Transportadora digital Motz exemplifica os desafios e como superá-los para garantir maior sucesso nas operações logísticas no agronegócio
Segundo dados levantados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor do agronegócio representou 24,8% do PIB brasileiro em 2022. Para 2023, a projeção, ainda de acordo com o Cepea e a CNA, é de 24,1% do PIB brasileiro. No ponto de vista da macroeconomia do país, o segmento representa uma parte importante para o desenvolvimento nacional.
Uma parte vital para o contínuo crescimento do agronegócio é a logística, que envolve desde o planejamento da plantação e o armazenamento da colheita até a distribuição dos produtos finais. “Um investimento eficaz na logística garante a redução de custos, aumento de produtividade e maior satisfação do consumidor final. Entretanto, ainda existem alguns desafios logísticos no agronegócio que precisam ser superados para a melhora e o desenvolvimento do setor como um todo”, afirma o CEO da Motz, André Pimenta.
Atuante no ramo logístico e com parte dos clientes voltados para o agronegócio, a Motz é uma transportadora digital que facilita e melhora a jornada dos caminhoneiros e dos embarcadores. A empresa vem com uma proposta de unir o universo tradicional com o digital, para trazer mais competitividade e capilaridade.
Pensando nesse panorama do setor, André Pimenta listou os 3 principais desafios logísticos para o segmento de agronegócio e como superá-los:
- Complexidade de safra - A cada ano, a estratégia de safra precisa ser diferente, uma vez que ela é viva, imprevisível e está em constante mudança. No contexto atual, as empresas compram as sacas e dependem do valor de mercado para vendê-las. O que acontece algumas vezes é que quando o valor sobe, as empresas precisam de agilidade nas vendas e, consequentemente, na entrega dos produtos. Com isso, é muito comum que essas empresas não encontrem frotas de caminhões para suportar o transporte imediato dessas sacas.
“Esse é um dos momentos em que a Motz tem participação ativa na safra. Com nosso crescimento da base de caminhoneiros e a facilitação do digital, conseguimos gerar maior oferta de motoristas e carregamento muito mais rápido do que transportadoras convencionais e, assim, dar vazão a essas demandas”, afirma o CEO da empresa, André Pimenta. - Ausência de desenvolvimento tecnológico no setor - Segundo dados da Esalq/USP, a falta de tecnologia no segmento agrícola pode resultar em uma perda de aproximadamente 100 bilhões de reais para o agronegócio. Além disso, de acordo com valores do último Censo do IBGE, mais de 70% das propriedades rurais do Brasil não possuem acesso à internet, o que é preocupante, pois, com o uso de soluções tecnológicas no setor, as fazendas ganham aumento de produtividade, redução de custos e melhora no desempenho. É necessário entender todo o cenário do agro para melhorar essa questão e ser mais assertivo na criação de soluções tecnológicas para o setor.
- Falta de segurança das cargas - No agronegócio, a grande maioria das cargas não são rastreadas, um sinal de alerta quando se trata de situações de segurança como embarques e desembarques rápidos, e até mesmo casos recorrentes de roubos das cargas. De acordo com a Pesquisa CNT Perfil Empresarial, roubo de mercadorias está entre as maiores preocupações do Transporte Rodoviário de Cargas.
Nesse meio, a falta de rastreabilidade e segurança traz um desafio ainda maior para a gestão, tendo em vista que os tempos disponíveis para carregamento e descarga são curtos, principalmente em embarques em navios, fazendas e outros. Por isso, criar uma solução que atenda este requisito, além de trazer segurança ao motorista, também trará visibilidade ao embarcador e ganhos incontáveis para a logística.
“O rastreamento de cargas ideal para o transporte rodoviário ainda está em desenvolvimento e com muitos estudos evoluindo no mercado da logística. Enquanto isso, existem outras soluções de segurança que podem tranquilizar transportadoras e embarcadores, como seguros para cargas, uma boa manutenção preventiva nos sistemas de segurança do veículo, apoio com a emissão correta de documentos, etc. Ações como essas podem facilitar muito situações de potencial crise. A Motz tem como um de seus produtos principais para transportadoras e embarcadores o gerenciamento de riscos e burocracias, atendendo empresas de todos os tamanhos”, afirma André Pimenta.
Como citado, apesar de ainda vivermos um processo de avanços e investimentos na área, empresas do setor têm se preocupado com os desafios logísticos no agronegócio e se transformado, pouco a pouco, para ajudar no desenvolvimento do mercado.
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Conhecido como Feira dos Cegonheiros, evento será realizado em setembro; em sua 24ª edição, Expo ABCD é oportunidade para conhecer as novidades do segmento de transportes e fazer negócios
A Expo de Transportes do ABCD, promovida pelo Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e organizada pela Conexão Eventos, chega à sua 24ª edição. Também conhecido como a Feira dos Cegonheiros, o evento reúne os principais fabricantes de caminhões e implementos, transportadoras, seguradoras, bancos, entre outras empresas de serviços e acessórios, para exporem suas novidades. A Expo do ABCD será realizada em 26, 27 e 28 de setembro, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz), e também contará com atrações para divertir o público.
A Feira do Cegonheiro é considerada o segundo maior evento de transportes do Estado de São Paulo. Ano a ano, tem registrado recordes de público e faturamento. Em 2023, foram mais de R$ 400 milhões em negócios, alta de 14% na comparação com 2022, e mais de 60 mil visitantes, 25% superior.
Neste ano, as expectativas do presidente do Sinaceg, José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho (foto), seguem otimistas. “Nosso segmento está diretamente ligado à produção e venda de zero-quilômetro e, este ano, temos acompanhado o crescimento gradativo do mercado interno. Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), abril apresentou média diária de 10.038 unidades vendidas, a melhor em cinco anos para o mês, com alta de 12,4% sobre o mesmo mês de 2023. No acumulado do quadrimestre, a média diária de vendas cresceu 13,6%". O dirigente lista como motivos para o aquecimento do setor automotivo, as mudanças no cenário econômico do Brasil, com queda na taxa de juros, geração de empregos e aumento na renda familiar.
Expositores desta edição - A considerar o número de empresas que já confirmaram participação na Expo de Transportes do ABCD 2024, outro recorde de faturamento e público será conquistado. Até o momento, são 18 expositores, dentre eles, representando as montadoras de caminhões, as concessionárias AutoSueco/Volvo; Codema/Scania; Via Trucks/DAF; De Nigris/Mercedes-Benz; Cofipe/Iveco; e Apta/VW MAN.
24ª Expo de Transportes do ABCD Data: 26, 27 e 28 de setembro, das 16h às 22h Onde: Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz) Endereço: Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 - Centro, São Bernardo do Campo Entrada e estacionamento gratuitos |
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Equipamentos foram instalados em caminhões VUC, leves e semipesados 4X2 no centro de distribuição da empresa em Jarinu (SP) e vão atuar em toda a logística de transporte de produtos refrigerados e congelados
A Frigo King, empresa fabricante de equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas, entregou 70 máquinas de refrigeração da linha Flex para a Comfrio Inteligência em Soluções Logísticas. “O cliente enxergou em nossos equipamentos máquinas robustas e ao mesmo tempo tecnologicamente avançadas e conectadas 24 horas”, explica Leonardo Gonçalves, gerente da Frigo King.
A Comfrio Inteligência em Soluções Logísticas é um dos maiores operadores do Brasil no segmento de transporte de mercadorias refrigeradas e congeladas. A empresa tem matriz em Pinhais (PR), dispõe de aproximadamente 40 unidades de armazenagem, transporte, Food Service e operações de agronegócio distribuídas pelo Brasil. A Comfrio é especializada no atendimento a clientes de grande porte fornecendo solução logística completa na cadeia do frio. “Escolhemos a Frigo King por ser fornecedor homologado com grandes empresas do mercado de logística”, diz Anderson Cardoso, Head de Transportes e Novos Negócios da Comfrio, que completa: “e também por ter atendimento de pós-venda e assistência técnica em todo território nacional”.
A empresa vai operar com as máquinas na linha Flex nos caminhões Leves e padrão VUC de sua frota além de caminhões semipesados 4X2. A entrega e instalação dos equipamentos foi na unidade da Comfrio em Jarinu (SP). “Realizamos todo o treinamento de manuseio e manutenção das máquinas além de apresentarmos às equipes o app Meu Frigo King”, conta o gerente da Frigo King.
O Meu Frigo King é um sistema de controle e gerenciamento da operação à distância que pode ser acessado por qualquer smartphone com processadores Android e Apple. O sistema permite a gestão da carga transportada em todos os aspectos da operação, ou seja, do controle de refrigeração da carga até a alteração no funcionamento do aparelho instalado no implemento rodoviário. O Meu Frigo King faz pareamento com o Google Maps e por isso atua também como rastreador. “A funcionalidade do app foi outro ponto a favor da decisão de aquisição dos equipamentos porque permite a gestão operacional, incluindo os ajustes nas máquinas, à distância”, explica Cardoso.
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Argonautas Comunicação & Design
Especialista mostra características de identificação na composição de um óleo lubrificante
Os óleos lubrificantes são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer tipo de motor. Eles são responsáveis pela fluidez e trabalho das peças conectadas, removendo o atrito e permitindo maior agilidade nos sistemas. No entanto, o óleo lubrificante precisa ter um determinado nível de qualidade para que isso aconteça.
Alguns fatores diferenciam um bom óleo lubrificante de um produto ruim. No quesito da formulação, é vital a presença de aditivos; além disso, é necessário ter também a viscosidade ideal, que facilitará no processo de lubrificação de peças.
O motorista precisa estar atento a alguns sinais dentro de um óleo lubrificante. Em relação aos aditivos, muitos produtos podem não conter a quantidade suficiente de aditivação, e prejudicar o processo de proteção, o consumidor pode perceber através do odor característico de básicos rerrefinados e da coloração do produto.
“Hoje o processo de adulteração e falsificação de lubrificante está em plena atividade, então é muito importante verificar os produtos, caso você encontre lacres e tampas abertos, sem o selo de indução ou rompidos, é um forte indício de produto de má qualidade”, explica o gerente de qualidade da YPF Brasil, Denilson Barbosa.
Quais os resultados de cada tipo de lubrificante no motor? - A utilização de um lubrificante de má qualidade ou adulterado pode causar inúmeros riscos ao sistema aplicado. O principal problema é reduzir a vida útil do motor, danificando as peças principais e fazendo com que os gastos em manutenção sejam elevados. Um ponto muito importante é também em relação à questão ambiental, uma vez que certamente o óleo de má qualidade não consegue oferecer uma durabilidade no motor, além de não economizar combustível e ter um nível maior de poluentes no processo de funcionamento.
Já a utilização de um lubrificante de boa qualidade pode garantir, dependendo de sua aplicabilidade, o máximo de desempenho no sistema e produzir uma eficiência em relação à utilização do combustível. Lubrificar de uma maneira eficaz, diminuir temperatura , ter um processo de limpeza eficiente e também trazer economia e menor emissão de poluentes para o meio ambiente, são os pontos chave de um produto de qualidade.
Testes laboratoriais - No laboratório, são feitos vários testes que comprovam a qualidade de um óleo lubrificante. Analisando a quantidade de aditivos, seja ele de detergência ou qualquer outra característica utilizada. Um teste muito conhecido é o TBN ( Total Basic Number). Outro teste importante é o de infravermelho, onde é possível determinar a composição do produto. Nesse teste é possível verificar a presença de vários contaminantes, como água, fuligem entre outros pontos.
“A YPF Brasil tem laboratórios com tecnologia para formular produtos com as especificidades voltadas a cada tipo de aplicação de lubrificantes. A marca está há cinco anos inserida no programa interlaboratorial da ANP (Agência Nacional do Petróleo), com notas máximas, garantindo análises que garantam a qualidade dos nossos produtos”, finaliza o especialista.
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Gestran, sediada em Curitiba, se estabelece no mercado paulista com projeto que pode representar até 20% de crescimento no primeiro ano. Contratações são iniciadas e negócios na capital, interior e litoral daquele estado estão no alvo
A Gestran, uma empresa desenvolvedora de soluções para a Gestão de Frotas e TMS, está expandindo suas operações para São Paulo. Fundada há quase 25 anos em Curitiba e com sede na capital do Paraná durante todo esse tempo, a empresa já tinha inúmeros clientes no mercado paulista. No entanto, agora, ela está buscando intensificar seus negócios em todas as regiões do estado: capital, região metropolitana, interior e litoral.
Segundo Raphael Aguiar, sócio-diretor de Mercado e Expansão Comercial da Gestran, o projeto de expansão da empresa prevê um crescimento de 20% neste primeiro ano. Com a mudança de Aguiar para a capital paulista em janeiro, a empresa já iniciou contratações e ainda possui vagas abertas para apoiar essa fase de crescimento.
A mudança para São Paulo, centro econômico do país, reflete a estratégia da Gestran de ampliar sua presença e alcançar novos mercados. Aguiar está à frente deste movimento, liderando as iniciativas de mercado para garantir que a empresa esteja bem-posicionada para atender à crescente demanda.
"Realizamos um mapeamento de mercado para identificar as carências em soluções tecnológicas para a gestão de frotas neste segmento, e constatamos um grande potencial de negócios, uma estrada de oportunidades", afirma Aguiar. Além de mirar contratos com transportadoras, a Gestran também está focada em conquistar clientes nos setores de transporte coletivos, engenharia, construção, usinas, indústria e comércios atacadistas. “Recentemente, estivemos no norte do estado, estabelecendo contatos com potenciais clientes em Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto e região. Na Grande São Paulo, também fornecemos nossas soluções para empresas de transporte coletivo urbano, onde estamos aumentando nossa participação no mercado. Além disso, efetuaremos investimentos na região litorânea, especialmente em Santos, devido à sua relevância econômico e com grande número de caminhões", explica.
Na avaliação de Aguiar, o mercado paulista possui uma cultura peculiar caracterizada pela objetividade nas negociações. Os contratos são fechados com mais rapidez em comparação com outras regiões do país, e o contato pessoal é de grande importância. Além disso, destaca-se a rede de contatos que se estabelece nesse ambiente, facilitando a criação de parcerias estratégicas e oportunidades de negócios.
“Há um ‘boca a boca’ muito forte. Lidamos com tecnologia, mas nada substitui o cafezinho, o aperto de mão; percebemos a força do presencial aqui. Além disso, é aqui em São Paulo que enxergamos possibilidade para escalar mais rápido nosso negócio”, pontua o profissional.
As soluções oferecidas pela Gestran despertam o interesse dos gestores de frotas devido à sua simplicidade, usabilidade, facilidade e eficiência, aliadas à precisão e rapidez na geração de informações para gestão através de B.I. (business intelligence). Com recursos tecnológicos a plataforma permite aos gestores de frota mensurar com precisão os custos operacionais, entre eles, combustível, pneus, manutenção e demais despesas, além de fornecer controles operacionais como financeiro, checklist, aplicativos, revisões corretivas, preventivas, ordens de serviços, oficina, coletor de dados de pneus, torre de monitoramento, disponibilidade de frota, entre outros.
Corporações de diversos portes, de atividades como transporte e logística, indústria, varejo e agronegócio são usuárias da Gestran. São mais de 70 mil veículos em todo o Brasil gerenciados pela plataforma. Em 2023, registramos um crescimento impressionante de 150% na receita em comparação com o ano anterior.
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