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Querodiesel lança diesel premium para atender as particularidades do inverno gaúcho

O novo Queromais de inverno foi desenvolvido para manter a eficiência de equipamentos mesmo em temperaturas negativas


No inverno, garantir a mesma eficiência de máquinas, motores e equipamentos a diesel pode ser um desafio, seja nas atividades do agronegócio, em transportadoras, na hotelaria e em outros segmentos que se utilizam desse produto para manter as operações em pleno funcionamento. A Querodiesel, empresa do ecossistema Argenta, acaba de lançar uma nova versão do seu diesel premium para uso nesses períodos: o Queromais de inverno, desenvolvido para garantir a eficiência das operações mesmo quando exposto ao frio extremo.

 Essa novidade é possível a partir da utilização de um anticongelante especial na formulação do diesel, assegurando a boa performance em temperaturas de até -5ºC. O Queromais de inverno não cristaliza em temperaturas negativas, uma característica que foi confirmada em reiterados testes de qualidade, possibilitando a obtenção do máximo desempenho em mínimas temperaturas, uma vez que as operações do maquinário são mantidas sem paradas, algo que acaba sendo frequente no inverno gaúcho.

 Na época de frio, é comum que as máquinas consumam mais combustível e, com o Queromais de inverno, o tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento do maquinário é menor, o que proporciona economia de combustível. Outra diferença deste diesel premium é que ele remove impurezas e melhora a performance do motor, porque conta com um aditivo detergente na formulação, o que impede o acúmulo de partículas no motor que podem prejudicar a performance do equipamento.

 O novo diesel premium da Querodiesel agrega tecnologia alemã que melhora a lubrificação, protege contra a corrosão, reduz os desgastes dos componentes, melhora a eficiência da combustão, limpa e reduz a manutenção do sistema de combustível.

 “O Queromais de inverno complementa uma gama de produtos para atender as necessidades do consumidor que utiliza diesel e precisa manter as atividades em todos os períodos do ano, sem interrupções”, afirma o Diretor Executivo da Querodiesel, Rodrigo Barleze. “Estamos sempre na busca de soluções inovadoras para as necessidades do mercado, dos serviços e dos nossos clientes”, diz.

Para saber mais sobre o produto, que tem comercialização sazonal durante o período do inverno, a Querodisel conta com canais de atendimento – pelo telefone e WhatsApp (51) 3415-3006. Para quem já é cliente da Querodiesel, basta contatar com o seu assessor comercial. O produto está disponível para a compra desde o início de julho.

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transvale

Com mais de 45 anos no mercado de distribuição TRR e experiência no gerenciamento de combustível, a Querodiesel conta com estrutura e frota próprias para atendimento no RS, suprindo as necessidades de abastecimento de seus clientes com agilidade. Comercializa diesel e diesel premium, soluções em Arla32 (QueroArla) e lubrificantes. A história da empresa iniciou em 1979, com matriz em Canoas (RS), logo depois da regulamentação do mercado de TRR. Em 2022, foi adquirida pelo grupo Argenta e permanece em constante expansão.

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transvale

O ecossistema Argenta, com sede em Flores da Cunha (RS), foi fundado em 1985. É composto por onze organizações – oito delas dedicadas ao setor de combustíveis e lubrificantes – e mais de 6 mil pessoas contratadas. Em abril de 2024, a Argenta anunciou o seu novo posicionamento: “Sempre em movimento por um futuro melhor”, com foco na ambição de crescimento e expansão.


Dinâmica Conteúdo Inteligente

Transvale reduz participação do diesel nos custos da empresa

Em 2022 o combustível foi responsável por 56,14% do custo; A média em 2025 tem sido de 33,56% e fevereiro foi o melhor resultado de 27,24%

A Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), conseguiu em três anos baixar a participação do diesel em sua matriz de custos de 56,14% (2022) para 33,56% (média de 2025). “A redução é resultado do trabalho desenvolvido com os parceiros de fora da companhia e com nossas equipes de gestão”, explica Sebastião Bezerra (foto), coordenador de Análise de Custos da Transvale.

O diesel é considerado o principal insumo das empresas de logística. Em 2022, a planilha de custos da Transvale mostrava que sua participação era de 56,14%. “Entendemos que seria possível reduzi-lo se orquestrássemos um trabalho amplo de gestão envolvendo os parceiros externos e o nosso pessoal interno”, recorda Bezerra.

A Transvale reuniu e analisou milhares de dados de abastecimento para ter um retrato fiel do custo do diesel nas rotas por onde trafegam seus veículos. A empresa buscou as distribuidoras de combustível para reforçar seus laços comerciais e obter valores de diesel melhores para o abastecimento em suas bases em Cascavel (PR) e Cordeirópolis (SP).

A Transvale também procurou postos de abastecimento de estrada firmando contratos de parceria para direcionar seus veículos para eles. E para ter controle mais eficiente, instaurou auditoria semanal para acompanhar valores negociados.

Internamente, a empresa aproximou os gestores de logística e comercial adotando novas práticas como análises mais criteriosas das operações buscando visualizar as melhores condições e prevendo o resultado final de forma eficiente. Além disso, os instrutores e motoristas padrinhos criaram e aplicaram protocolos de operação dos caminhões com o objetivo de otimizar as viagens, sem perda de performance mas com ganho em economia de combustível.

Além de todas essas ações, a Transvale renovou parte de sua frota de 130 caminhões trocando 50 unidades. “Veículos mais modernos são naturalmente mais econômicos o que impacta também na redução do custo de combustível”, explica Bezerra.

 

Resultados - Em 2022, a participação do diesel na planilha de custos era de 56,14%. No ano seguinte, baixou para 51,46%.

Em 2024, a presença do principal insumo da operação caiu para 49,89%. E esse ano está na média de 33,56%, com o melhor resultado registrado em fevereiro de 27,24%. “Em comparação com o exercício anterior esse ano a economia da Transvale em gasto com combustível já é de 7,51%”, conclui o executivo.

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transvale

A Transvale foi fundada em 1975 e tem sede administrativa em Cascavel (PR) com 22 mil m². A empresa emprega mais de 500 colaboradores, distribuídos entre a sede e as suas 70 filiais em oito estados brasileiros. A Transvale dispõe de 130 caminhões próprios e uma gama de implementos rodoviários dos modelos Graneleiro, Tanque, Basculante, Sider e Piso móvel.

A empresa atende clientes de norte a sul do país transportando granel, insumos agrícolas, combustível, biomassa, cargas industriais e palletizadas. A Transvale é detentora da SASSMAQ, uma das mais importantes certificações internacionais para empresas de transporte de cargas que engloba saúde, segurança e qualidade.


Argonautas Comunicação

Jamef inicia testes para ter frota de caminhões mais inovadora e projeta avanço de até 20% em segurança e eficiência

Empresa que recentemente anunciou a conquista da redução de cerca de 60% dos acidentes rodoviários, dá mais um passo na jornada constante de modernização logística

A Jamef, empresa referência em transporte no Brasil, iniciou a fase de testes de inovações do mercado para ter uma frota de caminhões mais moderna. A companhia que já atua com tecnologia de segurança embarcada, busca otimização operacional e projeta um avanço de 15 a 20% em segurança e eficiência, considerando fatores como maior conforto para os motoristas e controle da condução, além de redução de custos.

Inicialmente os testes estão sendo aplicados durante rotas estratégicas como São Paulo - Campinas - Ribeirão Preto, mas também serão feitos em trajetos mais longos, como São Paulo - Feira de Santana, São Paulo - Fortaleza, e São Paulo - Recife, para a companhia obter diversos dados de medição. Recentemente, a Jamef anunciou a conquista da redução de cerca de 60% dos acidentes rodoviários, em decorrência do uso de sistemas de monitoramento e programas de capacitação personalizados.

“A tecnologia é um dos pilares da nossa estratégia de segurança e performance. Com os novos testes, buscamos avançar ainda mais, promovendo ganhos significativos em eficiência e proteção nas estradas”, afirma Vinicius Micheluzzi, Supervisor Administrativo de Frota da Jamef.

 

Frota inteligente - Atualmente, os veículos da Jamef já contam com recursos embarcados que monitoram em tempo real o comportamento dos condutores, identificando, por exemplo, sinais de fadiga, desvios de padrão na condução e outros índices de risco. Os dados são integrados aos sistemas de telemetria e às plataformas de capacitação da companhia, reforçando o modelo de gestão preditiva da empresa.

“Sempre colocamos em prática o conceito de frota inteligente. Mais do que transportar cargas, é preciso tomar decisões com base em dados, pensando na segurança de todos. Investir em inovações é sempre prioridade para a Jamef”, diz Diogo Nascimento, Gerente de Planejamento e Controle de Manutenção da Jamef.

 

Cuidado com colaboradores - A modernização da frota de caminhões está alinhada diretamente ao compromisso da empresa com o bem-estar dos motoristas. A Jamef mantém ações contínuas que envolvem apoio emocional, ambientes de descanso nas filiais e treinamentos adaptados à realidade de cada condutor.

“Unir tecnologia e cuidado humano tem sido a fórmula para resultados consistentes na redução de acidentes e outros problemas operacionais. A Jamef trabalha em prol tanto de resultados melhores como de colaboradores felizes e em segurança”, finaliza o Supervisor Administrativo de Frota da Jamef.

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CumminsA Jamef Transportes é uma das maiores empresas do Brasil, com soluções personalizadas para transporte de encomendas e atuação nos modais rodoviário e aéreo em todo o território nacional. Há mais de 60 anos, é reconhecida pelo atendimento personalizado e ágil aos clientes de todos os portes nas frentes B2B e B2C. A empresa conta uma frota moderna e segura de mais de 1,2 mil caminhões e cerca de 4 mil colaboradores em todo o território nacional. Toda a frota é 100% rastreada via satélite e os terminais são monitorados 24 horas por dia, para garantir a segurança total de todas as encomendas, desde a coleta até a entrega. No site da companhia é possível acompanhar cada etapa do transporte em tempo real, bem como realizar cotações e solicitar a coleta. A Jamef investe constantemente em infraestrutura, tecnologias integradas, capacitação de colaboradores, ações sustentáveis e inovação para conectar seus clientes aos clientes deles, – sem intermediários, com pontualidade, cuidado e atenção no atendimento. 

Grupo Trama Comunicação

Adailton Dias, Diretor Executivo de Subscrição, Gerenciamento de Riscos e Resseguro da Sompo

ANTT reforça obrigatoriedade de seguros no transporte rodoviário de carga: medida fortalece segurança e gestão de riscos no setor

Sompo, líder em Seguro de Transporte no Brasil desde 2017, destaca importância da resolução e reforça seu compromisso com soluções de Gerenciamento de Riscos

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, destaca a importância da Resolução nº 6.068/2025, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Diário Oficial da União em 18 de julho. A medida reforça a obrigatoriedade da contratação de seguros por transportadores rodoviários de cargas, conforme já previsto em legislações anteriores, como a Lei nº 11.442/2007 e a Lei nº 14.599/2023, para a inscrição ou renovação do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), que permite o exercício legal dessa atividade.

A resolução da ANTT esclarece e consolida a exigência de que transportadoras contratem seguros de responsabilidade civil para cobrir danos a terceiros, perdas ou avarias às cargas transportadas, além de acidentes com o veículo. Embora esses seguros já fossem obrigatórios por lei, a nova norma reforça a fiscalização e a padronização das exigências, promovendo mais segurança jurídica e operacional para o setor.

“A publicação da Resolução 6.068/2025 é um avanço importante para o setor de logística e transporte, uma vez que reforça a cultura de prevenção e proteção patrimonial. A obrigatoriedade dos seguros já existia, mas agora há um direcionamento mais claro para o cumprimento da legislação, o que beneficia toda a cadeia logística”, afirma Adailton Dias (foto acima), Diretor Executivo de Subscrição, Gerenciamento de Riscos e Resseguro da Sompo. “Em breve, deve ser publicada uma portaria com todos os parâmetros e prazos a serem seguidos para o cumprimento desta medida”, complementa. 

 

Entenda a resolução - Resolução nº 6.068, de 17 de julho de 2025 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), estabelece a exigência de contratação de seguros obrigatórios como condição para inscrição e manutenção no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), que é o cadastro obrigatório para que transportadores que atuam no transporte rodoviário de cargas remunerado, sejam eles autônomos, empresas ou cooperativas, possam exercer a atividade de forma legalizada e segura.

Embora esses seguros já fossem previstos em lei, a nova resolução torna obrigatória a comprovação formal da contratação para que transportadores autônomos, empresas e cooperativas possam operar legalmente.

Os seguros exigidos são:

  • RCTR-C - Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga: cobre danos à carga durante o transporte;
  • RC-DC - Responsabilidade Civil por Desaparecimento de Carga: cobre casos de roubo ou desaparecimento da carga;
  • RC-V - Responsabilidade Civil de Veículo: cobre danos causados por veículos utilizados no transporte.

Essas modalidades de seguro são necessárias para que Empresas de Transporte de Cargas (ETC), Cooperativas de Transporte de Cargas (CTC) e Transportadores Autônomos de Cargas (TAC) possam exercer suas atividades. Vale considerar que, no caso do TAC, a contratação deve acontecer pela transportadora que o contrata. O transportador autônomo só deverá adquirir o seguro quando houver a contratação do frete diretamente pelo Embarcador (dono da carga).  

“A resolução da ANTT fortalece o papel estratégico do seguro no transporte rodoviário. Na Sompo, temos atuado lado a lado com nossos parceiros para oferecer não apenas proteção securitária, mas também inteligência de dados e consultoria em gerenciamento de riscos. Isso se traduz em mais segurança, menos sinistros e em vantagem competitiva para nossos clientes”, destaca Adriano Yonamine (foto abaixo), Diretor Técnico de Transporte da Sompo.

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A Sompo é reconhecida como referência no mercado de Seguro de Transporte, posição que ocupa desde 2017, e tem investido continuamente em soluções de Gerenciamento de Riscos para apoiar transportadoras e embarcadores na mitigação de perdas e na eficiência operacional. Em 2024, a companhia monitorou cerca de 230 mil viagens, totalizando R$ 132 bilhões em cargas acompanhadas por meio de sua Central de Monitoramento própria, que opera em parceria com empresas especializadas.

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A Sompo é uma subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão. No Brasil, a companhia conta com uma equipe especializada e um diversificado portfólio de produtos e serviços de seguros com o objetivo garantir proteção com excelentes soluções de seguros e gestão de riscos. Seu amplo leque de ofertas contempla Seguros Corporativos nos ramos Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Petróleo & Gás, Engenharia, Financial Lines & Casualty, Garantia, Agrícola e RD Equipamentos (Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Não-Agrícolas), entre outros.

O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há mais de 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com operações nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Danos e Responsabilidades, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.


Assessoria de Imprensa Sompo

Daniel Vitor Pereira é o novo Gerente LATAM de Vendas & Marketing da Modefer

Com quase duas décadas de trajetória na empresa, executivo assume o posto com desafio de fortalecer a expansão da marca na América Latina

Após 18 anos na Modefer, líder nacional na fabricação de hélices e embreagens viscosas para veículos, Daniel Vitor Pereira é o novo Gerente LATAM de Vendas & Marketing da companhia. Formado em Administração de Empresas pela Estácio, o executivo iniciou sua jornada na empresa como assistente administrativo, passando por posições estratégicas como Supervisor de Vendas e, mais recentemente, Aftermarket Sales Supervisor.

Agora, à frente da área de Vendas e Marketing para a América Latina, Daniel terá como foco a expansão regional, o fortalecimento da proximidade com o mercado e a continuidade das estratégias comerciais já consolidadas pela empresa, como a Modefer Academy, treinamentos em sistemas de arrefecimento para profissionais mecânicos. “Assumir essa nova posição é um marco pessoal e profissional. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e estou entusiasmado com os próximos passos que daremos na região, ampliando nossa presença e construindo relações ainda mais sólidas com o mercado latino-americano”, afirma o novo executivo.

Com uma trajetória construída dentro da própria Modefer, Daniel traz para a liderança um olhar profundo sobre o negócio e suas relações com clientes. “Cresci junto com a empresa e entendo a importância de mantermos nossa essência ao mesmo tempo em que inovamos. Vamos seguir atentos às demandas do mercado e firmes no propósito de entregar valor e excelência em todas as frentes”, finaliza.

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Com quase 40 anos de história, a Modefer é líder nacional na fabricação de hélices e embreagens viscosas para veículos comerciais. Reconhecida pela qualidade, performance e durabilidade de seus produtos, a empresa se destaca no setor automotivo brasileiro por sua forte atuação no mercado de reposição e por seu compromisso com a capacitação técnica de toda a cadeia — de distribuidores a aplicadores.

Com o portfólio de mais de 800 part numbers, compatível com a maior parte da frota circulante do país, a Modefer oferece soluções que aliam tecnologia e eficiência para caminhões, ônibus e outros veículos a diesel. Em 2024, iniciou sua expansão para a América Latina, levando a excelência da engenharia nacional para novos mercados por meio de parcerias estratégicas e distribuição especializada.


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