Utilizado na pavimentação e para nivelar fissuras e irregularidades nas rodovias, material ainda apresenta maior aderência e redução do uso de recursos naturais
Com foco na redução de impactos ambientais a partir de iniciativas de economia circular, a Arteris, especialista em gestão de rodovias, ampliou o uso de asfalto reciclado nas rodovias que administra. Estudos feitos em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) demonstram que a aplicação do Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), como é tecnicamente chamado, pode reduzir de 27% a 50% as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera durante seu ciclo de vida em comparação com o asfalto convencional.
Após projetos com seu uso na fabricação a misturas asfálticas à quente, conhecidas como CBUQ, atualmente, o asfalto reciclado está sendo incorporado no microrrevestimento asfáltico - técnica utilizada para corrigir pequenas fissuras e irregularidades na superfície do pavimento pela concessionária Arteris ViaPaulista, no interior de São Paulo. "O uso do RAP foi testado inicialmente como projeto piloto nas rodovias Fernão Dias e Litoral Sul e, em breve, também deverá ser replicado para outras concessionárias da companhia. A iniciativa também faz parte do plano de descarbonização presente na nossa Agenda ESG e que é importante para mitigar as mudanças climáticas que afetam todo o país”, explica Celso Romeiro Júnior, superintendente de Pavimentos da Arteris.
O microrrevestimento asfáltico melhora a durabilidade do pavimento, além de ser uma solução de custo reduzido e menor retirada de recursos naturais do meio ambiente. Apesar de ser aplicado em camadas finas, geralmente de espessura de 10 a 15 milímetros, o microrrevestimento proporciona maior aderência, mesmo com a passagem diária dos veículos, segundo os estudos realizados com a USP desde 2019.
O RAP é gerado pelas atividades de manutenção da Arteris a partir da fresagem de pavimento antigo, sendo posteriormente transportado para usinas onde é incorporado na fabricação de novas misturas asfálticas que serão usadas nas intervenções ao longo das rodovias, diminuindo a necessidade de uso de novos materiais para esse fim.
Reclaimed Asphalt Pavement na Arteris Litoral Sul
Arteris Fernão Dias tem trecho recuperado com asfalto reciclável |
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Especialmente naquelas da área tecnologia, o aspecto humano deve ser ainda mais observado e valorizado, pontua especialista recém-contratada para atuar Gestran, plataforma de gestão de frotas
Uma empresa é feita de pessoas. Ao mesmo tempo, tem uma origem, uma trajetória, uma história. Da combinação de todos esses elementos, emerge o que chamamos de cultura organizacional. Em tempos contemporâneos, de valores como governança, sustentabilidade e responsabilidade social, em que marcas precisam possuir identidade, a cultura organizacional se mostra um preceito indispensável.
Não à toa, as corporações têm procurado tomar decisões e investir em políticas de constituição e fortalecimento de uma cultura organizacional. Inclusive, e em especial, empresas da área de tecnologia, geralmente confundidas como organizações em que a base está nas ferramentas e soluções tecnológicas. Não. Sobretudo nessas, uma cultura organizacional humanizada deve ser perseguida.
É o que avalia, por exemplo, a psicóloga Lucia Fernandes, especialista em saúde mental e bem-estar. Ela assumiu recentemente a função de gestora de Gente e Cultura na Gestran, empreendimento tech que oferece ao mercado uma plataforma de gestão de frotas. A solução é totalmente digital e automatizada, mas por trás desse produto há profissionais de carne e osso colocando sua expertise a serviço da empresa e do mercado.
“A cultura organizacional é a essência da empresa, expressada pela maneira como ela faz seus negócios, trata seus clientes e funcionários. É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros da organização”, define a gestora, pontuando a relevância do fator humano nesse processo.
Especificamente no caso da Gestran, a profissional identifica uma preocupação da empresa em olhar para os colaboradores de uma forma “cada vez mais humanizada”. O que, em se tratando, como dito, de uma organização cujo core business (coração do negócio) é a tecnologia, demanda um tratamento especial.
Em 2023, a empresa contratou uma consultoria em recursos humanos para obter um diagnóstico preciso. Desse trabalho, veio o entendimento de que uma gestora deveria liderar o processo de estabelecimento e consolidação de uma cultura organizacional, cargo ocupado por Lucia Fernandes.
A profissional explica os passos que vêm sendo tomados: “A Gestran avançou nos processos, metodologia e ferramentas para entender quem são os seus stakeholders [pessoas ou grupos impactados], levantando indicadores, fazendo ações iniciais de endomarketing, atuando fortemente no desenvolvimento dos colaboradores, movimentando e atuando com os talentos que a empresa tinha internamente e olhando o mercado para atrair novos profissionais em potencial”.
Já há frutos. “Foram identificados, para todo esse movimento, princípios norteadores que a empresa já exercitava e houve a aderência de mais alguns para ser o caminho a seguir rumo a uma cultura organizacional”, sublinha a psicóloga. “A Gestran faz essa adaptabilidade da cultura organizacional intensificando os pilares de comprometimento, inovação, efetividade, respeito e qualidade de vida", cita.
Lucia Fernandes destaca os desafios daqui para frente: “Hoje, temos um cenário de cultura interna que necessita ser lapidado. Também, entender melhor como esses elementos da cultura organizacional atual se relacionam com o desempenho da organização e dos colaboradores. É um processo de resiliência, tempo, investimento financeiro e cabeças pensantes para uma empresa melhor e mais humanizada”.
Sobre a profissional - Lucia Fernandes é psicóloga, especialista em Saúde Mental e Bem-estar, mestranda em Psicologia Clínica e da Saúde, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV e em Psicologia Positiva, entre outras formações. São mais de 15 anos atuando na área.
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De acordo com a última análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o preço médio do litro do diesel comum foi encontrado a R$ 5,97 e o S-10 a R$ 6,07 no fechamento da primeira quinzena de junho, ambos com redução de 0,33% em relação ao consolidado de maio.
No recorte regional, apenas o Sudeste registrou aumento de 0,17%, ante maio, no preço do diesel comum, que fechou o período a R$ 5,91. As demais regiões apresentaram redução para os dois tipos e as mais expressivas foram identificadas no Nordeste, onde o comum foi encontrado a R$ 5,97, com recuo de 1,81% e o S-10 a R$ 6,05 após ficar 0,98% mais barato.
As médias mais altas foram registradas nos postos de abastecimento da região Norte, a R$ 6,57 o comum e R$ 6,44 o S-10. Já o Sul comercializou o litro dos dois tipos pelo menor preço médio, a R$ 5,84 o comum e R$ 5,88 o S-10.
Entre os estados, o Amapá apresentou as médias mais caras para os dois tipos de diesel, com o comum a R$ 7,24 e o S-10 a R$ 7,33. Ainda assim, o aumento mais significativo para o comum, de 1,72%, em relação ao mês anterior, foi identificado no Piauí, onde a média fechou a R$ 5,93. Já o Rio Grande do Norte registrou a maior alta para o S-10, de 1%, que fechou a R$ 6,09.
A redução mais expressiva para o diesel comum, de 2,56%, foi identificada no Tocantins, onde o litro fechou a R$ 5,71, menor média entre os estados. No Paraná foi encontrado o diesel S-10 a R$ 5,84, o mais barato do País, e no Amazonas a maior redução de todo o território nacional, de 3,12%, onde o litro fechou a R$ 6,21.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
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O conceito propõe que as empresas passem a enxergar a cadeia logística de forma integrada e ecossistêmica, adquirindo vantagens competitivas e potencial de crescimento
A nstech, maior empresa de software para supply chain da América Latina, anuncia seu novo posicionamento de marca, que visa moldar o futuro do setor: a Logistics Advantage. O projeto instiga executivos dos mais diversos segmentos a deixar de pensar suas cadeias logísticas a partir da lógica linear e passar a enxergá-las de forma ecossistêmica e integrada, como vetores de vantagem competitiva, de crescimento para expandir market share, aumentar margens e entregar mais sustentabilidade. Com expertise local e soluções centralizadas em uma plataforma, a nstech ajuda empresas a embarcarem na jornada de transformação do seu supply chain.
"Empresas que querem se destacar no mercado precisam aderir ao conceito de Logistics Advantage - ou seja, transacionar do modelo convencional para o ecossistema Open Logistics, que redefine a logística com integração inteligente, eficiência operacional e visibilidade completa da cadeia de suprimentos", explica Vasco Oliveira, CEO da nstech. Pioneira na categoria open logistics, a marca é a parceira ideal para que as companhias concretizem este movimento.
O modelo linear já não comporta a complexidade das demandas atuais. De acordo com dados do Ilos, a logística representa 16% do PIB do Brasil, ou seja, é 44% menos eficiente do que a dos EUA e tem um impacto direto no top-line de 5 a 20% dos custos como porcentagem da receita num cenário em que mais de 60% das empresas brasileiras enfrentam pressão nas margens. Com isso, os executivos são obrigados a fazer trade-offs - como melhorar o nível de serviço versus reduzir custos, por exemplo.
O conceito de Logistics Advantage se propõe a reverter o cenário, estabelecendo uma relação colaborativa, ganha-ganha e dinâmica, em constante orquestração, contemplando todas as etapas da jornada logística na plataforma integrada da nstech, capaz de endereçar diferentes dores e eliminar os trade-offs, independente da etapa de desenvolvimento logístico em que o cliente se encontra. Dessa forma, o Grupo ajuda na jornada de diferenciação competitiva na logística para os players.
A empresa, que em 2023 faturou R$800 milhões, já investiu, desde sua fundação em 2021, R$1,5 bilhões em crescimento orgânico e inorgânico. Atualmente, são mais de 15.5 trilhões em valor de carga que passam pela plataforma nstech a cada ano, 70 mil clientes ativos e 2.5 milhões de motoristas cadastrados no banco de dados.
"Estamos em posição única, para ajudar a guiar nossos clientes pela jornada Logistics Advantage de forma fluida e adaptável, nos tornando grandes aliados para auxiliar na resolução de seus desafios. Hoje, temos a plataforma Open Logistics mais completa do mundo, com um vasto banco de dados do setor, além de um time amplamente capacitado, que oferece uma expertise local de excelência aos clientes no Brasil e América Latina. Tudo isso possibilita um crescimento sustentável a longo prazo, com ampliação das margens e liberação de fluxo de caixa.", afirma o CEO.
As empresas líderes dos setores agro, industrial, distribuição, varejo e e-commerce já integram a jornada de Logistics Advantage com a nstech. Utilizando sua plataforma de soluções integradas, os clientes nstech conseguiram reduzir em 96% o tempo de reprogramação de rotas, ampliaram a eficiência operacional em 20% e obtiveram 8% de redução de custos com transportes.
"Mais do que uma mudança de posicionamento, o que estamos propondo aqui é uma transformação de mentalidade do setor. Nenhum dos elos da cadeia logística deve perder para que outra avance. Num sistema de natureza interdependente, é preciso trabalhar em conjunto, oferecendo integração de tecnologias de ponta, dados que viram insights para tomadas de decisão assertivas, apoiados por pessoas com conhecimento do mercado local. A nstech quer compartilhar conhecimento para aprimorar a cadeia de suprimentos, viabilizando a construção das jornadas de Logistics Advantage para promover economia de custos, crescimentos sustentáveis e adequação ao compliance.", explica Eduardo Steinberg, conselheiro e sócio da Greenbridge, empresa sueca que é sócia da companhia.
Tecnologias completas e modulares - A plataforma da nstech ajuda as empresas a otimizarem dois de seus ativos mais importantes: pessoas e tecnologia, incluindo:
- Eliminação de esforços manuais: automatização de todos os processos com as principais soluções, desde o recebimento de pedidos até a roteirização, rastreamento da entrega, emissão de documentos até o pagamento final.
- Gerenciamento eficaz de riscos: background check de motoristas, prevenção de acidentes, redução de roubos de cargas, redução de processos trabalhistas.
- Simplificação de operações para fornecedores, transportadoras e motoristas: digitalização de documentos, automação de contratação de fretes, pedidos inbound e agendamentos de entregas.
- Cibersegurança com padrões globais: atendimento de padrões globais para empresas de nuvem nível 1.
- Inovação contínua: a nstech conta com 800 engenheiros e destina 18% da sua receita para pesquisa e desenvolvimento.
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Quando adquirida pela Stellantis, as empresas passaram a ser, juntas, o maior distribuidor de peças automotivas do Brasil e da América do Sul
A DPaschoal comemora, neste mês de junho, 75 anos de uma trajetória marcada por tradição e confiabilidade. Desde sua fundação, em 1949, a empresa construiu uma história de destaque na prestação de serviços automotivos especializados, além da revenda e distribuição de pneus e peças multimarcas, consolidando-se como uma referência no mercado brasileiro.
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Recentemente adquirida pela Stellantis, as empresas passaram a ser, juntas, o maior distribuidor de peças automotivas do Brasil e da América do Sul. E não para por aí: a nova fase traz o objetivo de transformar a DPaschoal na empresa líder do mercado. “Celebramos os 75 anos da DPaschoal com todo o seu legado que, somado à força da Stellantis, impulsiona a empresa no desafio de ser tornar a mais eficiente e rentável do segmento, com novas linhas de produtos e, claro, sempre com foco no cliente”, analisa Paulo Solti, Vice-Presidente de Peças e Serviços da Stellantis para a América do Sul.
Hoje, a DPaschoal tem mais de seis milhões de clientes em sua base cadastral e um índice de satisfação de clientes (NPS) de 88%. A empresa opera mais de 125 lojas próprias espalhadas por oito estados brasileiros, oferecendo uma gama ampla e variada de produtos e serviços para veículos leves, pesados e agrícolas. Além disso, conta com 28 centros de distribuição de peças e pneus, o que garante sua presença em todo o território nacional.
Por meio de diversas plataformas, a DPaschoal trabalha com a multicanalidade para atender a todos os clientes, com propostas B2B e B2C, tanto em e-commerce quanto em lojas físicas, com suas unidades de negócio: DPK, KDP, AutoZ, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel.
Destaque em formação de pessoas, a Maxxi Trainning Academy - criada pela DPaschoal para auxiliar o mercado na construção e distribuição de conhecimento técnico, comercial e de gestão para todos os profissionais do setor automotivo - tem o objetivo de preparar e capacitar profissionais para o mercado de trabalho. Ao longo dos seus 13 anos foram realizadas mais de 150 mil certificações, com formações voltadas à manutenção de veículos de passeio, pesados, motos e linha agrícola, além de treinamentos sobre gestão de negócios.
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Na DPaschoal, tudo é feito para proporcionar comodidade, economia, segurança e, acima de tudo, confiança. Nas lojas da DPaschoal, os clientes têm a segurança de que encontrarão uma equipe dedicada e comprometida em oferecer a melhor experiência possível. Essa filosofia tem sido a base do relacionamento duradouro que a DPaschoal mantém com seus clientes.
"Comemorar os 75 anos da DPaschoal é um momento de grande orgulho e um marco crucial em nossa história empresarial. Desde o início, nossos valores de tradição, confiabilidade e dedicação ao cliente têm sido os pilares de nossa jornada. Cada desafio superado e cada conquista alcançada ao longo do caminho contribuíram para tornar a DPaschoal uma referência no setor automotivo brasileiro. Ao longo dessas sete décadas e meia, construímos relações de confiança com nossos clientes, colaboradores e parceiros. Expresso minha sincera gratidão a todos que contribuíram para nosso sucesso - nossos colaboradores, parceiros e, acima de tudo, nossos clientes, combustível diário de nossa dedicação. Comprometemo-nos a continuar honrando essa confiança e aprimorando constantemente nossos produtos e serviços", avalia Gerson Prado, Diretor-Geral da DPaschoal.
A confiança do cliente em primeiro lugar - A satisfação do cliente sempre foi essencial para o sucesso da DPaschoal ao longo de sua história. Desde a sua fundação, a empresa se empenha em oferecer um serviço de excelência, assegurando conforto, segurança e, principalmente, confiança para todos os consumidores. Entender bem a experiência do cliente pode ser um desafio complexo, que exige uma abordagem detalhada.
Para enfrentar esse desafio, a DPaschoal adota uma estratégia abrangente de análise de dados, que inclui feedback direto dos clientes, avaliações em plataformas digitais, dados de vendas e de manutenção, além de pesquisas de satisfação e estudos de mercado. Integrando essas informações e ouvindo o cliente, a DPaschoal obtém uma visão completa de sua jornada e consegue antecipar suas necessidades.
DPaschoal e Stellantis: uma parceria com visão de futuro - A recente aquisição de 70% do controle acionário da DPaschoal pela Stellantis marca o início de uma parceria estratégica que promete moldar o futuro do setor automotivo no Brasil. Com um histórico de excelência, a DPaschoal e suas marcas afiliadas se unem a uma das maiores empresas de mobilidade do mundo para criar uma sinergia poderosa, que levará a empresa à liderança no segmento.
A integração com a Stellantis, anunciada em janeiro deste ano, não apenas amplia a presença da DPaschoal, como também traz uma nova dimensão de inovação e expansão para a empresa. A Stellantis, com sua expertise global e recursos tecnológicos avançados, está perfeitamente posicionada para complementar e potencializar as operações da DPaschoal. Essa parceria estratégica reflete uma visão de futuro clara: combinar tradição e inovação para oferecer soluções cada vez mais eficientes e avançadas, que incluem a implementação de tecnologias de ponta, o desenvolvimento de novos serviços e a expansão do portfólio de produtos. E no centro dessa parceria está o compromisso inabalável com a experiência do cliente.
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