Essa será a primeira sala de negócios da instituição financeira cooperativa e do Sistema Ailos fora da região Sul do Brasil; metas para o território paulista são ambiciosas
No dia 6 de junho, exatamente quando se comemora o Dia da Logística no país, a Transpocred (www.transpocred.coop.br), instituição financeira cooperativa especializada nos segmentos de transporte, logística e correios, inaugura oficialmente a sua sala de negócios em São Paulo. E o endereço não poderia ser mais sugestivo: o Palácio dos Transportes, na Vila Maria, zona norte da cidade.
Essa será a primeira operação da Transpocred fora da região Sul do Brasil. A cooperativa, com 48,6 mil cooperados, tem 38 unidades de atendimento em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de uma unidade de negócios móvel. “Precisávamos estar em São Paulo fisicamente, pois é o centro econômico do país, responsável por cerca de 1/3 do PIB brasileiro. Além disso, é um hub logístico, que reúne grande quantidade de indústrias e empresas que depende do transporte rodoviário de cargas”, argumenta Roberta Caldas (foto), presidente da Transpocred, que integra a Ailos Sistema de Cooperativas de Crédito.
Com quase 18 anos, a Transpocred desembarca em São Paulo com metas ambiciosas. Ela deu início às operações na capital paulista em dezembro passado e em cinco meses já contabiliza mais de 330 novos cooperados, mas com objetivo de triplicar esse número até dezembro. E até 2028, como diz Carlos Eduardo Gomes, gerente da Regional São Paulo e de Expansão da cooperativa, a ideia é chegar a 14 unidades no Estado. “São Paulo tem muitas oportunidades de crescimento e o mercado paulista tem sido muito acolhedor ao nosso modelo de negócios”, diz o executivo. “Com a plataforma de relacionamento digital, já atuamos na região metropolitana, interior e em todo o país”, completa.
Com R$ 1,7 bilhão em ativos, prevendo fechar o orçamento 2024 com R$ 2 bilhões, mais de R$ 1,47 bilhão em operações de crédito e R$ 990 milhões em depósitos com cooperados espalhados por 1,1 mil cidades do Brasil (incluindo aqueles que são atendidos pela plataforma digital), a Transpocred aposta no crescimento em razão da presença de mais de 224 mil empresas de transporte, logística e Correios no Estado. Há outros bons motivos também para tamanho otimismo. “Existem mais de 110 mil empresas de reparação, mecânica, oficinas e postos de combustíveis e serviços, além de 61 mil empresas de entregas e mais de 36 mil de transporte de passageiros, fretamento, táxi e motoristas de aplicativo. Todos esses públicos fazem parte da nossa estratégia de atuação”, afirma Roberta Caldas.
Aposta nos diferenciais - Para ganhar mercado, a Transpocred, que oferece todos os tipos de serviços e investimentos dos bancos tradicionais, aposta em seu grande diferencial: a proposta de valor. “Ser uma cooperativa financeira especializada nos segmentos em que atuamos nos traz uma visão qualificada, técnica e abrangente do mercado, além de entendermos bem os desafios e as dores dos cooperados”, afirma Roberta. “Aqui fazemos valer o nosso propósito de ‘transformar vidas através do cooperativismo, oferecendo soluções financeiras que desenvolvam os setores que atuamos’”, complementa.
Por ser uma instituição financeira do segmento do transporte, logística e correios, a Transpocred tem condições e produtos e serviços exclusivos para esse público. “Temos opções de financiamentos para aquisição de caminhões e equipamentos com taxas altamente competitivas no mercado”, afirma a presidente. Ela vai além. “Proporcionamos também facilidade na gestão e controle de empresas do segmento, com os produtos para apoio na gestão de frotas, seguros de vida, frota, patrimonial e de automóveis, consórcios, cartões, linhas de crédito que beneficiam a aquisição de veículos sustentáveis, entre outras soluções pensadas exclusivamente para os segmentos”, completa.
Força do Sistema Ailos - A Transpocred integra a Ailos Sistema de Cooperativas de Crédito ao lado de outras 12 cooperativas. A Ailos tem 1,6 milhão de cooperados, R$ 15 bilhões em depósitos, R$ 22 bilhões de ativos e mais de R$ 15,5 bilhões em operações de crédito. Dentro do sistema, a Transpocred é a segunda em geração de negócios e será a primeira também a operar fora do sul do país.
Em 2017, a Transpocred incorporou a Cooperativa de Crédito dos Transportadores Rodoviários e de Logística do Rio Grande do Sul (Transulcred) e em 2021 fez o mesmo com a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo de empregados dos Correios (CredCorreios). “É com muito orgulho que auxiliamos o crescimento dos setores onde atuamos, tão essenciais para o Brasil, e firmamos o acordo de sempre buscar novas soluções”, explica Roberta.
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Série especial personalizada em comemoração aos 55 anos, com produção limitada, os graneleiros possuem pintura especial, chassi e caixa de carga em aço inox. Um dos principais benefícios do aço inox é o aumento da vida útil do implemento
Para celebrar 55 anos de Brasil, as linhas de montagem da Librelato se dedicaram à produção de um lote especial de Semirreboques Graneleiros 4 Eixos Evolut. Com pintura especial no chassi e na caixa de carga, desenvolvida com aço inox, os implementos rodoviários da Série 55 são de produção limitada, com 55 unidades, e possuem diversos outros benefícios.
Os implementos da Série 55 inauguram o uso de aço inox na linha graneleira da Librelato, com o conceito de durabilidade da marca “Feitos para Durar”. O 410D é um tipo de aço inox formado por uma liga de baixo carbono com adições de cromo e níquel. Por isso, possui excelente resistência a materiais corrosivos e abrasivos, como fertilizantes, adubos, entre outros, oferecendo alta resistência mecânica e durabilidade e consequentemente menos paradas para manutenção.
Os implementos são equipados com rodas de alumínio e selo comemorativo, também em aço inox, com gravação “Série 55” - em alusão ao aniversário da empresa. Além disso, possuem lona personalizada com acabamento metalizado. A Librelato adicionou ainda o benefício de um pacote de conectividade da marca Sigaway aos implementos. A assinatura de um ano inclui soluções para gestão de frotas, monitoramento de temperatura e pressão dos pneus, além de rastreamento de dados.
Para o CEO José Carlos Sprícigo, a Série 55, assim como todas as conquistas da empresa nesse período, é resultado da contribuição de todos os envolvidos com a marca Librelato, incluindo diretoria, conselho de administração, profissionais, parceiros comerciais e clientes. “Enquanto olhamos para o futuro, com o objetivo de nos tornarmos uma empresa centenária, reconhecemos a dedicação de cada um que nos trouxe até aqui. Afinal, o comprometimento com a integridade e a excelência seguirá como pilar, para tornar a Librelato ainda mais forte”, diz.
A Série 55 será comercializada no segundo semestre do ano.
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Empresa prevê investimentos de 405 milhões de reais até 2028 em infraestrutura, processos de digitalização e novos equipamentos
A Librelato completa 55 anos de história no Brasil com uma série de avanços nos mercados brasileiro e internacional, ao construir um ecossistema completo e inteligente, que reúne marcas sinérgicas, capazes de ampliar a eficiência dos negócios de transporte rodoviário. A marca vem concentrando seu foco integralmente à inovação corporativa, por meio de fusões e aquisições, parcerias, desenvolvimentos e criação de novos modelos de negócios em produtos e serviços que visam a excelência no atendimento ao cliente.
Os últimos dois anos foram marcados por uma série de transformações que desenharam uma nova empresa. A partir de investimentos de 150 milhões de reais realizados entre o período de 2020 e 2023 e a recompra do Fundo CRP – Companhia de participações, a Librelato desenvolveu uma vertical de serviços financeiros com a criação do Librelato Financial. Foi criada a Holding Librepar, onde a Librelato figura como fabricante e montadora de implementos rodoviários. Na área de autopeças, a Libreparts, Ibero Group e Sthall Master, além da Sigaway na área de tecnologia embarcada.
A Ibero, com unidade em Itaquaquecetuba (SP), é líder em seu segmento. A Sthall Master, fabricante de peças e componentes em aço para reboques e semirreboques, localizada em Orleans, SC. A Libreparts completa essa área de negócios fornecendo peças de reposição em todo o Brasil.
A Sigaway atua no gerenciamento de dados de telemetria e conectividade de frota. Com sua tecnologia, é possível controlar em tempo real o desempenho da frota de caminhões em operação, desde o embarque da carga até a entrega.
A Holding Librepar possui um parque industrial conjunto de 120 mil metros quadrados localizados nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Juntas, as empresas da Librepar empregam mais de 3.100 profissionais diretamente e 1.300 profissionais dedicados às redes de concessionárias. Seu faturamento anual conjunto é de 3,1 bilhões de reais, , e tem destaque importante no Transportes Rodoviário do Brasil.
“A criação da Holding Librepar reflete a jornada de crescimento e inovação que têm marcado a história da Librelato. Com foco e eficiência, iremos conduzir a cadeia logística nacional ao próximo nível, oferecendo um ecossistema completo que reúne marcas sinérgicas, capazes de ampliar a eficiência dos negócios de transporte rodoviário. Assim, continuaremos honrando a confiança de nossos clientes, profissionais e parceiros, rumo ao centenário”, afirma José Carlos Sprícigo (foto ao lado), CEO da Librelato.
Investimentos previstos até 2028 - Para dar continuidade ao seu plano de desenvolvimento contínuo no setor de transportes rodoviários, a Librelato prevê investimentos de 405 milhões de reais entre 2024 e 2028 em aquisição de máquinas e equipamentos, infraestrutura e tecnologia, incluindo processos de transformação digital e automação, além do desenvolvimento de novos produtos. Além disso, continuará investindo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e ações voltadas a ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança). A empresa aderiu ao selo ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a partir de 2020.
Presença da Librelato no Brasil e exterior - Hoje, a Librelato é uma das maiores indústrias da Região Sul do País e está entre as top 3 líderes de seu segmento no Brasil. Está presente na maioria dos países das Américas do Sul, além de atuar na América Central. A empresa chegou à marca de seis mil equipamentos rodoviários exportados ao longo dos últimos anos, tornando-se a segunda maior exportadora de implementos rodoviários do Brasil. As linhas graneleira, basculante e tanque são as mais procuradas pelo mercado externo.
Com um parque industrial de 86 mil m² distribuídos entre quatro unidades produtivas nas cidades de Içara e Criciúma, no estado de Santa Catarina, a fabricante produz anualmente 13 mil unidades de implementos, suportados pelo trabalho de cerca de dois mil profissionais. O histórico de investimentos nas plantas industriais, de 169 milhões de reais ao longo dos últimos cinco anos, aumentou a capacidade de produção de 27 unidades de implementos/dia em 2018 para 70 implementos/dia em 2023. Entre os investimentos estão novos processos de digitalização e automação, como a célula robotizada de chassi, novos gabaritos de produção, um armazém vertical e uma nova unidade industrial totalmente sustentável para finalização e acabamento dos implementos, entre outras inovações.
Pós-venda com alcance nacional e internacional e em crescimento - A Libreparts, sua marca no mercado de peças de reposição, vem crescendo a cada dia. Hoje, já possui 33 pontos de venda no Brasil e a previsão é de chegar a 39 pontos até o final deste ano. A rede de concessionárias possui 43 pontos de venda e 35 concessionárias/representações nos 26 estados brasileiros + Distrito Federal. Além disso, conta com cinco distribuidores internacionais, com presença no Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. O time de especialistas em vendas ultrapassa 200 pessoas.
O conceito da rede Libreparts, no formato “One Stop Shop”, se traduz em lojas que oferecem tudo o que motoristas e frotistas precisam em um único local. Com uma abordagem de vendas inspirada em lojas de conveniência, a Libreparts proporciona total liberdade aos clientes, permitindo que eles se sirvam dos produtos expostos em gôndolas, ao contrário do modelo tradicional, de balcão. Com isso, a Librelato revolucionou a forma de comercializar peças no mercado de implementos.
A empresa avançou também investindo em qualificação, com a criação de programas de treinamento que visam o desenvolvimento de suas equipes. Um exemplo recente é a inauguração, em março deste ano, do Centro Técnico Librelato, em formato de minifábrica, para treinar e aperfeiçoar as habilidades de seus profissionais, enquanto são remunerados. Com turmas já capacitadas, a expectativa é finalizar o ano com um total de 500 profissionais atualizados sobre produção de implementos rodoviários.
Produtos de ponta a ponta - Seu portfólio atual cresceu, se diversificou e concentra produtos como reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, furgão alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, além de outros de linhas especiais.
A Librelato investe em inovações tecnológicas para entregar produtos e serviços que proporcionem maior produtividade, segurança e disponibilidade nas operações de transporte aos seus clientes. Seu compromisso é fornecer equipamentos duráveis e robustos, desenvolvidos por meio de soluções avançadas e sustentáveis, utilizando matérias-primas e componentes de última geração. Essas soluções visam aprimorar a rentabilidade do transporte rodoviário de carga, tanto no Brasil como no mundo.
História - A história da Librelato, que começou em Orleans, Santa Catarina, em 1969, se transformou completamente. Seu fundador, Berto Librelato, encabeçou o processo que transformou a Librelato, no início uma simples produtora de carroceria de madeira, em uma das maiores empresas do País em implementos rodoviários, com grandes conquistas nos mercados nacional e internacional e mudanças que influenciaram a vida de famílias, cidades e do próprio País.
O ano de 1980 teve um marco importante nessa trajetória. Nesse ano, foi iniciada a comercialização de peças e acessórios para caminhões e a assistência técnica para marcas nacionais passou a ser oferecida. O conhecimento nesse setor levou a empresa a dar um grande salto em 1992, quando passou a focar suas atividades na produção de implementos agrícolas e rodoviários sobre chassi. Em 1998, a Librelato produziu seu primeiro semirreboque basculante e, em 2001, iniciou a produção de semirreboques graneleiros.
A aprovação de seus produtos pelo mercado determinou um crescimento constante e a expansão dos negócios, resultando na inauguração de sua primeira filial, em 2007, e nos primeiros negócios internacionais, por meio de exportações para países da América Latina.
A velocidade de crescimento estava instaurada e 2011 foi um ano decisivo para marcar para sempre a trajetória de sucesso e contínua transformação da empresa no mercado. Foi quando a Librelato iniciou a implementação de Governança Corporativa com o aporte do Fundo de Investimentos CRP VII. Daí em diante, a empresa iniciou um novo capítulo em sua história, que foi permeado por inovações, fusões e aquisições e cada vez maior aceitação por parte do mercado. Nos anos seguintes deu continuidade ao processo de expansão de suas operações com a segunda unidade industrial em Içara e a terceira na cidade de Criciúma, ambas em SC.
O objetivo é levar a Librelato a outros 45 anos e transformá-la em uma marca centenária no Brasil, apresentando crescimento contínuo, com produtos feitos para durar, clientes no centro da operação e a inovação como uma das maiores prioridades.
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MM Editorial – Comunicação Corporativa
De janeiro a maio desse ano o setor entregou ao mercado 61.667 unidades, ante 61.095 produtos comercializados em igual período de 2023; Enchentes no Rio Grande do Sul refletem na indústria
O desempenho de emplacamentos de implementos rodoviários de janeiro a maio de 2024 apresentou resultado semelhante ao registrado no mesmo período do ano passado. Esse ano, foram vendidos 61.667 implementos rodoviários ante 61.095 produtos de janeiro a maio de 2023.
“Esse equilíbrio mostra que a indústria como um todo soube manter o mercado logístico abastecido de implementos rodoviários mesmo diante das enchentes que se abateram sobre o Rio Grande do Sul e que prejudicaram as empresas associadas instaladas naquele estado”, avalia José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
As empresas localizadas no Rio Grande do Sul foram afetadas de maneira variada. Desde inundação das instalações até escassez de matérias primas e componentes ocorrida pelos bloqueios nas estradas. A Polícia Rodoviária Federal contabilizou 187 pontos de interrupção de tráfego.
“As perdas de vidas é algo irreparável, porém o conforto que resta aos irmãos gaúchos pelas consequências desta grande enchente fica pela solidariedade do povo brasileiro e também da ajuda internacional. Por isso rogamos que a indústria e demais setores retomem o quanto antes suas atividades com finalidade de amenizar ainda mais as questões sociais que estão por vir", conclui.
Pesados e Leves - O segmento de Reboques e Semirreboques (Pesados) registrou crescimento de 6,3% no período. De janeiro a maio de 2024 a indústria comercializou 36.967 unidades, contra 34.776 em igual período do ano passado.
O mercado de Carroceria sobre chassis apresentou recuo de 6,15%. Nos cinco primeiros meses do ano as empresas entregaram ao mercado 24.700 produtos, ante 26.319 em 2023.
EMPLACAMANTO DO SETOR - JANEIRO A MAIO DE 2024 |
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Argonautas Comunicação
Companhia especializada em equipamentos de refrigeração para transporte está presente em 19 países e já produziu mais de 20 mil sistemas. Após um processo de testes e auditoria, torna-se pioneira em conquistar a renomada certificação que permite a comercialização de produtos na União Europeia.
A Marcação CE, exigida pela União Europeia para a comercialização de determinados produtos nos países membros, é um indicativo de que a empresa que o conquista atende a uma série de requisitos de qualidade e segurança exigidos pela entidade. No setor de sistemas de refrigeração para transportes, a Thermo Star, com sede em Massaranduba (SC) e presença em 19 países, é a primeira da América Latina a conquistar a marcação.
A empresa vem se preparando há anos no sentido de adequar-se às normas internacionais e a partir do segundo semestre de 2023 iniciou o projeto com foco na Marcação CE. Entre as iniciativas realizadas constam o levantamento do sistema de produção e qualidade, adequação dos equipamentos, desenvolvimento de documentações técnicas, auditorias e testes em laboratórios especializados até a conquista da marcação “O processo de obtenção da marcação CE exigiu uma estreita colaboração entre os departamentos, e a superação dos desafios ao longo do caminho fortaleceu nosso espírito de equipe e reafirmou nosso compromisso com a excelência. Estou extremamente orgulhoso do resultado alcançado e confiante de que a obtenção da marcação CE abrirá novas oportunidades de mercado para nossa empresa, ao mesmo tempo que reforça nosso compromisso com a qualidade e a conformidade regulatória”, destaca o supervisor de engenharia da Thermo Star, Guilherme Lott, responsável pela condução do processo de certificação.
Internacionalização da empresa no radar - Raphael Kanzler, gerente comercial da Thermo Star, destaca que a conquista da Marcação CE é um importante passo para a expansão da marca, reforçado pelo pioneirismo da companhia: “A partir desse reconhecimento, estamos avançando na comercialização dos nossos produtos na Europa, a começar por Portugal, onde já abrimos nosso primeiro distribuidor. A ideia é encerrar 2024 com presença em pelo menos três países europeus”.
Em 2022 a Thermo Star deu o primeiro passo para avançar no continente europeu, e participou da IAA Transportation, uma das mais importantes feiras do setor de transporte do mundo, que ocorre a cada dois anos na Alemanha. Em 2024, o evento acontece em outubro e a Thermo Star já confirmou presença – dessa vez com o selo da Marcação CE e vendas ocorrendo na Europa. De acordo com o gerente da Thermo Star, além de Portugal, a companhia já trata de negociações com Espanha, França e Inglaterra.
Certificação ISO ajudou a consolidar reconhecimento - Para a diretora administrativa Hane Louise Sabel, um dos fatores que levou a Thermo Star a ser pioneira na conquista da Marcação CE foi o fato de a empresa já ser certificada com a ISO 9001. A primeira certificação ISO 9001 para processos foi conquistada em 2017, pelo organismo de certificação BRTÜV Avaliações da Qualidade S.A. Desde então, a companhia passa por auditorias regulares, que avaliam se o padrão de qualidade da produção dos equipamentos é mantido. “Durante a consultoria para essa certificação, 90% dos processos já estavam muito bem definidos, tivemos apenas ajustes finos conectados com a cultura e as exigências específicas da Europa. A organização e o compromisso com a qualidade atestada através da ISO nos garantiram um processo muito tranquilo de testes e auditoria”, destaca.
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