

Apesar do valor médio registrado, o IPTL identificou uma tendência de estabilidade no preço do combustível no início do mês
O mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, apontou que o preço médio do litro do diesel comum foi encontrado no País a R$ 6,01 na primeira quinzena de agosto, com recuo de 0,50% ante o consolidado de julho, e o S-10 fechou o período a R$ 6,18, após aumento de 0,16%.
“Apesar dos acréscimos registrados em julho e de ainda estar acima de R$ 6, o preço do diesel apresenta uma tendência de estabilidade no encerramento da primeira quinzena de agosto. Como o combustível não tem seus preços reajustados pela Petrobras desde o ano passado, a projeção é que esse cenário permaneça nos próximos meses”, avalia Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
A maioria das regiões registraram aumento de 0,33% a 0,84% no preço, em relação a julho. As médias mais altas foram registradas nas bombas de abastecimento da Região Norte, a R$ 6,71 o comum e R$ 6,58 o S-10. Já as mais baixas foram comercializadas no Sul, a R$ 5,93 o comum e R$ 5,97 o S-10.
Entre os estados e o Distrito Federal, o Amapá foi o que apresentou os dois tipos pelo maior preço médio de todo o País, a R$ 7,39 o comum e R$ 7,46 o S-10. Já o Paraná registrou a média mais baixa para o comum, encontrado a R$ 5,90, e dividiu com o Rio Grande do Sul o topo do ranking do diesel S-10 maia barato do País (R$ 5,96).
No Amazonas foram registrados os aumentos mais expressivos de todo o território nacional no preço do diesel comum, de 3,62% ante o mês anterior, fechando a quinzena com o litro a R$ 6,30. Nos postos amazonenses o IPTL também identificou o maior acréscimo para o diesel S-10, de 1,39%, comercializado à média de R$ 6,55.
Já as maiores reduções foram identificadas em estados nordestinos. No Sergipe o preço do diesel comum recuou 3,16% e foi encontrado a R$ 6,75. Nos postos baianos o tipo S-10 ficou 0,96% mais barato, fechando o período a R$ 6,20.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
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Aplicativo passa a ser acessado por qualquer computador, além dos telefones móveis; Empresas ganham acesso completo a toda informação armazenada na nuvem
A Frigo King, empresa fabricante de equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas, lançou a versão para computador do aplicativo Meu Frigo King e abriu o acesso a todos os clientes de todos os dados de suas operações armazenados em nuvem. “Dessa forma criamos o maior ambiente de troca de informações, com apoio de alta tecnologia, focado no gerenciamento do transporte de mercadorias refrigeradas e congeladas do mercado”, afirma Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor da Frigo King.
O APP Meu Frigo King opera no mercado desde 2022 transmitindo aos clientes informações a respeito do funcionamento das máquinas de refrigeração da Frigo King instaladas nos baús de transporte. “Esse aplicativo, com tantas funcionalidades e ainda por cima gratuito foi uma revolução tão grande que até hoje não se encontra nada parecido sendo oferecido pelos concorrentes neste mercado”, recorda o diretor. O sistema agora evoluiu e permite ao gestor, utilizando as funções do aplicativo, intervir à distância, a partir de seu próprio computador, diretamente no ajuste de funcionamento dos equipamentos registrados em sua frota.
Todos os dados são transmitidos para a nuvem utilizando o celular do próprio motorista e podem ser acessados rapidamente pelos gestores através do seu computador, da comodidade do escritório. Além da visualização instantânea, o gestor conta com a segurança do armazenamento em nuvem dessas informações.
O lançamento da plataforma está marcado para o dia 19 de agosto. Todos os clientes que tenham equipamentos Frigo King com a tecnologia Meu Frigo King automaticamente ganham o upgrade do sistema para acessar de seu computador as informações do seu equipamento de frio.
“Se informação é dinheiro, informação na mão do transportador pode ser traduzida em economia”, explica o executivo que completa: “e basta a compra de um equipamento Frigo King para a empresa poder traçar com mais precisão o histórico de toda a operação de logística na cadeia do frio”.
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Argonautas Comunicação & Design
Com a implementação total da nova esteira seletora com capacidade para classificar três mil volumes por hora, a ZF Aftermarket estará preparada para atender maiores demandas de peças de reposição
A fim de proporcionar mais agilidade nas entregas ao setor de reposição no Brasil, a ZF Aftermarket iniciou a instalação de uma nova esteira seletora, 100% automatizada, em seu Centro de Distribuição instalado em Itu, SP. O equipamento, também chamado de “sorter”, é utilizado para classificar e separar produtos com base em critérios específicos, como destino, rota ou pedidos de clientes. A função principal da nova esteira seletora é agilizar e otimizar o fluxo de peças, garantindo que os produtos certos sejam direcionados para os destinos corretos de maneira mais eficiente e 30% mais rápida. “Essa tecnologia proporcionará uma melhoria significativa na velocidade e precisão do processo de distribuição de peças, contribuindo para uma operação mais eficiente aos nossos clientes”, afirma Bruno Silva (foto), gerente sênior de operações da ZF Aftermarket.
De acordo com o executivo, o novo recurso está em expansão gradual de capacidade e a previsão é que atinja seu potencial integral de operação até o final deste ano.
O novo equipamento está instalado em uma área de 300 metros quadrados e sua aplicação se destina a 85% das peças armazenadas no CD - Centro de Distribuição, já que as peças de formatos maiores e acima de 11 quilos não são inseridas nesse processo, como por exemplo, transmissões e eixos. Atualmente o CD de Itu armazena um total de 23 mil itens das marcas ZF, Lemförder, Sachs, Varga e TRW. A empresa possui uma das maiores operações do mercado de reposição do Brasil, movimentando mensalmente cerca de cinco milhões de autopeças. É importante mencionar, que este número não inclui o volume movimentado pela marca WABCO, também pertencente à ZF Aftermarket, cujo CD de peças está instalado em Campinas, SP.
O novo sorter foi inteiramente desenvolvido no Brasil após meses de pesquisa. Essas pesquisas tiveram como referência os maiores players de logística em atuação no País. Após a avaliação dos equipamentos em operação, a ZF decidiu importar parte do equipamento para evitar que as peças se acumulassem ao passar pela curva da esteira seletora, corrigindo imperfeições de esteiras já existentes no País e entregando ao processo ainda mais agilidade.
Para a operação, quatro rebocadores são utilizados para alimentar o sorter. Quando chegar a sua plena capacidade, a nova esteira seletora poderá classificar três mil volumes/hora, atendendo a uma necessidade diária de movimentação de 20 mil volumes em um turno, que seguirão na sua totalidade para o mercado de reposição de peças. Com isso, a operação será otimizada em mais de 30% para atender à crescente demanda de peças, tanto do mercado interno como externo.
Toda a movimentação do sorter é guiada por códigos de barras dos produtos, garantindo eficiência e precisão. De acordo com Bruno, todos os colaboradores foram treinados para operar com o novo sistema. “A nova linha é flexível e permite ajustes para atender a diferentes requisitos de logística. Há total confiabilidade no novo processo, que inclui dois tipos de conferências automatizadas, além de estar integrado ao sistema RFID – Radio Frequency Identification”, explica o executivo. Com isso, as etiquetas fixadas nas embalagens permitem que os produtos sejam rastreados ao longo de toda a cadeia de reposição.
“A digitalização vem transformando profundamente a operação logística da ZF Aftermarket e além de agilidade, trouxe inteligência, eficiência operacional e maior capacidade de responder rapidamente a desafios e mudanças no mercado”, conclui.
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MM Editorial |
Unidade é primeira instalada na cidade de Itajaí, além de ser a primeira loja de peças da concessionária Rodocatarina, que atende 187 cidades, abrangendo 63% do estado
A Librelato recentemente expandiu a atuação em Santa Catarina ao inaugurar mais uma unidade de sua rede de peças Libreparts. A loja é a primeira da Librelato em Itajaí, SC, e a primeira da concessionária de implementos rodoviários Rodocatarina, que no mesmo dia reinaugurou sua sede administrativa, que fica no mesmo endereço da loja, após ampliação do espaço.
A nova unidade Libreparts chegou a Itajaí para oferecer a ampla variedade de peças originais da fabricante, além de paralelas e de multimarcas, para todos os tipos de carretas. Fredy Laydner Filho, um dos sócios da Rodocatarina, explica que este é um passo importante em prol da expansão da concessionária. Desde sua fundação, em outubro de 2022, a Rodocatarina tem se destacado no mercado catarinense ao abranger 63% do estado, atendendo 187 cidades com uma equipe de 60 profissionais no total.
“Acreditamos muito no sucesso desta nova empreitada, pois Itajaí tem vários aspectos que nos beneficiam. Situada no litoral, a cidade possui uma localização privilegiada e concentra o principal porto de Santa Catarina, o que leva diversas empresas de logística e multinacionais a estabelecer-se na região. Além disso, passam pela cidade e nas proximidades rodovias federais e estaduais importantes, por onde podem chegar diversos clientes. É o município mais rico do estado, com um nítido e relevante crescimento da indústria e de outros setores nos últimos anos”, conta Laydner.
Para Silvio Campos, Diretor Comercial e de Marketing da Librelato, a experiência da concessionária na região é um diferencial que ajudará a marca Librelato a alcançar novos patamares de vendas. “A Rodocatarina é uma concessionária que entende bem as necessidades do mercado de implementos rodoviários e que tem proporcionado uma experiência satisfatória para os nossos clientes há algum tempo. Ao expandirmos a rede Libreparts para Itajaí, com a qualidade do atendimento da Rodocatarina, com certeza alcançaremos excelentes resultados”, diz.
Além da loja de Itajaí, a Rodocatarina possui filiais em Joinville e Rio do Sul, onde comercializa os implementos rodoviários da Librelato e dispõe de profissionais exclusivos para venda das peças.
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Equipamento é utilizado na parte de cima de reboques e semirreboques e suporta a lona que cobre a carga; Componente é feito com tubo galvanizado para evitar oxidação do produto
A RAV Componentes, empresa fabricante de peças para os segmentos de correntes, transporte rodoviário e agronegócios com sede em São Marcos (RS), ampliou seu leque de produtos e apresentou ao mercado seu arco de lona.
O componente é utilizado na parte de cima de reboques e semirreboques modelo Carga Geral e dá sustentação a lona que cobre a carga. “Nossa proposta é um arco de lona mais resistente à aplicação severa do cotidiano do transporte de carga”, explica Camila Brezolin, diretora Comercial.
O arco de lona da RAV é produzido com tubo galvanizado de diâmetro de 25,4 mm e em três espessuras: 1,25 mm, 1,5 mm e 1,95 mm. O acabamento do produto é reforçado na dobra aumentando sua resistência e evitando que o material tenha rachaduras.
A exemplo dos demais produtos da RAV, o arco de lona será oferecido aos clientes da América do Sul. “A maior parte das inovações em componentes para transporte de carga são feitas pela indústria brasileira e são bem acolhidas pelos operadores logísticos sul-americanos”, conclui.
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Argonautas Comunicação
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