

Diesel comum e S-10 registraram aumento de 0,16% cada na comparação com setembro
De acordo com a mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum encerrou outubro com o valor médio de R$ 6,11, registrando alta de 0,16% na comparação com o encerramento do mês anterior. O mesmo aumento também foi registrado para o tipo S-10, que fechou o período a R$ 6,18 no mesmo período.
“Apesar da leve alta registrada em outubro, os dois tipos de diesel têm se mantido nos mesmos patamares de preço médio desde agosto. Regionalmente, os dois combustíveis também sofreram aumentos, com exceção do Sul, que registrou queda de 0,17% no diesel comum em outubro”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
Ainda na análise regional, o Sul apresentou estabilidade no diesel S-10, comercializado à média de R$ 5,98, mesmo valor registrado em setembro. No Centro-Oeste do país, o combustível também registrou estabilidade, sendo negociado em média por R$ 6,26.
Já em todas as outras regiões do País, os dois tipos de diesel registraram aumentos em seu preço médio. No caso do diesel comum, a maior alta registrada foi no Norte, de 1,20%. Com isso, o combustível foi negociado a R$ 6,75 por lá, maior valor entre as regiões. No caso do diesel S-10, Sudeste e Nordeste registram as maiores altas, ambas de 0,16%, com o combustível atingindo o preço médio de R$ 6,12 e R$ 6,21 nas respectivas regiões. Ainda assim, a região com o preço médio de diesel S-10 mais alto foi o Norte, onde custou, em média, R$ 6,60, após alta de 0,15%.
No levantamento por estado, o IPTL constatou que a maior média para o diesel comum foi registrada no Acre, a R$ 7,41, após um aumento de 1,09%. Santa Catarina aparece como o estado onde o motorista encontrou o diesel mais em conta: a R$ 5,88, depois de um recuo de 0,84%.
O estado com o maior aumento registrado do preço médio do diesel comum foi Amazonas, onde foi negociado a R$ 6,67 após alta de 5,21%. Sergipe apresentou o maior recuo, de 2,47%, com o preço médio por lá chegando a R$ 6,33.
Em relação ao diesel S-10, o maior preço médio registrado foi o do Amapá: R$ 7,46, mesmo após uma redução de 0,40%. Com estes números, o estado também registrou a maior queda no preço médio entre os estados do País. No estado do Paraná foi identificado o menor preço médio do período: R$ 5,96, embora o valor represente uma alta de 0,17% em relação a setembro.
O maior aumento do diesel S-10, de 1,04%, foi observado em Rondônia, onde o combustível passou a ser negociado por R$ 6,81.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
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Empresa incorpora em seus produtos conceitos de modularidade e segurança; Destaque é o novo módulo traseiro de iluminação
A Guerra, fabricante de implementos rodoviários com sede em Caxias do Sul (RS), vai apresentar ao mercado, na Fenatran 2024, modelos que incorporam conceitos de modularidade e segurança. “O novo módulo traseiro de iluminação traduz com perfeição a inovação que estamos inserindo em nossos produtos e também reflete nosso compromisso com a segurança e qualidade no transporte rodoviário”, diz Ivo Ilário Riedi Filho (foto), CEO da Guerra Implementos.
A empresa apresenta o novo módulo traseiro de iluminação, com design moderno, faces espelhadas, acabamento black piano e maior quantidade de LEDs em todas as funções conferindo maior segurança e visibilidade. Além disso, para os segmentos Graneleiro, Tanque, Furgão Carga Geral e Sider, o novo conceito terá break light de série agregado ao novo módulo. “Esse novo conceito de design de iluminação combina estilo com segurança e será incorporado a todas nossas configurações de produtos”, afirma o executivo.
Juntamente com o novo módulo traseiro, a Guerra lança a nova iluminação lateral para aumentar a visibilidade em manobras e condições noturnas. Essa tecnologia garante maior segurança para condutores e pedestres.
Além dos novos recursos de iluminação, os equipamentos chegam ao mercado com melhorias significativas como: paralamas envolventes e apara-barro anti spray, que garantem maior segurança com redução na formação de névoa, possibilitando maior visibilidade.
O sistema de freios é o EBS, em conformidade com a Resolução CONTRAN Nº 954. Os componentes são parafusados, garantindo maior facilidade de manutenção e a possibilidade de fixação de novos itens conforme a necessidade do cliente.
O novo protetor lateral, em conceito modular, é mais leve que o modelo anterior, facilitando o acesso aos componentes do chassi. “Estes lançamentos que estarão sendo apresentados na Fenatran serão incorporados a todos os demais produtos da empresa e já serão entregues ao mercado nos produtos a partir de 2025”, explica o CEO.
Semirreboque Graneleiro 4 Eixos 13,50 - O produto apresenta novas tampas com perfis no conceito parafusado, sem solda e mais leves proporcionando maior ergonomia ao operador. Além disso, o “G” parafusado proporciona maior facilidade e agilidade nas manutenções. O novo tira-fino, traz uma nova geometria, sem parafusos aparentes, preservando a lona do equipamento, com design que harmoniza com as linhas do protetor lateral.
Semirreboque Sider 15,40 4 Eixos - O produto foi desenvolvido para oferecer maior agilidade e melhor acomodação da carga. O equipamento segue o conceito top sider, com elevação de 300 mm do teto para melhor acomodação da carga e utilização total do vão interno. O acionamento por catraca proporciona maior ergonomia e agilidade na operação.
Basculante Dianteiro RT com Dolly 5ª Roda - O produto tem caixa de carga construída em aço de alta resistência de 2 mm, com tubo superior sem emendas, resultando em maior resistência e robustez. Além disso, graças a engenharia aplicada na redução de colunas na caixa de carga, o produto se posiciona como o Rodotrem Basculante de 70 m³ com a menor tara do mercado.
Rodada Internacional de Negócios - A Guerra vai participar da Rodada Internacional de Negócios, promovida pela ANFIR e ApexBrasil. O encontro integra o programa MoveBrazil de incentivo a exportação de implementos rodoviários. “Tem sido uma experiência muito boa para a companhia participar das iniciativas de fomento de comércio exterior”, afirma o executivo que completa: “temos foco na exportação, que integra a estratégia de expansão comercial da companhia, e estamos atuando a passos largos nos países da América Latina”. Durante a Fenatran a Guerra vai receber, no dia 6, uma comitiva dos seus distribuidores do mercado externo.
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Argonautas Comunicação
Companhia apresentará as vantagens da renovação e expansão da frota de caminhões, máquinas e equipamentos por meio do aluguel Locação de caminhões permite uma economia de até 30% nos custos operacionais, sem a necessidade de se preocupar com manutenção e documentação
A VAMOS, líder em locação de caminhões, máquinas e equipamentos, participará da 24ª edição da Fenatran, maior feira de transporte da América Latina, que será realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, no São Paulo Expo.
O evento reunirá expositores nacionais e internacionais, que apresentarão as principais novidades em produtos e serviços ao mercado. Com um estande de 912 m², localizado na área E72 do pavilhão 4, a VAMOS exibirá seu portfólio de soluções em aluguel de caminhões novos e seminovos.
Com alternativas para a renovação e expansão da frota brasileira, a VAMOS possui uma plataforma inovadora de locação, incluindo caminhões, implementos rodoviários, máquinas agrícolas, equipamentos de linha amarela e soluções de intralogística. Essa diversidade oferece soluções sob medida aos clientes, ajustando a locação de acordo com a demanda específica, independentemente do tamanho da frota ou das necessidades operacionais.
Em seus contratos de locação a VAMOS assume a responsabilidade por mais de 90% dos processos, abrangendo logística, manutenção, gestão da frota, multas e documentação. A modernização e redução da idade dos veículos pesados em circulação no Brasil melhoram a eficiência logística e produtividade e, tão importante quanto isso, promovem benefícios para a economia, saúde, segurança e meio ambiente.
Na feira, os visitantes poderão conferir alguns dos produtos multimarcas disponíveis para locação, como caminhões leves, médios e pesados, além de empilhadeiras. Além disso, o estande da VAMOS contará com duas ativações especiais: um jogo interativo que permitirá aos visitantes explorar a qualidade e os diferenciais dos seminovos, compreendendo o produto “Sempre Novo” e um simulador que demonstrará as vantagens de alugar um caminhão, reforçando os benefícios dessa solução para os negócios.
“A Fenatran é uma excelente oportunidade para ressaltar ao público as vantagens da locação, modelo que nos permite oferecer soluções customizadas e dimensionadas, que atendem a diferentes necessidades, e mostrar que a modalidade permite que o cliente mantenha o foco em sua atividade principal, com uma alocação eficiente de capital e economia de até 30% nos custos operacionais, sem a necessidade de se preocupar com manutenção e documentação”, afirma Gustavo Couto, CEO da VAMOS.
Atualmente, a VAMOS possui mais de 50 mil ativos no segmento de locação, sendo mais de 39 mil caminhões e implementos e mais de 10 mil máquinas e equipamentos. Esses números atestam a liderança da companhia em um mercado com forte potencial de crescimento, já que apenas 2% da frota de implementos rodoviários é alugada no Brasil.
Locação com “Sempre Novo” - Para a Fenatran 2024, a VAMOS também levará o programa Sempre Novo que oferece a locação de ativos usados, em ótimo estado de conservação, ideal para clientes que desejam evitar os altos preços de caminhões zero quilômetro. Os ativos do programa Sempre Novo valorizaram, em média, 37% nos últimos anos. Além disso, esses veículos oferecem vantagens como baixa quilometragem, garantia, variedade de marcas e modelos, documentação e emplacamento em dia.
Sinergia com empresas do Grupo Simpar - A Fenatran trará sinergias entre as empresas do Grupo Simpar, o estande da VAMOS contará com áreas dedicadas ao Banco BBC, com soluções financeiras, disponibilizando contas digitais, cartões pré-pagos, além de opções de financiamento e leasing para veículos leves e pesados, atendendo às demandas de clientes em diversos segmentos; a TruckVan, líder na fabricação de unidades móveis e referência em implementos rodoviários; e a Movida, empresa de aluguel de carros com a frota mais nova e moderna do Brasil, que oferece consultoria para dimensionamento, manutenção e substituição de veículos, além de assistência 24 horas e recursos de telemetria através da modalidade GTF.
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O primeiro identifica situações de risco utilizando IA e o segundo oferece monitoramento em tempo real da pressão e temperatura dos pneus por app, entre outras inovações
A Tecnnic Eletrônica Industrial, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas embarcados para o setor rodoviário, traz duas inovações à Fenatran 2024: o Inclinômetro Biométrico e o Sensor TPMS. “Os equipamentos fazem parte de nossa estratégia de expandir a linha de produtos voltados à automação e monitoramento nas operações de transporte de cargas”, afirma Ricardo Santos, diretor Geral da Tecnnic
Inclinômetro biométrico - O Inclinômetro Biométrico é a sexta geração do produto e traz como inovação principal o uso de Inteligência Artificial para prever potenciais pontos de risco nas operações de basculamento. “O sistema monitora e identifica automaticamente situações de risco, antecipando problemas e evitando incidentes”, explica o executivo. Essa inovação traz mais segurança e eficiência às operações de basculamento.
Todo acesso ao equipamento é feito por biometria com acompanhamento em tempo real. O sistema tem navegação intuitiva, com display gráfico mais amigável à visualização das informações. O equipamento fornece relatório dos últimos 5 mil eventos da operação para dar suporte completo ao gestor. “Todo o sistema é acessado por app ou portal web e permite realizar configurações, gerar relatórios detalhados e monitorar o desempenho do sistema de qualquer lugar”, esclarece Santos.
Sensor TPMS - O Sensor TPMS (Tire Pressure Monitoring System) monitora em tempo real a pressão e temperatura dos pneus e fornece informações diretamente pelo aplicativo. Isso permite ajustes imediatos na rotina do veículo, prevenindo acidentes ou danos por falhas no pneu.
Outro benefício para os frotistas são economia de combustível e redução de custos relacionados ao desgaste inadequado dos pneus. “Em termos práticos o sistema torna a operação mais sustentável alinhando-se às tendências globais de logística verde e eficiência energética, contribuindo para o processo de descarbonização das empresas”, diz Santos.
O equipamento é de fácil instalação e operação, sendo ideal tanto para pequenas frotas quanto para grandes operadores logísticos. “Trata-se de um compromisso da Tecnnic em desenvolver inovação acessível a todos os operadores logísticos que ofereçam custo-benefício real para os clientes”, conclui o diretor Geral.
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Argonautas Comunicação
De um espaço de testes de motores para um laboratório altamente capacitado, destacando-se como um hub de inovação e desenvolvimento tecnológico na região.
A Cummins, líder global em tecnologia, celebra um marco significativo em sua trajetória no País com a transformação do Centro Técnico Brasil, após investimentos de cerca de R$ 9 milhões desde o início de 2023. Fundada em 1980, a planta evoluiu de um espaço voltado para testes de motores a um laboratório altamente capacitado, atendendo às exigências dos mercados local e internacional.
"Nosso objetivo é sermos a primeira escolha da Cummins, de nossos clientes e parceiros na América Latina, além de um laboratório global reconhecido. Com a infraestrutura adequada e a expertise de nossa equipe, estamos prontos para atender às necessidades específicas de cada mercado, incluindo legislações complexas como América do Norte e Europa", afirma Rafael Torres, diretor executivo de Engenharia da Cummins.
O Centro Técnico Brasil não apenas realiza testes, mas também promove uma experiência colaborativa entre engenheiros da Cummins e seus parceiros. A infraestrutura, composta pelo Centro Piloto, Laboratório de Mecânica Aplicada e Laboratório de Desenvolvimento de Motores, oferece agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de novos projetos, por meio de um ambiente de testes rigorosos e personalizados, garantindo a entrega de produtos de alta qualidade, eficientes e sustentáveis, alinhados às necessidades do mercado e promovendo a inovação contínua na indústria automotiva.
O Centro Piloto é uma instalação dedicada à montagem de veículos e máquinas, focada em testes de validação rigorosos. Com infraestrutura que inclui uma câmara fria capaz de atingir até -22°C, o centro oferece um ambiente ideal para realizar testes como IQA, cooling e consumo ISO. A equipe altamente capacitada realiza também validações em diferentes condições, abrangendo ciclos de operação em altitudes de até 5200 metros, além de testes para emissões. Parcerias com campos de provas e empresas de gerenciamento de dados por satélite permitem o monitoramento preciso da Unidade de Controle Eletrônico (ECU), garantindo a qualidade e o desempenho de qualquer aplicação veicular em qualquer local.
Já o Laboratório de Mecânica Aplicada é equipado com tecnologias avançadas para realizar testes abrangentes de desempenho e durabilidade. O Shaker ETS Solutions possibilita testes de fadiga, com forças de até 62 kN e frequência de até 2500 Hz em 3 dimensões. Esta instalação também realiza análises de pressão de vedação, testes de ruído/NVH e utiliza líquido penetrante para detecção de falhas estruturais.
Dedicado à pesquisa, inovação, auditoria e desenvolvimento de produtos, o Laboratório de Desenvolvimento de Motores da Cummins é um espaço focado em otimizar o desempenho e a eficiência dos motores, por meio de uma variedade de testes, desde avaliações de performance até análises de emissões de diversas normatizações de praticamente todos os países. Com infraestrutura avançada e métodos rigorosos de validação, o laboratório é essencial para a criação de produtos que atendam aos mais elevados padrões de qualidade e inovação na indústria automotiva global.
“Nossa abordagem é diferente; não entregamos apenas resultados, mas colaboramos diretamente com nossos clientes para encontrar soluções eficazes. Essa mentalidade colaborativa nos torna um parceiro estratégico”, destaca Torres.
Com a crescente demanda por motores mais limpos e eficientes, o Centro Técnico Brasil se posiciona para o futuro com um plano estratégico claro. A empresa está se preparando para a próxima mudança de legislação, que historicamente ocorre a cada 10 a 11 anos, garantindo que esteja sempre à frente das necessidades do mercado.
Dentre as certificações adquiridas ao longo dos anos de experiência operacional, o Centro Técnico Brasil destaca-se por possuir IATF 16949, ISO 14.001, ISO 45.001 e ISO 50.001. Além disso, integra a correlação interlaboratorial do IBAMA, certificado pelos renomados órgãos europeus VCA e IDIADA. O laboratório demonstra rigor na conformidade com a ISO 17025 e, até o final de janeiro de 2025, estará habilitado para certificação das agências norte-americanas EPA e CARB, refletindo seu compromisso com os mais altos padrões de qualidade e desempenho.
“O Centro Técnico Brasil representa nossa visão de futuro. Estamos prontos para enfrentar os desafios do setor automotivo e ser a primeira escolha para projetos na América Latina", conclui Torres.
Histórico de Inovação - O Tech Center da Cummins começou suas atividades em 1980, focando na validação de motores. Após reforma em 2007, o Centro Piloto passou por uma renovação que permitiu o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias em diversos veículos e máquinas, um passo crucial para atender à crescente demanda por motores mais eficientes e menos poluentes, especialmente após a introdução da legislação Euro III em 2005.
Em 2011, a Cummins inaugurou o Laboratório de Mecânica Aplicada, um avanço que permitiu a validação de componentes mecânicos críticos localmente, anteriormente importados. Com investimentos contínuos, o centro se adaptou rapidamente às mudanças nas legislações, garantindo a conformidade com os padrões internacionais.
Em 2023, o Centro Técnico Brasil se reposicionou no cenário global, abrindo suas portas para serviços externos e recebendo solicitações de desenvolvimento de outros países.
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