Na 11ª edição da AUTOPAR – Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, iniciada ontem (08), no Expotrade Pinhais, em Curitiba (PR), a Cummins Brasil apresenta seu portfólio de peças de reposição genuínas de motores, eixos e turbos dedicadas ao segmento de veículos pesados.
Além de expor os turbocompressores Holset da Cummins Turbo Technologies, a líder em tecnologia de energia exibe o consagrado motor ISF 3.8 e apresenta o kit reparo desta motorização, cujo objetivo é oferecer no mercado de reposição uma solução para minimizar os custos e a complexidade de manutenção.
Já a Cummins Meritor, líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain, leva para o evento o eixo MS-18X HD, evolução do atual modelo MS-18X, aplicados em caminhões, além das peças de reposição da Unidade de Aftermarket. Ao todo são mais de 3 mil itens ativos, incluindo linha completa de itens para diferencial, rolamentos, componentes de cardan, amortecedores e óleo para diferencial.
As peças da Cummins Meritor são projetadas para oferecer melhor desempenho e maior vida útil, além de atender às expectativas de performance de todas as marcas de veículos, com níveis comprovados de qualidade e valor. Já o eixo a ser exposto, o MS-18X HD, é dedicado para veículos 6x2 estradeiro, desenvolvido para atender às necessidades do mercado em proposta mais avançada, com design moderno do sistema do diferencial do eixo por meio de novas engrenagens e conjunto de rolamentos de forma a proporcionar maior confiabilidade nas aplicações.
Este produto conta com inovações que resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada em comparação com o eixo MS-18X. Vale acrescentar que as melhorias desenvolvidas e implementadas no design são intercambiáveis com o modelo base, ou seja, não geram impacto com a interface de suspensão do veículo.
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Nos primeiros quatro meses do ano foram emplacados 49.617 produtos ante 48.344 de janeiro a abril de 2023; Segmento Pesado registra resultado positivo
O volume de emplacamentos de implementos rodoviários no primeiro quadrimestre de 2024 apresentou resultado positivo de 2,63%. “No princípio do ano a nossa indústria se beneficia da força do agronegócio brasileiro, com encomendas aquecidas para os produtos que atuam na logística de transporte da produção agrícola”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
O setor de Reboques e Semirreboques (Pesados) segue sendo o motor de crescimento da indústria de implementos rodoviários em 2024. De janeiro a abril foram emplacados 30.154 produtos. No mesmo período do ano passado o setor registrou a comercialização de 27.096 unidades.
O segmento de Carroceria sobre chassi (Leves) registrou nos primeiros quatro meses do ano 19.463 produtos emplacados. Em igual período de 2023, o setor comercializou 21.248 unidades. Isso representa retração de 8,4%.
Panorama econômico - A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou que espera que a economia brasileira cresça esse ano 1,9%. O índice está abaixo do registrado pelo País em 2023 (2,9%) mas acima da última estimativa oficial (1,8%). A taxa Selic deve ter mais uma redução em maio, segundo o informado pelo Copom- Comitê de Política Monetária, de 0,5 ponto. A expectativa é que haja uma pausa no ciclo de cortes a partir de junho.
“Mesmo com a redução na taxa Selic ela permanece em nível muito elevado para que tenhamos um desenvolvimento saudável da economia e isso pode comprometer a evolução do PIB brasileiro”, avalia Spricigo que completa: “em todo caso no empenho de fazer o País crescer não se pode desconsiderar o endividamento excessivo das empresas e pessoas”.
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Argonautas Comunicação
Diminuição significativa nas vendas externas do estado afeta operações fronteiriças e demanda por serviços de transporte
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) está atento ao impacto da recente queda nas exportações do Estado no segmento de transporte e logística. A redução nas vendas externas, especialmente devido à menor demanda da China e dos EUA e à crise na Argentina, tem gerado preocupação no setor.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços apontam que as exportações do Rio Grande do Sul tiveram uma queda de 17,21% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse é o menor índice dos últimos três anos, com um montante total de US$ 875 milhões a menos em vendas para outros países.
Segundo a Associação Brasileira de Transporte Internacional (ABTI), todas as principais fronteiras com a Argentina registraram uma diminuição no transporte em comparação com o total de operações de 2022. Os dados coletados a partir de informações fornecidas pela Receita Federal do Brasil revelam quedas expressivas em diversas fronteiras, como Uruguaiana – Paso de Los Libres/AR (-16,13%), São Borja - Santo Tomé (-8,42%) e PSR de Dionísio Cerqueira (-10,94%).
Para a vice-presidente de Transporte Internacional, Andressa Scapini, é importante compreender os impactos dessas quedas nas operações logísticas do estado.
“A análise macro econômica da Argentina indica retração de 2,8% em 2024, resultado estimado também influenciado pelo cenário de queda nas exportações do RS. Em contrapartida, a expectativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) é a forte reação em 2025 e retomada em 5%. O transporte rodoviário de cargas internacional vem sofrendo os impactos na economia do país vizinho desde 2023, com queda no consumo e, por conseguinte, nas exportações”, afirmou.
No comércio com a Argentina, as principais quedas ocorrem no âmbito de produtos ligados à cadeia automotiva, como peças e carrocerias, e de máquinas agrícolas.
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A parceria de longa data abrange diversas aplicações de construção e mineração, incluindo mais de 100 guindastes todo-terreno equipados com as automáticas Allison em operação.
A Allison Transmission fez parceria com a SANY, líder global e fabricante de equipamentos pesados para os mercados de mineração e construção, para incorporar a transmissão Allison 4970 Specialty Series™ (SP) ao guindaste todo-terreno STC5000 de 500 toneladas da SANY. Esses novos guindastes estarão em operação em áreas remotas da China, incluindo desertos e terrenos montanhosos.
“Nossos veículos fora de estrada exigem uma transmissão potente projetada para enfrentar o desafio de trafegar em terrenos difíceis”, disse Du Jian, Diretor de P&D de Chassis de Guindaste da SANY. “Escolhemos a Allison 4970 SP devido à sua comprovada capacidade de aumentar a produtividade e a manobrabilidade do veículo.” Além do guindaste SANY STC5000, a Allison também é fornecedora de soluções de propulsão para o modelo SAC600E de 60 toneladas da empresa.
“Allison e SANY continuam mantendo uma parceria de longa data principalmente em função do desempenho comprovado das soluções da empresa voltadas para toda a linha de produtos SANY”, disse Kartik Ramanan, Diretor Executivo Global Off-Highway, Suporte ao Cliente e Engenharia de Serviços da Allison Transmission. O acordo com a SANY para o fornecimento da Allison 4970 SP para o guindaste STC5000 marca um novo padrão em nossa parceria e continuará impulsionando o crescimento da Allison no mercado fora-de-estrada fora da América do Norte.”
As transmissões Allison Speciality Series garantem maior faixa de torque e maior capacidade de peso bruto para o veículo, itens necessários em ciclos de trabalho severos e condições adversas. Usando sua tecnologia patenteada de conversor de torque, as transmissões Allison multiplicam suavemente o pico de torque do motor quando o veículo se movimenta. Juntamente com a Continuous Power Technology™ para propulsão e controles eletrônicos avançados, garante o fornecimento ininterrupto de potência durante as trocas de marchas e oferece melhor dirigibilidade, confiabilidade e controle do motorista.
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Press Consultoria
A Rede Graal, um dos maiores grupos de autopostos rodoviários do Brasil, tem ampliado o número de casas com estrutura para abastecimento de alta vazão de veículos pesados movidos a Gás Natural Veicular (GNV). Atualmente disponível em oito postos, sendo cinco com abastecimento de alta vazão localizados em rodovias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, em especial nos corredores da Dutra, Fernão Dias, D. Pedro e Anhanguera. Para 2024, está prevista a implementação em outras duas unidades e projetos em mais cinco casas.
A estratégia de expansão vem na esteira do crescente movimento de utilização do combustível alternativo ao diesel para caminhões. “A rede já está presente neste mercado de gás há bastante tempo, mas intensificou os investimentos nos últimos meses porque se observa o mercado seguindo esse caminho. De um lado, os próprios fabricantes têm anunciado fabricação de caminhões 100% movidos a gás natural. Do outro lado, empresas globais têm exigido de suas transportadores a utilização de combustíveis menos poluentes, dentro de suas metas de redução de CO², com respectivos créditos de carbono”, explica Nivaldo Ary Nogueira Jr, Gerente de Expansão da Rede Graal.
Mensalmente, o volume de GNV comercializado nos postos da rede atinge 1.000.000 m³, montante 20% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, por exemplo.
Os postos da rede Graal que possuem abastecimento de GNV para pesados são apropriados, pois possuem os dispensers de alta e baixa vazão, que permitem o abastecimento de forma segura e rápida. Um caminhão 100% movido a GNV possui normalmente 8 cilindros de 25 m³/cada, portanto total de 200 m³. O abastecimento de 100/120 m³ com dispenser de Alta Vazão é feito entre 12 e 15 minutos, praticamente o mesmo tempo para abastecer de 800 a 1.000 litros de óleo diesel.
Economia e menor impacto ambiental - De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), a economia e a redução na poluição ambiental que o caminhão movido a gás oferece são diferenciais considerados quando se cogita a possibilidade de substituir o diesel. Estima que o uso do GNV/GNL no lugar do diesel prevê redução de 20% nas emissões de CO2. Além de mitigar impactos ambientais, apresenta maior eficiência no consumo na ordem de 43% a 58% quando comparado à gasolina e 44% a 60% em relação ao etanol.
Recanto dos caminhoneiros – A rede Graal reconhece a comunidade dos caminhoneiros como um dos pilares mais fortes para o crescimento do negócio. O resultado dessa sintonia é o constante investimento na melhor estrutura possível, com espaço seguro e amplo para descanso, descontos exclusivos em alimentação e serviços, chuveiros e armários, entre outros diferenciais. O Recanto do Caminhoneiro está presente em 95% das casas da rede Graal.
Postos Graal com abastecimento alta vazão GNV para pesados:
- Graal 3 Garças - Rod. Pres. Dutra, km 59, Guaratinguetá (SP)
- Graal Embaixador - Rod. Presidente Dutra, km 305, Rezende (RJ)
- Graal Turmalina - Rod. Anhanguera, Km 158, Cordeirópolis (SP)
- Graal Mirante - Rod. Dom Pedro I, km 89, Jarinu (SP)
- Graal Perdões - Rod. Fernão Dias, km 685, Ribeirão Vermelho (MG)
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