

Maior evento do setor de concessões de rodovias acontece nesta quinta e sexta-feira
A Bienal das Rodovias 2024, o maior evento do setor de concessões de rodovias no País, vai reunir cerca de 2 mil pessoas em Brasília na quinta e sexta-feira (7 e 8 de agosto). O evento é realizado pela Melhores Rodovias do Brasil – ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) e nesta edição promoverá o debate sobre a sustentabilidade em todas as suas dimensões para o programa de concessões de rodovias do Brasil. Trata-se da 13ª edição do evento, que até 2022 era intitulado Congresso ABCR Brasvias.
A programação inclui painéis que abordarão temas como descarbonização, sustentabilidade na relação com os usuários, licenciamento ambiental, resiliência climática, sustentabilidade jurídica dos contratos, fronteiras tecnológicas, consensualismo, entre outros. Pela primeira vez, a grade inclui painéis com participação de representantes de outros modais e da indústria. Também está previsto painel internacional, que abordará experiências de outros países.
Nomes de destaque para o setor estão confirmados nos mais de 30 painéis e talk-shows previstos, que buscam debater a sustentabilidade em todas as suas dimensões para o programa de concessões de rodovias do Brasil.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, fará painel master de abertura do evento. O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, participará de painel que vai debater o consenso como um novo pilar para a sustentabilidade negocial das concessões, que também contará com a presença do secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro e da procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra. O Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, participará do painel master “Agências Reguladoras do amanhã”, que fechará o evento. O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, também estará no painel. Os governadores Romeu Zema (MG) e Ratinho Junior (PR) também estão confirmados.
O tema segurança viária também será abordado em diferentes momentos durante o evento, com foco para as soluções existentes e as tecnologias utilizadas pelas concessionárias de rodovias, além de iniciativas para proteger as equipes de operação das rodovias.
Outros nomes de relevância da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Controladoria Geral da União, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Infra S.A, Ministério dos Transportes, Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Polícia Rodoviária Federal, representantes do legislativo, governadores de Estado, concessionárias, ministros e secretários de Estado estão confirmados.
Ao todo, serão mais de 150 painelistas em mais de 30 painéis, além de 60 estandes de expositores no evento, simuladores de segurança viária, entre outras ativações. A programação completa está disponível no site bienaldasrodovias.com.br.
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Imprensa ABCR
Material premium tem melhor desempenho em ambientes corrosivos, sendo especialmente indicado para transportar cargas que desgastam o aço convencional
A Librelato, uma das principais fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, anuncia o lançamento do aço inoxidável como opcional para suas linhas de graneleiros e basculantes. A novidade permite que os clientes escolham um material premium que proporciona maior durabilidade aos implementos e maior rentabilidade aos negócios.
Nos graneleiros, os clientes da Librelato poderão optar pela aplicação do aço inoxidável na estrutura, em partes como fechamentos laterais, frontais e traseiros do chassi, frontal da caixa de carga, fueiros e estrutura das tampas laterais e traseiras. Já nos basculantes ele pode ser incorporado ao revestimento da caixa de carga, na parte frontal e na tampa traseira.
Uma das principais vantagens é a sua vida útil, que chega a ser três vezes maior do que a dos aços comuns, segundo Fabiano Gastaldon, Gerente de Marketing de Produtos e Inovação da Librelato. “O aço inoxidável é conhecido por sua excelente durabilidade, o que significa que os implementos feitos com ele tendem a resistir ao desgaste e à corrosão por muito mais tempo. Essa resistência prolongada reduz a necessidade de substituições frequentes e manutenções constantes”, explica.
Isso significa que, apesar do investimento inicial em aço inoxidável ser mais alto, sua durabilidade possui um retorno garantido a curto prazo. “Ao optar por implementos de aço inoxidável, o cliente está investindo em produtos que oferecem uma vida útil mais longa, um escoamento mais eficiente das cargas transportadas e um desempenho consistente, resultando em economia a longo prazo e maior rentabilidade para o seu investimento”, diz Gastaldon.
Por conta desses benefícios, o novo opcional da Librelato é indicado principalmente para frotistas do agronegócio e do setor de mineração, que lidam constantemente com o transporte de materiais corrosivos como fertilizantes, alguns tipos de minério, sal e açúcar.
A fabricante está otimista em relação à aceitação do mercado para os novos implementos em aço inoxidável, por se tratar de um material premium de alto custo-benefício. Por isso, continuará avaliando a possibilidade de introduzi-lo em outras linhas de produtos, conforme a necessidade dos clientes. Por enquanto, os graneleiros e basculantes com aço inoxidável serão vendidos sob consulta.
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A Federal Express Corporation, maior empresa de transporte do mundo, anuncia Camila Lima como sua nova vice-presidente de Operações no Brasil. Ela passa a ser responsável por liderar o planejamento e as definições estratégicas da companhia, bem como gerir todas as operações brasileiras, incluindo serviços logísticos e de transportes rodoviário e aéreo nacionais e internacionais.
Camila possui mais de 20 anos de experiência no setor de transporte, onde começou como estagiária. Em 2012, juntou-se à FedEx quando a companhia adquiriu a Rapidão Cometa. Desde então, atuou como gerente sênior de Operações do serviço doméstico até ser promovida à diretora de TMO (Transactional Management Office) para integração com a TNT. Antes de assumir a vice-presidência de Operações, Camila ocupou o cargo de diretora de Planejamento & Engenharia, responsável pelos departamentos de Propriedades, Frota e Engenharia.
A executiva tem, também, forte envolvimento nos temas de diversidade, equidade, inclusão e oportunidade (DEI&O), sendo presidente do comitê de DEI&O da FedEx no Brasil e líder do grupo de afinidade de gênero.
"Estou muito entusiasmada com a oportunidade de continuar desenvolvendo nossas operações no País para melhor atender os nossos clientes e as comunidades. A indústria de transporte e logística está passando por rápidas e importantes mudanças e a FedEx está focada em trazer inovações que ajudem a tornar as cadeias de abastecimento mais eficientes para todos. Estou confiante na capacidade do nosso time do Brasil para colaborar nessa jornada transformacional”, diz Camila.
Camila é formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Pernambuco e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas com atualização pelo Programa Internacional de Negócios da Universidade de Miami Herbert Business School.
FedEx no Brasil - A FedEx possui expertise, infraestrutura e um portfólio completo de soluções de transporte e logística para atender empresas de diferentes setores e tamanhos, tanto nacional quanto internacionalmente.
Presente no País desde 1989, a companhia tem feito investimentos constantes para garantir a qualidade de suas operações e dos serviços que oferece ao mercado. Por meio da aplicação de recursos em tecnologia, modernização de filiais, frotas, segurança e pessoas, a empresa tem trabalhado para aprimorar a eficiência da cadeia de suprimentos.
No Brasil, oferece serviços de logística e de transporte nacional e internacional aéreo e rodoviário, atendendo diferentes necessidades de seus clientes. Em sua estratégia de atuação direciona uma atenção especial para as micro, pequenas e médias empresas visando ajudá-las a ter acesso às mesmas oportunidades de mercado disponíveis para os grandes empreendimentos.
Infraestrutura
Serviço internacional
Serviço nacional de transporte e logística
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Inovações tecnológicas ajudam a evitar roubos de cargas, um problema crescente para a logística no Brasil
Em 2023, os roubos de carga aumentaram 4,8% no Brasil. De acordo com o relatório da Overhaul, a previsão é que essa prática criminosa continue a crescer em 2024. Esse cenário desafia os profissionais de logística a investirem em soluções de segurança eficazes. Para atender a essa demanda, a Bycon apresenta o Tempest, um gerador de neblina portátil projetado para integrar-se a sistemas de alarme e rastreamento veicular, oferecendo uma camada adicional de proteção.
O Tempest funciona com uma bateria interna que tem autonomia de um ano e pode ser instalado em veículos ou ambientes sem infraestrutura elétrica, como contêineres e cofres, com total segurança. Este dispositivo é eficiente e rápido, capaz de cobrir uma área de até 500m³ em apenas 48 segundos.
“O gerador possui um design compacto e produz uma neblina segura para impedir a visibilidade dos intrusos. Os produtos são certificados conforme as normas europeias, o que significa que o fluido de neblina é testado e absolutamente seguro para pessoas, animais, objetos e não deixa resíduos. Com isso, a carga não fica inutilizada após o uso, que é uma preocupação comum entre os usuários”, explica Adalberto Bem Haja, CVO da Bycon.
Uma das principais vantagens do gerador Tempest é sua modularidade, permitindo a integração de sensores e a conexão com centrais de alarme à distância, além do acionamento remoto. Utilizando tecnologia URFOG, a névoa gerada é muito mais densa do que uma fumaça convencional, proporcionando uma barreira visual impenetrável. Além disso, o fluido do dispositivo pode ser recarregado após o uso, aumentando o custo-benefício da solução.
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A transformação digital está mudando diversos setores da economia, e o transporte rodoviário de cargas não é exceção. Utilizando a plataforma da Logfintech goFlux, a Agera, empresa spin-off da Vale S.A., conseguiu revolucionar seu processo de licitação e contratação de fretes, tornando-o ágil, transparente e democrático. Este avanço é especialmente relevante em um setor historicamente marcado pela informalidade e ineficiência
Por muitos anos, o crescimento do setor de transporte de cargas rodoviárias foi prejudicado pela informalidade e volatilidade do mercado. A complexidade de realizar um BID (processo de cotação e contratação de frete), bem estruturado sempre foi um desafio. O BID envolve reunir várias transportadoras para um leilão, onde a que oferece o melhor custo-benefício é escolhida para a operação. No entanto, organizar este processo de forma justa e transparente nunca foi uma tarefa fácil
Isto inclusive era uma das dores da Agera, empresa criada para desenvolver e ampliar o negócio de Areia Sustentável e promover a mineração circular. De acordo com Ricardo Bomfim, Gerente de Suprimentos e TI da Agera, por atuar no segmento de materiais derivados do beneficiamento do minério de ferro, a complexidade no processo de transporte da empresa sempre foi um desafio. O seu principal produto é a areia sustentável, que é tratada e designada a muitos mercados, isso vai desde a construção civil, indústria de cerâmica, tinta, entre outros. Para transportar esse produto, é necessário um caminhão específico no modelo basculante (caçamba) e a dificuldade da companhia era se conectar aos transportadores que possuíam sinergia com as suas operações. Outro gargalo era encontrar os players que de fato estavam ativos no mercado.
Foi quando a pouco mais de um ano os executivos da Agera conheceram a plataforma da logfintech goFlux e desde então deram um grande salto tecnológico na contratação de frete. “Encontramos uma ferramenta de BID confiável e aderente ao nosso processo interno, com transportadores cadastrados e rotas compatíveis com nossas necessidades. Foi perfeito, pois solucionou uma de nossas principais dores", destaca Bomfim.
A goFlux não apenas atendeu às necessidades iniciais da Agera, mas também se ajustou às demandas específicas da empresa, melhorando a plataforma para facilitar ainda mais o processo de licitação. Isso permitiu à empresa gerenciar um maior número de rotas com mais eficiência, criando uma parceria que se mostrou bem-sucedida em todos os aspectos.
De acordo com Bomfim a contratação de fretes é frequentemente regionalizada e muitas empresas de transporte têm pouca familiaridade com o ambiente digital, resultando em uma ineficiência de cerca de 45%, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Caminhões frequentemente retornam vazios após uma entrega, aumentando os custos de frete e comprometendo a sustentabilidade. "A plataforma da goFlux ajuda a contratar transportadores que realmente têm sinergia com nosso negócio, pois sabemos que vamos contratar os players aderentes a nossa operação agregando muito valor para nós, pontuou o gerente.
Ainda segundo o profissional, a Agera busca eficiência operacional com soluções completas de logística que reduzem custos e aumentam a performance. "Ferramentas de inteligência e governança, como a goFlux, são fundamentais para nós", afirma Bomfim. A otimização dos fluxos logísticos e a redução de caminhões rodando vazios são prioridades para a Agera, que alinha essa estratégia com seus princípios de sustentabilidade.
Plataforma completa - A LogFintech brasileira goFlux, é especialista em soluções tecnológicas para cadeia logística, geração de dados com IA (Inteligência Artificial), antecipação de recebíveis, predição de fretes, colaborando com a neutralização das emissões de CO2, adicionando segurança, integridade e agilidade ao setor de transporte rodoviário de cargas. Consolidada no setor agropecuário, a empresa expandiu para outros segmentos, incluindo siderurgia, mineração, alimentos, papel e celulose, construção civil, etc.
Entre as vantagens da ferramenta para os embarcadores está a contratação em uma única base, de maneira organizada, com histórico detalhado de quem participou e venceu o BID com todas as transações registradas, tornando todo o processo mais fluído e com um grande ganho em compliance. “A tecnologia da goFlux permite às empresas tomarem decisões mais assertivas e reduzir o tempo de BIDs de anuais para mensais ou semanais. "A Agera começou fazendo um BID por ano e agora realiza o processo a cada 15 dias, aumentando a agilidade e compliance", explica Renato Castilho, CTO da goFlux. Todas as informações são registradas e arquivadas, disponíveis para auditorias futuras.
A LogFintech também disponibiliza às empresas outra ferramenta importante, o View, solução integrada que proporciona inteligência preditiva e visão futura dos patamares de fretes do mercado. Isso permite avaliar se os preços propostos estão condizentes com o mercado, aumentando a transparência e competitividade das operações. "Fornecemos informações privilegiadas graças à nossa vasta base de dados de fretes, sempre buscando tornar as operações mais transparentes, competitivas e democráticas", conclui Castilho.
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