

A AL-KO Vehicle Technology apresenta a família AL-KO CarryNex: um sofisticado sistema de chassi modular para reboques de bicicletas de carga que permite cargas úteis de até 230 kg com um peso bruto de até 300 kg.
Os reboques podem aumentar significativamente a capacidade das bicicletas de carga – dos centros das cidades às instalações da empresa. Para isso, a AL-KO pegou sua tecnologia de chassi testada e comprovada e a tornou mais compacta. O resultado é um sistema de chassi modular com três variantes até o momento. Isso significa que os fabricantes de carrocerias para reboques de bicicletas de carga agora podem oferecer aos seus clientes modelos que podem transportar cargas úteis de até 230 kg com um peso bruto de até 300 kg.
Como fabricante líder de componentes para reboques, a AL-KO está trazendo sua experiência comprovada para o mundo da mobilidade sustentável. Com base no conhecimento que construiu no setor de reboques comerciais, a empresa agora oferece novos produtos atraentes no mercado de bicicletas de carga.
Seus componentes testados e comprovados são duráveis e confiáveis. A resposta de condução estável e a carga útil do reboque significativamente aumentada ajudam os fabricantes de bicicletas de carga a ampliar sua gama de produtos para entregas de última milha, bem como para intralogística ou uso municipal: para aplicações profissionais sustentáveis diretamente na porta de sua casa ou oficina. Afinal, o setor de transporte é impulsionado e moldado pela urbanização, digitalização e redução de emissões.
A logística interna e de mercadorias no centro da cidade é complexa, afetada por uma série de fatores diferentes, como pressão de tempo, falta de pessoal e congestionamento de tráfego. A otimização dos processos logísticos coloca atacadistas, comerciantes e fabricantes de varejo, bem como as autoridades locais, um passo à frente da concorrência e os ajuda a manter essa vantagem no futuro.
Os reboques de bicicletas de carga também são atraentes para a indústria de lazer e turismo: para o transporte de bagagem, equipamentos e provisões, por exemplo, para clientes como empresas de aluguel de bicicletas, operadores de parques de campismo e provedores de turismo – mas também para atletas recreativos ambiciosos para o transporte de uma variedade de equipamentos ao ar livre.
A vantagem real, no entanto, vem da variabilidade do chassi. O conceito de chassi modular e o processo de produção flexível significam que um reboque pode ser adaptado com base nas necessidades individuais do cliente e em como ele planeja usá-lo.
O design de duas rodas possui um suporte para que possa ser estacionado com segurança e vem em duas versões: uma para velocidades de até 25 km/h e outra para velocidades de até 60 km/h. Além da maior carga útil, a versão nas quatro rodas também vem com um eixo de direção para garantir agilidade de reboque. Por segurança, todos os três modelos estão equipados com freio de mão e freio de inércia. Os tamanhos básicos são todos projetados para possibilitar o transporte de paletes Euro.
Como fabricante líder de componentes de reboque, a AL-KO agora está trazendo sua experiência para bicicletas de carga com o chassi de carga AL-KO CarryNex. © AL-KO Vehicle Technology Group
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Guindaste possui extensão vertical de até 36,5 metros e horizontal de até 32,8 metros. Produzido em aço especial, o equipamento se destaca por ser mais forte e mais leve. Entre seus diferenciais, está o opcional Fly Jib, que permite a operação em ângulo negativo
Na edição 2024 da Fenatran, a [TKA] Cranes, fabricante de equipamentos com sede em Flores da Cunha (RS), apresenta o [TKA] 90.900 Trave, seu mais novo modelo de guindaste produzido em aço de Ultra Alta Resistência.
O equipamento opera sobre o chassi do caminhão e possui capacidade de carga de 20,3 toneladas, com oito extensões hidráulicas e três manuais. Com o opcional Fly Jib, que soma seis lanças, sendo cinco hidráulicas e uma manual, a máquina atinge até 36,5 metros verticalmente e 32,8 metros horizontalmente. Isso o coloca como o guindaste de maior alcance na categoria de 90 toneladas métricas.
A estabilidade do conjunto é garantida pelo patolamento principal e auxiliar de 8,4 metros, além de ter a flexibilidade na movimentação de carga ampliada pelo giro infinito com dois motorredutores. O 90.900 pode ser operado pelos comandos no próprio equipamento ou por controle remoto, o que proporciona melhor visualização da operação e garante maior segurança ao operador.
Aplicações - O [TKA] 90.900 foi desenvolvido para diversas aplicações em movimentação e elevação de cargas. Com design versátil, ele é ideal para setores como construção civil, infraestrutura, energia eólica, mineração e movimentação industrial. Também atende as demandas do agronegócio, movimentando com eficiência plantadeiras e plataformas.
“Graças ao seu maior alcance, consegue erguer e movimentar cargas em espaços com teto baixo, permitindo operações em locais de difícil acesso, especialmente quando utilizado com Fly Jib”, explica Marco Aurélio Nunes Waikamp, diretor de Produtos da [TKA] Cranes.
Rodada Internacional de Negócios - A TKA Cranes estará presente na Rodada Internacional de Negócios promovida pela ANFIR, em parceria com a ApexBrasil. A empresa tem perfil exportador e, segundo Elias Fiorese, gerente de Exportação, irá focar em países da América Latina como os mercados a serem trabalhados na rodada. “Falando do mercado latino-americano, nossos principais concorrentes, em sua maioria, são europeus, incluindo equipamentos usados que são vendidos para a América Latina”, explica.
A proximidade geográfica para a entrega, somada à agilidade em prestar suporte técnico e fornecer peças de reposição, são fatores que pesam a favor da empresa gaúcha. “Possuímos o parque fabril mais moderno das Américas, nos permitindo competir tanto em custo como em tecnologia, e nos possibilitando também adequar o nosso produto de forma ágil ao perfil do comprador de cada país”, conclui.
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Argonautas Comunicação
Empresa adquiriu equipamentos que atendem a legislação RoHS (Lead Free) e deve ampliar exportações para a Europa; Linha foi financiada pelo programa Finep Inovacred
A ComLink Equipamentos Eletrônicos, de Caxias do Sul (RS), vai agilizar e ampliar sua capacidade de produção dos atuais 30 milhões de componentes por ano para 225 milhões de componentes anuais. “É fundamental para a empresa evoluir tecnologicamente e possuir um parque fabril à altura da demanda dos clientes”, explica Sara Jane Oliveira, sócia e gerente Industrial da ComLink.
A empresa importou equipamentos da Suécia, EUA e China. Por se tratar de uma inovação de processo para o mercado brasileiro a empresa obteve apoio do programa Inovacred da Finep. Além de inovadora a linha de montagem coloca a ComLink em um patamar elevado de adequação a indústria 4.0.
Os novos equipamentos permitem grande flexibilidade de produção e a troca de produtos na linha de forma rápida e com baixo custo. “O tempo de set up da linha atual é de uma hora e meia ou mais. Com as novas máquinas, esse tempo ficará inferior a 30 minutos”, afirma a sócia-gerente, que completa: “poderemos entregar em menor tempo a demanda de nossos clientes e ter custos menores para pequenos lotes”.
O maquinário importado vai substituir parte dos equipamentos que operam na linha de produção. “Os equipamentos são mais modernos e permitem incluir mais tecnologia em peças menores”, explica a executiva que completa: “assim sairemos de pich para fine fine pich”. O termo “fine fine pich” se refere a redução de tamanho dos componentes utilizado e portanto da placa eletrônica permitindo a inclusão de mais tecnologia. Dessa forma, melhora a capacidade de customização dos equipamentos fabricados pela empresa.
Lead Free - As máquinas adquiridas pela ComLink atendem a legislação RoHS (Restriction of Hazardous Substances). Trata-se de uma diretiva da União Europeia que restringe o uso de substâncias perigosas em produtos eletrônicos e elétricos. A diretiva foi criada em 2006 e entrou em vigor em 2011.
Os equipamentos comprados pela ComLink são Lead Free, ou seja, não utilizam chumbo em seu processo produtivo. “Produção ecologicamente responsável é um atributo que pesa muito aos olhos de mercados como o europeu e a escolha dessas máquinas levou em consideração a busca por oportunidades na Europa”, conclui Sara.
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Argonautas Comunicação
Número de empresas é recorde; ANFIR e ApexBrasil promovem Rodada Internacional de Negócios com a presença de importadores de 13 países da América Latina
A indústria de implementos rodoviários estará representada na Fenatran 2024 por 58 empresas associadas à ANFIR. “É a maior participação do nosso setor em toda a história do evento e isso mostra a força dos fabricantes de implementos rodoviários e demais componentes do setor”, celebra José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
A Fenatran é considerada o maior polo gerador de negócios para a indústria de implementos rodoviários. Na edição 2022, as 46 empresas associadas à ANFIR realizaram aproximadamente R$ 3,5 bilhões em negócios. “Com mais empresas e economia aquecida não há como estimar quanto poderá ser movimentado nessa edição”, diz o presidente da ANFIR.
As 58 empresas associadas participantes da edição 2024 da Fenatran são: Al Ko, Allison Transmission, Aspock do Brasil, Binotto, Brasfit, Braslux, Brex, Carrier, Dhollandia, Engatcar, Frigo King, Facchini, Fix Implementos, Fluair, Forbal Automotive, Frota Brasil, Germani, Grimaldi, Guerra, HC Hornburg, Hallco, Hidromas, Hyva, Ibero, Ibiporã, Jowei, Labor, Librelato, Marrucci, Metalesp, Metanox, MGN, Next Implementos, Niju, Olivo, Pastre, PCP Steel, Planalto, Pradolux, Prometeon, Randon, RAV Componentes, Recrusul, RGR Pneumáticos, Rodofrio, Rossetti, SAF Holland, São Pedro, Sergomel, Silpa, Suspensys, Tecnnic, Thermo Star, Thermo King, TKA, Truckvan, Unylaser, Usimeca e Zurlo.
Rodada Internacional de Negócios - Durante a Fenatran será realizada a Rodada Internacional de Negócios do segmento de implementos rodoviários, evento promovido pela ANFIR em parceria com a ApexBrasil-Agência Brasileira de Promoção de Exportações. “O encontro de nossa indústria com os importadores estrangeiros já foi incorporado à Fenatran e tem tido grande impacto nas vendas de nossas empresas associadas”, afirma Spricigo.
A iniciativa faz parte do programa MoveBrazil de incentivo a exportações do setor de implementos rodoviários. Esse ano a ANFIR e a ApexBrasil estão trazendo representantes de 13 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Na edição 2022, foram realizados cerca de US$ 18 milhões em negócios.
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Argonautas Comunicação
Produto equipa empilhadeiras e é feito com 93,5% de materiais sustentáveis e biodegradáveis; Pneu é recomendado para operações contínuas e eventualmente em condições severas, além de ser um produto não manchante
A GRI, empresa fabricante de pneus para aplicações especiais representada no Brasil pelo grupo Rodafy, estréia na edição 2024 da Movimat com o pneu Ultimate XT Green. “Estamos trazendo sustentabilidade e qualidade em um produto premium para contribuir com o processo de descarbonização das empresas”, afirma David Magro, CEO da Rodafy.
O Ultimate XT Green é produzido com 93,5% de materiais sustentáveis e biodegradáveis. A base dos componentes é a borracha Lankaprene, um produto natural, não-sintético, colhido nos seringais do Sri Lanka, considerados os melhores do mundo. “Por ser um produto de elevado percentual sustentável e biodegradável ele se conecta com a necessidade das empresas que estão aplicando a pauta ESG no Brasil”, diz o executivo.
O pneu é destinado à operação contínua de empilhadeiras e, eventualmente, em condições severas. Outra característica do Ultimate XT Green é ser não manchante, ou seja, não deixa marcas no chão durante sua movimentação. “Nosso pneu é a opção preferencial para ambientes que precisam estar sempre imaculadamente limpos, como por exemplo as áreas com piso com tratamento de epóxi”, explica Magro.
O conceito ESG abrange um conjunto de práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial. Na Europa, cita Magro, e em especial na Alemanha, as empresas recebem bônus fiscal por serem sustentáveis. “O Ultimate XT Green participa dessa equação em favor da descarbonização da operação”, conclui.
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Argonautas Comunicação
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