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Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete

O Índice de Frete Rodoviário da Edenred Frete aponta que nova retração ocorre em meio à queda do diesel nas bombas e cenário econômico ainda complexo

De acordo com dados da última análise do Índice de Frete Rodoviário da Edenred Frete (IFR), com a base em dados exclusivos da plataforma Edenred Repom, o preço médio do frete por quilômetro rodado no País registrou uma leve variação negativa de 0,14% em abril em relação a março. O valor médio nacional passou de R$ 7,35 para R$ 7,34, registrando, assim, o segundo mês consecutivo de retração. 

“Essa nova queda reflete um momento de compasso de espera da economia. Em abril, os principais setores que influenciam a demanda por transporte, como indústria, agro e construção, não apresentaram movimentações relevantes. Isso se traduziu em pouca variação nos preços praticados”, explica Vinicios Fernandes, Diretor da Edenred Frete. 

Outro fator que pode ter contribuído para o recuo é a redução nos preços do diesel nos postos. De acordo com o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o diesel comum teve valor médio de R$ 6,38 em abril, com queda de 1,85% em relação a março. Já o tipo S-10 foi comercializado a R$ 6,44, após recuo de 1,83%. 

“O diesel é um dos principais custos do transporte rodoviário, por isso, reduções como as observadas em abril ajudam a aliviar os custos operacionais e podem refletir diretamente nos valores do frete. Com os novos reajustes para baixo, há possibilidade de impacto também na tabela do piso mínimo do frete, provocando novas variações nos próximos meses”, completa Fernandes. 

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição é levantada com base de dados exclusivos das 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos é especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio com 8 milhões de transações anuais e mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos em todo o Brasil. 


edenred frete

RPMA Comunicação

Indústria de autopeças amplia atuação com programa de capacitação voltado ao mercado de reposição

Iniciativa Modefer Academy foca na capacitação de profissionais com foco prático e técnico no sistema de arrefecimento automotivo 

Diante de uma realidade preocupante no setor automotivo — marcada por diagnósticos imprecisos e práticas equivocadas em autopeças — a Modefer, líder nacional na fabricação de hélices e embreagens viscosas para veículos, fundou a Modefer Academy. A iniciativa nasceu com o propósito de capacitar, com excelência técnica, os profissionais que lidam diariamente com sistemas de arrefecimento, vitais para o desempenho dos veículos leves e pesados.

Com treinamentos presenciais realizados na sede da Modefer, em Barueri (SP), na Grande São Paulo, a Modefer Academy oferece uma formação prática, voltada não apenas para mecânicos, mas também para vendedores, promotores e consultores técnicos. Os cursos têm duração média de 16 horas (dois dias) e são realizados mensalmente, garantindo um fluxo contínuo de aprendizado e atualização.

“O conteúdo técnico da Modefer Academy aborda de forma aprofundada todos os componentes do sistema de arrefecimento — incluindo hélices, embreagens viscosas, aditivos, radiadores, bombas d’água e válvulas termostáticas — com foco total em problemas reais de campo. Essa abordagem prática, somada à linguagem acessível e ao embasamento técnico rigoroso, permite que os participantes apliquem imediatamente o que aprendem em suas rotinas”, destaca Hermes Santos, CEO da Modefer

Os treinamentos são ministrados pelos próprios especialistas da Modefer, que acumulam ampla e vasta experiência e vivência na indústria automotiva. Ao final, os participantes recebem um certificado de conclusão, reconhecimento que reforça a qualificação técnica dos profissionais formados. “Estamos combatendo o ‘achismo’ com conhecimento técnico validado. Isso eleva o nível de todo o setor”, reforça Hermes.

Mais de 60 profissionais já passaram pela Modefer Academy, e os resultados têm sido expressivos: redução de erros técnicos, melhoria no atendimento ao cliente e aumento da vida útil dos componentes instalados. “A Academy é mais do que um centro de treinamento — é um pilar do nosso compromisso com a excelência e a evolução de todo setor automotivo”, detalha o executivo. 

 

Crescimento a inovação - Com a novidade, a aposta em conhecimento técnico como diferencial competitivo impulsionou diretamente a Modefer a consolidar um expressivo crescimento de 13% em seu market share no último ano. O resultado reflete uma série de ações estratégicas focadas na valorização da informação técnica, capacitação de parceiros e adequação precisa do portfólio para a frota circulante brasileira.

“Transformamos conhecimento técnico em uma ferramenta estratégica para crescer com consistência. Ao investir na formação dos nossos parceiros e na inteligência aplicada ao portfólio, conseguimos antecipar demandas do mercado e entregar soluções mais eficientes. Esse modelo tem nos permitido inovar com foco e aumentar significativamente nossa participação em um setor cada vez mais exigente,” afirma Hermes Santos, CEO da Modefer.

Em um ambiente cada vez mais competitivo e impactado por inovações tecnológicas e mudanças regulatórias, a Modefer aposta na proximidade com a cadeia de distribuição para manter o ritmo de expansão e sustentar sua liderança em soluções para o mercado automotivo.

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Com quase 40 anos de história, a Modefer é líder nacional na fabricação de hélices e embreagens viscosas para veículos comerciais. Reconhecida pela qualidade, performance e durabilidade de seus produtos, a empresa se destaca no setor automotivo brasileiro por sua forte atuação no mercado de reposição e por seu compromisso com a capacitação técnica de toda a cadeia — de distribuidores a aplicadores.

Com o portfólio de mais de 800 part numbers, compatível com a maior parte da frota circulante do país, a Modefer oferece soluções que aliam tecnologia e eficiência para caminhões, ônibus e outros veículos a diesel. Em 2024, iniciou sua expansão para a América Latina, levando a excelência da engenharia nacional para novos mercados por meio de parcerias estratégicas e distribuição especializada.


Like Leads

Após terceiro reajuste da Petrobras em 2025, diesel cai mais de 2,6% em maio, aponta Edenred Ticket Log

Reduções foram de 2,65% para o tipo comum e de 2,62% para o S-10 na comparação com a primeira quinzena de abril

De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum e o tipo S-10 tiveram preços médios de R$ 6,25 e R$ 6,31, respectivamente, na primeira quinzena de maio. Os valores representam quedas respectivas de 2,65% e 2,62% para os dois tipos de combustível, na comparação com o período equivalente de abril.

“A queda de mais de 2,6% nos preços médios do diesel comum e do tipo S-10 nesta primeira quinzena de maio representa um recuo de R$ 0,17 por litro em relação ao início de abril, um centavo a mais do que o último corte anunciado pela Petrobras às distribuidoras, de R$ 0,16. Esse movimento reflete o terceiro reajuste para baixo promovido pela estatal em 2025 e mostra que o repasse tem chegado às bombas, contribuído para aliviar os custos com abastecimento”, analisa Renato Mascarenhas, Diretor de Rede, Operações e Transformação da Edenred Mobilidade.

Com o reajuste, ao analisar os valores médios regionalmente, nota-se que, em comparação com a primeira quinzena de abril, todas as regiões do Brasil acompanharam a média nacional e registraram queda, com destaques para o Sul, que registrou as maiores quedas do País para o diesel comum (3,37%), e para S-10 (3,03%, mesma redução do Centro-Oeste). O Sul foi, também, onde se comercializou, mais uma vez, o diesel mais barato do País, para ambos os tipos. Na região, o diesel comum foi comercializado em média a R$ 6,03, enquanto o S-10 foi vendido à média de R$ 6,09.

Já os preços mais caros foram encontrados no Norte, onde se vendeu o diesel S-10 a R$ 6,75, mesmo após queda de 2,03%, e o comum a R$ 6,91, depois de redução de 1,29%.

Na avaliação por estados, o destaque da primeira quinzena de maio foi novamente o Acre, que registrou as maiores médias para os dois tipos de diesel. Após queda de 0,89%, o tipo comum alcançou o valor de R$ 7,78 no estado, enquanto o S-10, que apresentou redução de 1,78%, caiu para R$ 7,73. A maior redução para o diesel comum aconteceu em Alagoas, onde o preço médio do combustível recuou para R$ 6,33 após queda de 6,08%.

Já o menor preço médio para o diesel comum foi registrado nos postos do Paraná, a R$ 6,00, após queda de 3,85% na comparação com a primeira quinzena de abril. Enquanto isso, o menor preço para o diesel S-10 foi encontrado em Pernambuco, onde se comercializou o combustível a R$ 5,95, depois de queda de 4,49% em comparação ao mesmo período do mês anterior, a maior redução entre todos os estados brasileiros.

Vale destacar também que os maiores aumentos nos preços de ambos os tipos de diesel foram registrados no Amazonas, onde os motoristas viram alta de 0,86% no tipo comum, o que elevou o preço médio do combustível a R$ 7,00. Já o S-10 teve alta de 0,28% no estado, chegando ao preço médio de R$ 7,05.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários. 

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Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.  

Juntas, desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição. 

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.

 


RPMA Comunicação

A Aliança do Aftermarket reforça papel estratégico na segurança viária durante o Maio Amarelo

Entidades do setor automotivo destacam a importância da manutenção preventiva e da inspeção veicular como políticas públicas de preservação da vida

Durante o Maio Amarelo — movimento global de conscientização sobre a redução de acidentes de trânsito — a Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil reforça seu protagonismo na defesa da segurança viária, destacando a importância da manutenção preventiva e da regulamentação da inspeção veicular no país. Para a entidade, preservar vidas nas ruas e estradas começa pela valorização da cadeia de reposição, composta por indústria, distribuidores, varejistas e oficinas mecânicas.

Formada por seis das principais entidades do setor – ANDAP/SICAP, ANFAPE, ASDAP, CONAREM, SINCOPEÇAS BRASIL, SINDIREPA BRASIL –, a Aliança atua para construir políticas públicas estruturantes que valorizem os serviços de manutenção e assegurem que veículos em circulação estejam em condições seguras. Durante a Automec 2025, a entidade apresentou uma proposta concreta para a implementação nacional da inspeção veicular periódica, tema previsto há anos no Código de Trânsito Brasileiro (Art. 104), mas ainda sem execução plena.

A proposta foi detalhada durante o 1º Congresso da Aliança, com destaque para a palestra “Inspeção Veicular: a desconhecida experiência brasileira”. O conteúdo apresentou dados robustos: o Brasil já possui estrutura técnica instalada, com 504 estações de inspeção, cerca de 5.000 profissionais atuando no setor e mais de 30 milhões de inspeções realizadas desde os anos 1990. No entanto, apesar dos avanços pontuais, a falta de regulamentação nacional impede que o país usufrua dos benefícios plenos da inspeção como ferramenta de segurança pública.

Durante a apresentação, foram apontados os principais motivos de reprovação de veículos: iluminação (47,58%), pneus e rodas (16,43%), freios (10,31%) e suspensão (6,05%). Esses números evidenciam a urgência de uma cultura sólida de manutenção preventiva, pois esses componentes, quando negligenciados, aumentam significativamente o risco de acidentes fatais. Para a Aliança, estimular a prevenção é um dos caminhos mais eficazes para reduzir as estatísticas de sinistros no trânsito brasileiro.

Além da segurança, a proposta da Aliança também se alinha a objetivos de sustentabilidade. A inspeção veicular contribui para a redução da emissão de poluentes e ruídos, tema cada vez mais central na agenda de ESG (ambiental, social e governança). A experiência bem-sucedida de municípios como São Paulo, com inspeções obrigatórias em táxis, escolares e veículos a GNV, mostra que é possível combinar viabilidade técnica com impactos positivos à mobilidade urbana e ao meio ambiente.

O Maio Amarelo, ao propor uma reflexão coletiva sobre o valor da vida, oferece o ambiente ideal para que iniciativas como a da Aliança ganhem visibilidade e engajamento. Mais do que uma campanha, é uma convocação para ação conjunta entre sociedade, governo e setor produtivo. A proposta da Aliança traz soluções concretas e viáveis, capazes de transformar o cenário da mobilidade no Brasil.

A entidade também propõe que empresas de reparação, retíficas e centros de inspeção veicular sejam reconhecidos como agentes de transformação, valorizando a mão de obra qualificada e o uso de peças e serviços certificados. “A segurança veicular começa na escolha do componente certo, no cuidado técnico e no compromisso com a excelência. Essa é a mensagem que a Aliança reforça neste Maio Amarelo”, destaca a coordenação da iniciativa.

Ao liderar esse movimento, a Aliança do Aftermarket se posiciona como uma força articuladora de mudanças estruturais no setor automotivo, reafirmando seu papel não apenas como representante da cadeia de reposição, mas como promotora ativa de soluções que impactam diretamente na segurança e qualidade de vida da população brasileira.

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 anfir

A Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil é uma coalizão formada por seis entidades setoriais: ANDAP/SICAP, ANFAPE, ASDAP, CONAREM, SINCOPEÇAS BRASIL, SINDIREPA BRASIL. Seu objetivo é unir os diferentes elos da cadeia da reposição automotiva para atuar em pautas estratégicas como a inspeção veicular, o direito ao reparar, a sustentabilidade, a qualificação profissional e a valorização do setor independente. Com foco em políticas públicas estruturantes e ações de impacto, a Aliança fortalece o aftermarket brasileiro e sua contribuição para um trânsito mais seguro e eficiente.

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Insight Trade

Indústria de implementos rodoviários retrai 3,72% no quadrimestre

Nos quatro primeiros meses do ano foram emplacados 48.005 produtos ante 49.862 unidades no primeiro quadrimestre de 2024; Juros altos afastam investimentos, afirma o presidente da ANFIR

A indústria brasileira de implementos rodoviários apresentou recuo no volume de emplacamentos no primeiro quadrimestre do ano de 3,72%. De janeiro a abril de 2025 foram entregues ao mercado 48.005 unidades, ante 49.862 produtos em igual.

O segmento de Reboques e Semirreboques registrou recuou de 19,11%. Já o setor de Carroceria sobre chassis apresentou crescimento de 19,81%. Sobre a nova taxa Selic, que foi ajustada para 14,75%, José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), afirma: “Juros altos afastam investimentos e sem aportes aos negócios as empresas não renovam nem ampliam suas frotas”.

 

Caminhões recuam - As vendas de caminhões no acumulado de 2025 ficaram abaixo do ano passado. Em quatro meses foram entregues 37.238 unidades, contra 37.094 produtos, o que representa baixa de 0,4%.

Já a produção de caminhões em abril somou 11.020 unidades, o que representa retração de 6% a março (11.720). Com relação a abril de 2024, a queda foi de 5,5% (11.656).

 

Safra cresce - Um dos setores da economia mais importantes na carteira de negócios do segmento Pesado é o agronegócio. As estimativas do IBGE e Conab indicam crescimento na safra. A expectativa é que os Grãos registrem crescimento de 11,9%, com safra de 327 milhões de toneladas; a Laranja atinja 12,8 milhões de toneladas, o que representa aumento de 4,5%; e que deverão ser colhidas 699 milhões de toneladas de Cana de açúcar, a segunda maior safra da história, para citar três exemplos.

No entanto, o desempenho do campo não se reflete nas vendas de Reboques e Semirreboques. Três modelos utilizados na logística de transporte da safra registram desempenho negativo: Graneleiro/Carga seca (- 39,92%), Basculante (- 38,49%) e Canavieiro (- 23,99%).

“Com o novo aumento na taxa de juros fica difícil estimar quando o desempenho do segmento de Reboques e Semirreboques apresentará melhora porque as empresas não querem se endividar”, conclui Spricigo.

anfir abr25

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 anfirDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

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O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.

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