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Caminhões equipados com tecnologia LED são cada vez mais vistos nas estradas brasileiras

Essa abordagem garante uma notável atenção do público, atingindo impressionantes 96% de visibilidade no local, afirma especialista. Além disso, abrem novas oportunidades de receita para motoristas.

Caminhões equipados com tecnologia LED estão cada vez mais presentes nas estradas brasileiras. Eles trazem mensagens, imagens e anúncios, e com sua abordagem diferenciada chamam a atenção, revelando-se altamente eficiente para a divulgação de serviços e até para a promoção de produtos. Além disso, essa estratégia tem oportunizado aos motoristas uma renda extra no final do mês.
Segundo Danniel Xavier, CEO da LED Expert, startup especializada no segmento de painéis de LED em alta resolução, esses produtos são integrados de maneira modular e customizável na carroceria do caminhão, podendo ser instalados em um reboque, com montagem e desmontagem fácil e rápida. Por estarem posicionadas nos três lados do veículo, proporcionam uma visibilidade praticamente completa de 360 graus, podendo ser vistas de todos os ângulos.

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 Danniel Xavier, CEO da LED Expert

"Ao equipar o caminhão com as telas LED, ele se destaca como ferramenta de alcance significativo, capturando a atenção das pessoas onde quer que esteja. Essa abordagem alcança impressionantes 96% de visibilidade quando implementada de forma estratégica", destaca.

A história de Wainer Guilherme, CEO da Gold Divulgações, demonstra como a incorporação da tecnologia dos painéis de LED fez diferença em seu negócio. Ele já atuava no mercado da publicidade há nove anos, circulando com um truck pelas ruas de Salvador e um carro de som. Contudo, foi durante o carnaval que ele encontrou a inspiração para seu novo empreendimento. Ele relata: "Fui morar em Goiânia e, quando voltei para minha cidade natal, Salvador, vi um trio com painel de LED e pensei: por que não adaptar meu mini trio e investir nesse segmento?"

Durante suas pesquisas para reformular os negócios, conheceu Rafael Lima, sócio da LED Expert, e alguns meses depois, realizaram a instalação.

Wainer lembra que isso foi durante o primeiro ano da pandemia, mas mesmo nessa época, os negócios começaram a dar resultado, como conta: "Estava tudo parado, os negócios em geral e os estabelecimentos. Depois de adaptar meu mini trio, fui o primeiro carro de som a voltar a trabalhar, pois tínhamos áudio e, agora, vídeo. Assim começamos a rodar imagens nos telões explicando como se prevenir da COVID."

Mesmo com a economia em recesso, os painéis de LED agregaram valor ao seu trabalho, trazendo mais receita. "Conseguimos um aumento de 40% nos serviços devido à inovação e qualidade dos painéis de LED," afirma.
Hoje, Wainer é uma referência nesse segmento em sua cidade. Ele relata: "Chegamos a viajar 500 km para atender clientes, e hoje a maioria não aceita mais o carro sem o painel de LED, pois traz muita eficiência para o trabalho de divulgação, e para os nossos serviços. Isso porque transmitimos um áudio visual que chama muito a atenção das pessoas. Atualmente, temos dois carros com painéis." Ele conclui: "Não foi fácil, mas valeu muito a pena acreditar e investir na tecnologia de painéis de LED".

 

Vantagens - E as pesquisas comprovam o impacto da tecnologia nas pessoas. De acordo com o estudo Insider OOH, para 64% dos entrevistados, os transportes, incluindo caminhões, são um dos principais "meios" onde são impactados pela mídia OOH. Essa categoria inclui publicidade em meios de transporte, como ônibus, metrôs, trens, táxis e outros veículos de locomoção pública. Considerando que os veículos circulam por ruas e estradas ao ar livre, as telas LED são projetadas para resistir a diversas condições climáticas, assegurando durabilidade. Fabricadas com materiais duráveis e resistentes, sua vida útil pode chegar até 40 mil horas.

"Isso resulta em menor necessidade de substituições precoces ou descarte, preservando o meio ambiente. Desta forma, como possui pouca necessidade de manutenção e reparos, reduz ainda mais o impacto ambiental," diz Xavier.

Para o especialista, ao considerar a versatilidade e o impacto visual dos painéis LED em caminhões, fica evidente que essa abordagem proporciona um investimento interessante. Além de garantir uma ampla visibilidade, essa forma de publicidade oferece uma excelente relação entre custo e benefício, se tornando uma estratégia eficaz para aumentar o reconhecimento e a visibilidade de uma empresa ou produto.

Assim, para transformar essa renda "extra" em negócio, a startup disponibiliza seu know-how empreendedor e, por meio de suas unidades, oferece um programa de Customer Success (Sucesso do Cliente) chamado "Programa Empreenda com a LED", que orienta clientes a fazerem desta comunicação um negócio bem-sucedido.

"O cliente recebe um plano personalizado, com cálculos de retorno de investimento, consumo energético e em quanto tempo haverá lucro, por exemplo. Após, são realizadas reuniões mensais para acompanhar a rentabilidade do painel e compartilhar as melhores estratégias para maximizar o faturamento, sempre considerando a escalada do negócio," explica Danniel.

Para o especialista, a utilização de painéis de LED em caminhões também colabora para a disrupção na publicidade. "A tecnologia LED sobre rodas possibilita muita criatividade no campo da publicidade com campanhas inovadoras. Ao transmitir conteúdo dinâmico em tempo real, elementos interativos podem ser adicionados às campanhas, como códigos QR Code e promoções relâmpago, o que ajuda a engajar o público e obter resultados mais rápidos e eficientes para os anunciantes," conclui.

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   Engenharia de Comunicação



Tecnologia ajuda motoristas a equilibrarem carga de trabalho com pausas adequadas

Logística 5.0 é o futuro das empresas de transporte e foca em um dos principais elementos: o bem estar dos motoristas

Com uso de IA e várias ferramentas tecnológicas, desafios na gestão de frotas é fazer com que, cada vez mais, a tecnologia atue em favor da vida dos motoristas e da qualidade de trabalho.

A evolução da revolução industrial, denominada Indústria 5.0, visa à integração harmoniosa entre humanos e máquinas, em vez da substituição completa de trabalhadores pela automação. A tecnologia é projetada para trabalhar em parceria com os humanos, valorizando habilidades cognitivas únicas e promovendo maior eficiência, inovação e personalização na produção, com foco em sustentabilidade e bem-estar humano.

Essa revolução industrial traz consigo transformações profundas, inclusive no segmento de Logística e Transportes, fundamental para qualquer indústria. Chamada de Logística 5.0, um dos focos é integrar tecnologia avançada enquanto coloca os motoristas no centro da equação. Nesse novo paradigma, além de otimizar processos, o objetivo é melhorar as condições de trabalho dos motoristas e proporcionar maior capacitação através de ferramentas tecnológicas inovadoras.

Em uma recente conversa no podcast da Infleet, empresa que desenvolve tecnologias para a Gestão de Frota, Patrick Rocha, fundador da Inlog, considerada a "escola da nova logística", falou sobre as perspectivas da Logística 5.0 na melhoria das condições de trabalho dos motoristas, e como isso também acaba revertendo em benefícios para as empresas.

"Um artigo da Harvard Business Review intitulado 'The Key to Happy Customers?' mostra como é a forte ligação estatística entre o bem-estar dos funcionários e a satisfação do cliente, reverberando na qualidade, produtividade e crescimento das empresas. Mais de 60% dos entrevistados corroboram com essa ideia na pesquisa", cita Patrick Rocha.

A Logística de Transportes 5.0 reconhece que a satisfação do motorista é fundamental e que o uso eficiente da tecnologia, como IoT, inteligência artificial e navegação avançada, pode facilitar suas tarefas diárias, como tornar as rotas previsíveis e trazer equilíbrio entre carga de trabalho e pausas adequadas.

A tecnologia da Infleet, por exemplo, contém funcionalidades que vão ao encontro do conceito "Logística 5.0" , como a Videotelemetria, que consegue monitorar a fadiga e o nível de estresse dos motoristas. Isso permite que as empresas intervenham quando um motorista deixa de cumprir algum requisito de segurança (não usar cinto, mexer no celular, etc.) ou até mesmo se ele estiver sobrecarregado, oferecendo pausas adequadas ou apoio emocional, contribuindo para a saúde mental e física dos motoristas, incluindo o cumprimento das leis de horas de trabalho, descanso adequado e condições ergonômicas nos veículos.

Outra funcionalidade que proporciona aumento da qualidade de trabalho e bem-estar dos motoristas, o "Check List" acompanha todos os processos de verificação do motorista, como registro de condução e suas licenças, como também os itens dos veículos, que contribuem para uma condução mais eficiente. Assim, ao garantir que os motoristas cumpram os regulamentos e políticas de segurança, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Além disso, é possível verificar as áreas onde eles podem precisar de treinamento adicional ou apoio, incluindo treinamento em segurança rodoviária, técnicas de direção eficientes e até mesmo programas de bem-estar.

"Essas ferramentas são concebidas para apoiar os motoristas em suas responsabilidades, promovendo uma entrega mais eficiente e, ao mesmo tempo, respeitando suas habilidades e experiências", conta o CEO da Infleet, Victor Vilas Boas Cavalcanti.

infleet implementosnet 2024 04 23 02Victor Vilas Boas Cavalcanti

Porém, mudar uma cultura nunca é fácil, especialmente de profissionais que aprenderam, durante grande parte da carreira, a lidar com os desafios do dia a dia nas estradas. Para promover essa mudança de mindset e cultura, com o foco em uso de tecnologias de gestão, a Inlog contou na conversa com a Infleet como encontrou estratégias inovadoras para superar essa barreira e promover a utilização efetiva das soluções tecnológicas adotadas.

Patrick Rocha relembra os desafios enfrentados, quando a presença de smartphones nas mãos dos motoristas era limitada, e a resistência dos proprietários de frota em fornecer conectividade 3G aos motoristas era uma realidade. Para solucionar esse problema, a Inlog desenvolveu táticas criativas, uma das quais foi implementar uma competição entre motoristas terceirizados, oferecendo prêmios como churrascos, televisões e outros incentivos.

"Ao reconhecer a importância dos profissionais que estão na linha de frente da entrega, com um ambiente onde a tecnologia e os motoristas atuam juntos para proporcionar não apenas entregas eficientes, mas também qualidade de trabalho, criamos experiências satisfatórias para todos", reflete o profissional.

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 Engenharia de Comunicação



4 estratégias para otimizar o transporte rodoviário de mercadorias no Brasil

Transporte rodoviário continua sendo o principal modal para o transporte de cargas no país

O transporte rodoviário de cargas é o principal modal ainda utilizado no Brasil e a recuperação econômica pós-pandemia tem impulsionado a procura e a necessidade de eficiência logística. De acordo com o Panorama Transportes do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Infra S.A, o país fechou o ano de 2023 com um crescimento na movimentação de cargas em relação ao ano de 2022, com o recorde 1,3 bilhão de toneladas movimentadas no ano. Mais de 100 milhões de toneladas foram transportadas pelas rodovias do país. O transporte rodoviário de soja, milho e farelo, com foco no comércio exterior teve alta de 35,7% em relação ao ano de 2022.

O mercado segue crescendo, a extensão territorial e diversidade geográfica do país dificultam o acesso a algumas regiões, com isso, muitas estradas não têm uma boa infraestrutura, o que pode resultar em condições precárias para o transporte de cargas e acidentes. Segundo a Confederação Nacional do Transporte, mais da metade das rodovias brasileiras estão em situação regular, ruim ou péssima.

Além dos desafios relacionados à extensão territorial do país e infraestrutura, o roubo de cargas é outro problema grave. Segundo dados do “Relatório de Roubo de Carga”, elaborado pelo Centro de Inteligência da Overhaul, o país registrou mais de 18 mil eventos de roubos de cargas entre janeiro e dezembro de 2023 e deve crescer ainda mais em 2024.

“O transporte rodoviário continua sendo o principal modal para o transporte de cargas e com isso, a infraestrutura ainda enfrenta desafios de falta de manutenção e segurança. Com esse cenário e a retomada da economia com o aquecimento do setor de logística, podemos esperar um aumento no número de roubos de cargas em 2024”, revela o gerente de Inteligência da Overhaul, Reginaldo Catarino.

Para enfrentar estes desafios e melhorar a eficiência do transporte rodoviário de mercadorias, o especialista em gestão de risco apresenta quatro estratégias fundamentais.

  1. Localização em tempo real
    Uma das ferramentas mais valiosas para melhorar a segurança e a eficiência do transporte terrestre de mercadorias é a implementação de sistemas de localização em tempo real. Estes sistemas permitem às empresas monitorizar a localização e o estado dos seus veículos e da sua carga em qualquer altura. “Através da utilização de GPS e de tecnologias de comunicação avançadas, as empresas podem detectar e responder rapidamente a quaisquer anomalias ou incidentes, tais como desvios não autorizados ou paradas prolongadas”, explica Reginaldo.

  2. Colaboração e coordenação interagências
    O especialista explica que é muito importante promover a colaboração e a coordenação entre os diferentes setores e atores de toda a cadeia de transporte, incluindo as empresas, as autoridades governamentais e os serviços de aplicação da lei. “Isto pode envolver a partilha de informações sobre rotas seguras, a implementação de medidas de segurança coordenadas e o desenvolvimento de protocolos conjuntos de resposta a emergências. A colaboração interagências é fundamental para reforçar a segurança e a resiliência das cadeias de abastecimento”.

  3. Formação e sensibilização do pessoal
    O fator humano desempenha um papel crucial na segurança e eficiência do transporte terrestre de mercadorias. Sendo assim, é essencial proporcionar formação adequada e sensibilizar os condutores, os operadores logísticos e o pessoal de segurança para os riscos associados ao transporte de carga, bem como para as melhores práticas de prevenção de roubos e outros incidentes. Isto inclui formação em técnicas de condução defensiva, procedimentos de segurança e gestão de emergências.

  4. Tecnologias de segurança avançadas
    Para além dos sistemas de localização em tempo real, as empresas de transporte adotam tecnologias de segurança avançadas para proteger a carga e atenuar os riscos associados ao transporte de carga terrestre. Estas tecnologias podem incluir sistemas de videovigilância, sensores de intrusão, fechaduras e selos eletrônicos e dispositivos de alarme à distância. Ao combinar estas tecnologias com uma estratégia robusta de gestão de risco, as empresas podem melhorar significativamente a segurança das suas operações de transporte rodoviário de mercadorias.

    “A melhoria do transporte rodoviário de mercadorias no Brasil requer uma abordagem abrangente que combine tecnologia, colaboração entre agências, formação de trabalhadores e a utilização de tecnologias de segurança avançadas. Ao implementar estas estratégias de forma eficaz, as empresas podem reforçar a segurança, a eficiência e a resiliência das suas cadeias de abastecimento, contribuindo assim para o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável do país”, afirma Catarino.

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Overhaul  Sherlock Communications



Por Flavia Soares, Sherlock Communications

ANFIR e ApexBrasil promovem Rodada de Negócios em Bogotá

Nos dias 28 e 29 de novembro 15 empresas vão se reunir com operadores logísticos do mercado colombiano: a ação faz parte do Programa Move Brazil de promoção de exportações de implementos rodoviários e demais equipamentos ligados ao setor

A ANFIR e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vão promover a Rodada de Negócios em Bogotá (Colômbia), nos dias 28 e 29 de novembro. O encontro comercial faz parte do Programa Move Brazil de promoção de exportações, desenvolvido em parceria pela ApexBrasil e ANFIR.

As 15 empresas brasileiras que participarão dos encontros com os operadores logísticos colombianos são Aspöck do Brasil, Braslux, Facchini, Frota Brasil, Grimaldi, Rodofort Guerra, HC Labor, Ibiporã, Pradolux, Randon, Rodovale, TKA Cranes, Triel HT, Usimaster e VBC.

O implemento rodoviário brasileiro tem participação no mercado doméstico da Colômbia em torno de 25%, em um universo de 13.700 caminhões, comercializados no primeiro semestre do ano. A base industrial local é formada por aproximadamente 800 produtores locais, sendo em sua maioria de equipamentos sobre chassi. “Somos os maiores playeres no mercado doméstico o que mostra o reconhecimento das empresas de transporte colombiana da qualidade do produto brasileiro”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

 

Renovação - A ação na Colômbia é a quinta empreendida em 2023. As demais foram a presença com stand na MATS-Mid-America Trucking Show, nos EUA, de 30 de março a 1º de abril; e as Rodadas de Negócios na República Dominicana, de 11 a 13 de abril; no Chile, de 16 a 18 de maio; e na África do Sul, entre os dias 23 e 26 de outubro.

Em 2022, foram realizadas uma missão comercial ao Peru, a instalação do stand MoveBrazil na feira internacional ANPACT, no México; e na IAA Transportation, na Alemanha. Além disso, o convênio promoveu a Rodada Internacional de Negócios, durante a realização da Fenatran, com importadores estrangeiros.

No ano de 2020 o programa desenvolveu a missão comercial à Colômbia, sendo suspenso em seguida por conta da pandemia mundial de Covid-19. A retomada ocorreu em junho de 2022 com a renovação do convênio.

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movebrazilMOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR-Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e tem como meta promover as exportações brasileiras destes produtos, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital e fornecedor de tecnologia. Sua principal forma de atuação é por meio de ações de promoção comercial, como participação em feiras de negócios e rodada de negócios.

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Randoncorp registra receita líquida consolidada de R$ 2,9 bilhões no terceiro trimestre de 2023

A Randoncorp registrou, no terceiro trimestre de 2023, receita líquida consolidada de R$ 2,9 bilhões. No acumulado do ano, a Companhia registra nesse indicador R$ 8,3 bilhões, valor que representa estabilidade na comparação dos nove primeiros meses de 2022, mesmo em um ano com forte retração de volumes em um dos principais mercados de atuação da empresa.

O EBITDA Consolidado alcançou R$ 396,4 milhões no terceiro trimestre, atingindo R$ 1,3 bilhões no ano, o que representa uma alta de 8,5% na comparação com o período de janeiro a setembro de 2022. Já a margem EBITDA se manteve estável no trimestre na comparação com mesmo período do ano passado, em 13,7%, e está em 15,4% no acumulado de 2023, acima do mesmo período do ano anterior.

Considerando o contexto de mercado complexo e competitivo, com queda nos volumes e receitas associadas ao mercado de caminhões e cenário internacional desafiador, o CFO da Randoncorp, Paulo Prignolato, explica que o desempenho alcançado pela companhia é fruto da estratégia de negócios. "Estamos conseguindo enfrentar e superar esses desafios pela resiliência das nossas empresas e pela nossa diversificação de mercados, geografias e portfólios, que além de contribuírem para os resultados positivos, nos permitem seguir executando nosso plano estratégico", destaca.

Entre os fatores que contribuem para as receitas apuradas, estão a continuidade da boa demanda do mercado de semirreboques, suportada pelo setor agrícola e avanço de outros segmentos – como o de tanques de combustíveis –, e a boa performance do mercado de reposição, tanto em receita quanto em volumes de vendas.

O agronegócio tem contribuído de maneira ainda mais intensa nos negócios da Randoncorp. Dois exemplos disso foram registrados no trimestre. Com a retomada das vendas de semirreboques basculantes e graneleiros, o setor representou 64% da receita da vertical Montadora, um avanço de sete pontos percentuais na comparação com o segundo trimestre deste ano. Já na vertical Autopeças, a unidade Castertech Fundição e Tecnologia registrou avanço de 1,3 ponto percentual na receita líquida oriunda do mercado agrícola, se comparado com o terceiro trimestre de 2022.

 

Mercado externo - As receitas do mercado externo, que reúnem os valores de exportações com as vendas realizadas pelas unidades localizadas fora do Brasil, somaram US$ 119,1 milhões no terceiro trimestre, representando 20,1% da receita líquida consolidada. No acumulado de 2023, este indicador atingiu US$ 385,4 milhões, 15,5% superior ao mesmo período de 2022, favorecido pelo acréscimo das receitas das operações Hercules, nos Estados Unidos, e Juratek, no Reino Unido.

"Ao longo dos últimos anos, concentramos nosso foco na ampliação da atuação nos mercados de reposição e internacional. Em complemento a isso, a expansão de portfólio e a defesa da posição de liderança nos nossos negócios já consolidados seguem sendo fundamentais para a estratégia da companhia. Seguimos confiantes em atingir os principais indicadores do Guidance divulgado ao mercado, certos de que estamos na rota correta para que a empresa siga crescendo de forma sustentável e equilibrada", salienta o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

A solidez financeira também tem sido fator fundamental para os resultados registrados e foi destacado pela agência S&P Global Ratings, que manteve o rating corporativo na escala nacional Brasil em "brAA+" e alterou a perspectiva de estável para positiva, em relatório publicado no mês de outubro. Entre os pontos listados para essa classificação estão a expectativa de boa rentabilidade e redução de alavancagem da Randoncorp nos próximos anos, pela recuperação de mercados de atuação e maior geração de caixa.

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Somos pessoas trabalhando para pessoas. Com mais de 74 anos de história, nosso compromisso é gerar soluções que facilitam a vida das pessoas através da mobilidade. Alcançamos presença global e liderança em todos os nossos segmentos de atuação. Nossa sede fica em Caxias do Sul (RS), cidade no sul do Brasil, e contamos com 31 unidades industriais presentes em mais de 120 países, sempre priorizando a proximidade e a confiança com nossos públicos, a valorização das pessoas e o lucro com sustentabilidade. Temos como propósito conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade e fazemos isso por meio das empresas Randon, Fras-le Mobility, Castertech, Suspensys, Master, JOST Brasil, CTR – Centro Tecnológico Randon, NIONE, Auttom, Randon Ventures, Conexo, Randon Consórcios, Randon Corretora de Seguros, Banco Randon, Addiante e DB. A Randoncorp atua ainda na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e incentiva a pesquisa científica e a busca por novas soluções tecnológicas por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon. Fazemos parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.


 


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