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4 estratégias para otimizar o transporte rodoviário de mercadorias no Brasil

Transporte rodoviário continua sendo o principal modal para o transporte de cargas no país

O transporte rodoviário de cargas é o principal modal ainda utilizado no Brasil e a recuperação econômica pós-pandemia tem impulsionado a procura e a necessidade de eficiência logística. De acordo com o Panorama Transportes do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Infra S.A, o país fechou o ano de 2023 com um crescimento na movimentação de cargas em relação ao ano de 2022, com o recorde 1,3 bilhão de toneladas movimentadas no ano. Mais de 100 milhões de toneladas foram transportadas pelas rodovias do país. O transporte rodoviário de soja, milho e farelo, com foco no comércio exterior teve alta de 35,7% em relação ao ano de 2022.

O mercado segue crescendo, a extensão territorial e diversidade geográfica do país dificultam o acesso a algumas regiões, com isso, muitas estradas não têm uma boa infraestrutura, o que pode resultar em condições precárias para o transporte de cargas e acidentes. Segundo a Confederação Nacional do Transporte, mais da metade das rodovias brasileiras estão em situação regular, ruim ou péssima.

Além dos desafios relacionados à extensão territorial do país e infraestrutura, o roubo de cargas é outro problema grave. Segundo dados do “Relatório de Roubo de Carga”, elaborado pelo Centro de Inteligência da Overhaul, o país registrou mais de 18 mil eventos de roubos de cargas entre janeiro e dezembro de 2023 e deve crescer ainda mais em 2024.

“O transporte rodoviário continua sendo o principal modal para o transporte de cargas e com isso, a infraestrutura ainda enfrenta desafios de falta de manutenção e segurança. Com esse cenário e a retomada da economia com o aquecimento do setor de logística, podemos esperar um aumento no número de roubos de cargas em 2024”, revela o gerente de Inteligência da Overhaul, Reginaldo Catarino.

Para enfrentar estes desafios e melhorar a eficiência do transporte rodoviário de mercadorias, o especialista em gestão de risco apresenta quatro estratégias fundamentais.

  1. Localização em tempo real
    Uma das ferramentas mais valiosas para melhorar a segurança e a eficiência do transporte terrestre de mercadorias é a implementação de sistemas de localização em tempo real. Estes sistemas permitem às empresas monitorizar a localização e o estado dos seus veículos e da sua carga em qualquer altura. “Através da utilização de GPS e de tecnologias de comunicação avançadas, as empresas podem detectar e responder rapidamente a quaisquer anomalias ou incidentes, tais como desvios não autorizados ou paradas prolongadas”, explica Reginaldo.

  2. Colaboração e coordenação interagências
    O especialista explica que é muito importante promover a colaboração e a coordenação entre os diferentes setores e atores de toda a cadeia de transporte, incluindo as empresas, as autoridades governamentais e os serviços de aplicação da lei. “Isto pode envolver a partilha de informações sobre rotas seguras, a implementação de medidas de segurança coordenadas e o desenvolvimento de protocolos conjuntos de resposta a emergências. A colaboração interagências é fundamental para reforçar a segurança e a resiliência das cadeias de abastecimento”.

  3. Formação e sensibilização do pessoal
    O fator humano desempenha um papel crucial na segurança e eficiência do transporte terrestre de mercadorias. Sendo assim, é essencial proporcionar formação adequada e sensibilizar os condutores, os operadores logísticos e o pessoal de segurança para os riscos associados ao transporte de carga, bem como para as melhores práticas de prevenção de roubos e outros incidentes. Isto inclui formação em técnicas de condução defensiva, procedimentos de segurança e gestão de emergências.

  4. Tecnologias de segurança avançadas
    Para além dos sistemas de localização em tempo real, as empresas de transporte adotam tecnologias de segurança avançadas para proteger a carga e atenuar os riscos associados ao transporte de carga terrestre. Estas tecnologias podem incluir sistemas de videovigilância, sensores de intrusão, fechaduras e selos eletrônicos e dispositivos de alarme à distância. Ao combinar estas tecnologias com uma estratégia robusta de gestão de risco, as empresas podem melhorar significativamente a segurança das suas operações de transporte rodoviário de mercadorias.

    “A melhoria do transporte rodoviário de mercadorias no Brasil requer uma abordagem abrangente que combine tecnologia, colaboração entre agências, formação de trabalhadores e a utilização de tecnologias de segurança avançadas. Ao implementar estas estratégias de forma eficaz, as empresas podem reforçar a segurança, a eficiência e a resiliência das suas cadeias de abastecimento, contribuindo assim para o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável do país”, afirma Catarino.

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Overhaul  Sherlock Communications



Por Flavia Soares, Sherlock Communications

ANFIR e ApexBrasil promovem Rodada de Negócios em Bogotá

Nos dias 28 e 29 de novembro 15 empresas vão se reunir com operadores logísticos do mercado colombiano: a ação faz parte do Programa Move Brazil de promoção de exportações de implementos rodoviários e demais equipamentos ligados ao setor

A ANFIR e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vão promover a Rodada de Negócios em Bogotá (Colômbia), nos dias 28 e 29 de novembro. O encontro comercial faz parte do Programa Move Brazil de promoção de exportações, desenvolvido em parceria pela ApexBrasil e ANFIR.

As 15 empresas brasileiras que participarão dos encontros com os operadores logísticos colombianos são Aspöck do Brasil, Braslux, Facchini, Frota Brasil, Grimaldi, Rodofort Guerra, HC Labor, Ibiporã, Pradolux, Randon, Rodovale, TKA Cranes, Triel HT, Usimaster e VBC.

O implemento rodoviário brasileiro tem participação no mercado doméstico da Colômbia em torno de 25%, em um universo de 13.700 caminhões, comercializados no primeiro semestre do ano. A base industrial local é formada por aproximadamente 800 produtores locais, sendo em sua maioria de equipamentos sobre chassi. “Somos os maiores playeres no mercado doméstico o que mostra o reconhecimento das empresas de transporte colombiana da qualidade do produto brasileiro”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

 

Renovação - A ação na Colômbia é a quinta empreendida em 2023. As demais foram a presença com stand na MATS-Mid-America Trucking Show, nos EUA, de 30 de março a 1º de abril; e as Rodadas de Negócios na República Dominicana, de 11 a 13 de abril; no Chile, de 16 a 18 de maio; e na África do Sul, entre os dias 23 e 26 de outubro.

Em 2022, foram realizadas uma missão comercial ao Peru, a instalação do stand MoveBrazil na feira internacional ANPACT, no México; e na IAA Transportation, na Alemanha. Além disso, o convênio promoveu a Rodada Internacional de Negócios, durante a realização da Fenatran, com importadores estrangeiros.

No ano de 2020 o programa desenvolveu a missão comercial à Colômbia, sendo suspenso em seguida por conta da pandemia mundial de Covid-19. A retomada ocorreu em junho de 2022 com a renovação do convênio.

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movebrazilMOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR-Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e tem como meta promover as exportações brasileiras destes produtos, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital e fornecedor de tecnologia. Sua principal forma de atuação é por meio de ações de promoção comercial, como participação em feiras de negócios e rodada de negócios.

Logo ANFIR completoArgonautas Comunicação

Randoncorp registra receita líquida consolidada de R$ 2,9 bilhões no terceiro trimestre de 2023

A Randoncorp registrou, no terceiro trimestre de 2023, receita líquida consolidada de R$ 2,9 bilhões. No acumulado do ano, a Companhia registra nesse indicador R$ 8,3 bilhões, valor que representa estabilidade na comparação dos nove primeiros meses de 2022, mesmo em um ano com forte retração de volumes em um dos principais mercados de atuação da empresa.

O EBITDA Consolidado alcançou R$ 396,4 milhões no terceiro trimestre, atingindo R$ 1,3 bilhões no ano, o que representa uma alta de 8,5% na comparação com o período de janeiro a setembro de 2022. Já a margem EBITDA se manteve estável no trimestre na comparação com mesmo período do ano passado, em 13,7%, e está em 15,4% no acumulado de 2023, acima do mesmo período do ano anterior.

Considerando o contexto de mercado complexo e competitivo, com queda nos volumes e receitas associadas ao mercado de caminhões e cenário internacional desafiador, o CFO da Randoncorp, Paulo Prignolato, explica que o desempenho alcançado pela companhia é fruto da estratégia de negócios. "Estamos conseguindo enfrentar e superar esses desafios pela resiliência das nossas empresas e pela nossa diversificação de mercados, geografias e portfólios, que além de contribuírem para os resultados positivos, nos permitem seguir executando nosso plano estratégico", destaca.

Entre os fatores que contribuem para as receitas apuradas, estão a continuidade da boa demanda do mercado de semirreboques, suportada pelo setor agrícola e avanço de outros segmentos – como o de tanques de combustíveis –, e a boa performance do mercado de reposição, tanto em receita quanto em volumes de vendas.

O agronegócio tem contribuído de maneira ainda mais intensa nos negócios da Randoncorp. Dois exemplos disso foram registrados no trimestre. Com a retomada das vendas de semirreboques basculantes e graneleiros, o setor representou 64% da receita da vertical Montadora, um avanço de sete pontos percentuais na comparação com o segundo trimestre deste ano. Já na vertical Autopeças, a unidade Castertech Fundição e Tecnologia registrou avanço de 1,3 ponto percentual na receita líquida oriunda do mercado agrícola, se comparado com o terceiro trimestre de 2022.

 

Mercado externo - As receitas do mercado externo, que reúnem os valores de exportações com as vendas realizadas pelas unidades localizadas fora do Brasil, somaram US$ 119,1 milhões no terceiro trimestre, representando 20,1% da receita líquida consolidada. No acumulado de 2023, este indicador atingiu US$ 385,4 milhões, 15,5% superior ao mesmo período de 2022, favorecido pelo acréscimo das receitas das operações Hercules, nos Estados Unidos, e Juratek, no Reino Unido.

"Ao longo dos últimos anos, concentramos nosso foco na ampliação da atuação nos mercados de reposição e internacional. Em complemento a isso, a expansão de portfólio e a defesa da posição de liderança nos nossos negócios já consolidados seguem sendo fundamentais para a estratégia da companhia. Seguimos confiantes em atingir os principais indicadores do Guidance divulgado ao mercado, certos de que estamos na rota correta para que a empresa siga crescendo de forma sustentável e equilibrada", salienta o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

A solidez financeira também tem sido fator fundamental para os resultados registrados e foi destacado pela agência S&P Global Ratings, que manteve o rating corporativo na escala nacional Brasil em "brAA+" e alterou a perspectiva de estável para positiva, em relatório publicado no mês de outubro. Entre os pontos listados para essa classificação estão a expectativa de boa rentabilidade e redução de alavancagem da Randoncorp nos próximos anos, pela recuperação de mercados de atuação e maior geração de caixa.

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Somos pessoas trabalhando para pessoas. Com mais de 74 anos de história, nosso compromisso é gerar soluções que facilitam a vida das pessoas através da mobilidade. Alcançamos presença global e liderança em todos os nossos segmentos de atuação. Nossa sede fica em Caxias do Sul (RS), cidade no sul do Brasil, e contamos com 31 unidades industriais presentes em mais de 120 países, sempre priorizando a proximidade e a confiança com nossos públicos, a valorização das pessoas e o lucro com sustentabilidade. Temos como propósito conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade e fazemos isso por meio das empresas Randon, Fras-le Mobility, Castertech, Suspensys, Master, JOST Brasil, CTR – Centro Tecnológico Randon, NIONE, Auttom, Randon Ventures, Conexo, Randon Consórcios, Randon Corretora de Seguros, Banco Randon, Addiante e DB. A Randoncorp atua ainda na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e incentiva a pesquisa científica e a busca por novas soluções tecnológicas por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon. Fazemos parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.


 


Comunicação RANDONCORP

RAV Correntes: fortalecendo vínculos e expandindo horizontes em eventos regionais

Outubro na RAV Correntes foi marcado por participações em feiras importantes na região. A indústria fabricante de peças para implementos rodoviários, RAV Correntes, mostra-se sempre muito participativa, buscando ampliar sua rede de contatos e conquistar novos públicos.

Em busca de marcar presença na história de São Marcos, a empresa integra-se a Fenamarco – 5° edição, um evento aberto à comunidade, que está em constante crescimento e alcançando cada vez mais pessoas, tanto da região quanto de outras localidades, possibilitando atingir diferentes públicos e apresentar sua trajetória à comunidade.

Trilhando um objetivo diferente, a Mercopar, considerada a maior feira de inovação e negócios da América Latina, traz grandes oportunidades. A RAV sempre se fez presente no evento como visitante, em busca de tecnologias inovadoras e ampliação de fornecedores. No entanto, nas duas últimas edições, participou também como expositor, o que possibilitou aproximar-se de novos clientes e divulgar a marca, apresentando sua linha de produtos.

A participação nesses eventos, e muitos outros, é de grande importância para a RAV Correntes, pois cria novas bases, conhecimentos, experiências e fortes ligações com as pessoas presentes, mantendo-se firme nos valores, missão, visão e política da empresa.

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 RAV CorrentesA RAV Correntes nasce com uma nova proposta: fabricar correntes pensando especificamente em atender o mercado de carretas e carrocerias.
 Atuando no mercado desde 2017, vem ampliando sua linha de produtos e se aprimorando. Mantendo alto nível de qualidade e filosofia de atendimento ágil e transparente, hoje é referência nacional no segmento.

 Comunicação RAV Correntes

ZF Aftermarket lança novo catálogo digital

Com o objetivo de facilitar o dia a dia de mecânicos, varejistas, distribuidores e usuários finais, a ZF Aftermarket disponibiliza de forma digital e totalmente gratuita um catálogo integrado de peças das marcas LEMFÖRDER, SACHS e TRW.

O catálogo digital traz diversas funcionalidades como filtros por segmento, por montadora (modelo, ano, linha de produto e produto), busca livre por descrição, aplicação ou código de produto, ficha técnica do produto e acesso a outros catálogos específicos como ZF Transmissões, ZF Agrícola e ZF Marine – Marca ZF.

Uma vez feito o download do catálogo digital no computador, ele fica disponível mesmo sem acesso à internet e é atualizado uma vez que o computador é novamente conectado. Além disso, ele oferece informativos técnicos, gerais e lançamentos, possibilidade de favoritar os produtos, treinamentos com acesso aos vídeos do programa ZF [pro]Amigo, formulário de contato direto com a ZF, link direto para a ferramenta “Busca pela Placa”, com facilidades como indicações de onde comprar, sugestões de produtos e reporte de possíveis melhorias na plataforma. 

De acordo com Fernanda Giacon, Gerente Sênior de Comunicação, Excelência Comercial, Clientes e Estratégia da ZF América do Sul, “a criação do mais novo catálogo está em linha com a importância da consulta ao catálogo oficial dos fabricantes de autopeças, que ajuda a prevenir danos aos produtos e possíveis acidentes. Infelizmente encontramos informações imprecisas e desatualizadas em sites não oficiais, o que compromete a segurança do motorista, ocupantes e do trânsito em geral. Seguir as indicações presentes no catálogo oficial da ZF Aftermarket é essencial para garantir a escolha e aplicação corretas das peças”, explica.

O link que leva à ferramenta “Busca pela Placa” – é aberto ao público e de forma rápida e intuitiva, os usuários, incluindo consumidores finais, podem inserir apenas a placa para encontrar a lista de componentes ou, em uma busca mais detalhada, inserir os dados do veículo, incluindo montadora, ano e versão - para visualizar a descrição completa das peças. De ambas as maneiras, a ferramenta localiza toda a linha de freios, suspensão, direção e transmissões das marcas da ZF Aftermarket, tanto para a linha leve como para a linha pesada.

Para Fernanda Giacon, “tanto a criação do catálogo digital, e a ferramenta '’Busca pela Placa'’ são ferramentas que oferecem cada vez mais facilidades para o mercado de reposição, tornando o acesso à informação mais simples e intuitivo”, finaliza.  

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