Integração de inteligência artificial é uma das ações, somada à mudança da logomarca e da identidade visual
A Gestran, plataforma que automatiza a gestão de frotas, completa 25 anos em 2024 e anuncia um processo de rebranding – um conjunto de ações de atualização da marca. O nome, consolidado no mercado, será mantido, mas o símbolo, o logotipo e a tonalidade de cores estão passando por mudanças.
A nova identidade visual expressa a convergência entre estabilidade e inovação tecnológica, de acordo com o CEO da Gestran, Paulo Raymundi (na foto, à direita). O rebranding ocorre em um momento de grande expansão da empresa. Para este ano, a logtech projeta um crescimento de até 40%. Atualmente, mais de 70 mil veículos estão sob gestão da plataforma.
Nascida e estabelecida em Curitiba, a Gestran recentemente se instalou em São Paulo, ponto estratégico para a intensificação de seus negócios nacionalmente. Essa decisão deve responder por 20% do crescimento previsto pela empresa para 2024. Entre os grandes clientes da logtech estão corporações como Ambipar, Cooperativa Lar Agroindustrial, Grupo Pra Frente Brasil, Grupo Potencial, Grupo SVD, Rede Sim e mais de 100 operações de revendas da Ambev em todo o país.
A designer gráfica Tatiana Comochena, que liderou a concepção da nova identidade visual, conta que foram necessários pelo menos três meses de estudo sobre o momento do mercado, os clientes e a trajetória da Gestran até aqui. O passo seguinte foi definir como convergir tudo isso com os conceitos de modernidade, inovação e tecnologia.
Ela explica que a mudança na identidade visual incluiu a adição de gradações de verde e azul. O verde claro, já presente, continua a ser utilizado, preservando a história da empresa, enquanto o azul foi introduzido para representar a tecnologia. Além disso, o símbolo foi atualizado para um G estilizado em formato hexagonal, expressando solidez.
Um dos seis lados dessa figura geométrica está deslocado, o que, além de transformá-la na letra G, demonstra a dualidade de uma empresa estruturada, sólida, com credibilidade no mercado, e, ao mesmo tempo, em busca de inovação e conectividade, conforme destaca a profissional. "Foi um grande desafio transmitir essa nova fase, esse novo momento, com uma pegada mais moderna", avalia.
A nova marca faz parte de uma metodologia de comunicação e marketing desenvolvida pelo mentor Carlos Castilho Azevedo Júnior, proprietário intelectual dessa metodologia. Ela consiste em definir estratégias de marketing a partir de dois pilares.
O primeiro é constituído por cinco etapas da jornada do cliente: o momento em que ele descobre a empresa, depois quando considera a solução, na sequência avalia se ela é relevante ou não, passando pela entrada em campo do time de vendas e, após a venda, o relacionamento pós-venda com o cliente. O outro pilar é o que o especialista define como o "sei que nada sei", ou seja, entender que tudo precisa ser continuamente testado e aprimorado.
Em paralelo ao rebranding, outros movimentos da Gestran em governança estão alinhados à premissa de estabilidade e inovação. No início do ano, a empresa trouxe para o time o engenheiro de software Elcio Rosa, que se integrou à sociedade e assumiu a direção de Produtos e Tecnologia.
Implantar um processo chamado "IAlização" – desenvolver e incorporar de maneira sólida e definitiva a inteligência artificial na plataforma – é uma das responsabilidades de Elcio Rosa. Adotar o "Open Fleet", iniciativa de inovação que integra tecnologias e dispositivos para gestão de frotas, é outra missão do profissional.
O foco das soluções da Gestran tem sido alcançar a máxima precisão dos dados de desempenho da frota, "de forma fácil e intuitiva para o cliente", nas palavras do analista de sistemas Oswaldo Estrela Júnior. "Estamos implantando inteligência artificial, desenvolvendo mais aplicativos e mais automações", afirma. Na prática, isso facilita a tomada de decisões, como a escolha do pneu mais apropriado para cada veículo, bem como a identificação do desempenho de cada veículo na frota.
Outra medida, denotando preocupação com a inteligência humana, foi a criação de um setor de Gente e Cultura, para cuidar das políticas de bem-estar dos colaboradores. Do ano passado para cá, a Gestran ampliou sua equipe em 26% e segue contratando, com vagas a serem preenchidas para a expansão da empresa. A concepção é a de que a tecnologia avançada só é possível graças ao talento, expertise e competência dos profissionais, por isso, a valorização do aspecto humano deve ser prioridade.
Assim, o rebranding vai além da mudança da marca, inclui a atualização de processos e da cultura interna, destaca Caroline Raymundi, gerente administrativa financeira da Gestran. "Queremos que, onde quer que a nossa marca seja mencionada, ela seja tratada como uma marca que faz a diferença, e isso passa pela valorização das pessoas", considera a profissional.
A origem da Gestran data de 1999, com o Transdata – Sistema Sistran MS-DOS. Em 2003, veio a primeira versão do sistema Gestran Delphi, do qual deriva o nome assumido pela empresa em 2015. Desde 2022, está em curso um ciclo de investimentos e inovações de novos produtos.
-
Empresa vai promover em seu estande o painel de discussões “O panorama do transporte de biomassa na transição energética”
A Manos Implementos, fabricante brasileira dedicada ao segmento florestal com sede em Videira (SC), traz a 5ª edição da Lignum Latin America o Bitrem Biomassa Descarga Rápida. “O Bitrem Biomassa Manos tem um sistema de descarga lateral automatizado, acionado por controle remoto, que realiza o descarregamento completo em até cinco minutos, sem a necessidade de desacoplar o semirreboque dianteiro”, explica Kimio Mori, gerente Comercial da Manos.
O Bitrem Biomassa tem capacidade de volume de 103 m³. “O produto oferece versatilidade para o frete de retorno, baixo nível de manutenção e reposição de peças", completa o executivo. Durante o evento será demonstrado, na área dinâmica da feira, o sistema de descarga rápida do implemento.
No estande da Manos será promovido o painel “O panorama do transporte de biomassa na transição energética”, aberto ao público. A 5ª Lignum Latin America acontece no Expotrade Convention Center, em Pinhais (PR), de 17 a 19 de setembro.
-
Argonautas Comunicação
Evento acontece de 17 a 22 de setembro na Alemanha e é o maior do setor de transporte de cargas; Serão 18 empresas do setor fabricante de implementos rodoviários e seus componentes que estarão reunidas no estande brasileiro do programa MoveBrazil
A ANFIR e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vão levar 18 empresas à IAA Transportation, maior feira de transporte de cargas do mundo, que acontece de 17 a 22 de setembro em Hannover (Alemanha). “A missão comercial ao maior evento do setor em todo o mundo consolida a presença do produto brasileiro frente aos maiores operadores logísticos do mercado internacional”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.
A participação brasileira será no estande do MoveBrazil, programa de incentivo as exportações de implementos rodoviários e demais componentes. O convênio foi assinado pela primeira vez entre ANFIR e ApexBrasil em 2016 e foi renovado em julho desse ano.
As empresas participantes são: Busa Industrial e Comercial, Brasfit Indústria e Comércio, ComLink Equipamentos Eletrônicos, Forbal Indústria Automotiva, Globus Electronics, Grimaldi, Guerra Implementos Rodoviários, Hallco Piso Móvel América do Sul, Ibiporã Implementos Rodoviários, Librelato Implementos Rodoviários, PCP Steel, Ramah Group, Randon Implementos e Participações, Sansuy, Sinalsul Indústria de Autopeças, Thermo Star Equipamentos, Thyssenkrupp Brasil e VBC Sistemas Inteligentes.
-
-
-
Argonautas Comunicação
A descarbonização vai além do trem-de-força com tecnologias para reboques, com tomada de força também em foco
A ZF continua a liderar a investida em direção ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para tornar os veículos comerciais mais sustentáveis. À medida que a indústria passa por sua maior transformação desde a invenção do motor à combustão interna, a ZF continuará a definir o ritmo da inovação respondendo ativamente às necessidades dos clientes com um portfólio full-flex. A empresa se apresentará com este foco durante o IAA Transportation deste ano em Hanover, Alemanha, de 17 a 22 de setembro.
Como o maior fornecedor de componentes e sistemas do mundo com o mais amplo portfólio para a indústria de veículos comerciais, a ZF está bem-posicionada para fornecer a expertise técnica, flexibilidade de produção e transferência de tecnologia entre divisões necessárias para fornecer soluções econômicas. A ZF prevê que a demanda do cliente por mobilidade elétrica crescerá nos próximos anos.
Tecnologias híbridas - A ZF está investindo em tecnologias de transmissão híbrida como uma solução rápida para reduzir as emissões de veículos comerciais. A mais recente variante da ZF de sua bem-sucedida transmissão TraXon 2, a TraXon 2 Hybrid, é um novo conceito que efetivamente permite que as montadoras incorporem a tecnologia híbrida em suas plataformas de design existentes com esforço e complexidade reduzidos. O sistema facilita a mobilidade limpa, segura e eficiente, ao mesmo tempo em que traz benefícios de custo total de propriedade (TCO).
As tecnologias híbridas oferecem um potencial significativo de redução de emissões, ao mesmo tempo em que retêm muitas das vantagens em termos de alcance e capacidades de reabastecimento. Com sua vasta experiência no desenvolvimento de tecnologias híbridas para carros de passeio, a ZF é capaz de alavancar suas capacidades técnicas e industriais para desenvolver soluções híbridas viáveis e com alto custo-benefício.
Tecnologias de emissão zero: Kit de mobilidade elétrica da ZF - A família de acionamentos elétricos de última geração da ZF fornece todos os elementos que as montadoras precisam para eletrificar seus veículos. O kit de E-Mobility da ZF emprega uma abordagem modular exclusiva, integrando componentes perfeitamente para criar um sistema compacto, leve e potente. O desenvolvimento interno da ZF de componentes essenciais, que inclui inversores, motores elétricos, transmissões, atuadores elétricos e unidades de controle eletrônico, incluindo software, permite que eles adaptem soluções de acionamento elétrico às especificações exclusivas de montadoras em várias aplicações de veículos.
Atendendo a uma ampla gama de requisitos do cliente, o kit da ZF inclui uma plataforma de transmissão central – a CeTrax 2 dual e a CeTrax 2 – que pode ser aplicada no mesmo espaço de uma transmissão convencional, bem como uma plataforma de transmissão por eixo – a AxTrax 2 dual e a AxTrax 2 – que fica mais próxima das rodas, proporcionando maior flexibilidade de design.
As montadoras têm a flexibilidade de usar sistemas e-drive completos da ZF ou integrar componentes, software ou subsistemas individuais. Essa versatilidade facilita uma transição suave para a mobilidade elétrica, oferecendo soluções de acionamento elétrico que podem ser facilmente integradas em plataformas de veículos existentes ou fornecer flexibilidade de design adicional para atender a várias aplicações.
Plataforma de mobilidade elétrica modular e de tecnologia aberta: a ZF eletrifica uma ampla gama de aplicações de veículos comerciais, oferecendo diferentes soluções para veículos elétricos a bateria ou células de combustível.
Reboques eletrificados - O reboquedesempenhará um papel cada vez mais significativo para ajudar a descarbonizar o transporte rodoviário de carga, seja ele transportado por um caminhão à combustão ou elétrico. O conceito de reboque elétrico da ZF, que integra seu AxTrax 2 e-Axle desenvolvido internamente junto com seu EBS - Electronic Braking System (Sistema de Freios Eletrônicos) e do sistema de bateria instalados em um trailer, efetivamente converte um caminhão movido à combustão em um híbrido. No caso de um veículo elétrico, o conceito de trailer elétrico efetivamente estende a autonomia do veículo.
Quando puxado por um caminhão à combustão, a tecnologia pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 em até 16% por meio da recuperação, enquanto até 40% com a solução híbrida plug-in. O conceito é possível graças ao desenvolvimento do mais recente eixo de tração eletrificado da ZF, o AxTrax 2, que foi originalmente projetado para caminhões, ônibus e ônibus de turismo. Integrar suas tecnologias de e-mobilidade, como o AxTrax 2, combinadas com a expertise líder da ZF em sistemas de controle de frenagem, demonstra como a ZF aplica suas capacidades de transferência técnica para atender a uma ampla gama de aplicações de forma eficaz.
eWorX - A ZF também se destaca no domínio de soluções de tomada de força eletrificada (ePTO). O eWorX da ZF integra componentes incluindo um motor elétrico de 50 kW, inversor e unidade de controle eletrônico com software específico para a aplicação. O eWorX alimenta uma variedade de equipamentos incluindo elevadores de gancho, carregadores de caçamba ou guindastes de carga instalados em veículos comerciais elétricos. Desenvolvido em estreita colaboração com montadoras e implementadoras, o conceito está se mostrando altamente bem-sucedido com a demanda por produtos eWorX esperada para dobrar nos próximos anos.
A versão mais recente do eWorX da ZF é integrada ao chassi do veículo e usa o sistema de resfriamento do caminhão. O design inovador reduz o espaço de instalação e permite que o sistema seja adotado em uma gama mais ampla de aplicações em veículos. Além disso, a ZF apresentará em breve uma próxima geração à família ZF eWorX com um acionamento de 70 kW, 800 V, com capacidade de segurança cibernética para soluções de tomada de força elétrica, bem como um dispositivo de E/S (entrada e saída) multifuncional e bidirecional para alimentar aplicações em veículos comerciais eletrificados.
-
MM Editorial |
Reboques e Semirreboques apresentam crescimento de 3,84%; Carroceria sobre chassi registra curva positiva de 7,09%; Total apurado em oito meses de 2024 representa 5,18% de aumento sobre igual período de 2023
A recuperação do mercado de implementos rodoviários está se consolidando. As duas linhas de implementos rodoviários – Pesada e Leve – apresentam crescimento constante no volume de emplacamentos desde o início do ano. A exceção foi o mês de maio afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
“O que observamos é um movimento constante e positivo nos negócios do setor em 2024, reflexo da capacidade de nosso País em superar grandes dificuldades”, explica José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
O executivo lembra que em novembro, com a realização da Fenatran, os volumes de vendas do setor poderão ficar mais aquecidos. “Historicamente a Fenatran é o polo agregador de negócios da indústria de implementos rodoviários, em particular; e para todo o setor de transporte de cargas, em geral. Portanto, é natural estarmos todos com expectativas positivas para o evento”, conclui.
Segmentos - De janeiro a agosto desse ano, o segmento Pesado registrou variação positiva de 3,84%. Em oito meses de 2024 foram emplacados 60.199 produtos ante 57.973 em igual período do ano passado.
No segmento Leve o crescimento apresentado de janeiro a agosto de 2024 foi de 7,09%. No período foram comercializados 43.721 produtos enquanto que de janeiro a agosto de 2023 foram vendidas 40.825 unidades.
EMPLACAMANTO DO SETOR - JANEIRO A AGOSTO DE 2024
-
Argonautas Comunicação