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Projeção de média mensal mostra que setor deve atingir meta para 2024

Volume de emplacamentos da indústria de implementos rodoviários deverá ser de 160 mil produtos; Segmento Leve segue em espiral positiva de crescimento

A indústria de implementos rodoviários deverá emplacar esse ano 160 mil produtos. “A média mensal de emplacamentos aponta para esse resultado confirmando nossas projeções de desempenho”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

A média mensal geral de implementos rodoviários comercializados em 2024 é de 13.288 produtos. Na linha Pesada o volume emplacado mensalmente está em 7.435 unidades, enquanto na linha Leve é de 5.853 equipamentos.

Feita a projeção para o mês de dezembro a soma final, de 89.221 Reboques e Semirreboques com 70.236 Carroceria sobre chassis, é de 159.457 implementos rodoviários. “Mas o mercado não funciona com a precisão de uma conta matemática, tem sempre algumas variáveis naturais na atividade comercial que acabam fazendo o resultado variar um pouco a partir da projeção apresentada”, explica Spricigo.

 

Segmentos no acumulado do ano - O segmento de Reboques e Semirreboques apresentou desempenho de janeiro a novembro de 2024 semelhante ao apurado em igual período de 2023. Em 11 meses foram emplacados 81.786 unidades ante 82.438 produtos no ano passado. Isso representa variação negativa de 0,79%.

O segmento de Carroceria sobre chassis segue com sua espiral positiva de crescimento consolidada. De janeiro a novembro desse ano, as vendas foram de 64.383 produtos. Em igual período de 2023 o setor registrou 55.439 unidades comercializadas, o que representa crescimento de 16,13%.

 

 EMPLACAMANTO DO SETOR - JANEIRO A NOVEMBRO DE 2024

anfir nov24

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Logo ANFIR completoDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

Grupo paraense aposta em tecnologia que monitora veículos e aumenta em mais de 60% a segurança nas estradas

Tecnologia da Infleet permite o monitoramento em tempo real dos veículos, fornecendo dados detalhados sobre a performance geral e ajudando a coibir excessos de velocidade, acelerações bruscas e frenagens repentinas

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o setor de mineração representa cerca de 2,5% do PIB do Brasil, sendo um dos pilares da economia nacional. Para atender às exigências de precisão e segurança, o setor tem encontrado na tecnologia um aliado. O Grupo Geominas, especializado em engenharia geotécnica, é um exemplo disso, destacando-se por seus recentes investimentos em monitoramento avançado e em tempo real no transporte de materiais e pessoas em ambientes desafiadores, o que tem contribuído significativamente para a redução de riscos e acidentes.

A empresa, fundada em 2000 na região de Carajás, no Pará, um dos principais polos de mineração do Brasil, realiza sondagens, ensaios geotécnicos laboratoriais, topografia convencional e aerotransportada, hidrogeologia e hidrologia, atendendo a projetos de obras civis. Além disso, a empresa conta com uma frota especializada para serviços ambientais, disponível também para locação em trabalhos de campo, prestando serviços para grandes empresas dos setores de mineração e construção em diversos estados brasileiros.

Com o crescimento ao longo dos anos de suas frotas, o Grupo sentiu a necessidade de ter uma gestão mais eficiente, resultando no recente investimento na adoção da câmera veicular, uma solução que permite monitorar e garantir a segurança de seus veículos, equipados para enfrentar terrenos desafiadores, garantindo mobilidade e eficiência nas operações de campo.

Quem explica como a solução se aplica ao setor de mineração é Victor Cavalcanti (foto), CEO da Infleet, desenvolvedora da tecnologia aplicada na Geominas. "A câmera oferece funcionalidades que monitoram em tempo real o veículo e seu condutor, trazendo informações sobre a performance geral, de modo a coibir excessos de velocidade, acelerações e frenagens bruscas. Quando há imprudência, os sistemas emitem alertas sonoros automaticamente em condições de risco, reduzindo em mais de 80% os comportamentos de distração na direção e em 60% o número de sinistros. Além disso, há economia com combustível", explica Victor.

Segundo Victor, a implementação dessa tecnologia tem sido importante para a Geominas, principalmente devido às suas operações diárias em áreas remotas e desafiadoras. Antes da adoção da câmara veicular, o monitoramento era feito manualmente, o que gerava potenciais riscos à segurança. Agora, cada veículo da frota é monitorado em tempo real, desde a velocidade até o comportamento do motorista, permitindo uma redução drástica no risco de acidentes e aprimorando a eficiência operacional.

Ele destaca que a câmara não só permite o monitoramento contínuo e em tempo real, mas também coleta e armazena dados que, combinados a uma análise detalhada das métricas, possibilitam a identificação de padrões de comportamento que podem auxiliar na implementação de ações corretivas e preventivas. "Esse nível de precisão não apenas diminuiu drasticamente o risco de acidentes, mas também permite uma avaliação minuciosa das métricas operacionais, gerando insights valiosos".

A partir daí, os dados são convertidos em relatórios completos que servem como base para a tomada de decisões para o aprimoramento contínuo da frota. "Agora, métricas precisas e acompanhamento em tempo real fazem parte do dia a dia da empresa, permitindo monitorar cada veículo com atenção aos detalhes. A tecnologia de câmera veicular não é apenas uma inovação, mas um compromisso com a segurança. Ao disponibilizar dados reais, estamos permitindo que empresas como a Geominas não apenas otimizem seus processos, mas também integrem a segurança de seus colaboradores como um valor central em sua cultura organizacional", finaliza o CEO da Infleet.

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 Engenharia de Comunicação

Rede Graal faz gestão dos resíduos gerados em sua operação de troca de óleo lubrificante usado

A Rede Graal, maior grupo de autopostos rodoviários do Brasil, faz a gestão dos resíduos gerados em toda sua operação de troca de óleo lubrificante usado. Além de cumprir o que estabelece a legislação brasileira, sobretudo com relação à destinação adequada do óleo lubrificante contaminado em si, a rede realiza a separação e descarte correto dos outros resíduos relacionados, como frasco, filtros velhos, estopa, entre tantos outros.  

Um destes exemplos vem de Guaratinguetá, especialmente do posto da unidade Graal Três Garças, localizada no km 59 da Rodovia Presidente Dutra. O Gerente do posto, Marcos Sampaio, diz que a oficina está habilitada para fazer toda a separação dos resíduos. “Somente de OLUC, por exemplo, coletamos uma média de 1500 litros todos os meses. A maior parte é coletada de caminhões”. O óleo sai do veículo diretamente para tambores e, devidamente armazenado, ele é transportado por caminhão apropriado até a planta industrial que será responsável por reciclar esse resíduo. Desta forma, o autoposto recebe o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos de valor legal que asseguram a conformidade com as normas ambientais.

Os outros componentes, como a embalagem do óleo lubrificante novo, o filtro trocado e materiais relacionados - desde mangueiras, borrachas, equipamentos de proteção individual e outros resíduos contaminados com óleos e graxa - também são devidamente armazenados. “Nenhum destes resíduos fica exposto ao meio ambiente ou em contato com outros tipos de lixo”, frisa o executivo.

 

Para onde deve ir o óleo lubrificante após a troca na oficina? - Considerado um resíduo Perigoso Classe I, segundo a NBR-10004, o óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) é um resíduo ambiental altamente poluente e, se destinado incorretamente, gera grandes danos à saúde e ao meio ambiente. Um único litro de OLUC é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água, segundo a AMBIOLUC. Além disso, para cada 10 litros de OLUC queimados são geradas 20 gramas de metais pesados, de acordo com dados da CETESB.

A legislação brasileira determina que todo OLUC deve ser coletado nas fontes geradoras como postos de combustíveis, oficinas, super trocas de óleos e indústrias, e destinado para a reciclagem, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível. Após sua coleta, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico, matéria prima para produção de lubrificantes.

 

Resíduos complementares - Além do OLUC e das embalagens do óleo lubrificante, filtros usados, estopa e plásticos, são coletados e destinados corretamente uma variedade de resíduos contaminados com óleos e graxas, incluindo: borra oleosa de caixa separadora, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mangueiras e borrachas, bem como madeira, lonas de freio e serragens.

Para cada tipo de resíduo, uma destinação adequada. Por exemplo, no caso de papel, papelão, plástico, mangueiras, entre outros, esses resíduos passam por um processo interno e são enviados para blindagem e coprocessamento. No caso de embalagens plásticas, passam por processo de reciclagem.

Todo esse processo de coleta e destinação é realizado pela Titã Soluções Ambientais.

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graal

Press A Porter

Aplicações de chassis estáticos para casas móveis e casas de férias da AL-KO
Aplicações de chassis estáticos para casas móveis e casas de férias da AL-KO

Atualização da estratégia de marca AL-KO para Bankside Patterson

A AL-KO Vehicle Technology está renomeando a Bankside Patterson, com sede no Reino Unido, para a marca confiável AL-KO.

"Por muitos anos, a AL-KO foi reconhecida como líder e uma marca forte e confiável no setor de transporte e mobilidade. Durante os últimos anos, o crescimento constante da AL-KO adicionou novos colegas de equipe, novos clientes e novas ofertas de produtos. Para reduzir a complexidade do portfólio de marcas da AL-KO, estamos renomeando Bankside Patterson para AL-KO. A fusão de nossas duas marcas fornecerá a clareza necessária e tornará mais fácil para nossos clientes e outras partes interessadas navegar em nosso portfólio de produtos", afirma Harald Hiller, presidente e CEO do AL-KO Vehicle Technology Group.

Fundada em 1959, a Bankside Patterson Ltd., com sede em Brandesburton/Reino Unido, é fabricante líder de chassis para casas de férias, casas de parque e alojamentos de parque, oferecendo soluções personalizadas para requisitos de construção complexos. Os produtos da Bankside Patterson para a indústria de casas de férias expandiram e diferenciaram a oferta de produtos da AL-KO em aplicações de chassis estáticos desde a aquisição em 2019.

Peter Eustace, diretor administrativo da AL-KO UK, acrescenta: "Os clientes esperam que seus fornecedores e parceiros minimizem as perdas de eficiência e aumentem a eficácia. Uma marca uniforme e uma identidade de marca consistente criam confiança e transparência. Além disso, pode-se esperar um impulso adicional e mais impulso na aquisição de novas contas-chave. Agradecemos aos clientes fiéis e outras partes interessadas, bem como à equipe do Bankside Patterson e esperamos continuar nosso relacionamento duradouro."

As mudanças começaram com o conteúdo do site. Nas próximas semanas e meses, você notará atualizações, incluindo nova sinalização, cartões de visita, documentação de pedidos e muitos outros itens, como canais de mídia social que farão a transição para o logotipo AL-KO e o nome da empresa.

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AL KO LogoO AL-KO Vehicle Technology Group é um grupo de tecnologia global em rápido crescimento e uma unidade de negócios da DexKo Global. Com componentes de chassis e suspensão de alta qualidade para reboques, veículos de lazer e comerciais, veículos de construção e agrícolas, o grupo representa o melhor em funcionalidade e conforto, bem como inovações para garantir maior segurança na condução. Fundado em 1931, o grupo tem hoje cerca de 3.500 funcionários em mais de 40 locais em todo o mundo.

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AL KO Logo

A DexKo Global Inc. é um dos principais fabricantes mundiais de tecnologia de chassis de alta qualidade, conjuntos de chassis, acessórios e componentes de travões hidráulicos. A DexKo Global foi fundada em 2016 por meio da fusão da Dexter e da AL-KO Vehicle Technology. Com sede em Novi, Michigan/EUA, a empresa emprega cerca de 7.000 pessoas em mais de 100 instalações de produção e centros de distribuição.


 Archetype

Librelato anuncia mudanças em sua Diretoria Comercial

João Librelato assume a posição de Diretor Comercial em janeiro de 2025, consolidando sua trajetória na empresa. Nova posição reflete a aposta da companhia em fortalecer e ampliar sua presença no mercado nacional e externo, focando na satisfação do cliente e na capilaridade da Rede Librelato 

A Librelato, uma das três maiores empresas de implementos rodoviários do Brasil, anunciou uma alteração em sua estrutura diretiva, nomeando João Librelato como novo Diretor Comercial a partir do dia 1 de janeiro de 2025. A mudança tem como objetivo fortalecer e ampliar a estratégia da empresa tanto no mercado interno quanto na expansão internacional, focando na satisfação do cliente e na capilaridade da Rede Librelato.  

João Librelato, profissional com trajetória consolidada na empresa, se reportará diretamente ao CEO da Librelato, Roberto Lopes Júnior, e terá como responsabilidade a condução de áreas estratégicas para o crescimento e a consolidação do negócio.  

Para João Librelato, um dos principais desafios na nova função é “integrar as frentes operacionais e estratégicas da empresa, consolidando sua relevância no setor de implementos rodoviários e ampliando o market-share da marca Librelato em novos mercados”, afirma. 

Entre suas atribuições, João Librelato irá liderar os setores de vendas para o mercado interno e exportações, além de coordenar o marketing de produtos, marketing estratégico, inteligência de mercado, desenvolvimento de rede e administração de vendas. A nova posição reflete a aposta da companhia em fortalecer sua presença no mercado nacional e ampliar oportunidades de negócios em mercados externos. 

Com formação acadêmica e experiências alinhadas às demandas do setor, João Librelato possui especializações em instituições renomadas, como Nova School of Business and Economics, Saint Paul Escola de Negócios e Insper, com foco em inovação, gestão estratégica e M&A (fusões e aquisições). Ele também é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. 

Nos últimos anos, João Librelato desempenhou funções estratégicas na Librelato, como gerente de estratégia e serviços, coordenador de novos negócios e analista de planejamento estratégico. Essas experiências conferem a ele um entendimento abrangente dos desafios e oportunidades da implementadora, bem como das tendências do setor de implementos rodoviários. 

 

Momento estratégico para a Librelato - A transição ocorre em um momento em que a Librelato busca consolidar sua posição de liderança no Brasil e expandir sua participação em mercados internacionais. Fundada em 1969, a empresa tem sede em Içara, Santa Catarina, e opera em diversos países, oferecendo soluções personalizadas em implementos rodoviários para os setores de logística e transporte. 

O CEO Roberto Lopes Júnior destacou a importância da nomeação para a continuidade dos projetos estratégicos da empresa. Segundo ele, a experiência de João Librelato e seu histórico na organização representam um ativo valioso para as metas futuras. 

A Librelato reforça seu compromisso em atender às necessidades do mercado, investindo continuamente em tecnologia, inovação e na qualificação de seu corpo diretivo. A nova gestão da área comercial está alinhada com o planejamento estratégico de longo prazo, que visa impulsionar a competitividade da companhia em um cenário globalizado. 

A Librelato também aproveita para reconhecer e agradecer a contribuição do Silvio Campos, que desempenhou um papel essencial na jornada da implementadora até aqui e participará do processo de transição até o fim de dezembro de 2024. A Librelato deseja a Silvio sucesso em seus próximos desafios profissionais.  

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librelatoFundada em 1969, a Librelato destaca-se como uma das três principais fabricantes brasileiras de implementos rodoviários, além de ser a segunda maior exportadora desses produtos. Atualmente, possui quatro plantas em Santa Catarina, sendo três delas no município de Içara e uma em Criciúma, onde emprega cerca de dois mil profissionais. Sua rede de concessionárias e representantes têm ampla cobertura, com 33 pontos de venda Libreparts estrategicamente instalados em quase todas as regiões brasileiras, além de unidades em países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Chile. A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos. São reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, furgão alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, entre outros de linhas especiais.

  


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