Recentes tragédias no Brasil alertam para a demanda desse tipo de profissional, que precisa estar preparado para lidar com questões extremamente complexas e pouco tempo hábil
Recentemente, o Brasil enfrentou um dos maiores desastres naturais registrados em seu território: as enchentes no Rio Grande do Sul. Infelizmente, inúmeras vidas foram perdidas e mais de 2,398 milhões de pessoas foram afetadas, representando 22,04% da população do estado. Além disso, não podemos esquecer a tragédia de Brumadinho, onde a queda de uma barragem custou a vida de mais de 270 pessoas e causou um impacto ambiental devastador.
Por essa razão, é essencial criar formas de capacitar pessoas e torná-las especialistas em gestão de crises, especialmente quando o fator humanitário é a principal questão. Com o objetivo de preparar profissionais para enfrentar esses desafios, a Unyleya, faculdade pioneira em educação a distância no Brasil, está lançando um curso de pós-graduação focado em capacitar pessoas para lidar com situações como as descritas acima.
A nova especialização em Logística Humanitária e de Desastres é voltada para profissionais da saúde e da logística, especialmente aqueles envolvidos em práticas humanitárias. "Este curso surge em um momento crítico e oferece um conteúdo abrangente para preparar os alunos para a complexidade e a rapidez exigidas na resposta a desastres", destaca Ana Clara Fonseca Guilherme, coordenadora na Unyleya e responsável pelo desenvolvimento do curso.
Previsto para começar no segundo semestre deste ano, com duração de 9 meses, o curso será oferecido de forma online, facilitando o acesso de profissionais de diversas regiões do país. Com turmas periódicas, a pós-graduação promete formar lideranças capazes de atuar na linha de frente em situações de crise, integrando conhecimentos multidisciplinares e estratégias eficientes na gestão de tragédias.
Ana Clara, coordenadora do curso e advogada especialista em logística, cita um exemplo claro da importância dessa formação. Segundo ela, um dos principais entraves em situações de emergência é a complexidade e a morosidade organizacional para a coleta de ajudas e reparos para suprir as necessidades humanitárias.
"Muitas vezes, a burocracia é falta de organização retarda a chegada de recursos essenciais, comprometendo a eficiência das operações de socorro e recuperação. Processos bem executados são cruciais para não atrasar a logística. Quando bem planejadas, as legislações otimizam a gestão dos desastres, resultando em maior economia de tempo e de recursos", explica. Muitas pessoas envolvidas nesses processos sequer sabem como começar a descomplicar esses procedimentos burocráticos.
No Rio Grande do Sul, essa situação foi especialmente crítica. Várias empresas, inclusive internacionais, agilizaram a logística para enviar máquinas para os reparos. No entanto, devido à burocracia, os equipamentos demoraram dias para serem liberados. O mesmo ocorreu com o aeroporto: todas as operações foram transferidas para a base aérea de Canoas, mas a falta de organização atrasou o envio de alimentos, remédios, roupas e outros bens essenciais.
“Dado o cenário atual, a formação de profissionais capacitados em logística humanitária é cada vez mais necessária. Recursos humanos bem treinados podem mitigar os impactos de desastres naturais e gerenciar racionalmente os recursos disponíveis. Com a nova oferta da faculdade Unyleya, o Brasil dá um passo essencial para melhorar sua resposta a emergências, garantindo um suporte mais eficaz e salvando vidas, quando o tempo é o recurso mais valioso", reforça Ana Clara Fonseca Guilherme.
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Decisão é vitória do setor de importados
Preocupado com as ameaças de greve dos caminhoneiros e os impactos na inflação, a Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão do Ministério da Indústria e Comércio, decidiu nesta quarta-feira manter em 16% a taxa de importação para pneus de caminhão. Para os pneus de passeio, foi determinado reajuste de 16% para 25% por 12 meses. O valor ficou abaixo do solicitado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que pedia reajuste para 35% pelo prazo de 24 meses.
A associação que representa empresas produtoras de pneus defende o aumento da tarifa de importação alegando prejuízos com o aumento das importações nos últimos anos. Em audiência pública esta semana na Comissão de Viação de Transporte da Câmara dos Deputados, Everaldo Bastos, representante da Fetrabens (Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo) chegou a falar em greve.
Ele disse que o caminhoneiro só consegue comprar pneus novos porque os valores estão mais baixos com a concorrência dos importados. “Aumentar o custo para o caminhoneiro é pedir uma nova greve. Os caminhoneiros pararam por causa de 20 centavos no óleo diesel e nossos associados já estão pressionando para não haver aumento dos pneus”, disse.
A ANTT também se manifestou contrária ao aumento alegando altos custos do setor e risco de sucateamento. Outro fator que pesou na decisão do governo foi a preocupação com a inflação e a briga com os juros. Um estudo da Consultoria Guimarães, encomendado pela Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip), mostra que o impacto na inflação para um aumento na tarifa de importação como solicitado pela ANIP poderia ter reflexos de até 0,25% ao ano no IPCA. A meta do governo para este ano é de 3%.
O impacto inflacionário seria decorrente da elevação de gastos de 6% para o setor de transporte rodoviário, com desdobramentos no preço do frete. Cerca de 75% de todos os produtos são transportados por meio de rodovias no país. A avaliação de economistas é de que a decisão foi uma vitória para os importadores.
A decisão da CAMEX agora é encaminhada ao Mercosul para validação. As novas tarifas passam a valer dentro de 15 dias.
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Valor é 0,47% maior que o registrado em julho; alta no preço médio do diesel também impactou composição da tarifa
De acordo com o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), o preço médio do frete por quilômetro rodado fechou o mês de agosto a R$ 6,36, com aumento de 0,47% ante julho. A variação aparece após atualização dos valores dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas, realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na metade de julho. “O reajuste da tabela não impactou muito o preço médio do frete no mês fechado de julho – que variou 0,31% -, mas em agosto já vemos uma variação maior, apesar de o aumento ainda ter sido moderado, diferentemente do previsto”, destaca Vinicios Fernandes, Diretor da Edenred Repom.
Entre os motivos para a alta no acumulado do mês está o aumento do preço médio do diesel no País, já que ele representa cerca de 40% do custo do frete. Segundo dados do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o tipo comum do combustível foi comercializado em agosto a um preço médio de R$6,10, após alta de 1%, enquanto o diesel S-10 foi encontrado a R$6,18, depois de aumento de 0,16% ante julho.
Ainda, com a crise hídrica, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira de grãos em 2023/24 está estimada para 298,6 milhões, um recuo de 21,2 milhões de toneladas, ou 6,6%, quando comparada ao volume do ciclo anterior (2022/23). E, a previsão do mês de agosto mostrou uma variação negativa de 0,2% em relação com a pesquisa do mês anterior, conforme a Conab, esse decréscimo se deve ao avanço ou encerramento das operações de colheita das principais culturas. “A alta no preço do frete vem sendo registrada desde maio deste ano e pode se manter nos próximos meses. A redução de grãos produzidos pode resultar em uma menor quantidade de carga a ser transportada, mudança na eficiência de veículos e rotas, que potencialmente, não irão operar em capacidade máxima e afetar a cadeia de suprimentos relacionados aos setores ligados à produção de grãos, que podem refletir no preço do frete”, conclui Fernandes.
O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A Edenred Repom, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos é especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio com 8 milhões de transações anuais e mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos em todo o Brasil.
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Liderança global alcançada com sinergias, inovação, abertura tecnológica e flexibilidade ZF consolida-se como pioneira na indústria de veículos comerciais
Como líder em tecnologia na indústria de veículos comerciais, a ZF apresenta inovações e tecnologias revolucionárias na IAA Transportation 2024 em Hanover, Alemanha. O foco está nas soluções mais recentes para eletrificação, automação e segurança de veículos comerciais. Entre os destaques estão a plataforma de mobilidade elétrica, o conceito de reboque elétrico TrailTrax, o software de chassi cubiX, e a versão mais avançada do sistema de assistência à frenagem de emergência OnGuardMAX. Com essas e outras inovações tecnológicas, a ZF reforça seu papel essencial na transformação da indústria de veículos comerciais. A ZF também está recebendo vários novos pedidos de clientes, totalizando bilhões de euros, enfatizando ainda mais sua posição de liderança internacional no setor de veículos comerciais.
O Prof. Dr. Peter Laier (foto abaixo), Membro do Board Mundial da ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial explica: "A ZF está consolidando cada vez mais sua posição de liderança na indústria de veículos comerciais. Nossos investimentos contínuos no desenvolvimento de produtos, com forte foco em inovação, estão gerando resultados. Com nosso extenso portfólio e as sinergias que aproveitamos dentro e entre nossas várias divisões, estamos estabelecendo novos padrões no setor. O grande interesse de nossos clientes, o alto volume de pedidos recentes e nossas colaborações estratégicas com importantes parceiros são evidências claras desse progresso”.
A ZF estabelece o ritmo na indústria de veículos comerciais - A ZF garantiu vários novos pedidos de clientes para suas soluções mais recentes nas áreas de tecnologia de chassis, segurança e eletrificação. A empresa prevê que a produção de sistemas de acionamento elétrico para veículos comerciais deve dobrar nos próximos 12 meses. Com pedidos já confirmados no valor de cinco bilhões de euros, a ZF reforça sua sólida posição de mercado – especialmente na Europa, onde se consolida como líder em tecnologias de transmissão eletrificada para veículos comerciais.
A ZF também prevê um maior crescimento dos sistemas de e-drive, especialmente nos mercados da Ásia-Pacífico e América do Norte. Um exemplo é a crescente demanda pela solução de tomada de força elétrica eWorX, cuja procura deve dobrar nos próximos anos. Além disso, a ZF já percebe um interesse inicial dos clientes pelo software de chassi cubiX, recentemente lançado. Uma versão especialmente desenvolvida para veículos comerciais está disponível desde junho deste ano.
Isso se aplica, de maneira semelhante, ao novo assistente de frenagem de emergência OnGuardMAX. No geral, a ZF espera um crescimento de 20% nos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) até 2030.
Definindo o curso estratégico – a base do sucesso atual e futuro - Com a mais ampla gama de produtos e soluções do mercado, a ZF se posiciona como a fornecedora de tecnologias para veículos comerciais mais bem-sucedida do mundo. Esse sucesso, presente e futuro, é fruto de decisões estratégicas tomadas nos últimos anos, como as aquisições da TRW e da WABCO. Com essas expansões de portfólio, a ZF está em uma posição única para gerar sinergias entre suas divisões. Essas sinergias combinadas com uma flexibilidade na produção dão à ZF vantagens competitivas decisivas na indústria de veículos comerciais.
Inovações na IAA 2024: destaques dos produtos - O Grupo ZF apresenta inúmeros destaques tecnológicos aos visitantes do IAA Transportation 2024, como a nova plataforma modular de mobilidade elétrica. Esta plataforma consiste em diferentes motores elétricos, inversores correspondentes, uma transmissão de três velocidades, bem como seus componentes elétricos associados. Este pacote modular abrangente oferece às montadoras a flexibilidade de configurar o sistema e-drive de acordo com seus requisitos específicos. Desde veículos de entrega de última milha até caminhões de 44 toneladas, o kit atende a uma vasta gama de exigências, permitindo uma adaptação flexível a diferentes categorias de veículos e apoiando a rápida descarbonização da indústria de veículos comerciais.
Outro destaque é o conceito TrailTrax para a eletrificação de semirreboques. Este sistema inovador integra o eixo de acionamento elétrico AxTrax 2 da ZF e um sistema de bateria modular com o EBS do reboque. Juntos, esses componentes ajudam a reduzir o CO2 emissões em até 16%. O sistema transforma um caminhão pesado a diesel em um veículo híbrido, o que não apenas reduz o consumo de combustível, mas também reduz significativamente as emissões de CO2. Além disso, o sistema pode ser operado como um híbrido plug-in, o que maximiza ainda mais a economia.
A ZF também exibe a nova transmissão híbrida TraXon 2. Esta transmissão permite funções de condução puramente elétricas para veículos comerciais totalmente híbridos e híbridos plug-in. O desenvolvimento desta transmissão demonstra de forma impressionante a transferência de tecnologia bem-sucedida dentro do Grupo ZF. A tecnologia híbrida da ZF foi originalmente desenvolvida para carros de passeio e posteriormente adaptada aos requisitos específicos dos veículos comerciais. Com ele, a ZF oferece uma solução que atende aos requisitos da mobilidade moderna e sustentável.
O software de controle de movimento de veículos comerciais cubiX é bem recebido pelos clientes - Outro exemplo do uso bem-sucedido de sinergias dentro do Grupo é a solução de software cubiX para diferentes classificações de veículos. Este software avançado de controle de movimento otimiza o comportamento de condução de veículos comerciais em termos de estabilidade, segurança e desempenho. O cubiX contribui para a padronização e simplificação dos processos de desenvolvimento e permite que as montadoras aproveitem as oportunidades de diferenciação de suas funções de chassi. Depois de ser apresentada em junho deste ano, a ZF já recebeu interesse inicial no cubiX de montadoras de veículos comerciais.
Soluções para veículos comerciais visam maior segurança - A ZF também apresenta um novo Assistente de Mudança de faixa para caminhões. Este sistema usa tecnologia de radar e câmera para tornar as mudanças de faixa mais seguras. Ele monitora continuamente a situação do tráfego e apoia ativamente o motorista ao mudar de faixa. Isso é especialmente importante para caminhões com reboques, uma vez que essas manobras apresentam alto risco de acidentes. De acordo com uma pesquisa realizada na Alemanha, o Lane Change Assistant – Assistente de Mudança de Faixa da ZF pode potencialmente evitar até 12% dos acidentes representando uma contribuição significativa para a segurança no nas rodovias.
Outro destaque na IAA 2024 é a nova versão do sistema de assistência à frenagem de emergência OnGuardMAX para o mercado europeu. Este sistema detecta e reage de forma independente aos obstáculos no tráfego rodoviário. Ele será usado pela primeira vez em caminhões de produção em série pelas montadoras, em combinação com a nova plataforma de frenagem mBSP XBS. O OnGuardMAX supera, em muitos aspectos, as diretrizes atuais do GSR - General Safety Regulation - Regulamento Geral de Segurança, europeu Ele é capaz de identificar objetos em movimento e estacionários, acionando manobras de frenagem apropriadas. Com isso, a ZF estabelece um novo padrão em segurança ativa para veículos comerciais, contribuindo significativamente para a prevenção de acidentes.
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MM Editorial |
Maxion completa seu portfólio de rodas para veículos comerciais, fortalecendo sua liderança de mercado
A Maxion Wheels, maior fabricante de rodas do mundo, apresentou hoje sua tão esperada linha de rodas para caminhão leve e resistentes à corrosão, feitas de alumínio forjado, na IAA Transportation 2024.
“Nossas novas rodas de alumínio forjado não apenas completam nosso portfólio de rodas de caminhão líder de mercado, mas também solidificam nossa posição como um parceiro forte e confiável para nossos clientes de veículos comerciais”, disse Pieter Klinkers, CEO da Maxion Wheels. “Com nossa vasta expertise em design, engenharia e fabricação de rodas, estamos bem posicionados para oferecer uma linha de produtos abrangente e inovadora que atende às diversas necessidades de caminhões, reboques, ônibus e tanques, bem como dos clientes de montadoras reposição.”
Em 2022, a Maxion Wheels anunciou a expansão de seu portfólio global de rodas de aço para caminhões para incluir alumínio forjado por meio de uma joint venture com seu parceiro de longa data na Turquia, a Inci Holding. A construção da nova planta de última geração de 20.000 metros quadrados em Manisa, Turquia, está em fase final, com a instalação dos equipamentos de fabricação progredindo conforme o planejado.
“A apresentação deste novo produto representa a materialização do investimento na nossa fábrica em Manisa, fortalecendo ainda mais nossa posição como líder global na produção de rodas”, afirma Marcos de Oliveira, CEO e Presidente da Iochpe Maxion. “Desenvolver rodas de alumínio forjado para veículos comerciais é um passo importante na nossa estratégia de inovação, atendendo à demanda do mercado e oferecendo uma gama ainda mais completa de produtos para os segmentos de caminhões e ônibus, que ajudam a otimizar suas aplicações em veículos que trafegam em áreas urbanas bem como em curta e longa distância”
Com uma capacidade de produção inicial de aproximadamente 350.000 rodas de alumínio forjado anualmente e a possibilidade de dobrar essa quantidade nos anos subsequentes, a produção em série está programada para começar na segunda metade de 2025.
A linha de produtos inicial incluirá os tamanhos de rodas mais procurados em três níveis de acabamento, atendendo aos mais altos padrões de durabilidade e aparência.
Mustafa Zaim, Presidente do Conselho da Maxion Inci e Maxion Jantas, acrescentou: “Estamos entusiasmados em ver nossa joint venture com a Maxion Wheels prosperar ainda mais com a introdução dessas rodas de alumínio forjado. A nova fábrica é um testemunho de nossa visão compartilhada e dedicação à excelência, sublinhando nosso compromisso em oferecer qualidade e desempenho superiores aos nossos clientes. Estamos ansiosos para continuar nossa bem-sucedida parceria com a Maxion Wheels para impulsionar o futuro da indústria de veículos comerciais.”
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