

Testes realizados em uma usina de Minas Gerais mostraram que o uso de lubrificação adequada elimina a necessidade de mais de 990 interações humanas com os equipamentos
Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, no ano de 2024, o Brasil registou uma média de 742 mil acidentes laborais, dos quais uma parcela expressiva (15%) deriva de situações em que os acidentados estavam atuando em contato direto com máquinas e equipamentos em ambientes industriais. Nesse cenário, locais como as esteiras de bagaço em usinas de cana-de-açúcar - onde o transporte contínuo de resíduos orgânicos demanda lubrificação constante dos mancais - se tornam ambientes que exigem cuidado redobrado, pela exposição dos operadores a partes móveis e temperaturas elevadas.
Diante desse cenário, soluções que minimizam a necessidade de intervenção humana sobre o maquinário ganham papel de destaque, como é o caso da Mobilith SHC 460, graxa de base sintética com espessante de complexo de lítio, desenvolvida para resistir a ambientes severos, altas cargas e longos intervalos de relubrificação. Testes realizados em uma usina de Minas Gerais mostraram que, ao adotar Mobilith SHC 460 nos mancais das esteiras de bagaço, foi possível operar durante toda a safra sem necessidade de reaplicação da graxa, eliminando 992 interações humanas com os equipamentos, todas em áreas de alto risco.
Além de maior segurança para os técnicos de manutenção, os resultados apontam a ausência de falhas nos rolamentos, isso porque a graxa de complexo de lítio se destaca por oferecer proteção superior contra ferrugem e oxidação, mesmo quando as máquinas operam em ambientes com alta umidade, conforme pontua Renata Vitiello, coordenadora de Marketing B2B dos lubrificantes Mobil™.
Outro diferencial é a alta resistência a cargas extremas (EP), característica que ajuda a prevenir o desgaste prematuro de componentes submetidos a grande pressão. Com esses atributos, a graxa contribui para o aumento do intervalo entre lubrificações, o que reduz paradas não planejadas e os custos operacionais com manutenção”, explica.
Ao proteger o maquinário e melhorar a performance operacional, o uso da Mobilith SHC 460 é um exemplo de como a manutenção inteligente pode contribuir diretamente com a segurança do trabalho, removendo a necessidade de acessar equipamentos em movimento ou em áreas com calor intenso e detritos. A solução contribui para a redução de acidentes e para o cumprimento de normas de segurança ocupacional, como a NR-12 e a NR-10.
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![]() Com mais de 150 anos de tradição, a linha de produtos Mobil™ é composta por lubrificantes, graxas, fluidos especiais e soluções complementares que estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. As soluções da marca se renovam a cada dia, acompanhando a evolução da indústria mundial, principais montadoras e oferecendo alta tecnologia para mover veículos, máquinas agrícolas, fretes terrestres, aéreos, marítimos e operações industriais em âmbito global. E acima de tudo, movimentar pessoas. A marca conta com distribuidores exclusivos e revendedores espalhados por todo o Brasil, garantindo que mecânicos, motoristas, motociclistas, caminhoneiros, produtores rurais, industriais e todos aqueles que ajudam a mover o país tenham acesso a soluções de alto desempenho e proteção. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™. |
Empresa inaugura segunda fábrica com 5 mil² para produzir mais 40 unidades por mês e expande vendas na América Central
A HC Hornburg, fabricante de implementos rodoviários com sede em Jaraguá do Sul (SC), celebra 52 anos com expansão fabril e internacional. “Ao longo do tempo nos consolidamos como referência na produção de equipamentos na Cadeia do Frio e agora seguimos ampliando nossa capacidade fabril e nossa presença na América Latina”, afirma Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg.
A empresa inaugurou a planta industrial em Guaramirim (SC), ampliando sua produção mensal em mais 40 implementos, reduzindo os prazos de entrega dos produtos. A nova fábrica tem 5 mil m² é responsável pela fabricação de carrocerias para veículo 3/4 (VUC) do modelo liso e palleteiro.
América Central - A empresa reforçou sua equipe comercial para atender a América Central, dentro da estratégia de internacionalização da companhia. “Trata-se de um mercado estratégico para a HC Hornburg com potencial de crescimento para nossos produtos que atendem a logística da Cadeia do Frio”, explica a diretora Geral.
No ano passado a HC Hornburg exportou carrocerias frigoríficas para um operador logístico da Guatemala, sua primeira venda para a região. Atualmente, a empresa vende para os mercados do Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador.
“A nova fábrica e a atenção dedicada aos mercados centro-americanos são ações-chave para ampliar nossos horizontes comerciais, atendendo melhor nossos clientes e trazendo para a nossa carteira mais empresas importadoras”, conclui Betina.
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Argonautas Comunicação
Tipo comum teve média de R$ 6,15 em julho, enquanto S-10 recuou ao preço médio de R$ 6,17
De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum ficou mais caro em julho na comparação com junho, enquanto o S-10 registrou queda em seu preço médio na mesma comparação. O diesel comum no País teve valor médio de R$ 6,15, um aumento de 0,16%. Já o tipo S-10 registrou preço médio de R$ 6,17, após queda de 0,16% na mesma comparação.
“O diesel comum voltou a registrar alta nos postos, ainda que discreta. Esse leve aumento pode estar relacionado a fatores pontuais, como a reposição de estoques adquiridos a preços anteriores e variações regionais na cadeia de distribuição. Já o diesel S-10 manteve a trajetória de queda, sinalizando que os efeitos dos reajustes continuam sendo absorvidos de forma distinta, dependendo do tipo de combustível e das particularidades logísticas envolvidas”, analisa Renato Mascarenhas, Diretor de Rede Abastecimento da Edenred Mobilidade.
Na análise individual de cada região do País em julho, o Nordeste se destacou como a região com o maior aumento para o diesel comum, de 0,82% (R$ 6,18). Já o diesel S-10 teve seu maior aumento no Centro-Oeste, de 0,32% (R$ 6,26). Já o Sudeste foi a região onde os dois tipos de diesel apresentaram maior queda: 0,33% para o comum (R$ 6,07) e 0,49% para o S-10 (R$ 6,13).
Já os menores preços do País entre as regiões foram registrados no Sul: R$ 5,96 para o tipo comum, após alta de 0,34%, e R$ 5,96 para o S-10, que recuou 0,17% em julho na comparação com junho.
Os preços de diesel comum e S-10 mais altos do País em julho foram registrados no Norte, onde custaram, em média, R$ 6,81, após baixa de 0,29%, e R$ 6,60, após queda de 0,15%, respectivamente.
No levantamento por estados, o IPTL constatou que a maior média para o diesel comum em julho foi registrada no Acre, de R$ 7,61, mesmo após uma redução de 1,42% ante junho. O Paraná aparece como o estado onde o motorista encontrou o diesel comum mais em conta em julho: a R$ 5,89, mesmo após alta de 0,68% ante o mês anterior. O Tocantins, por sua vez, apresentou a alta mais significativa do País para o diesel comum, de 2,31%, comercializando o combustível por R$ 6,20, em média. O combustível teve sua maior queda no mês registrada no Amazonas, de 2,57%, sendo comercializado, em média, por R$ 6,82.
Em relação ao diesel S-10, o maior preço médio registrado em julho também foi o do Acre: R$ 7,59, após uma queda de 0,52% ante junho. No Paraná foi identificado o menor preço médio do mês: R$ 5,91, mesmo após aumento de 0,51% no valor do combustível no estado. Em Pernambuco foi registrada a maior alta para o diesel S-10: de 0,85% (R$ 5,93). O Amazonas foi a unidade federativa com a maior queda para o S-10: de 1,61%, registrando preço médio de R$ 6,74.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
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Rafael Pelizzari assume as operações da multinacional alemã na América do Sul, com o objetivo de fortalecer ainda mais a presença da Knorr-Bremse nos mercados de veículos comerciais e ferroviários. O executivo liderará os esforços de expansão da companhia na região sul-americana, com foco em inovação tecnológica, sustentabilidade e eficiência operacional.
A Knorr-Bremse, líder global de mercado em sistemas de freios e fornecedora líder de outros sistemas para os mercados ferroviário e de veículos comerciais, nomeou Rafael Pelizzari como o novo Diretor Geral para liderar as operações da companhia na América do Sul. Com sólida trajetória internacional no setor de mobilidade, Pelizzari assume sua nova posição de liderança com o compromisso de impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o crescimento estratégico das operações da Knorr-Bremse na região sul-americana.
Engenheiro Mecânico com MBA Executivo em Administração de Negócios e vasta experiência adquirida em cargos de liderança em Pesquisa e Desenvolvimento, Operações e Gestão de Negócios, Pelizzari iniciou sua trajetória na Knorr-Bremse Brasil em 2003. Entre 2011 e 2015, assumiu novos desafios em Xangai, China, onde expandiu a unidade regional de negócios da companhia para sistemas de controle de freios e estabeleceu o primeiro Centro de Inovação Técnica do Grupo na Ásia. Em 2019, retornou à sede da Knorr-Bremse para liderar os negócios globais de fornecimento de ar a partir de Munique.
Com forte foco no trabalho em equipe, Rafael Pelizzari é reconhecido por suas habilidades estratégicas e estilo de liderança colaborativa. Sua experiência em mercados como América do Sul, Europa, Índia e China o posiciona como um executivo preparado para os desafios da mobilidade moderna. Além de suas habilidades de liderança estratégica, Pelizzari possui uma forte mentalidade empreendedora – demonstrada de forma convincente nos últimos anos em cargos-chave na Knorr-Bremse.
“É uma honra assumir a direção geral das operações da Knorr-Bremse na América do Sul, onde contamos com uma equipe experiente e altamente qualificada. Trabalhando em conjunto com as outras equipes do Grupo ao redor do mundo, esperamos construir um futuro promissor para a companhia. Continuaremos investindo em soluções tecnológicas que agreguem valor real aos nossos clientes, sempre com foco em operações sustentáveis e crescimento contínuo”, afirma Pelizzari.
Rafael Pelizzari sucede a Oliver Erxleben, que deixou o cargo de Presidente e Diretor Geral da unidade brasileira da Knorr-Bremse em dezembro de 2024, para se tornar Diretor da Knorr-Bremse Brasil (Holding) Administração e Participação Ltda.
A Knorr-Bremse agradece calorosamente a Oliver Erxleben por sua carreira inspiradora, que abrange quase 30 anos de serviços dedicados ao Grupo – um período marcado por conquistas significativas, transformações estratégicas e superação de grandes desafios. Ele sempre demonstrou total comprometimento com a modernização das operações e o fortalecimento do crescimento regional.
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Índice de Satisfação dos Caminhoneiros nas Estradas analisa anualmente os principais aspectos que influenciam na atividade desses profissionais.
A quarta edição do Índice de Satisfação dos Caminhoneiros nas Estradas, promovido pela transportadora digital Freto, revela que o sentimento dos motoristas com a profissão melhorou ligeiramente em 2025, após um período de queda. A nota média atribuída à atividade subiu para 4,28, em uma escala de 0 a 10, frente aos 4,03 registrados em 2024. O levantamento ouviu 730 caminhoneiros de todo o Brasil na primeira quinzena de julho deste ano, e ressalta aspectos importantes para a logística rodoviária no Dia do Caminhoneiro, celebrado em 25 de julho.
Desde 2022, o Índice tem revelado oscilações importantes na percepção dos caminhoneiros sobre a profissão. A nota inicial, de 3,55, saltou para 5,58 em 2023, impulsionada por melhorias pontuais e expectativa de transformações. No entanto, em 2024, o índice recuou para 4,03, refletindo a frustração diante da estagnação em temas centrais como segurança, remuneração e infraestrutura. Em 2025, houve uma recuperação leve, com a nota chegando a 4,28, um crescimento de 21% em relação ao início da série.
Resultados de 2025 - Na análise por temas, a condição das estradas apresentou um avanço importante, com aumento de 20% na avaliação dos caminhoneiros entre 2022 e 2025 (de 3,46 para 4,16). Em contrapartida, a segurança nas estradas teve queda de 15% no período (de 2,98 para 2,52), reforçando a sensação de vulnerabilidade vivida por muitos motoristas no dia a dia. Já a nota sobre o preço do frete, melhorou 37,9% (de 4,06 para 5,60).
“Estamos falando de uma categoria com mais de dois milhões de caminhoneiros, que seguem enfrentando desafios diários. Vemos avanços em estrutura e remuneração, enquanto a segurança continua sendo uma das maiores preocupações. É preciso olhar para isso com seriedade, pois desde o início as notas que temos acompanhado para quase todos os pontos críticos têm sido muito baixas.Embora o setor público tenha um papel importante, há diversas estratégias de inovação que as próprias empresas podem adotar para trazer muitos impactos positivos no setor logístico”, diz Thomas Gautier, CEO do Freto.
Apesar da leve recuperação no índice geral, os combustíveis continuam sendo um tema sensível para os caminhoneiros — embora a percepção sobre o item tenha melhorado de forma significativa ao longo dos últimos anos. Em 2025, a nota atribuída ao preço dos combustíveis foi de 3,56, bem acima da marca registrada na primeira edição da pesquisa, em 2022, quando o item recebeu nota 1,84. O avanço é expressivo,mas a insatisfação permanece, já que o combustível segue como um dos principais vilões da rentabilidade no transporte rodoviário.
A avaliação sobre carga horária de trabalho apresentou estabilidade, com nota 6,70 em 2024 e 6,61 em 2025, ainda se mantendo como o item com maior satisfação entre os motoristas. Já os pontos de parada e descanso, que refletem a disponibilidade e estrutura desses locais, receberam nota 3,66, frente aos 3,51 do ano anterior. A percepção sobre o volume de trânsito, por sua vez, subiu de 3,74 para 3,86.
Como funciona o Índice de Satisfação dos Caminhoneiros nas Estradas - De modo geral, os caminhoneiros avaliaram sete temáticas consideradas fundamentais para o exercício da profissão: preço do frete, condição das estradas, carga horária de trabalho, pontos de parada e descanso, preço dos combustíveis, segurança nas estradas e volume de trânsito. As notas foram atribuídas em uma escala de 0 (péssimo) a 10 (excelente). A partir da média de cada tema, foi calculado o Índice de Satisfação Geral dos caminhoneiros em 2025.
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