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Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10

Tipo comum teve incremento de 0,99%, enquanto o S-10 avançou 0,16% e chegou a R$ 6,18

De acordo com o mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o valor médio do diesel comum manteve a tendência de alta registrada em julho e encerrou agosto com incremento de 0,99% no comparativo com o mês anterior, alcançando a média nacional de R$ 6,10. Ainda que em percentual menor, o tipo S-10 do combustível também aumentou no período, em 0,16%, o que elevou seu preço médio a R$ 6,18.

“É o segundo mês consecutivo em que o preço do diesel comum se mantém acima de R$ 6. Se compararmos com o valor registrado em junho, último mês em que a média esteve abaixo desse valor, a R$ 5,98, o incremento já alcança 2%”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil. 

Na análise regional, o Sul se destacou com os menores preços para os dois tipos de diesel: R$ 5,92 o comum (apesar de um aumento de 0,17% no período) e R$ 5,97 o S-10 (após queda de 0,17%). Já o Norte foi a região com as maiores médias, sendo o diesel comum encontrado nos postos a R$ 6,70 e o S-10 R$ 6,59, mesmo após recuo de 0,15% . A maior alta no preço médio do diesel comum aconteceu no Sudeste, de 0,84%, enquanto no Norte foi registrado o maior aumento para o S-10, de 0,61%.

Na avaliação por Estado, o IPTL mostrou que os maiores preços médios para os dois tipos de diesel foram registrados no Amapá: R$ 7,39 o comum, após alta de 0,27%; e R$ 7,46 o S-10, como resultado de um incremento de 0,13%. Já o Paraná foi o Estado com as menores médias também para os dois combustíveis: R$ 5,90 o diesel comum, mesmo com uma alta de 0,34% observada no período; e R$ 5,94 o S-10, após queda de 0,34%.

O índice revelou que a maior alta, de 3,95%, para o diesel comum aconteceu no Amazonas, onde o combustível foi encontrado a R$ 6,32, e o maior recuo, de 4,59%, foi registrado em Sergipe, com  o valor médio de R$ 6,65. O S-10, por sua vez, teve seu maior aumento, de 1,97%, em Roraima, levando o litro  a um preço médio de R$ 6,73; e a maior queda, de 0,80%, ocorreu na Bahia, resultando em uma média de R$ 6,21.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários. 

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Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.  

Juntas, desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição. 

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.

 


RPMA Comunicação

ComLink completa 25 anos

Nesse período foram desenvolvidos mais de 1.500 projetos; Engenharia compartilhada é responsável por apresentar aos clientes soluções exclusivas e de menor custo

A ComLink Equipamentos Eletrônicos, de Caxias do Sul (RS), comemora 25 anos de mercado em setembro e registra a marca de mais de 1.500 projetos desenvolvidos para seus clientes. “Isso dá uma média de cinco projetos por mês o que mostra nosso compromisso de entender e atender o cliente propondo soluções exclusivas”, explica Marcio Slomp, diretor Geral.

A empresa atua nos segmentos agrícola, rodoviário, construção, mineração e de máquinas em geral. A ComLink desenvolve produtos, como o inclinômetro, e projetos de automação industrial para as mais variadas aplicações, além de placas eletrônicas em regime OEM (Original Equipment Manufacturer) para outras empresas, que são produzidas em sua linha de montagem.

Os próximos passos da empresa são a implantação de uma nova linha de produção mais flexível, com maior capacidade de produção e menos impacto ambiental. “São máquinas que permitem processos livres de chumbo e sem necessidade de lavar stencil, com tecnologia inovadora”, diz o diretor que completa: “dessa forma vamos ampliar os segmentos onde atuamos”.

 

Engenharia compartilhada - A ComLink trabalha em estreita colaboração com seus clientes desenvolvendo projetos de maneira a apresentar opções que sejam mais viáveis, eficientes e de custo competitivo. “Com engenharia compartilhada conseguimos obter soluções customizadas porque cada fabricante tem suas especificidades”, conta o executivo.

Outra característica da empresa são as parcerias de longa data. Isso acontece porque a ComLink oferece produtos e soluções exclusivas, mantendo sigilo sobre o desenvolvimento feito com o parceiro. “Operamos com elevado grau de sinergia e troca de conhecimentos sem comprometer os aspectos estratégicos da operação do cliente”, afirma o diretor.

Esse modo de desenvolver projetos é a marca da empresa com seus clientes do Brasil e também do exterior. Soluções surgidas a partir do trabalho de engenharia compartilhada da ComLink com seus clientes já operam na Argentina, EUA e México. “Não à toa a data de fundação da empresa é 20 de setembro, justamente a da revolução Farroupilha, e deve ser também por isso que somos conhecidos por nossas façanhas em nosso campo de atuação”, brinca Slomp. “A inovação está em nosso DNA, é o que nos motiva, nossa equipe vibra a cada produto desenvolvido e a cada cliente encantado por uma solução inovadora” comenta Tales Bolson, gerente Comercial.

 

Patente registrada - O total de projetos em 25 anos chega a mais de 1.500, sendo que alguns se tornaram produtos e outros são soluções, como testes focados para acompanhar o desempenho da linha de produção automotiva. Há também patentes registradas. É o caso do inclinomoto, o inclinômetro com controle remoto integrado ao equipamento, cuja patente é de 2011.

A empresa tem se voltado para o mercado exterior, seja fazendo exportações diretas seja equipando implementos rodoviários basculantes que são vendidos a clientes estrangeiros. Atualmente os produtos ComLink podem ser encontrados em operação na África do Sul, Albânia, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiné, Holanda, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Turquia e Uruguai.

A empresa tem se voltado para o mercado exterior, seja fazendo exportações diretas seja equipando implementos rodoviários basculantes que são vendidos a clientes estrangeiros. Atualmente os produtos ComLink com exportação direta podem ser encontrados em operação na Albânia, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiné, Holanda, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Turquia, Uruguai e alguns países do continente Africano.

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comlink

A ComLink Equipamentos Eletrônicos, está situada em Caxias do Sul (RS), e atua no mercado há 25 anos projetando e fabricando equipamentos eletrônicos e softwares para soluções integradas. A empresa atua nos segmentos de implementos rodoviários, agrícolas, de mineração, construção, máquinas industriais entre outros.

Os produtos da ComLink atendem questões de segurança, praticidade e confiabilidade para os mais diversos tipos de equipamentos como, caçambas basculantes, guindastes, cestos aéreos, dentre outros. Os equipamentos produzidos pela empresa operam com confiabilidade em ambientes agressivos, como minas de extração mineral; e sujeitos a intempéries, como as encontradas nas aplicações agrícolas e no transporte logístico rodoviário.


Argonautas Comunicação

As cinco ferramentas tecnológicas mais importantes para a segurança no transporte

Soluções da Infleet, plataforma de gestão de frotas, otimizam operações de frotistas, primando pelo quesito segurança propriamente dito

À medida que as tecnologias avançam, a gestão de frotas ganha novas ferramentas para otimizar operações e aumentar a segurança. A Infleet, conhecida por suas soluções que reduzem custos e melhoram o gerenciamento de motoristas, destaca as cinco principais ferramentas que têm feito a diferença na segurança no transporte.

“Embora a quantidade de ferramentas possa variar conforme a versão e os módulos contratados, selecionamos as cinco mais comuns e consideradas importantes para a segurança", destaca Victor Vilas Boas Cavalcanti (foto), CEO da Infleet.

Assim, as cinco ferramentas mais importantes para garantir a segurança no transporte são:

  1. Monitoramento em tempo real: Essa solução fornece a localização precisa dos veículos, permitindo acompanhar a posição exata em tempo real e facilitando o monitoramento de rotas e a identificação de desvios. Com a área de cobertura, é possível definir áreas geográficas permitidas e restritas, alertando o gestor em caso de violação. Além disso, o histórico de rotas percorridas ajuda na análise de comportamento e na otimização de trajetos.
  2. Acompanhamento no modo de condução: Esta funcionalidade alerta sobre eventos e ocorrências como excesso de velocidade, frenagens bruscas e acelerações repentinas, auxiliando na prevenção de acidentes. A solução ainda oferece uma pontuação de condutores com base em seu comportamento, permitindo identificar os melhores e os que necessitam de treinamento. Relatórios detalhados sobre o comportamento dos motoristas facilitam a análise e a tomada de decisões.
  3. Manutenção preventiva: Contribuindo para a manutenção preventiva, a ferramenta gerencia ordens de serviço, permitindo programar e acompanhar as manutenções dos veículos, informando inclusive a proximidade do vencimento de revisões, troca de óleo e outros serviços, evitando falhas mecânicas. Fornece um histórico de manutenções, mantendo registro completo de todas as manutenções realizadas em cada veículo, facilitando a gestão e a tomada de decisões.
  4. Gerenciamento de motoristas: Por essa ferramenta, o gestor tem controle automatizado da jornada dos motoristas, garantindo o cumprimento da legislação trabalhista e evitando fadiga ao volante. Também gerencia documentos como CNH e RG por meio de armazenamento digital, facilitando a gestão e a auditoria, e permite a comunicação direta com os motoristas por mensagens e notificações.
  5. Relatórios personalizados: A ferramenta proporciona análise de dados, a partir de relatórios personalizados com diversas informações sobre a frota, como consumo de combustível, distância percorrida, tempo de parada e custos operacionais. Com isso, é decisiva na tomada de decisões estratégicas, como a otimização de rotas, a redução de custos e a melhoria da performance da frota.

O CEO da Infleet ressalta que todas essas soluções e funcionalidades estão em constante evolução, a fim de viabilizar aprimoramento e atendimento a novas demandas e necessidades. “Além disso, novas funcionalidades e integrações com outros sistemas podem ser adicionadas, ampliando ainda mais as possibilidades de monitoramento e gestão da segurança no transporte”, afirma.

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 Engenharia de Comunicação

 

Indenizações por danos a cargas chegam a R$ 692 milhões em 2024. Tecnologia reduz riscos

Dispositivo informa ao transportador ou embarcador, em tempo real, caso a carga sofra qualquer impacto ou vibração que possa comprometer sua integridade

As indenizações relacionadas a seguros de transporte, que incluem perdas e danos a cargas, somaram R$ 692 milhões no primeiro semestre de 2024, segundo a CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras - Relatório Conjuntura 107, pg. 53). Parte desse valor resulta de avarias provocadas pela infraestrutura deficiente das rodovias brasileiras.

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), mais de 67% das estradas estão em condições consideradas ruins, péssimas ou regulares, o que elevou os custos operacionais das empresas de transporte em 32,7% em 2023.

O impacto negativo da infraestrutura precária é ainda mais amplo. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as dificuldades logísticas geram custos totais de até R$ 290 bilhões por ano no Brasil, refletindo-se em perdas de competitividade e eficiência para as empresas nacionais (leia estudo sobre o Custo Brasil).

Para Afonso Moreira, CEO da AHM Solution, empresa especializada em redução de perdas na logística, o cenário nacional exige que as empresas invistam em tecnologias de prevenção a danos a cargas durante o transporte. “Com a precariedade das estradas e o alto custo do transporte rodoviário, ganham força soluções que minimizem riscos e custos operacionais. Ferramentas avançadas de monitoramento e proteção de cargas, como dispositivos de monitoramento de impacto e vibração, contribuem para reduzir essas perdas”, afirma Moreira.

Entre as tecnologias para mitigar os danos às cargas, Moreira cita o Shocklog, que registra situações de choques, vibrações, mudanças de temperatura e umidade durante o transporte de mercadorias. O disposto conta com sensores que detectam quaisquer impactos que possam comprometer a integridade das cargas, e suas medições são precisas e instantâneas.

O equipamento é fixado diretamente na carga e envia alertas em tempo real para os gestores logísticos, permitindo ações corretivas imediatas. Além disso, armazena dados detalhados de todos os eventos de impacto, que podem ser analisados posteriormente para identificar padrões e pontos críticos ao longo das rotas de transporte.

Com esse nível de controle e visibilidade das condições da carga durante toda a viagem, o Shocklog reduz os custos logísticos, pois permite a identificação e correção das causas de avarias – seja com mudanças de rotas, manuseios ou de embalagens, por exemplo. “Isso evita perdas que poderiam resultar em indenizações e despesas adicionais com seguros, além de contribuir com a satisfação de clientes e com a reputação da empresa no mercado”, conclui Moreira.

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 ahm

RAV Componentes quer se tornar polo centralizador de demandas de clientes

Primeiro passo é oferecer corote de caminhão nas versões de 16, 25 e 50 litros, para atender a demanda dos operadores logísticos; Produto será oferecido também ao mercado externo

A RAV Componentes, empresa fabricante de peças para os segmentos de correntes, transporte rodoviário e agronegócios com sede em São Marcos (RS), quer se tornar o polo centralizador de demandas de seus clientes. O primeiro passo é oferecer três versões customizadas de corote de caminhão. “Fomos procurados por transportadores com esse pedido e por isso vamos ampliar nossa linha de produtos”, conta Camila Brezolin, diretora Comercial.

O corote, utilizado para armazenar água potável no caminhão, será oferecido nas versões de 16, 25 e 50 litros. O produto é feito em parceria com uma indústria selecionada que fará a parte de plástico injetado da peça, enquanto a RAV produzirá as cintas metálicas e fará a montagem final do produto. “Em termos práticos será mais um produto com nossa qualidade e marca já reconhecidas pelo mercado”, explica a executiva,

As peças podem ser compradas individualmente ou no conjunto completo, contendo torneira, tampa e cinta metálica para fixação e com ou sem saboneteira. O corote poderá ser customizado a pedido do cliente.

O produto será oferecido também ao mercado exterior. “As necessidades dos transportadores da América do Sul são as mesmas que as dos brasileiros e por isso o corote vai se integrar a nossa estratégia de exportação”, explica a diretora Comercial, que completa: “todo produto que desenvolvemos tem como norte atender padrões nacionais e internacionais de segurança e qualidade”, conclui.

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RAV CorrentesA RAV Componentes foi criada em 2017 em São Marcos (RS) e fabrica corrente e componentes para fixação e travamento, utilizados nos implementos rodoviários e agrícolas. A empresa atende as principais marcas do setor logístico e atua nos segmentos de correntes, transporte rodoviário e de agronegócios. A RAV Componentes dispõe de engenharia própria e atualizada, desenvolvendo produtos e, a pedido do cliente, soluções customizadas. A empresa exporta desde 2017 e seus produtos estão presentes no Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai.


Argonautas Comunicação

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