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Região Sudeste lidera as ocorrências de acidentes em 2024; Estado de São Paulo ocupa primeiro lugar do ranking, com 27% dos registros

Levantamento da nstech com dados da Polícia Federal Rodoviária e da CNT também apontam cargas mais visadas, rotas mais perigosas, períodos e dias da semana; o estudo é divulgado em meio a campanhas de Maio Amarelo

De acordo com o Painel CNT de Acidentes Rodoviários de 2024, o Brasil registrou 73.114 acidentes de trânsito no ano, resultando em 6.153 vidas perdidas, uma média de 16 mortes por dia, além de um impacto econômico superior a R$ 16 bilhões. A mesma pesquisa ainda aponta que, em 20% dos sinistros, caminhões estejam envolvidos. No período, dados de um estudo da nstech, líder em software para supply chain na América Latina e pioneira na categoria Open Logistics, apontam 1.437 acidentes envolvendo veículos de transporte de cargas.

Como forma de conscientização da importância da segurança nas estradas, a companhia lança o relatório juntamente às campanhas de Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O levantamento reúne informações operacionais das principais gerenciadoras de risco do país — BRK, Buonny e Opentech — e dados oficiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Confederação Nacional do Transporte (CNT), analisando causas, tipos e padrões de sinistros, além das rotas, horários e perfis de carga mais afetados.

A região sudeste apresentou o maior volume de incidências, representando 53% do total. As operações com fracionados e alimentos foram as mais sinistradas em 2024. Juntas, somaram 631 acidentes contra 125 ocorrências envolvendo outros tipos de carga. 

Na liderança das ocorrências, está o estado de São Paulo (388), seguido por Minas Gerais (208), Rio de Janeiro (142) e Paraná (137). Os quatro estados apresentaram aumento no registro de ocorrências em comparação ao ano anterior, com destaque para o crescimento de 41% em São Paulo, 17% em Minas Gerais e 84% no Rio de Janeiro.

Veículos de cargas fracionadas e alimentícias sofreram o maior número de acidentes desde 2023. Em 2024, o número representou cinco vezes mais ocorrências do que transportes de outros perfis de conteúdo (631 x 135).

Quanto ao tipo de ocorrência, as colisões lideraram o ranking, totalizando 490 sinistros, um aumento de 50,31% em relação a 2023. O aumento de 58,12% em saídas de pista chama a atenção, visto que, em 2024, foram 117 casos contra 74 em 2023.

Os trechos urbanos concentraram o maior número de acidentes em 2024, com 219 sinistros, sendo 45 deles registrados às terças-feiras. As ocorrências nos trechos urbanos foram mais comuns em operações com cargas alimentícias: 113 ocorrências. Entre as rodovias, foram contabilizados 208 acidentes na BR-116 e 106 sinistros na BR-101, considerando operações monitoradas pela nstech.

Quanto ao período dos acidentes, assim como em 2023, as manhãs concentraram as ocorrências: foram 34 saídas de pista, 189 colisões e 178 tombamentos neste período do dia. O levantamento também apontou um aumento de 51,1% nos acidentes ocorridos durante a noite.

Em 2024, o dia da semana recordista em acidentes foi a quinta-feira. Domingo foi o dia menos crítico para operações de transporte de carga, mas, ainda assim, registrou 129 acidentes.

“Prevenção de acidentes vai além de uma preocupação com prazos ou ativos: trata-se de preservar vidas e promover a sustentabilidade no setor. Por isso, a prevenção deve ser encarada como estratégia fundamental — e não como um custo adicional”, reforça Thiago Azevedo, diretor Executivo do Onisys, produto de Prevenção de Acidentes da nstech.

 

Infraestrutura e comportamento ao volante são as principais causas de acidentes - O transporte rodoviário é fundamental para manter o Brasil em movimento e, para isso, melhorias na infraestrutura e na segurança das estradas são necessárias. Pesquisa da CNT indica que, em 2024, um total de 2.446 ocorrências como grandes buracos, erosão na pista, queda de barreira, pontes caídas ou outras situações foram identificados nas rodovias.

No entanto, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, nove em cada dez acidentes de trânsito são causados por comportamento humano. Dados do Onisys, produto dedicado à prevenção de acidentes do ecossistema nstech, demonstram que os principais comportamentos de risco em 2024 foram: excesso de velocidade, uso do celular, fadiga e não uso do cinto de segurança continuam entre os atos inseguros mais recorrentes.

As longas jornadas de trabalho também contribuem significativamente para o aumento do risco nas estradas. Motoristas frequentemente enfrentam extensas horas ao volante e essa rotina extenuante favorece o surgimento da fadiga extrema, reduzindo os reflexos e a atenção, o que compromete a capacidade de reação diante de imprevistos e aumenta a probabilidade de acidentes.

 

Tecnologia e dados a favor da vida - Uma vez que o uso de tecnologia e a adoção de uma cultura de prevenção têm impactos positivos na segurança do transporte, a nstech tem investido fortemente em soluções que unem tecnologia, capacitação e inteligência de dados para tornar o transporte rodoviário mais seguro. A adoção da Onisys, que avalia o desempenho dos motoristas a partir dos dados coletados, destacando padrões de condução e hábitos que necessitam de correção, aposta em foco em dados e aplicação de ações preventivas e corretivas.

Além desta, outra solução destaque no uso de dados preditivos para mitigar riscos é a Torre de Prevenção de Acidentes, uma estrutura de gestão e observação que atua como um sistema de monitoramento em tempo real, coletando dados e informações para auxiliar na tomada de decisões e na prevenção de acidentes.

O impacto na redução de acidentes também é possível por meio do treinamento de equipes envolvidas - especialmente motoristas - para garantir o uso correto dos recursos tecnológicos e reforçar o comprometimento com práticas de direção segura. “A integração entre tecnologia e educação é um dos principais pilares para tornar o processo mais eficiente e assertivo. Dessa forma, as decisões ficam mais inteligentes à medida que os dados deixam de ser registros e passam a ser instrumentos de transformação”, finaliza Azevedo.

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 nstechA nstech é a maior empresa de software para supply chain da América Latina e pioneira na categoria plataforma Open Logistics. Reúne mais de 100 soluções que hoje atendem cerca de 75 mil clientes do setor, incluindo as maiores empresas do mundo. Centrada na resolução das dores de todo o ecossistema logístico, oferece tecnologias completas e modulares para que as empresas possam evoluir seus negócios, crescer mais gastando menos, fazer entregas mais eficientes e impactar a sociedade ao reduzir a emissão de CO2, acidentes e roubos.

A companhia está presente em 15 países — Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, EUA, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. E impulsiona as empresas para o futuro da logística através da construção de “Logistics Advantage”, fazendo o mundo funcionar melhor para todos.


PinePR | Agência de PR e Assessoria de imprensa

Implementos São Paulo entrega 17 caçambas para limpeza urbana em Natal

Equipamentos tem caçambas de 6m³ e 12 m³; MGO recebe dois semirreboques para operação nos canteiros de prospecção de petróleo on shore da Petrorecôncavo

A Implementos São Paulo, principal fornecedora de implementos para o mercado petrolífero localizada em Mossoró (RN), entregou ao serviço de limpeza urbana de Natal (RN) 17 caçambas para suas operações de coleta urbana. “São equipamentos desenvolvidos para aplicação severa nas operações de transporte feitas pela empresa de limpeza municipal da capital potiguar”, diz Matusalém Oliveira, gerente Comercial da Implementos São Paulo.

As caçambas são usadas para recolher entulho e demais cargas operando no serviço cotidiano de limpeza urbana. Os modelos têm caçambas com espaço de 6 m³ e 12 m³.

 

MGO - A MGO recebeu dois semirreboques para instalar dois trailers para operações de suporte da Petrorecôncavo. Os equipamentos receberam escritórios, dormitórios e demais instalações utilizadas pelos funcionários da empresa de prospecção de petróleo e gás ons hore.

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sao-paulo

A Implementos São Paulo foi fundada em 2007 e está situada em Mossoró (RN). A fábrica ocupa área de 35 mil metros quadrados sendo 5.500 m² de área construída. A capacidade de produção é de aproximadamente 400 produtos por ano.

A empresa fabrica produtos para atender as mais diversas demandas do mercado de transporte rodoviário e urbano de cargas. No segmento Carroceria sobre chassis a Implementos São Paulo fabrica Baú Carga Seca, Caçamba Basculante, Carga Seca em aço com rampa traseira, Carga Seca em aço tipo Prancha de Frango, Carga Seca em aço para transporte de cilindro de gás, Carga Seca em madeira, Carga Seca Graneleiro, Carga Seca para transporte de animais, Carga Seca para transporte de bebidas, Carroceria Especial tipo Matraca e Gaiola em aço para transporte de botijões.

No segmento de Reboques e Semirreboques a empresa fabrica Semirreboque 3 eixos Basculante, Semirreboque 3 eixos gaiola em aço para transporte de botijões, Tanque Pipa, Semirreboque para transporte de animais além de customizar produtos para atender projetos especiais.

Argonautas Comunicação

Modefer cresce 13% em market share e anuncia expansão para América Latina

Com forte atuação no mercado de reposição, empresa brasileira consolida liderança nacional e mira novos mercados internacionais

A Modefer, líder nacional na fabricação de hélices e embreagens viscosas para veículos, consolidou um expressivo crescimento de 13% em seu market share no último ano. O resultado reflete uma série de ações estratégicas focadas na valorização da informação técnica, capacitação de parceiros e adequação precisa do portfólio para a frota circulante brasileira.

O principal fator para esse crescimento foi a aposta em conhecimento técnico como diferencial competitivo. “Identificamos a necessidade de capacitar mecânicos, aplicadores, frotistas e distribuidores sobre a importância da hélice e da embreagem viscosa no sistema de arrefecimento. Esses componentes podem gerar até 7% de economia de combustível em veículos comerciais a diesel, o que tem impacto direto na rentabilidade das frotas”, explica Hermes Santos, CEO e fundador da Modefer.

Com dados, testes práticos e treinamentos especializados, a empresa reforça a qualidade, performance e durabilidade de seus produtos, posicionando-se acima dos concorrentes de baixo custo. O foco em vender valor — e não apenas preço — tem se mostrado um diferencial competitivo sólido.

Outro ponto importante da estratégia foi analisar quais produtos são mais usados em comparação com os tipos de veículos que circulam no Brasil. “Por meio desse estudo, podemos perceber que o nosso portfólio é bem diversificado para o mercado nacional, o que reforça nossa liderança e o compromisso em oferecer soluções que realmente atendam às necessidades do setor”, afirma Hermes.

Entre os destaques regionais, a Região Sul foi a que mais cresceu, com um impressionante aumento de 59% no volume de vendas no acumulado de 2024. Já no recorte por segmento, o setor de transportes (ônibus e caminhões) liderou com 37% de crescimento no mesmo período.

 

Presença na Automec - Reforçando sua estratégia de proximidade com o mercado, a Modefer participou da última edição da Automec, maior feira de autopeças e serviços da América Latina. Durante o evento, a empresa apresentou uma linha ampliada de hélices e embreagens, desenvolvida para atender às mais recentes demandas do setor de veículos comerciais. A presença na feira consolidou ainda mais a imagem da Modefer como referência em tecnologia, inovação e suporte técnico, além de fortalecer a relação com distribuidores, parceiros e clientes brasileiros e de outros países.

 

Expansão Internacional - No último ano, a Modefer iniciou oficialmente seu processo de internacionalização com foco na América Latina. A escolha da região foi estratégica: a similaridade entre os veículos em circulação e a compatibilidade das peças fabricadas pela empresa facilitaram a entrada nos mercados vizinhos com um portfólio robusto e altamente aderente.

Hoje, a Modefer já conta com distribuidores parceiros na Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai, além de estar em fase de prospecção na Bolívia, Uruguai e Peru. A expansão será pautada por parcerias locais e representação comercial, respeitando as particularidades culturais e operacionais de cada país.

“Nossa atuação internacional será construída com o mesmo cuidado e responsabilidade que temos no Brasil. Valorizamos a cadeia de distribuição e acreditamos que o conhecimento local é fundamental para o sucesso. Queremos crescer, sim, mas sempre com consistência e respeito aos nossos valores”, destaca o CEO da empresa.

Com quase quatro décadas de história, a Modefer segue consolidando sua posição como referência no setor automotivo e agora dá passos firmes rumo ao mercado internacional, levando a qualidade da engenharia brasileira para toda a América Latina.

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Com quase 40 anos de história, a Modefer é líder nacional na fabricação de hélices e embreagens viscosas para veículos comerciais. Reconhecida pela qualidade, performance e durabilidade de seus produtos, a empresa se destaca no setor automotivo brasileiro por sua forte atuação no mercado de reposição e por seu compromisso com a capacitação técnica de toda a cadeia — de distribuidores a aplicadores.

Com o portfólio de mais de 800 part numbers, compatível com a maior parte da frota circulante do país, a Modefer oferece soluções que aliam tecnologia e eficiência para caminhões, ônibus e outros veículos a diesel. Em 2024, iniciou sua expansão para a América Latina, levando a excelência da engenharia nacional para novos mercados por meio de parcerias estratégicas e distribuição especializada.


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NT Expo 2025 reforça protagonismo do setor ferroviário na agenda de mobilidade e sustentabilidade no Brasil

Evento reuniu mais de 150 marcas expositoras e atraiu 5.012 profissionais do setor nos três dias de realização

Após três dias de conteúdos estratégicos, rodadas de negócios e apresentações de soluções voltadas à modernização da malha ferroviária nacional, a NT Expo – Negócios nos Trilhos encerrou sua 23ª edição nesta quinta-feira (24/04), consolidando-se como o principal ponto de encontro do setor na América Latina. Realizado pela Informa Markets, o evento reuniu líderes, especialistas, representantes de operadoras, fabricantes e gestores públicos para debater o futuro da ferrovia no país.

“A NT Expo é, acima de tudo, um espaço de convergência — de ideias, tecnologias e pessoas que compartilham a visão de um futuro mais eficiente, sustentável e inovador para o setor ferroviário”, afirmou Hermano Pinto Jr., diretor do Núcleo Tecnologia e Infraestrutura para a América do Sul da Informa Markets Latam. Ele também destacou o peso da programação técnica: “O Congresso NT Expo é hoje um fórum essencial de debate e atualização do setor, reunindo 60 especialistas em 18 painéis que abordaram desde concessões ferroviárias até transição energética, passando por cibersegurança e inteligência artificial aplicada aos trilhos.”

Fernando D’Ascola, head de negócios do núcleo de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets, também celebrou o sucesso da edição: “O resultado desta edição reforça o quanto o setor ferroviário tem avançado em tecnologia, sustentabilidade e integração com outras modalidades de transporte. A NT Expo é um espaço de construção coletiva para que o Brasil pense em soluções de mobilidade mais inteligentes e conectadas.”

 

150 marcas nacionais e internacionais - Durante o evento, a área de exposição contou com mais de 150 marcas nacionais e internacionais, que apresentaram equipamentos, sistemas, projetos e iniciativas voltadas à eficiência operacional do setor. Pela primeira vez, o evento contou com uma área externa dedicada à exposição de grandes veículos e maquinários do setor ferroviário, transformando o espaço em uma vitrine ao ar livre para soluções de alta tecnologia voltadas à operação, manutenção e sustentabilidade do transporte sobre trilhos.

Entre os destaques, o Grupo Racco apresentou soluções por meio de duas de suas marcas: Rac.Lite, com sistemas de iluminação autônomos, e Telespazio, com tecnologia de comunicação via satélite. “Nossos sistemas de iluminação têm grande autonomia e oferecem mobilidade para equipes de manutenção em locais sem energia elétrica. Já a solução Velot permite comunicação em tempo real mesmo em áreas remotas, utilizando sinal de satélite para conexão 5G”, explicou Thiago Martines, gerente comercial do grupo.

Outro ponto alto da exposição foi o estande da Wabtec, gigante norte-americana do setor ferroviário, que trouxe ao Brasil uma linha de soluções com foco em inovação e sustentabilidade. Com estande dividido em dois ambientes temáticos, a empresa reforçou seu compromisso com tecnologias de menor impacto ambiental. “Queremos mostrar como nossas soluções podem contribuir para os compromissos de sustentabilidade dos nossos clientes e da sociedade”, destacou Maria Izabela Almeida, líder de comunicação da Wabtec.

 

Congresso NT - A NT Expo 2025 promoveu discussões durante o Congresso NT que refletiram os desafios e oportunidades atuais do setor ferroviário. O uso da inteligência artificial para impulsionar a transformação digital nas operações foi tema de destaque em painéis como “IA nos trilhos”, que reuniu lideranças da CPTM, MRS, DB Engineering e ConectRail. As tendências globais também estiveram em pauta no painel “Insights globais: tendências para o setor ferroviário e cases de sucesso”, com especialistas da Alemanha, Áustria e Brasil apontando a digitalização, a sustentabilidade e a interoperabilidade como caminhos estratégicos para o futuro do transporte sobre trilhos.

Outro ponto alto da programação foi a palestra “Mais carga, mais renda: o impacto econômico da expansão ferroviária”, com representantes do setor público e privado abordando os ganhos socioeconômicos proporcionados pelo aumento da malha ferroviária de cargas. O debate reforçou como a expansão pode gerar empregos, atrair investimentos e reduzir custos logísticos para o país, ao mesmo tempo em que contribui para uma matriz de transportes mais sustentável.

 

Turismo sobre trilhos como estratégia para valorizar a cultura do país - O painel “O papel das empresas ferroviárias na promoção do turismo ferroviário”, realizado no último dia da NT Expo, reuniu representantes do setor para discutir como os trens turísticos podem gerar desenvolvimento econômico, inclusão social e novas experiências para os viajantes. A mediação foi do consultor Lucas Evaristo, da Brasil Ferroviário.

O presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, destacou a longa trajetória do mais tradicional trem turístico do país. “São 140 anos de operação ininterrupta. Foi o primeiro trem criado para fins turísticos e também a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. E, no ano passado, tivemos o maior público da história: 1,3 milhão de passageiros”, comemorou.

Ele ressaltou o apelo multifacetado do turismo ferroviário, com experiências que vão além do deslocamento. “O Trem do Forró, em Recife, por exemplo, só opera na época de São João. Tira todos os bancos e coloca forró em todos os vagões. Só o passeio já se esgota em si. Mas incluir outros atrativos como cultura, dança e alimentação renova o público e traz de volta aqueles que já participaram”, disse.

O presidente da ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais), Adonai Aires de Arruda Filho, também reforçou a pluralidade dos trens turísticos e ressaltou a importância de parcerias com o setor local para viabilizar as operações. “Ninguém faz nada sozinho. É preciso apoio de hotéis, restaurantes, transporte, toda uma logística. Um estudo do Sebrae em 2015 mostrou que turistas gastam cerca de R$ 600 nas regiões dos passeios. Imagine agora”, afirmou.

Filho também pontuou a necessidade de tornar as viagens acessíveis a diferentes perfis. “Diversificar categorias é essencial. Hoje temos vagões pet friendly e adaptados para necessidades especiais. Andar de trem é preservar o patrimônio do Brasil”, completou.

Já o assessor executivo da CPTM, Rafael Proença Pandolfi, compartilhou a experiência do Expresso Turístico, projeto que já tem 16 anos e opera na mesma malha de trens metropolitanos e de carga. “Temos um modelo de malhas intercambiáveis. Conseguimos conciliar a operação do trem metropolitano com o trem de carga e ainda injetar um trem turístico. É um modelo de negócio que mostra que é possível”, afirmou.

Sobre os desafios do segmento, o presidente da ABOTTC destacou que a operação ferroviária brasileira foi pensada para atender aos trens de carga, o que impõe barreiras para o turismo, desde acordos com concessionárias até a obtenção de estações ou material rodante. Para o presidente do Trem do Corcovado, as políticas públicas são essenciais para fortalecer o setor. “Os trens turísticos vão ser redescobertos. Precisam de incentivos dos governos para criar uma nova geração de passageiros de trens”, defendeu.

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 anfir

A NT Expo – Negócios nos Trilhos é o principal ponto de encontro do setor metroferroviário da América Latina e líder em apresentação de inovações, tecnologias, produtos e serviços para este mercado. Além do evento presencial, a NT Expo é também uma plataforma de negócios completa, que visa promover o crescimento da indústria metroferroviária como um todo, ao longo dos 365 dias do ano, e incentivar a expansão do transporte ferroviário de carga e passageiros por meio de encontros online e offline, que estimulam a atualização profissional, a inovação, o networking e os negócios.

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 anfir

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.


Coletivo da Comunicação

ANFIR lança edição 2025 do Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários

Publicação online e impressa tem 222 páginas de números e análises do setor

Foi lançada nesta semana, durante a Assembleia Geral da ANFIR, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, a edição online do Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2025. Em 222 páginas, a publicação congrega todos os números do setor que faturou cerca de R$ 19,8 bilhões em 2024.

Além de estatísticas de mercado, segmentos, produtos e informações das 188 associadas da entidade, o anuário traz mais de uma centena páginas dedicadas a análises conjunturais, setoriais, projeções e artigos que podem balizar os leitores sobre a trajetória da indústria de implementos e transporte nos próximos anos, mas particularmente em 2025.

O anuário, concebido e editado também em versão impressa pela Ponto & Letra Comunicação, foi lançado em Assembleia Geral da ANFIR que comemora 45 anos este mês, quando também se inicia nova gestão para o triênio 2025-2028 que tem como presidente reeleito José Carlos Sprícigo.

A publicação pode ser acessada gratuitamente NESSE LINK.

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 anfirDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Ponto & Letra Comunicação

Implementos.net.br

O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.

SOBRE A PONTO & LETRA

Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.

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