

O novo Queromais de inverno foi desenvolvido para manter a eficiência de equipamentos mesmo em temperaturas negativas
No inverno, garantir a mesma eficiência de máquinas, motores e equipamentos a diesel pode ser um desafio, seja nas atividades do agronegócio, em transportadoras, na hotelaria e em outros segmentos que se utilizam desse produto para manter as operações em pleno funcionamento. A Querodiesel, empresa do ecossistema Argenta, acaba de lançar uma nova versão do seu diesel premium para uso nesses períodos: o Queromais de inverno, desenvolvido para garantir a eficiência das operações mesmo quando exposto ao frio extremo.
Essa novidade é possível a partir da utilização de um anticongelante especial na formulação do diesel, assegurando a boa performance em temperaturas de até -5ºC. O Queromais de inverno não cristaliza em temperaturas negativas, uma característica que foi confirmada em reiterados testes de qualidade, possibilitando a obtenção do máximo desempenho em mínimas temperaturas, uma vez que as operações do maquinário são mantidas sem paradas, algo que acaba sendo frequente no inverno gaúcho.
Na época de frio, é comum que as máquinas consumam mais combustível e, com o Queromais de inverno, o tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento do maquinário é menor, o que proporciona economia de combustível. Outra diferença deste diesel premium é que ele remove impurezas e melhora a performance do motor, porque conta com um aditivo detergente na formulação, o que impede o acúmulo de partículas no motor que podem prejudicar a performance do equipamento.
O novo diesel premium da Querodiesel agrega tecnologia alemã que melhora a lubrificação, protege contra a corrosão, reduz os desgastes dos componentes, melhora a eficiência da combustão, limpa e reduz a manutenção do sistema de combustível.
“O Queromais de inverno complementa uma gama de produtos para atender as necessidades do consumidor que utiliza diesel e precisa manter as atividades em todos os períodos do ano, sem interrupções”, afirma o Diretor Executivo da Querodiesel, Rodrigo Barleze. “Estamos sempre na busca de soluções inovadoras para as necessidades do mercado, dos serviços e dos nossos clientes”, diz.
Para saber mais sobre o produto, que tem comercialização sazonal durante o período do inverno, a Querodisel conta com canais de atendimento – pelo telefone e WhatsApp (51) 3415-3006. Para quem já é cliente da Querodiesel, basta contatar com o seu assessor comercial. O produto está disponível para a compra desde o início de julho.
-
-
Em 2022 o combustível foi responsável por 56,14% do custo; A média em 2025 tem sido de 33,56% e fevereiro foi o melhor resultado de 27,24%
A Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), conseguiu em três anos baixar a participação do diesel em sua matriz de custos de 56,14% (2022) para 33,56% (média de 2025). “A redução é resultado do trabalho desenvolvido com os parceiros de fora da companhia e com nossas equipes de gestão”, explica Sebastião Bezerra (foto), coordenador de Análise de Custos da Transvale.
O diesel é considerado o principal insumo das empresas de logística. Em 2022, a planilha de custos da Transvale mostrava que sua participação era de 56,14%. “Entendemos que seria possível reduzi-lo se orquestrássemos um trabalho amplo de gestão envolvendo os parceiros externos e o nosso pessoal interno”, recorda Bezerra.
A Transvale reuniu e analisou milhares de dados de abastecimento para ter um retrato fiel do custo do diesel nas rotas por onde trafegam seus veículos. A empresa buscou as distribuidoras de combustível para reforçar seus laços comerciais e obter valores de diesel melhores para o abastecimento em suas bases em Cascavel (PR) e Cordeirópolis (SP).
A Transvale também procurou postos de abastecimento de estrada firmando contratos de parceria para direcionar seus veículos para eles. E para ter controle mais eficiente, instaurou auditoria semanal para acompanhar valores negociados.
Internamente, a empresa aproximou os gestores de logística e comercial adotando novas práticas como análises mais criteriosas das operações buscando visualizar as melhores condições e prevendo o resultado final de forma eficiente. Além disso, os instrutores e motoristas padrinhos criaram e aplicaram protocolos de operação dos caminhões com o objetivo de otimizar as viagens, sem perda de performance mas com ganho em economia de combustível.
Além de todas essas ações, a Transvale renovou parte de sua frota de 130 caminhões trocando 50 unidades. “Veículos mais modernos são naturalmente mais econômicos o que impacta também na redução do custo de combustível”, explica Bezerra.
Resultados - Em 2022, a participação do diesel na planilha de custos era de 56,14%. No ano seguinte, baixou para 51,46%.
Em 2024, a presença do principal insumo da operação caiu para 49,89%. E esse ano está na média de 33,56%, com o melhor resultado registrado em fevereiro de 27,24%. “Em comparação com o exercício anterior esse ano a economia da Transvale em gasto com combustível já é de 7,51%”, conclui o executivo.
-
Argonautas Comunicação
Empresa que recentemente anunciou a conquista da redução de cerca de 60% dos acidentes rodoviários, dá mais um passo na jornada constante de modernização logística
A Jamef, empresa referência em transporte no Brasil, iniciou a fase de testes de inovações do mercado para ter uma frota de caminhões mais moderna. A companhia que já atua com tecnologia de segurança embarcada, busca otimização operacional e projeta um avanço de 15 a 20% em segurança e eficiência, considerando fatores como maior conforto para os motoristas e controle da condução, além de redução de custos.
Inicialmente os testes estão sendo aplicados durante rotas estratégicas como São Paulo - Campinas - Ribeirão Preto, mas também serão feitos em trajetos mais longos, como São Paulo - Feira de Santana, São Paulo - Fortaleza, e São Paulo - Recife, para a companhia obter diversos dados de medição. Recentemente, a Jamef anunciou a conquista da redução de cerca de 60% dos acidentes rodoviários, em decorrência do uso de sistemas de monitoramento e programas de capacitação personalizados.
“A tecnologia é um dos pilares da nossa estratégia de segurança e performance. Com os novos testes, buscamos avançar ainda mais, promovendo ganhos significativos em eficiência e proteção nas estradas”, afirma Vinicius Micheluzzi, Supervisor Administrativo de Frota da Jamef.
Frota inteligente - Atualmente, os veículos da Jamef já contam com recursos embarcados que monitoram em tempo real o comportamento dos condutores, identificando, por exemplo, sinais de fadiga, desvios de padrão na condução e outros índices de risco. Os dados são integrados aos sistemas de telemetria e às plataformas de capacitação da companhia, reforçando o modelo de gestão preditiva da empresa.
“Sempre colocamos em prática o conceito de frota inteligente. Mais do que transportar cargas, é preciso tomar decisões com base em dados, pensando na segurança de todos. Investir em inovações é sempre prioridade para a Jamef”, diz Diogo Nascimento, Gerente de Planejamento e Controle de Manutenção da Jamef.
Cuidado com colaboradores - A modernização da frota de caminhões está alinhada diretamente ao compromisso da empresa com o bem-estar dos motoristas. A Jamef mantém ações contínuas que envolvem apoio emocional, ambientes de descanso nas filiais e treinamentos adaptados à realidade de cada condutor.
“Unir tecnologia e cuidado humano tem sido a fórmula para resultados consistentes na redução de acidentes e outros problemas operacionais. A Jamef trabalha em prol tanto de resultados melhores como de colaboradores felizes e em segurança”, finaliza o Supervisor Administrativo de Frota da Jamef.
-
Sompo, líder em Seguro de Transporte no Brasil desde 2017, destaca importância da resolução e reforça seu compromisso com soluções de Gerenciamento de Riscos
A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, destaca a importância da Resolução nº 6.068/2025, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Diário Oficial da União em 18 de julho. A medida reforça a obrigatoriedade da contratação de seguros por transportadores rodoviários de cargas, conforme já previsto em legislações anteriores, como a Lei nº 11.442/2007 e a Lei nº 14.599/2023, para a inscrição ou renovação do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), que permite o exercício legal dessa atividade.
A resolução da ANTT esclarece e consolida a exigência de que transportadoras contratem seguros de responsabilidade civil para cobrir danos a terceiros, perdas ou avarias às cargas transportadas, além de acidentes com o veículo. Embora esses seguros já fossem obrigatórios por lei, a nova norma reforça a fiscalização e a padronização das exigências, promovendo mais segurança jurídica e operacional para o setor.
“A publicação da Resolução 6.068/2025 é um avanço importante para o setor de logística e transporte, uma vez que reforça a cultura de prevenção e proteção patrimonial. A obrigatoriedade dos seguros já existia, mas agora há um direcionamento mais claro para o cumprimento da legislação, o que beneficia toda a cadeia logística”, afirma Adailton Dias (foto acima), Diretor Executivo de Subscrição, Gerenciamento de Riscos e Resseguro da Sompo. “Em breve, deve ser publicada uma portaria com todos os parâmetros e prazos a serem seguidos para o cumprimento desta medida”, complementa.
Entenda a resolução - A Resolução nº 6.068, de 17 de julho de 2025 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), estabelece a exigência de contratação de seguros obrigatórios como condição para inscrição e manutenção no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), que é o cadastro obrigatório para que transportadores que atuam no transporte rodoviário de cargas remunerado, sejam eles autônomos, empresas ou cooperativas, possam exercer a atividade de forma legalizada e segura.
Embora esses seguros já fossem previstos em lei, a nova resolução torna obrigatória a comprovação formal da contratação para que transportadores autônomos, empresas e cooperativas possam operar legalmente.
Os seguros exigidos são:
Essas modalidades de seguro são necessárias para que Empresas de Transporte de Cargas (ETC), Cooperativas de Transporte de Cargas (CTC) e Transportadores Autônomos de Cargas (TAC) possam exercer suas atividades. Vale considerar que, no caso do TAC, a contratação deve acontecer pela transportadora que o contrata. O transportador autônomo só deverá adquirir o seguro quando houver a contratação do frete diretamente pelo Embarcador (dono da carga).
“A resolução da ANTT fortalece o papel estratégico do seguro no transporte rodoviário. Na Sompo, temos atuado lado a lado com nossos parceiros para oferecer não apenas proteção securitária, mas também inteligência de dados e consultoria em gerenciamento de riscos. Isso se traduz em mais segurança, menos sinistros e em vantagem competitiva para nossos clientes”, destaca Adriano Yonamine (foto abaixo), Diretor Técnico de Transporte da Sompo.
A Sompo é reconhecida como referência no mercado de Seguro de Transporte, posição que ocupa desde 2017, e tem investido continuamente em soluções de Gerenciamento de Riscos para apoiar transportadoras e embarcadores na mitigação de perdas e na eficiência operacional. Em 2024, a companhia monitorou cerca de 230 mil viagens, totalizando R$ 132 bilhões em cargas acompanhadas por meio de sua Central de Monitoramento própria, que opera em parceria com empresas especializadas.
-
Assessoria de Imprensa Sompo
Com quase duas décadas de trajetória na empresa, executivo assume o posto com desafio de fortalecer a expansão da marca na América Latina
Após 18 anos na Modefer, líder nacional na fabricação de hélices e embreagens viscosas para veículos, Daniel Vitor Pereira é o novo Gerente LATAM de Vendas & Marketing da companhia. Formado em Administração de Empresas pela Estácio, o executivo iniciou sua jornada na empresa como assistente administrativo, passando por posições estratégicas como Supervisor de Vendas e, mais recentemente, Aftermarket Sales Supervisor.
Agora, à frente da área de Vendas e Marketing para a América Latina, Daniel terá como foco a expansão regional, o fortalecimento da proximidade com o mercado e a continuidade das estratégias comerciais já consolidadas pela empresa, como a Modefer Academy, treinamentos em sistemas de arrefecimento para profissionais mecânicos. “Assumir essa nova posição é um marco pessoal e profissional. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e estou entusiasmado com os próximos passos que daremos na região, ampliando nossa presença e construindo relações ainda mais sólidas com o mercado latino-americano”, afirma o novo executivo.
Com uma trajetória construída dentro da própria Modefer, Daniel traz para a liderança um olhar profundo sobre o negócio e suas relações com clientes. “Cresci junto com a empresa e entendo a importância de mantermos nossa essência ao mesmo tempo em que inovamos. Vamos seguir atentos às demandas do mercado e firmes no propósito de entregar valor e excelência em todas as frentes”, finaliza.
-
O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.
Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.
+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP
www.ponto-e-letra.com.br