

Por Hermes Santos, fundador e CEO da Modefer
Durante quatro décadas, vivi uma aparente contradição, revezando meu tempo entre a minha indústria e meu ateliê. Com o tempo, compreendi que essa dualidade não representa conflito, mas sim complementaridade. Minha empresa cresceu desde os anos 80 até hoje — com um parque industrial de 8.000 metros quadrados, mais de 150 funcionários diretos e um portfólio com mais de 800 produtos compatíveis com grande parte da frota de veículos pesados e máquinas da América Latina — não apesar da arte, mas por causa dela. A sensibilidade desenvolvida no trabalho artístico com materiais como aço, madeira, cristais e outros elementos transformaram minha maneira de enxergar processos industriais.
A fronteira entre criar uma escultura e desenvolver um produto industrial é mais tênue do que parece. Ambos exigem domínio técnico dos materiais, visão espacial e a capacidade de transformar ideias abstratas em realidades concretas. Tenho um parque industrial focado em tecnologias 3D — como robôs, impressoras e lasers — que funcionam como ferramentas de criação tanto artística quanto industrial. Desta forma, faço protótipos de soluções para ambos os mundos, provando que as ferramentas são as mesmas; o que muda é a intenção. No ateliê, busco provocar emoções; na fábrica, solucionar problemas. E é justamente essa mudança de foco que fortalece as duas habilidades.
Essa dupla identidade se fortaleceu nas exposições e feiras pelo Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia. Cada cultura me ensinou algo sobre forma, função e percepção — conhecimentos que aplico tanto na criação artística quanto na gestão estratégica da empresa. O olhar treinado para captar nuances estéticas me permite identificar oportunidades de melhoria nos processos industriais que outros gestores não percebem. Quando o industrial vira artista, desenvolve sensibilidade para os detalhes; quando o artista vira industrial, aprende a transformar visão em escala.
O mercado não precisa de mais empresários ou mais artistas. Precisa de profissionais que consigam transitar entre esses mundos, combinando criatividade com pragmatismo e estética com eficiência. Essa mistura não é um luxo, mas uma necessidade para competir num mundo onde inovar é questão de sobrevivência.
-
Marca está presente em 1,5 mil pontos de venda no país e projeta crescimento anual de 20%
A indústria gaúcha Resfri Ar completa 28 anos neste mês de junho celebrando o título de maior fabricante de geladeiras e climatizadores automotivos do país. Especialista em apresentar as melhores soluções para quem vive na estrada, a marca também compartilha números expressivos: de Vacaria para o resto do mundo, a Resfri Ar está presente em mais de 1,5 mil pontos de venda no país, exporta para cinco continentes e tem seu fornecimento homologado por montadoras conhecidas dentro e fora do país.
Cada vez mais exigentes, os motoristas de caminhão, principal público da marca, buscam mais do que desempenho em seus veículos: desejam conforto térmico, praticidade e tecnologia a bordo. Isso tem impulsionado a venda de itens como climatizadores, geladeiras automotivas, painéis solares e outros acessórios que elevam a experiência de quem passa dias - ou semanas - dentro da boleia. E é justamente nessa demanda crescente que a Resfri Ar vem se destacando com soluções inovadoras, duráveis e sob medida para quem vive na estrada.
“Nossos produtos sempre foram desenvolvidos com foco em melhorar a rotina do motorista. Hoje, mais do que nunca, percebemos que há uma valorização real do conforto, do descanso de qualidade e da alimentação adequada durante as viagens. A Resfri Ar tem acompanhado essa mudança de comportamento, investindo em tecnologia, design e eficiência”, afirma Roberto Cardoso, fundador da empresa.
Entre os produtos mais procurados da marca estão os climatizadores de ar para caminhões, também aplicáveis a veículos agrícolas e especiais. Além disso, as geladeiras portáteis, que combinam refrigeração e congelamento, têm agradado ao público. Disponíveis em versões compactas e também em modelos para caminhões e motorhomes, elas oferecem conectividade bluetooth, alta capacidade e funções avançadas. O portfólio da Resfri Ar ainda conta com soluções como a placa solar automotiva, que permite autonomia energética ao motorista.
Além de atender à crescente demanda do mercado interno, a empresa segue em expansão internacional, comercializando para países da América Latina, África, Europa, Ásia e América do Norte. Para os próximos anos, a Resfri Ar projeta crescimento médio de 20% ao ano, com foco em inovação e ampliação do mix de produtos.
Mesmo celebrando bons resultados, a Resfri Ar mantém sua atenção voltada para melhorias contínuas. A adoção da filosofia Lean e a formação de novas lideranças internas são iniciativas em andamento, sempre alinhadas com o crescimento da marca de forma estruturada. “A excelência dos nossos produtos começa dentro da empresa, com processos bem definidos e uma equipe motivada. Estamos preparados para atender cada vez melhor um público que vem se transformando e que merece o nosso melhor”, completa Cardoso.
Saiba o que a Resfri Ar oferece ao público que vive na estrada - Com foco no público que passa grande parte da vida na boleia, a Resfri Ar desenvolve soluções que aliam praticidade, conforto e resistência. Os climatizadores automotivos são líderes de vendas e ajudam a manter a temperatura agradável dentro do veículo mesmo com o motor desligado, proporcionando melhor qualidade de sono e descanso ao motorista. As geladeiras portáteis também se destacam por sua eficiência e robustez, com capacidade de refrigeração e congelamento para conservar alimentos e bebidas por longos períodos. A empresa ainda oferece placas solares automotivas, que ampliam a autonomia energética durante as viagens, e modelos exclusivos de geladeiras para motor homes, pensadas para o público que busca mais liberdade e conforto na estrada.
-
Iniciativa faz parte de uma série de ações adotadas pela marca para implementar cada vez mais sustentabilidade a seus processos
Em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs) e os princípios do Pacto Global que prezam pela responsabilidade ambiental e a diminuição da pegada de carbono de pessoas e instituições, os lubrificantes Mobil™ dão mais um passo importante rumo à economia circular ao ampliar o uso de resina plástica pós-consumo (PCR) nas embalagens de seus produtos. Após pioneiramente lançar, no Brasil, a bombona de 20 litros com 40% de resina reciclada, a marca avança agora para a utilização de 60% de PCR na produção desses recipientes.
O material reciclado utilizado nesse processo é em grande parte fornecido pelo Instituto Jogue Limpo, associação de empresas fabricantes ou importadoras de óleo lubrificante que se tornou referência em logística reversa no setor automotivo. A parceria garante a rastreabilidade e a circularidade da matéria-prima, promovendo o reaproveitamento consciente dos resíduos plásticos provenientes do próprio mercado de lubrificantes.
Nos últimos 12 meses, mais de 1,2 milhão de quilogramas de plástico reciclado foram incorporadas na fabricação de embalagens dos lubrificantes Mobil™, contribuindo diretamente para a redução da demanda por plástico virgem e mitigando os impactos ambientais da cadeia produtiva.
Segundo Tony Rodrigues, coordenador de compras diretas da Moove, com o avanço das metas de composição das embalagens com PCR, os lubrificantes Mobil™ reforçam seu protagonismo na transformação sustentável do setor. “Aliando a performance de nossos produtos à responsabilidade ambiental, essa inovação nas embalagens é mais uma expressão do compromisso que temos em promover soluções que movimentam o presente com foco no futuro”, explica.
Para além do avanço no uso da resina plástica pós-consumo em suas embalagens, os lubrificantes Mobil™ têm buscado contribuir com a redução da pegada de carbono através do programa Troca Inteligente Mobil™. Pioneira no Brasil, a iniciativa promove a venda de lubrificantes a granel, armazenados em tanques de 400 litros, permitindo que a troca de óleo seja feita diretamente no cárter dos veículos, sem a necessidade de embalagens plásticas. O impacto ambiental da solução é expressivo: a cada 100 trocas de óleo realizadas em automóveis, cerca de 400 embalagens plásticas de 1 litro deixam de ser descartadas; no caso de caminhões, o número chega a 200 embalagens plásticas de 20 litros eliminadas do ciclo de resíduos.
Além dos benefícios ambientais, a Troca Inteligente também gera vantagens econômicas: o consumidor paga apenas pela quantidade de lubrificante realmente utilizada no serviço, o que pode representar uma economia de até 20% em comparação ao modelo tradicional. A iniciativa contribui não apenas para a redução do desperdício e da poluição plástica, mas também para a eficiência e competitividade das oficinas parceiras.
-
![]() Os Lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™. |
Evento terá a maior comitiva brasileira desde que o programa MoveBrazil foi criado em 2016
A Rodada de Negócios do MoveBrazil (fabricantes de implementos rodoviários, suas partes, peças, acessórios e componentes) será realizada em Assunção, Paraguai, nos dias 24 e 25 de junho de 2025. O evento tem o apoio da ANFIR, da ApexBrasil, da Câmara de Comercio Paraguai Brasil - CCPB e da embaixada do Brasil em Assunção.
“Com um número recorde de 37 empresas participantes essa Rodada no Paraguai sem dúvida será um marco para as ações de promoção comercial do segmento desde que o projeto MoveBrazil foi iniciado entre ANFIR e ApexBrasil em 2016”, celebra o presidente da ANFIR, José Carlos Spricigo.
O êxito desse modelo de ação comercial tem criado oportunidade para inúmeras empresas do segmento aumentarem suas exportações. “A Rodada de Negócios tem objetivo de promover os produtos brasileiros do nosso setor industrial nesse importante mercado que é o Paraguai, consolidando o produto “Made in Brazil”, comenta o presidente da ANFIR.
As empresas que estarão presentes são: Al-Ko, Binotto, Brasfit, Cardoso, Carrier, Cobra, Comlink, Facchini, Fibrasil, Forbal, Frigo King, Furgões Joinville, Germani, Grimaldi, Guerra, Hallco, HC Hornburg, Hidromas, Hubner, Hyva, Ibiporã, Marrucci, Metalesp, Morumbi, Pradolux, RAV Componentes, Rhodoss, Robustec, Rodovale, Sansuy, Silpa, Sinalsul, Thermo Star, Thor, Triel-HT, Unylaser e VBC.
-
-
-
Argonautas Comunicação
Librelato Financial e Consórcio Nacional Librelato oferecerão pacotes especiais durante toda a feira de agronegócio; Visitantes poderão acompanhar o primeiro sorteio de um Graneleiro pela campanha promocional “Estrada de Prêmios”, do Consórcio Nacional Librelato
A Librelato, uma das três maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, estará presente na Bahia Farm Show 2025, que acontece de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Em conjunto com a concessionária Multicom, a empresa levará ao evento sua linha completa de implementos rodoviários, além de soluções financeiras e serviços exclusivos para o setor agrícola.
No estande, os visitantes poderão conhecer de perto implementos rodoviários projetados para atender às variadas demandas do agronegócio, com opções desenvolvidas para atender as necessidades do setor. “Somos especialistas em produzir os implementos mais fortes do mercado. Conhecemos à fundo a realidade e o dia a dia dos nossos clientes, por isso temos os implementos certos para cada operação”, destaca João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da Librelato.
Além dos implementos, a empresa apresentará soluções financeiras por meio do Librelato Financial, que oferece condições especiais e taxas competitivas, permitindo que os clientes possam expandir suas operações sem comprometer o fluxo financeiro. A Libreparts também estará presente no evento com peças de reposição e oferecerá um amplo portfólio de componentes para manutenção dos implementos.
Sorteio de um graneleiro pelo consórcio Nacional Librelato - Outro grande destaque será o Consórcio Nacional Librelato, que possibilita a aquisição de implementos rodoviários com taxas acessíveis e sem juros. Durante a feira, os clientes poderão adquirir cotas e acompanhar ao vivo no dia 10 de junho, 20 horas, o primeiro sorteio da campanha promocional “Estrada de Prêmios”, que acontecerá na sede da implementadora, em Içara (SC), e premiará um participante com um Graneleiro Semirreboque Série 55 Anos.
“A campanha prossegue e ainda vai sortear outros quatro implementos rodoviários para quem adquirir cotas até o dia 14 de abril de 2026”, reforça João Librelato.
Bahia Farm Show - A Bahia Farm Show é reconhecida como uma das três maiores feiras do agronegócio no Brasil, sendo a líder em vendas por visitante. Com expectativa de superar 10 bilhões de reais em negócios, o evento reúne mais de mil marcas e 434 expositores, consolidando-se como um dos principais polos de inovação e networking do setor.
“Desde nossa fundação em 2001, procuramos atender nossos clientes com transparência e comprometimento”, finaliza Laudinei Bruschi, Diretor Comercial da Multicom.
-
O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.
Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.
+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP
www.ponto-e-letra.com.br