o uso eficiente da tecnologia, como IoT, inteligência artificial e navegação avançada, pode facilitar suas tarefas diárias, como tornar as rotas previsíveis e trazer equilíbrio entre carga de trabalho e pausas adequadas.
A tecnologia da Infleet, por exemplo, contém funcionalidades que vão ao encontro do conceito "Logística 5.0" , como a Videotelemetria, que consegue monitorar a fadiga e o nível de estresse dos motoristas. Isso permite que as empresas intervenham quando um motorista deixa de cumprir algum requisito de segurança (não usar cinto, mexer no celular, etc.) ou até mesmo se ele estiver sobrecarregado, oferecendo pausas adequadas ou apoio emocional, contribuindo para a saúde mental e física dos motoristas, incluindo o cumprimento das leis de horas de trabalho, descanso adequado e condições ergonômicas nos veículos.
Outra funcionalidade que proporciona aumento da qualidade de trabalho e bem-estar dos motoristas, o "Check List" acompanha todos os processos de verificação do motorista, como registro de condução e suas licenças, como também os itens dos veículos, que contribuem para uma condução mais eficiente. Assim, ao garantir que os motoristas cumpram os regulamentos e políticas de segurança, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Além disso, é possível verificar as áreas onde eles podem precisar de treinamento adicional ou apoio, incluindo treinamento em segurança rodoviária, técnicas de direção eficientes e até mesmo programas de bem-estar.
"Essas ferramentas são concebidas para apoiar os motoristas em suas responsabilidades, promovendo uma entrega mais eficiente e, ao mesmo tempo, respeitando suas habilidades e experiências", conta o CEO da Infleet, Victor Vilas Boas Cavalcanti.
Victor Vilas Boas Cavalcanti
Porém, mudar uma cultura nunca é fácil, especialmente de profissionais que aprenderam, durante grande parte da carreira, a lidar com os desafios do dia a dia nas estradas. Para promover essa mudança de mindset e cultura, com o foco em uso de tecnologias de gestão, a Inlog contou na conversa com a Infleet como encontrou estratégias inovadoras para superar essa barreira e promover a utilização efetiva das soluções tecnológicas adotadas.
Patrick Rocha relembra os desafios enfrentados, quando a presença de smartphones nas mãos dos motoristas era limitada, e a resistência dos proprietários de frota em fornecer conectividade 3G aos motoristas era uma realidade. Para solucionar esse problema, a Inlog desenvolveu táticas criativas, uma das quais foi implementar uma competição entre motoristas terceirizados, oferecendo prêmios como churrascos, televisões e outros incentivos.
"Ao reconhecer a importância dos profissionais que estão na linha de frente da entrega, com um ambiente onde a tecnologia e os motoristas atuam juntos para proporcionar não apenas entregas eficientes, mas também qualidade de trabalho, criamos experiências satisfatórias para todos", reflete o profissional.
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Engenharia de Comunicação |
Transporte rodoviário continua sendo o principal modal para o transporte de cargas no país
O transporte rodoviário de cargas é o principal modal ainda utilizado no Brasil e a recuperação econômica pós-pandemia tem impulsionado a procura e a necessidade de eficiência logística. De acordo com o Panorama Transportes do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Infra S.A, o país fechou o ano de 2023 com um crescimento na movimentação de cargas em relação ao ano de 2022, com o recorde 1,3 bilhão de toneladas movimentadas no ano. Mais de 100 milhões de toneladas foram transportadas pelas rodovias do país. O transporte rodoviário de soja, milho e farelo, com foco no comércio exterior teve alta de 35,7% em relação ao ano de 2022.
O mercado segue crescendo, a extensão territorial e diversidade geográfica do país dificultam o acesso a algumas regiões, com isso, muitas estradas não têm uma boa infraestrutura, o que pode resultar em condições precárias para o transporte de cargas e acidentes. Segundo a Confederação Nacional do Transporte, mais da metade das rodovias brasileiras estão em situação regular, ruim ou péssima.
Além dos desafios relacionados à extensão territorial do país e infraestrutura, o roubo de cargas é outro problema grave. Segundo dados do “Relatório de Roubo de Carga”, elaborado pelo Centro de Inteligência da Overhaul, o país registrou mais de 18 mil eventos de roubos de cargas entre janeiro e dezembro de 2023 e deve crescer ainda mais em 2024.
“O transporte rodoviário continua sendo o principal modal para o transporte de cargas e com isso, a infraestrutura ainda enfrenta desafios de falta de manutenção e segurança. Com esse cenário e a retomada da economia com o aquecimento do setor de logística, podemos esperar um aumento no número de roubos de cargas em 2024”, revela o gerente de Inteligência da Overhaul, Reginaldo Catarino.
Para enfrentar estes desafios e melhorar a eficiência do transporte rodoviário de mercadorias, o especialista em gestão de risco apresenta quatro estratégias fundamentais.
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Sherlock Communications |
Por Flavia Soares, Sherlock Communications
Nos dias 28 e 29 de novembro 15 empresas vão se reunir com operadores logísticos do mercado colombiano: a ação faz parte do Programa Move Brazil de promoção de exportações de implementos rodoviários e demais equipamentos ligados ao setor
A ANFIR e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vão promover a Rodada de Negócios em Bogotá (Colômbia), nos dias 28 e 29 de novembro. O encontro comercial faz parte do Programa Move Brazil de promoção de exportações, desenvolvido em parceria pela ApexBrasil e ANFIR.
As 15 empresas brasileiras que participarão dos encontros com os operadores logísticos colombianos são Aspöck do Brasil, Braslux, Facchini, Frota Brasil, Grimaldi, Rodofort Guerra, HC Labor, Ibiporã, Pradolux, Randon, Rodovale, TKA Cranes, Triel HT, Usimaster e VBC.
O implemento rodoviário brasileiro tem participação no mercado doméstico da Colômbia em torno de 25%, em um universo de 13.700 caminhões, comercializados no primeiro semestre do ano. A base industrial local é formada por aproximadamente 800 produtores locais, sendo em sua maioria de equipamentos sobre chassi. “Somos os maiores playeres no mercado doméstico o que mostra o reconhecimento das empresas de transporte colombiana da qualidade do produto brasileiro”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
Renovação - A ação na Colômbia é a quinta empreendida em 2023. As demais foram a presença com stand na MATS-Mid-America Trucking Show, nos EUA, de 30 de março a 1º de abril; e as Rodadas de Negócios na República Dominicana, de 11 a 13 de abril; no Chile, de 16 a 18 de maio; e na África do Sul, entre os dias 23 e 26 de outubro.
Em 2022, foram realizadas uma missão comercial ao Peru, a instalação do stand MoveBrazil na feira internacional ANPACT, no México; e na IAA Transportation, na Alemanha. Além disso, o convênio promoveu a Rodada Internacional de Negócios, durante a realização da Fenatran, com importadores estrangeiros.
No ano de 2020 o programa desenvolveu a missão comercial à Colômbia, sendo suspenso em seguida por conta da pandemia mundial de Covid-19. A retomada ocorreu em junho de 2022 com a renovação do convênio.
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A Randoncorp registrou, no terceiro trimestre de 2023, receita líquida consolidada de R$ 2,9 bilhões. No acumulado do ano, a Companhia registra nesse indicador R$ 8,3 bilhões, valor que representa estabilidade na comparação dos nove primeiros meses de 2022, mesmo em um ano com forte retração de volumes em um dos principais mercados de atuação da empresa.
O EBITDA Consolidado alcançou R$ 396,4 milhões no terceiro trimestre, atingindo R$ 1,3 bilhões no ano, o que representa uma alta de 8,5% na comparação com o período de janeiro a setembro de 2022. Já a margem EBITDA se manteve estável no trimestre na comparação com mesmo período do ano passado, em 13,7%, e está em 15,4% no acumulado de 2023, acima do mesmo período do ano anterior.
Considerando o contexto de mercado complexo e competitivo, com queda nos volumes e receitas associadas ao mercado de caminhões e cenário internacional desafiador, o CFO da Randoncorp, Paulo Prignolato, explica que o desempenho alcançado pela companhia é fruto da estratégia de negócios. "Estamos conseguindo enfrentar e superar esses desafios pela resiliência das nossas empresas e pela nossa diversificação de mercados, geografias e portfólios, que além de contribuírem para os resultados positivos, nos permitem seguir executando nosso plano estratégico", destaca.
Entre os fatores que contribuem para as receitas apuradas, estão a continuidade da boa demanda do mercado de semirreboques, suportada pelo setor agrícola e avanço de outros segmentos – como o de tanques de combustíveis –, e a boa performance do mercado de reposição, tanto em receita quanto em volumes de vendas.
O agronegócio tem contribuído de maneira ainda mais intensa nos negócios da Randoncorp. Dois exemplos disso foram registrados no trimestre. Com a retomada das vendas de semirreboques basculantes e graneleiros, o setor representou 64% da receita da vertical Montadora, um avanço de sete pontos percentuais na comparação com o segundo trimestre deste ano. Já na vertical Autopeças, a unidade Castertech Fundição e Tecnologia registrou avanço de 1,3 ponto percentual na receita líquida oriunda do mercado agrícola, se comparado com o terceiro trimestre de 2022.
Mercado externo - As receitas do mercado externo, que reúnem os valores de exportações com as vendas realizadas pelas unidades localizadas fora do Brasil, somaram US$ 119,1 milhões no terceiro trimestre, representando 20,1% da receita líquida consolidada. No acumulado de 2023, este indicador atingiu US$ 385,4 milhões, 15,5% superior ao mesmo período de 2022, favorecido pelo acréscimo das receitas das operações Hercules, nos Estados Unidos, e Juratek, no Reino Unido.
"Ao longo dos últimos anos, concentramos nosso foco na ampliação da atuação nos mercados de reposição e internacional. Em complemento a isso, a expansão de portfólio e a defesa da posição de liderança nos nossos negócios já consolidados seguem sendo fundamentais para a estratégia da companhia. Seguimos confiantes em atingir os principais indicadores do Guidance divulgado ao mercado, certos de que estamos na rota correta para que a empresa siga crescendo de forma sustentável e equilibrada", salienta o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.
A solidez financeira também tem sido fator fundamental para os resultados registrados e foi destacado pela agência S&P Global Ratings, que manteve o rating corporativo na escala nacional Brasil em "brAA+" e alterou a perspectiva de estável para positiva, em relatório publicado no mês de outubro. Entre os pontos listados para essa classificação estão a expectativa de boa rentabilidade e redução de alavancagem da Randoncorp nos próximos anos, pela recuperação de mercados de atuação e maior geração de caixa.
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Comunicação RANDONCORP
Outubro na RAV Correntes foi marcado por participações em feiras importantes na região. A indústria fabricante de peças para implementos rodoviários, RAV Correntes, mostra-se sempre muito participativa, buscando ampliar sua rede de contatos e conquistar novos públicos.
Em busca de marcar presença na história de São Marcos, a empresa integra-se a Fenamarco – 5° edição, um evento aberto à comunidade, que está em constante crescimento e alcançando cada vez mais pessoas, tanto da região quanto de outras localidades, possibilitando atingir diferentes públicos e apresentar sua trajetória à comunidade.
Trilhando um objetivo diferente, a Mercopar, considerada a maior feira de inovação e negócios da América Latina, traz grandes oportunidades. A RAV sempre se fez presente no evento como visitante, em busca de tecnologias inovadoras e ampliação de fornecedores. No entanto, nas duas últimas edições, participou também como expositor, o que possibilitou aproximar-se de novos clientes e divulgar a marca, apresentando sua linha de produtos.
A participação nesses eventos, e muitos outros, é de grande importância para a RAV Correntes, pois cria novas bases, conhecimentos, experiências e fortes ligações com as pessoas presentes, mantendo-se firme nos valores, missão, visão e política da empresa.
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Comunicação RAV Correntes
O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.
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