Empresa já é fornecedora dos fabricantes locais de implementos rodoviários e quer expandir seus negócios no mercado de reposição; peças brasileiras são muito valorizadas pelos operadores logísticos locais
A RAV Correntes, empresa fabricante de autopeças e correntes para o setor de transporte rodoviário de cargas com sede em São Marcos (RS), vai expandir seus negócios na Bolívia a partir do mercado de reposição. “Os implementos rodoviários em operação na Bolívia são semelhantes aos brasileiros e por isso temos campo para fornecer peças e componentes”, explica Camila Brezolin, diretora Comercial da RAV Correntes.
A empresa conhece a fundo o mercado local porque já atua como fornecedora dos fabricantes bolivianos de implementos rodoviários. O fato de o Brasil fazer fronteira com a Bolívia é um ponto favorável porque, para a executiva, facilita o transporte.
A semelhança entre os equipamentos produzidos na Bolívia com os fabricados no Brasil é grande mas a executiva observou que existem implementos específicos que dispõe de abertura de tampa diferente do usual praticado pelo mercado. A engenharia da RAV Correntes tem capacidade para desenvolver soluções para aplicações específicas dos clientes o que aumenta a competitividade da companhia. “Já estamos atendendo alguns clientes da Bolívia que pedem itens apropriados às suas necessidades”, conta a executiva.
Outro aspecto que a executiva aponta no mercado boliviano como vantagem a favor da RAV Correntes é a boa imagem que as peças brasileiras desfrutam perante os operadores logísticos locais. “Essa imagem do produto made in Brasil abre oportunidades para os nossos produtos serem distribuídos no mercado de reposição local”, explica a executiva.
O mercado boliviano é o quinto maior em importação de implementos rodoviários brasileiros. Em 2023, foram 252 unidades. Em quatro anos, de 2020 a 2023, já foram exportados 1.296 Reboques e Semirreboques. “Trata-se de um volume atraente de produtos que vai demandar peças no mercado de reposição local e por isso queremos estar presentes nos principais distribuidores”, conclui.
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Argonautas Comunicação
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A manutenção ajuda a garantir que o veículo esteja em condições ideais de funcionamento, minimizando o risco de falhas mecânicas inesperadas que poderiam resultar em acidentes graves
O Maio Amarelo é uma campanha internacional que busca chamar a atenção para a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes nas vias públicas em todo o mundo. Criado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), seu objetivo principal é conscientizar motoristas, pedestres, ciclistas e todos os usuários das vias sobre a importância de adotar comportamentos responsáveis e respeitar as regras de trânsito.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019, o Brasil registrou 32.667 mortes em acidentes em vias e rodovias, número que subiu ligeiramente para 32.716 em 2020 e continuou a aumentar para 33.813 em 2021. O país perde apenas para Índia e China em quantidade de óbitos em vias de trânsito.
De acordo com a Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas, peças como discos e pastilhas, óleo e filtros, fluídos, correia e tensores, amortecedores e itens que compõem a suspensão e cabos e velas de ignição são fundamentais para uma manutenção preventiva. “Grande parte das peças dos carros se conectam entre si, porém tem algumas que podem ser consideradas a base para todas as outras. Fazer uma revisão preventiva, além de ser muito mais em conta se compararmos a uma corretiva, também te resguarda de sofrer com o carro parar em meio a um trajeto com uma quebra inesperada, o que pode ocasionar um acidente”, afirma Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou.
Além disso, a manutenção preventiva pode aumentar a vida útil do veículo. Ao cuidar adequadamente do carro e realizar serviços regulares, os proprietários podem evitar o desgaste prematuro de componentes importantes, prolongando assim a vida útil do veículo e protegendo seu investimento a longo prazo.
O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), levantou, em 2020, que realizar a manutenção preventiva de veículos automóveis pode ser até 30% mais barato do que a manutenção corretiva.
“Muitos proprietários de carros acham que estão tendo uma despesa alta com as revisões preventivas regulares, mas ao trocarem as peças que já estão desgastadas, podem evitar danos maiores e, consequentemente, gastos menores. Além de aumentar a vida útil do carro, contribuem com a segurança nas estradas, reduzindo o risco de falhas mecânicas”, ressalta Faria.
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Capacitação promovida em parceria com o SENAI e o Governo de Içara agora é realizada no Centro Técnico Librelato
A Librelato, uma das três maiores implementadoras do País, obteve sucesso no primeiro mês de operações de seu recém-inaugurado Centro Técnico. O espaço, que simula uma minifábrica, é dedicado à realização de cursos profissionalizantes gratuitos e remunerados direcionados ao segmento industrial.
Desde a inauguração do Centro Técnico, em março deste ano, a primeira turma, composta por 32 profissionais da fabricante, concluiu com êxito o curso de Soldagem e Pintura. A capacitação foi especificamente direcionada à produção de implementos rodoviários. Para isso, os alunos foram submetidos a um programa intensivo de três semanas, que totalizou 80 horas de conteúdos especializados e incluiu aulas teóricas e práticas, as quais foram realizadas em laboratórios equipados com tecnologia de ponta.
Jackson da Silva, profissional da linha de produção da Librelato, foi um dos participantes. Ele compartilhou que possui conhecimentos sobre soldagem e pintura desde os 16 anos, influenciado pela profissão de seu pai. No entanto, foi por meio do curso técnico oferecido pela Librelato que ele aprimorou seu conhecimento teórico sobre a área. “Algo que me impressionou é que existem outros tipos de soldagem que eu não conhecia. Agora enxergo o que faço com outros olhos”, disse.
Gradualmente, outros cursos serão disponibilizados no Centro Técnico pela Librelato, ampliando as oportunidades de aprendizado de qualidade para que profissionais possam se desenvolver e acompanhar as constantes evoluções do mercado. A partir de maio, a implementadora oferecerá o curso de Montagem Elétrica e Pneumática de Chassis.
Com integração de curso realizado em parceria com o SENAI e o Governo de Içara, o Centro Técnico tornou-se o principal polo educacional da Librelato
Após a inauguração do Centro Técnico Librelato, uma outra iniciativa da fabricante destinada ao aprimoramento de habilidades passou por mudanças. O curso técnico de Soldagem, promovido para a comunidade desde 2021 em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Governo de Içara, agora tem o novo espaço como local para execução das aulas.
"Anteriormente, essas aulas eram conduzidas na sede da Librelato, em um local separado. Agora, com um espaço dedicado e devidamente equipado para treinamentos, permitimos integrar ambas as iniciativas em um único lugar. Com isso, posicionamos o Centro Técnico Librelato como nosso principal polo de capacitação profissional”, finaliza Rodrigo Corso, Diretor de Manufatura da empresa.
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Transportadora está sediada em Lages (SC) e vai utilizar os equipamentos em operações urbanas; Produtos são ágeis e ideais para trabalho com cargas palletizadas
A Videira Implementos, fabricante de implementos rodoviários sediada em Videira (SC), realizou a venda de 50 Carroceria sobre chassi Lonado Sider para a Transportadora Zappellini. “Mostramos ao cliente nossa capacidade de produção e qualidade industrial e esses fatores foram fundamentais para que ele decidisse comprar os produtos conosco”, diz Edson Francio Junior, diretor Comercial da empresa.
A Zappellini está localizada em Lages (SC) e opera implementos rodoviários Leves e Pesados. Os 50 produtos adquiridos junto a Videira Implementos serão utilizados nas operações de transporte de cargas no ambiente urbano, como entrega de papel, celulose e bobinas. “O Lonado Sider é um equipamento muito versátil e ágil, inclusive pode operar com pallets, o que o torna ideal para os trabalhos de transbordo de carga nas cidades”, explica o executivo.
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Argonautas Comunicação
O comportamento de estabilidade foi identificado em todos os estados da sudestinos
A última análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, apontou que o preço médio do GNV (gás natural veicular) se manteve estável no consolidado de abril na Região Sudeste, ante a primeira quinzena do mês, e foi encontrado a uma média de R$ 4,67.
“Em todos os estados da região, o preço do GNV obteve estabilidade em relação à primeira quinzena de abril. Trata-se de um comportamento de preço inédito registrado no Sudeste", destaca Douglas Pina (foto), Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
No Rio de Janeiro o valor médio do combustível foi vendido por R$ 4,64, o mais baixo da Região. Em Minas Gerais foi comercializado a R$ 4,66, em São Paulo a R$ 4,69 e no Espírito Santo, a R$ 5,06, média mais alta entre os demais estados.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos que administra: 1 milhão ao todo, com média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções eficientes e sustentáveis, a fim de simplificar os processos diários.
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