

O cavalo-mecânico Peterbilt equipado com motor Cummins X15N e uma transmissão Allison da Série 4000, puxando reboques duplos de cimento a granel, demonstrou desempenho e produtividade acima das expectativas
A Allison Transmission fez uma parceria com a Cummins para testar e validar o novo motor Cummins X15N de 15 litros, a gás natural, equipado com uma transmissão automática Allison da Série 4000™. A Sandman, frotista de transporte de cimento a granel com sede em San Jose, Califórnia, concluiu com sucesso mais de 80 mil quilômetros rodados em avaliação de campo e relata melhorias significativas na eficiência de combustível e no desempenho dos veículos. O caminhão avaliado, um cavalo-mecânico Peterbilt puxando reboques duplos de cimento a granel, demonstrou desempenho e produtividade impressionantes, fato resultante da combinação do motor X15N com a transmissão Allison.
“Há mais de 20 anos aderimos às transmissões automáticas Allison, o que mudou o mundo para nossos motoristas. Eles transportam cargas de quase 40 toneladas no trânsito pesado entre San Jose e São Francisco várias vezes ao dia, percorrendo um percurso com inúmeras arrancadas e paradas”, comenta Victor Landaverde, Gerente de Frota da Sandman. “Estamos entusiasmados com o desempenho do motor Cummins X15N, que recebeu uma transmissão da Série 4000, e o impacto potencial que ele pode trazer para nossa frota de mais de 100 caminhões a gás natural equipados com Allison. Os testes de campo foram impecáveis ao longo de mais de 80 mil quilômetros e, além de atingirem excelente eficiência de combustível e o aprimoramento do freio-motor, a potência consistentemente mais forte durante as trocas de marchas melhoraram significativamente nossas operações.”
As transmissões da Série 4000 foram projetadas para oferecer maior desempenho e consumo de combustível otimizado. Seu conversor de torque multiplica a força do motor para melhorar significativamente a capacidade de arrancada, dirigibilidade e produtividade geral. O pareamento da Série 4000 com o X15N, que é 226 quilos mais leve do que a versão a diesel do motor de 15 litros, proporcionará economia adicional de combustível e redução das emissões para as frotas, reduzindo o custo total de propriedade do veículo e, ao mesmo tempo, apoiando objetivos de responsabilidade social corporativa. A transmissão da Série 4000 usada na avaliação da Sandman também contava com o FuelSense® 2.0, conjunto exclusivo de software e controles eletrônicos que podem proporcionar uma economia de combustível de até 6%.
“As transmissões totalmente automáticas Allison são agnósticas em termos de combustível, o que significa que podem ser agregadas com várias fontes de energia, incluindo diesel, gás natural, híbrido elétrico, célula de combustível ou bateria. À medida que a indústria continua a avaliar veículos elétricos e trabalha para superar os obstáculos enfrentados pela adoção dessa tecnologia, espera-se que mais clientes adotem motores de combustíveis alternativos como solução para atender às crescentes restrições de emissões”, disse Rohan Barua, Vice-presidente de Vendas da América do Norte, Canal Global e Pós-venda da Allison Transmission. “Estamos ansiosos por essa parceria com a Cummins e com os demais fabricantes de caminhões, o que ajudará os usuários a reduzir a pegada de carbono sem sacrificar a produtividade e a eficiência da frota. Estamos confiantes de que a combinação do motor Cummins X15N com uma Allison 4000 é a solução ideal.”
Os caminhões Peterbilt e Kenworth equipados o motor X15N e as transmissões automáticas Allison já estão disponíveis para encomenda.
-
Press Consultoria
Convênio prevê investimentos totais de R$ 7,2 milhões para promover a internacionalização da indústria de implementos rodoviários, e ampliar as exportações do setor
A ANFIR e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) renovaram o programa MoveBrazil. “Esse convênio tem se mostrado muito importante para a internacionalização das empresas do setor e também para ampliar as exportações de produtos brasileiros”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
A parceria teve início em 2016 e essa é a quarta renovação do convênio. O novo ciclo, referente ao biênio compreendido entre os meses de agosto de 2024 e julho de 2026, prevê investimentos totais de R$ 7,2 milhões, considerando R$ 3.223.578,29 milhões de recursos da Agência e R$ 3.977.795,55 milhões da contrapartida, para promover a internacionalização e alavancar os negócios da indústria de implementos rodoviários, em todas as etapas de seu processo exportador.
Atualmente o programa apoia cerca de 200 empresas, com relevante participação de pequenas e médias. Nesta nova etapa, as ações contemplarão rodadas de negócio em países mercado-alvo, participação em feiras de negócio internacionais e uma rodada de negócios internacional a ser realizada em São Paulo durante a Fenatran. Também englobam ações para estímulo à inovação e práticas de sustentabilidade, além do compromisso de fortalecer e estimular empresas com lideranças femininas.
No biênio, serão trabalhados mercados-alvo internacionais como Estados Unidos, Peru, Argentina, México, República Dominicana, Colômbia, Chile, Paraguai, Angola, Costa Rica, dentre outros.
“Estamos muito satisfeitos em garantir, mais uma vez, a renovação do convênio com a ANFIR, que tem oferecido um apoio essencial à internacionalização da produção da indústria de implementos rodoviários braslieira ao longo dos últimos anos. Nossa indústria de IR tem se destacado pelo investimento em novos equipamentos e materiais, pela inovação constante, com destaque para a digitalização e utilização da inteligência artificial na cadeia produtiva. Sem dizer, é claro, da preocupação permanente com a sustentabilidade no setor”, comemora o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
As atividades permitem às empresas participantes do MoveBrazil acessarem o mercado global, contribuindo expressivamente para o aumento da competitividade do setor rumo à ampliação das exportações brasileiras. A agenda das iniciativas e dos eventos internacionais pode ser acessada no site do projeto www.movebrazil.com.br.
-
-
Argonautas Comunicação
Empresa sediada em Chapecó (SC) é parceira da Videira desde 2019 e já adquiriu 54 implementos rodoviários; Produtos são quatro semirreboques Sider e cinco Carroceria sobre chassis Sider
A Videira Implementos, fabricante de implementos rodoviários localizada em Videira (SC), vendeu nove equipamentos para a Miltex Transportes. “Essa venda marca cinco anos de parceria e mostra a confiança do nosso cliente nas soluções que temos oferecido a ele”, celebra Edson Francio Junior, diretor Comercial da empresa.
A Miltex Transportes, sediada em Chapecó (SC), é parceira da Videira Implementos desde 2019. Em cinco anos já adquiriu 54 produtos, em sua maioria Furgões e Sider para transporte de carga geral. A empresa também transporta carga palletizada e frigorificada.
Os produtos comercializados são quatro semirreboques Sider e cinco Carroceria sobre chassis Sider. Eles serão incorporados à frota da empresa, composta por mais de 100 veículos.
-
Argonautas Comunicação
De janeiro a julho desse ano foram entregues 89.880 implementos rodoviários ante 85.040 produtos em igual exercício do período anterior; Leves cresceram 4,88% e Pesados 6,27%
O volume de emplacamentos de implementos rodoviários de janeiro a julho de 2024 cresceu 5,69% com relação a igual período de 2023. “Percebemos que passo a passo nosso mercado está se consolidando em uma espiral positiva em acordo com as expectativas oficiais de crescimento da economia brasileira”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. A projeção oficial para o PIB brasileiro em 2024, segundo o Banco Central, é de crescimento de 2,5%.
Os dois segmentos de mercado registraram crescimento. O segmento Leve (Carroceria sobre chassi) apresentou desempenho positivo de 4,88%. De janeiro a julho de 2024 foram entregues ao mercado 37.359 produtos, ante 35.620 em igual período do ano passado. Os segmentos que apresentaram curva positiva foram Betoneira (56% com 973 unidades), Graneleiro/Carga Seca (13,2% com 8.772 unidades) e Bau Alumínio/Frigorífico (12,64% com 15.652 unidades).
O Segmento Pesado (Reboques e Semirreboques) registrou crescimento de 6,27%. Em sete meses foram vendidos 52.521 implementos rodoviários, ante 49.420 unidades no mesmo período de 2023. Os produtos mais comercializados no período foram Graneleiro/Carga Seca (11.951 unidade e 11,47%), Tanque Carbono (5.062 unidades e 54,24%) e Bau Carga Geral (5.008 unidades e 61,7%). As vendas da linha Basculante foram elevadas (10.844 unidades) mas não superaram o resultado do mesmo período de 2023.
-
Argonautas Comunicação
Com um portfólio abrangente, a área B2B do Sem Parar oferece diversas soluções de pagamento para gestão de veículos e benefícios
Movida por princípios que promovem a mobilidade e eficiência de negócios e pessoas, a Sem Parar Empresas, unidade de negócios do Grupo Corpay, está presente em todo o País com múltiplas soluções de pagamento para a gestão de veículos e benefícios.
A trajetória da Sem Parar Empresas começou com a integração da área B2B do Sem Parar – detentores da tag de pedágio mais conhecida do mercado –, e a CTF Technologies, líder em gestão de combustível e frota. No ano de 2022, com o objetivo de ampliar seu portfólio de produtos, houve a incorporação da VB, especialista em gestão de vale-transporte.
Destacando-se pela confiança que inspira em seus clientes e parceiros, pela abrangência de seus serviços e pela eficiência e otimização que proporciona em cada projeto, a Sem Parar Empresas mantém um foco constante nas pessoas e em uma visão inovadora, comprometendo-se também em transformar o mercado e promover o crescimento sustentável de negócios e indivíduos.
Soluções - Na área de Gestão de Veículos, dividida entre Toll e Fuel se encontram a Tag Sem Parar para empresas; o Cartão Combustível, um cartão pré-pago para abastecimento de frotas de todos os tamanhos; o Vale-Pedágio, disponível nos formatos de cupom e tag; o CTF Abastecimento, uma solução exclusiva em gestão de combustível à prova de erros e gastos extras; e a Gestão de Frete, em um cartão bandeira Mastercard integrado com vale-pedágio para o pagamento eletrônico de fretes.
Já em Gestão de Benefícios, são oferecidos o vale-transporte líder do mercado, com um sistema próprio e inteligente de economia; o Cartão Flex, o vale-refeição e alimentação em um mesmo plástico e aderente ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT); o benefício flexível Multi, em um cartão com bandeira Mastercard; e diversos serviços de saúde e bem-estar, como plano odontológico, plataforma de acesso à rede particular de saúde com descontos e soluções de assistência psicológica, jurídica e financeiro; além do Wellhub (Gympass), que permite acesso a academias; e o clube de benefícios com cupons de descontos em lojas, mercados e drogarias.
Com mais de 25 anos de experiência e comprometida em ser um parceiro estratégico, a Sem Parar Empresas facilita processos e resultados para empresas de todos os portes e segmentos, permitindo a centralização de soluções em um único fornecedor.
-
O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.
Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.
+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP
www.ponto-e-letra.com.br