ZF apresenta tecnologias avançadas de assistência ao motorista, soluções de driveline e tecnologias para mobilidade elétrica
A ZF, maior fornecedora e desenvolvedora de tecnologias para veículos comerciais do mundo participa da Fenatran 2024, a mais importante feira de transporte de carga e logística da América Latina, que acontece entre 04 e 08 de novembro, no São Paulo Expo. A empresa apresenta uma gama de tecnologias projetadas para elevar a eficiência, segurança e sustentabilidade dos veículos comerciais leves, médios, pesados, extrapesados e implementos.
“Nosso portfólio abrange tecnologias e soluções para diversas aplicações, desde as mais consolidadas no mercado até as reconhecidas como o estado da arte em soluções para chassis, sistemas digitais e de segurança, de gerenciamento de ar, driveline, entre tantos outros. Na Fenatran, destacaremos a importância dessas tecnologias para a mobilidade na América do Sul, onde algumas já são consagradas e outras estão sendo introduzidas no mercado e atendem as legislações atuais e futuras. Projetadas para serem aplicadas em diferentes veículos comerciais e implementos, essas soluções, tanto de hardware como de software, são adaptadas a todas as necessidades do setor em nosso mercado”, diz Silvio Furtado (foto acima), Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul.
Soluções tecnológicas que evitam acidentes - O OnGuardMAX™ 2, é um dos destaques dentre as soluções de ADAS - Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista da ZF, essenciais para a segurança veicular que, por meio de radares, câmeras, sensores e softwares, conseguem detectar a presença de pessoas, animais ou objetos perigosos no meio da estrada. Se o motorista não tomar nenhuma atitude para evitar o acidente iminente, o OnGuardMAX™ 2 inicia, de maneira autônoma, a frenagem de emergência, podendo parar o veículo por completo para ajudar a prevenir um acidente.
Ele utiliza sensores e radares para identificar obstáculos e acionar a frenagem autônoma em situações de emergência, evitando acidentes. Além disso, inclui funcionalidades como LDW (Aviso de Saída de Pista) e ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), melhorando a segurança nas estradas.
Eletrificação em veículos comerciais - A ZF trouxe duas soluções de driveline ideais para a eletrificação de frotas pesadas, oferecendo desempenho confiável e alta eficiência operacional para uma variedade de aplicações.
O AxTrax 2 Dual, o mais recente eixo elétrico desenvolvido para aplicações em caminhões e ônibus médios e pesados, além de veículos fora de estrada é um exemplo disso. Esse produto oferece uma solução completa para veículos elétricos, com potência máxima de até 450 kW e torque de saída máximo de 54.800 Nm. Equipado com motores síncronos de ímã permanente e tecnologia de transmissão de três marchas, o AxTrax 2 Dual se destaca pela alta eficiência energética, proporcionando maior densidade de potência e otimização do desempenho.
Além disso, ele conta com inversores de carboneto de silício (SiC), que são mais compactos e leves, e atuadores elétricos (Powershift) que permitem trocas de marchas precisas e sem interrupção de torque. A arquitetura "all-in-one" elimina cabos de alta tensão entre motor e inversor, tornando o sistema mais simples e seguro. Possui capacidade de atender a um peso bruto total de até 44 toneladas.
O AxTrax 2 Dual pode funcionar com seu avançado sistema de frenagem mBSP XBS, que alavanca as capacidades do e-drive, operando como um atuador no controle da aceleração e da frenagem. Dessa forma, a solução maximiza a recuperação de energia para recarregar as baterias de bordo durante a condução. Além disso, ele oferece melhores capacidades de arranque ao otimizar a função de controle de tração, reduzindo o desgaste dos pneus e melhorando o desempenho e a estabilidade do veículo em terrenos escorregadios.
O CeTrax Lite, também é outro destaque da ZF na Fenatran 2024 quando se trata de soluções de driveline elétrico, desenvolvido para veículos leves como caminhões, vans e microônibus. Este acionamento também possui o conceito all-in-one, que elimina cabos de alta tensão entre motor e inversor, simplificando a integração e aumentando a confiabilidade.
Com uma potência máxima de 150 kW e torque de saída de até 1.400 Nm, o CeTrax Lite oferece força e eficiência para aplicações leves, suportando um peso bruto total de até 7,5 toneladas. Seu motor assíncrono lubrificado por óleo e transmissão de uma marcha garantem um desempenho estável e eficiente em uma variedade de condições operacionais. Foi projetado para fácil integração com eixos e chassis convencionais, tornando-se uma opção à transição para a eletrificação de uma forma mais simples para fabricantes de veículos. Além disso, o CeTrax Lite é totalmente compatível com sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista).
Mais segurança e inteligência para as carretas - Para implementadoras, a ZF apresenta o que há de mais moderno para entregar mais segurança e rastreabilidade às carretas. A inteligência está presente na solução iEBS, produto que evita acidentes, traz controle de estabilidade, evita o travamento das rodas, permite maior integração entre cavalo e carreta e amplia eficiência operacional e pode indicar a carga. Com todas essas soluções, o iEBS simplifica a manutenção e reduz custos operacionais.
A novidade incorpora inúmeras funções em um módulo inteligente levando o sistema a ter menor número de válvulas, tubulações e conexões na montagem, o que simplifica o sistema e reduz os custos com manutenção. A solução atua com a mesma eficiência, tanto em implementos com freio a tambor como a disco, bem como em suspensão com feixes de molas ou pneumáticas. Essa tecnologia possibilita o controle eletrônico da frenagem, monitoramento da pressão dos pneus, altura da suspensão, telemetria, entre outras funções opcionais, além de estar preparado para as tecnologias ADAS de assistência ao motorista.
A plataforma de telemetria da ZF para carretas, SCALAR, será demonstrada em uma sala de torre de controle, especialmente preparada para o evento. Trata-se de uma tecnologia que pode ser utilizada por todas as marcas e modelos de implemento, a ZF também oferece soluções que podem se estender a ônibus e carros de passageiros. Ela oferece um conjunto diversificado de recursos projetados para otimizar as operações de frotas comerciais e é capaz de atender uma variedade de requisitos dos clientes, como eventos e alertas do implemento, localização, cerca eletrônica, status da saúde do implemento, dados exclusivos do T-EBS, TPMS (controle de monitoramento dos pneus), monitoramento de carga e diagnóstico de manutenção.
A aplicabilidade é geral e diversificada e agrega desde transportadores de grãos, operações off road, containeres, entre outras.
Todos os dados gerados pelo sistema de frenagem da carreta (EBS ou iEBS) são disponibilizados e podem ser integrados à plataforma de preferência do cliente ou na própria plataforma SCALAR. Com isso, não é preciso ter várias telas para realizar o monitoramento, pois é possível visualizar o caminhão e a carga de forma completa, em uma só tela. A solução é integrada aos sistemas de freio e suspensão da carreta, oferecendo um gerenciamento centralizado e eficiente para frotistas.
Drivelines e componentes ZF trazem soluções para todos os segmentos - A transmissão automatizada TraXon, que já equipa novos modelos de veículos pesados e ônibus rodoviários Euro 6 no Brasil, é um dos destaques da ZF na Fenatran devido ao seu virtuoso histórico de aceitação e aplicação na América do Sul. Ela pode ser integrada a um dos mais avançados retardadores de velocidade do mundo fabricado pela ZF, o Intarder 3, capaz reduzir em até 90% a utilização dos freios, garantindo, assim, economia de combustível, maior segurança e significativa redução de custos com manutenção.
O Intarder 3 é considerado o retardador mais leve do mercado, e alia robustez e potência, gerando força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo. A TraXon também pode contar com a função Ecoroll, que mantém a transmissão em neutro com condições de rodagem em marcha lenta e a funcionalidade PreVision, que controla condições de rodagem em marcha lenta, ambas que trazem variados benefícios para os transportadores.
A PowerLine, transmissão automática de 8 velocidades baseada na renomada 8HP utilizada em automóveis, é ideal para caminhões médios e semipesados, picapes e ônibus, trazendo o mesmo nível de conforto nas trocas de marcha para veículos comerciais. “A transmissão foi desenvolvida para atender o ‘anda e para’ das cidades, onde as marchas podem ser alteradas 30 vezes por quilômetro”, explica o executivo. Os custos operacionais podem ser reduzidos também pelos maiores intervalos de troca do óleo, condução que evita desgastes e principalmente pelo potencial de reduzir consumo de combustível.
A transmissão automatizada 9AS EcoTronic também estará em exposição na Fenatran 2024. Um dos diferenciais de desempenho essencial para o conforto da 9AS EcoTronic e que possibilita diferentes modos de condução – de Eco até Power – é a sua arquitetura de software, que se baseia na mesma plataforma da TraXon. Enquanto a TraXon trabalha com 12 velocidades e foi concebida para equipar caminhões pesados e extrapesados, a 9AS EcoTronic possui nove velocidades e tornou-se ideal para caminhões médios e semipesados.
Soluções em componentes para driveline, inclusive recentes novidades apresentadas pela ZF estarão presentes na Fenatran. A nova geração de discos de embreagem TD200 projetados para equipar ônibus e caminhões médios é um dos exemplos. Os discos oferecem alto desempenho em aplicações severas e possuem diâmetros de 330mm até 395 mm.
Entre os benefícios destacados estão o conforto nas partidas e trocas de marcha, além de um alto desempenho na atenuação de ruídos de transmissão, que são causados pelas vibrações torcionais dos motores. Este atributo, adicionalmente ao conforto acústico, contribui significativamente para a durabilidade dos componentes da transmissão. Além disso, a baixa inércia dos amortecedores proporciona trocas de marcha mais ágeis, beneficiando os anéis sincronizadores da transmissão.
Soluções completas para caminhões e ônibus - No pacote de componentes de chassis a ZF terá barras de direção e ligação, com o V-Link como um dos destaques, além do amortecedor de cabine CALM e o Clutch compressor, também chamado C-COMP™.
O V-Link é uma solução avançada em barras de reação que oferece robustez aprimorada na conexão entre o chassi e o eixo dos veículos. Essas barras são projetadas para reduzir ruídos, suportar maiores cargas e melhorar a dirigibilidade e estabilidade dos veículos, especialmente em caminhões e veículos pesados com suspensões metálicas ou pneumáticas. Disponíveis em versões standard ou com slide bearing, ou seja, permite o movimento entre duas superfícies sem o uso de rolamentos de esferas ou rolos. As V-Links otimizam a eficiência dos veículos ao eliminar a necessidade de lubrificação dos terminais durante o ciclo de vida, contribuindo para a redução de peso e melhor desempenho geral.
O CALM (Cabin Air Levelling Module) da ZF também estará em exposição. Trata-se de uma solução avançada de suspensão a ar que integra o controle de amortecimento e o nivelamento de altura com um design modular e compacto. Ele oferece maior durabilidade ao reduzir a exposição a sujeira e danos. Seu desenvolvimento com menor número de componentes, simplifica a instalação e elimina a necessidade de ajustes durante a montagem. Projetado para cabines com altos requisitos de conforto, o CALM melhora a estabilidade e o conforto para o motorista, sendo ideal para veículos comerciais como caminhões e tratores.
A ZF apresenta também na feira o C-COMP™, uma tecnologia inovadora que se destaca por ser eficiente e sustentável, projetada para aplicação em compressores de ar de veículos comerciais, especialmente para longas distâncias.
O sistema utiliza uma embreagem de múltiplos discos para separar o motor do compressor quando não há necessidade de carga, resultando em uma economia significativa de combustível. Projetado com um sistema à prova de falhas para garantir a operação mesmo em casos de rompimento da linha de pressão, o C-COMP™ também possui um design compacto.
Essa tecnologia oferece grande valor ao cliente, principalmente para frotas de longa distância, com uma economia de combustível comprovada de 0,5%. Globalmente, a ZF já tem mais de 220 mil unidades em operação, o que demonstra a confiabilidade do produto em diversas aplicações ao redor do mundo, incluindo Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia.
-
MM Editorial |
Empresa avança com soluções de inteligência artificial integradas e tornam operações de transporte mais inteligentes, econômicas, eficientes e seguras
No ano em que comemora dois anos de operações no Brasil, a Sigaway, desenvolvedora de soluções de gerenciamento de veículos com sistemas de telemetria e conectividade, apresenta na Fenatran 2024 as novas funcionalidades dotadas de Inteligência Artificial (IA) voltadas para a prevenção de acidentes e a segurança rodoviária. As novas soluções serão apresentadas no estande da Sigaway e no estande da fabricante de implementos rodoviários Librelato.
A empresa comemora dois anos de operações com cerca de quatro mil ativos conectados no Brasil. Entre as modalidades mais contratadas no período estão o rastreamento da carreta e o sistema TPMS (Tire Pressure Monitoring System ou Sistema de Temperatura e Pressão dos Pneus) - principalmente aos segmentos de agronegócio, mineração e combustíveis.
O balanço da empresa no mercado é positivo ao longo do período e a meta até 2028 é de alcançar 70 mil ativos conectados à plataforma. Para isso estão previstos recursos de 10 milhões de reais em novos sensores e adaptadores. “A Sigaway iniciou como um projeto de inovação aberta em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (SENAI/SC) em 2020 e teve seu primeiro ativo comercializado em fevereiro 2022. Desde então, os resultados vêm se mostrando eficazes e a aceitação por parte dos nossos clientes é crescente, o que trouxe até agora quatro mil ativos para a empresa. O rápido sucesso da Sigaway só foi possível porque contamos com um parceiro de força combinado ao nosso know-how sobre as reais necessidades do transportador brasileiro”, diz Willians Zanolli (foto acima), Head de Produtos da Sigaway.
Soluções inteligentes na Fenatran - O TPMS Ger. 2 será um dos principais destaques da exposição da Sigaway na Fenatran. A solução traz benefícios em termos de segurança e economia de combustível, já que trabalha para que os pneus estejam calibrados corretamente, reduzindo o risco de acidentes e melhorando a eficiência da operação. De acordo com Willians Zanolli, “a nova geração do TPMS é de fácil instalação e manutenção e traz maior durabilidade às baterias e sensores, cerca de 25% mais que na versão anterior. Além disso, é compatível com cavalos mecânicos de todas as montadoras presentes no mercado e permite melhor monitoramento de dados e comunicação. Com isso, o sistema deixa de ser voltado apenas para a área de reposição e aftermarket, tornando-se ideal para aplicação por montadoras, com custos mais competitivos”, explica.
A nova geração do produto TPMS teve o hardware reformulado, o que eliminou o módulo eletrônico e parte da fiação e possibilitou menor número de itens em seu interior. Com isso, a comunicação foi favorecida. O sistema é integrado ao EBS (Sistema de Freios Eletrônico), que será obrigatório nos implementos fabricados a partir de janeiro de 2025, permitindo respostas mais rápidas e eficientes, tanto em situações de frenagem como na conexão com sistemas eletrônicos instalados no equipamento. A proposta é de garantir ao cliente maior durabilidade para o sistema e maior assertividade na operação, a partir da melhor integração entre cavalo mecânico e carreta. Com as mudanças, a configuração ficou ainda mais amigável e intuitiva para o cliente.
“O TPMS é obrigatório em muitos países devido aos benefícios que traz para a operação e para a segurança nas estradas. Afinal de contas, os pneus são um dos componentes do implemento que mais sofrem desgastes cíclicos e a nova geração do produto TPMS traz segurança para o motorista e para o dono da carga, trabalha para que os pneus tenham maior vida útil, gerando menores custos com menor consumo de combustível e consequentemente menores emissões de CO2. O menor consumo de pneus significa menor geração de resíduos e demanda por materiais como borracha e petróleo usados na sua fabricação, o que reduz a pegada ecológica, explica Zanolli.
A Sigaway traz também outra novidade relacionada à calibração e saúde dos pneus das carretas dotada de inteligência artificial embarcada. A diferença em relação ao sistema analógico já conhecido dos transportadores, que ajusta a pressão dos pneus em movimento em caso de furos e impede que esvaziem durante a condução é que a nova e inédita solução da Sigaway combinada com inteligência de dados alertará o motorista e frotista em quais linhas dos eixos há problemas com a pressão e situação dos pneus. Com essa evidência, será possível realizar manutenções corretivas e preventivas a tempo.
ChatBot inteligente para gerenciamento de frota - Outro destaque da Sigaway na Fenatran 2024 e que já está em fase de testes no Brasil, combina telemetria avançada com IA, com base no modelo LLM – (Large Language Model) - Linguagem de Grande Escala.
Esse modelo é um tipo de IA desenvolvida para gerar informações por meio de um banco de dados. Por ser treinado com vastas quantidades de dados para reconhecer padrões, ele permite que se produza respostas relevantes para uma ampla variedade de perguntas e comandos. Na prática, a Sigaway será a única empresa de conectividade do setor de transportes que oferecerá aos seus clientes um chatbot inteligente dotado de machine learning, que constrói um banco de dados à medida que o usuário o alimenta por meio de seus comandos e necessidades de informações.
A ideia é trazer, na primeira fase, respostas importantes aos transportadores como tempo de ociosidade da frota, tempo de vida útil de componentes, históricos de condução, acidentes com e sem tombamentos, áreas de risco, entre outras que tornem possível a tomada de decisões. Em uma segunda fase, será possível ter indicadores de manutenção preditiva, proporcionando mais eficiência e economia como um todo.
A integração da telemetria com IA garante que essas informações sejam atualizadas em tempo real, permitindo que os gestores tomem decisões proativas, reduzindo custos e otimizando o desempenho operacional de suas frotas. Inspirado no conceito de aplicativos de geolocalização, o sistema aprende com os dados gerados por todos os usuários, oferecendo insights em tempo real para que motoristas e gestores possam operar de forma mais segura e eficiente, reduzindo acidentes e maximizando a rentabilidade.
De acordo com Willians Zanolli, todas as novas funcionalidades do sistema serão demonstradas durante a Fenatran. “Já iniciamos os testes internos e os resultados mostram inúmeros benefícios que poderemos oferecer aos nossos clientes a partir da geração de dados e insights que permitirão uma gestão de frotas mais eficiente. Com o uso da inteligência e leitura das métricas, a Sigaway intensifica a segurança rodoviária, oferecendo uma solução que além de prevenir acidentes, permite a rápida tomada de decisões, reduz custos e melhora o controle dos ativos”, afirma. Imagens relacionadas
-
Librelato Center SP estará instalada em ponto estratégico da região metropolitana da cidade e estará pronta no primeiro trimestre de 2025
A Librelato anuncia na Fenatran, que acontece de 04 a 08 de novembro, no São Paulo Expo, um importante passo em direção a sua estratégia de expansão e aprimoramento do atendimento ao cliente no Brasil. Com o objetivo conquistar novos nichos de mercado e sustentar o crescimento planejado para o mercado nacional, a Librelato investe na expansão de sua rede de atendimento com uma nova concessionária própria na região metropolitana de São Paulo, a Librelato Center SP. Com isso, fortalece suas soluções de serviços ao cliente.
Com a inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2025, a Librelato reforça seu posicionamento de liderança no mercado brasileiro de implementos rodoviários. “O investimento em uma concessionária de fábrica em um mercado estratégico como São Paulo criará um conceito de comercialização e atendimento ao cliente de ponta a ponta e nos aproximará ainda mais a insights valiosos sobre as demandas que os motoristas e gestores de frota necessitam”, explica João Librelato (foto acima), Gerente de Estratégia e Serviços da Librelato e responsável direto pelos negócios da unidade.
De acordo com o executivo, a Librelato Center SP faz parte de um planejamento que já vem sendo estruturado como um dos pilares em tornar a nossa marca centenária”, enfatiza.
A empresa prevê investimentos de 15 milhões de reais em infraestrutura, peças de reposição Libreparts, amplos boxes de atendimento para assistência técnica e pessoas. A nova Librelato Center SP estará instalada na região metropolitana da cidade e além disso, contará com mais pontos de oficinas credenciadas para apoio aos clientes da região. Atenderá as cidades na região de São Paulo, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Jundiai.
Com um novo posicionamento, a proposta é de fortalecer a conexão com seus clientes e ampliar sua presença no mercado, oferecendo soluções completas e integradas, com foco na durabilidade, qualidade e inovação em produtos, com um verdadeiro ecossistema de suporte ao cliente. Com uma rede de concessionárias robusta e o fortalecimento da Libreparts, rede de peças, a empresa está pronta para atender às demandas de um mercado em constante evolução, conectando sua forte estrutura às oportunidades do futuro.
Expansão da Libreparts e Lançamento de E-commerce - Na ponta de atendimento ao cliente está a Libreparts, rede de vendas de peças para carretas da Librelato, que vem crescendo fortemente no Brasil.
Desde a sua inauguração, em 2018, 30 lojas foram inauguradas em todo o País e cinco box de atendimentos, totalizando 35 pontos de venda. Até o final de 2024, a rede Libreparts terá mais três inaugurações previstas para o Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Sapucaia do Sul, RS. “Estamos trabalhando para que a Libreparts seja referência em venda de peças para carretas. Até 2028 serão 50 pontos com 240 milhões de reais em receitas”, prevê Silvio Campos, Diretor Comercial e Marketing da Librelato.
Para ampliar ainda mais o acesso dos clientes a rede de vendas de peças da marca, a Librelato lança na Fenatran o seu canal de e-commerce. Silvio Campos explica que a ideia é integrar a Libreparts ao canal digital, o que trará maior agilidade nas entregas de peças. Com isso, a Libreparts vai chegar aos pontos mais longínquos no Brasil, justamente aonde a rede ainda não chegou fisicamente e impulsionar a evolução das vendas digitais de peças para carretas.
O novo canal digital www.librelaparts.com.br vai iniciar as vendas de peças a partir da Fenatran 2024 somente com produtos originais e terá disponíveis inicialmente 20% do seu portfólio de peças, especialmente de maior giro como lanternas, rolamentos, paralamas, lonas de freios, entre outras. A empresa oferecerá aos clientes três opções de entrega, sendo o modo normal, econômico ou expressa, com entrega direta aos compradores.
“Nosso foco principal é oferecer mais um canal de acesso às vendas de peças originais Librelato pelo meio digital e a partir da evolução dos negócios, disponibilizar 70% do portfólio com 1.500 part numbers até 2028”, prevê. Para chegar a esses números estão no radar investimentos de 10 milhões de reais para serem aplicados em estrutura, aumento de estoque, equipamentos e novos sistemas para serem instalados no centro de armazenamento.
Desde 2022, a Librelato vem desenvolvendo um sistema interno para otimizar a logística e agilizar o tempo de entrega das peças. O objetivo é garantir um serviço mais eficiente, com tempo de despacho de no máximo 1 dia e meio para todo o País.
A empresa investiu oito milhões de reais em estoques e infraestrutura em 2022, em seu centro de armazenamento localizado em Içara, SC, próximo à matriz da Librelato, que já serve como base logística para a Libreparts e servirá também ao novo canal de e-commerce. Além disso, fechou novas alianças com parceiros de negócios que irão entregar maior valor agregado ao portfólio da Libreparts no Brasil.
-
Focada na redução de CO2, Librelato é a primeira implementadora a obter certificação X-Carb emitida pela ArcelorMittal do Brasil e produzir implementos com Aço Verde
A Librelato participa da Fenatran 2024, maior evento de transporte e logística da América do Sul, que acontece de 04 a 08 de novembro deste ano, no São Paulo Expo. Nesta edição, a empresa irá demonstrar diversas tecnologias que equipam seu extenso portfólio de implementos, com foco nas inovações baseadas em Inteligência Artificial da plataforma Sigaway, além de implementos construídos com Aço Verde certificado, que garantem menores emissões de CO2 na cadeia de produção. A empresa anuncia também uma nova concessionária de fábrica na região metropolitana de São Paulo, a Librelato Center SP, que começará a operar no primeiro trimestre de 2025.
“Nosso propósito na Fenatran é de demonstrar ao público e aos nossos clientes o quanto a tecnologia já faz parte do dia-a-dia dos implementos. Há muito tempo os implementos deixaram de ter importância secundária. É preciso ter em mente que é no implemento que está a carga e isso faz toda a diferença na tecnologia empregada nesses equipamentos e no dia a dia do transporte. Neste evento estamos chamando a atenção sobre o alto valor agregado que a Librelato entrega aos transportadores, por meio de equipamentos que foram exaustivamente testados e reúnem qualidades técnicas para trazer a robustez, durabilidade, segurança e produtividade que o transportador precisa, adicionando ainda a sustentabilidade, e a inteligência com o pacote de tecnologia de conectividade da Sigaway cada vez mais aos implementos”, explica Roberto Lopes Júnior, Diretor Executivo da Librelato.
Roberto Lopes Júnior, Diretor Executivo da Librelato
O executivo destaca que a partir da Fenatran, a tecnologia baseada em Inteligência Artificial estará cada vez mais presente nos implementos e permitirá não só o rastreamento da carga, mas também o total conhecimento sobre as estatísticas da operação de transporte em tempo real. Além disso, a empresa está anunciando a nova concessionária de fábrica em São Paulo a partir de 2025. “Trata-se de uma ação estratégica e que trará maior proximidade a esse mercado altamente exigente, formando uma verdadeira solução de atendimento ao cliente, salienta.
Recentemente, a Librelato anunciou investimentos de R$ 405 milhões entre 2024 e 2028 em máquinas, equipamentos, infraestrutura, tecnologia e novos produtos. Desses investimentos, 32% serão alocados para máquinas e equipamentos, 30% para transformação digital e automação, 20% para infraestrutura e 8% para Pesquisa e Desenvolvimento.
Fortalecimento do mix de produtos - Atualmente a Librelato possui market share de 12% no mercado brasileiro e os planos são de alcançar 20% até 2028. Para chegar a esse novo patamar, a empresa aposta no fortalecimento do seu mix de produtos. Com isso, manterá sua força e credibilidade conquistadas ao longo dos últimos anos na comercialização de semirreboques basculantes e graneleiros, segmento em onde possui 18% de participação no Brasil. A estratégia, a partir de 2025 será de fortalecer ao máximo as vendas do portfólio de produtos da Librelato.
“Nesta Fenatran reforçamos para o nosso cliente a mensagem de que ele pode contar com o mix de produtos e serviços da Librelato. Oferecemos os melhores implementos e como suporte, o cliente pode contar com a forte capilaridade da Rede Librelato no País”, diz Silvio Campos (foto principal), Diretor Comercial e de Marketing.
A estratégia de desenvolvimento de produtos da Librelato seguirá o mesmo princípio de durabilidade e disponibilidade que garantiu o sucesso da marca ao longo de 55 anos. "Os materiais empregados na fabricação de nossos implementos continuarão priorizando resistência e leveza, permitindo o transporte de mais carga com menos peso e, assim, entregando mais produtividade para nossos clientes. Adicionamos a isso, os atributos de sustentabilidade e inteligência aos nossos equipamentos.
Nesta Fenatran, a sustentabilidade se torna também uma marca registrada da Librelato, pioneira em seu segmento a obter o certificado X-Carb Aço Verde, emitido pela ArcelorMittal do Brasil. O certificado emitido para a Librelato permite reportar uma redução equivalente nas emissões de Escopo 3, conforme os padrões do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol). “A partir de agora, será possível repassar aos nossos clientes finais as reduções de CO2 obtidas com esses certificados, agregando valor ao produto final e contribuindo para cadeias de suprimento mais sustentáveis", afirmou Silvio.
A combinação dessa qualidade permanente nos implementos com uma rede de atendimento cada vez ampla e próxima dos clientes em todos os mercados onde atuamos hoje, determinarão os próximos passos da Librelato”, afirmou Silvio.
Mais segurança e conectividade nas estradas com o EBS - O executivo confirma que a Librelato está preparada para a nova regulamentação da obrigatoriedade do EBS (Electric Brake System (Sistema de Freios Elétricos) a partir de 2025. Com a nova tecnologia, será possível ter participação ativa no controle do implemento, com mais segurança, inteligência e comunicação de dados. “Com o EBS poderemos oferecer mais benefícios aos nossos clientes conectando cada vez mais a telemetria Sigaway ao implemento”, prevê.
A meta é que 80% dos implementos da Librelato saiam de fábrica equipados com a tecnologia de conectividade até 2028, com o objetivo de aumentar progressivamente essa participação. “Nossa meta é evoluir sempre, antecipando tendências ao mercado brasileiro e atendendo prontamente as necessidades dos clientes da Librelato. Observamos que a demanda por conectividade cresce continuamente, à medida que os clientes buscam uma gestão de frotas mais eficiente, fundamentada em dados precisos e em tempo real para obter mais segurança na operação e maior rentabilidade nos negócios” afirma.
-
Na Fenatran 2024, maior feira de transportes de carga e logística da América Latina, a Cummins Brasil exibe o conceito do motor B6.7 movido a etanol, considerando seu potencial para atender às demandas específicas do setor de transporte rodoviário brasileiro. Essa solução representa um passo importante para a empresa no Brasil, ao explorar o uso desta fonte renovável como uma alternativa estratégica para a matriz energética nacional.
“O Brasil está em uma posição única para avançar de forma sustentável e precisamos reconhecer o imenso potencial da nossa matriz energética e infraestrutura. Para isso, é essencial encontrarmos soluções que aliem inovação e viabilidade econômica para o nosso País”, afirma Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil. “Essa estratégia está alinhada à nossa visão de Destino ao Zero e tem como objetivo garantir uma transição que equilibre progresso tecnológico, infraestrutura adequada e a sustentabilidade”.
Nesta Fenatran 2024, o conceito B6.7 etanol, primeiro motor turboalimentado com ignição por centelha e baixas emissões de NOx, representa um termômetro para a Cummins Brasil medir a receptividade deste biocombustível como alternativa energética para o setor. Equipado com um cabeçote de duplo comando de válvulas e um sistema de injeção de combustível a 350 bar, o motor entrega 325 hp (330 cv) a 2800 rpm e torque de 895 Nm a 1800 rpm, destacando-se pela eficiência no consumo e manutenção simplificada.
Construído a partir da consagrada plataforma B, que acumula mais de 40 anos de sucesso e ultrapassa a marca de 13 milhões de unidades produzidas globalmente, o conceito B6.7 etanol responde à demanda do mercado por um produto que combina as características de durabilidade e desempenho de um motor diesel, com as vantagens ambientais deste biocombustível.
Entre seus principais diferenciais está a simplificação dos sistemas de pós-tratamento exigidos nos motores diesel. Além disso, não há necessidade de adição do agente de ureia, Arla 32, o que reduz custos de manutenção e operacionais.
O motor conceito B6.7 etanol considera três pilares fundamentais: confiabilidade, baixo custo de propriedade – com manutenção preventiva facilitada e intervalos de serviço ampliados – e alta performance, em conformidade com as mais rigorosas normas de emissões, sem comprometer o desempenho de potência e torque.
“O etanol é uma realidade consolidada no Brasil desde os anos 70, sendo um combustível sustentável com uma infraestrutura de distribuição bem estabelecida em todo o país”, afirma Rishi. Em nossa região, o B6.7 etanol pode ser uma alternativa viável para diversas aplicações, como ônibus, caminhões leves de entrega, pick-ups, vans e trailers. Sua versatilidade e adaptabilidade fazem dele uma solução ideal para atender às variadas demandas dos clientes em múltiplos segmentos de transporte e logística.
Calibrado para maximizar a potência e o torque, o B6.7 etanol atende às condições de operação locais. O turbocompressor, desenvolvido para aumentar a vazão de ar, proporciona uma resposta otimizada para as demandas de uso típicas do Brasil, assegurando desempenho robusto e eficiente do motor em cenários desafiadores, como altas temperaturas e variações climáticas extremas.
“O B6.7 etanol é mais um passo na nossa jornada de descarbonização. Nosso foco está na ação e na inovação. Este conceito de motorização reflete nosso compromisso em descarbonizar produtos e criar um futuro com zero emissões, garantindo que nossos clientes tenham a flexibilidade necessária para continuar prosperando”, finaliza Rishi.
-
- Cummins Brasil lidera a agenda de descarbonização com soluções energéticas na Fenatran 2024
- FENATRAN: XBRI Pneus lança banda de recapagem para pneus de ônibus e caminhão
- Edenred apresenta jornada digital do frete durante a Fenatran 2024
- Resfri Ar apresenta novidades em geladeira portátil, ar-condicionado e caixa de cozinha na Fenatran, em São Paulo