A manutenção ajuda a garantir que o veículo esteja em condições ideais de funcionamento e o avanço tecnológico permite maior segurança e eficiência nas estradas
No dia 25 de julho, celebramos o Dia do Motorista, uma data dedicada a reconhecer e valorizar aqueles que desempenham um papel essencial no transporte seguro de pessoas e mercadorias em todo o mundo. Esta data homenageia os motoristas, além da evolução da tecnologia e os cuidados essenciais ao volante na era digital.
Trata-se de um público expressivo e que ainda tem crescido. Segundo dados de 2023 da Confederação Nacional do Transporte (CNT), existem mais de 74 milhões de condutores habilitados no Brasil. Os dados também mostram que mais de 60% dos produtos são transportados por rodovias.
De acordo com a Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas, a relação entre a tecnologia e o cotidiano dos motoristas é mais evidente do que nunca. “Apenas para ilustrar, poderíamos lembrar que sistemas como o controle de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade do veículo com base no tráfego ao redor, e a assistência de permanência na faixa, que ajuda a manter o veículo dentro da pista de rodagem, estão se tornando padrão em muitos veículos modernos”, afirma Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou.
Além disso, a conectividade e a digitalização têm impactado positivamente a profissão de motorista. Aplicativos de navegação em tempo real, como o Google Maps e o Waze, ajudam a encontrar rotas mais eficientes e evitar congestionamentos, melhorando tanto a produtividade quanto a experiência do profissional.
Entretanto, mesmo com esses avanços tecnológicos, os cuidados ao volante continuam sendo uma prioridade absoluta. Realizar manutenções preventivas regulares são práticas fundamentais para garantir a segurança de todos os usuários da via.
Ian explica que peças como discos e pastilhas, óleo e filtros, fluídos, correia e tensores, amortecedores e itens que compõem a suspensão e cabos e velas de ignição são fundamentais para uma manutenção preventiva. “Grande parte das peças dos carros se conectam entre si, porém tem algumas que podem ser consideradas a base para todas as outras. Fazer uma revisão preventiva, além de ser muito mais em conta se compararmos a uma corretiva, também resguarda do carro parar em meio a um trajeto com uma quebra inesperada, o que pode ocasionar um acidente”, ressalta Faria.
Além disso, a manutenção preventiva pode aumentar a vida útil do veículo. Ao cuidar adequadamente do carro e realizar serviços regulares, os proprietários podem evitar o desgaste prematuro de componentes importantes, prolongando assim a vida útil do veículo e protegendo seu investimento a longo prazo.
Atenção aos SUVs - Devido os carros SUVs serem mais pesados e possivelmente carregarem mais peso (por comportarem um número maior de passageiros e a litragem no porta malas ser maior), a atenção com o sistema de freios tem que ser maior, igualmente com a calibragem dos pneus. Outros cuidados são com a suspensão e bandeja. Por serem carros mais altos e pesados, dão a sensação de estabilidade ao passar por buracos e irregularidade nas vias, mas acabam tendo um impacto negativo de qualquer forma
“Muitos proprietários de carros imaginam ter uma despesa alta com as revisões preventivas regulares, mas ao trocarem as peças que já estão desgastadas, podem evitar danos maiores e, consequentemente, ter gastos menores. Além de aumentar a vida útil do carro, contribuem com a segurança nas estradas, reduzindo o risco de falhas mecânicas”, finaliza Faria.
-
A tecnologia é grande aliada das empresas de logística que pretendem expandir as barreiras geográficas de seus negócios
No contexto dinâmico do mercado globalizado, a cooperação entre povos e a competição saudável são fundamentais para o sucesso em todos os setores, inclusive na logística e gestão de frotas.
Estes princípios se tornam ainda mais evidentes com a proximidade dos Jogos Olímpicos, que destacam a importância da preparação disciplinada e da paixão pelo desempenho excepcional.
Empresas que adotam práticas colaborativas com parceiros internacionais tendem a demonstrar maior resiliência e inovação em suas operações logísticas. Isso comprova a necessidade de adaptar estratégias de cooperação global para otimizar a eficiência da cadeia de suprimentos e maximizar os recursos disponíveis.
A internacionalização como estratégia competitiva - A internacionalização não é mais uma opção, e sim uma necessidade para empresas que buscam se destacar em um mercado globalizado. Para o frotacontrol, isso implica expandir fronteiras geográficas, adotar tecnologias avançadas e práticas sustentáveis que atendam às demandas de um mercado diversificado e exigente.
A capacidade de adaptação contínua e inovação é indispensável para empresas na era digital. Investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, além de implementar padrões ESG (práticas a favor do Ambiente, Social e Governança Corporativa) fortalece a posição da empresa no mercado internacional e promove um impacto positivo tanto ambiental quanto operacionalmente.
Essa visão garante a competitividade e, no caso do frotacontrol, solidifica o nosso compromisso em oferecer soluções de gestão de frotas eficientes e responsáveis.
Impacto na gestão de frotas - No contexto específico da gestão de frotas, a cooperação entre países pode significar parcerias estratégicas que melhoram a eficiência operacional e reduzem custos.
Ao colaborar com fornecedores internacionais de peças e tecnologias, por exemplo, as empresas podem garantir que suas frotas sejam mantidas com os mais altos padrões de qualidade e segurança, independentemente das fronteiras.
Além disso, a competição saudável impulsiona a continuar inovando em soluções de gestão de frotas que não apenas atendam, mas superem as expectativas do mercado global.
A preparação disciplinada dos profissionais fortalece a empresa internamente e a posiciona como líder no setor, pronta para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades em escala global.
Uma lição dos Jogos Olímpicos para o setor de logística - Em um mundo cada vez mais interconectado, onde a cooperação internacional, a competição saudável e a preparação rigorosa são essenciais para o sucesso de empresas na sua gestão de frotas, a proximidade dos Jogos Olímpicos ressalta a importância desses valores universais.
Ao adotar uma abordagem colaborativa e proativa, é possível enfrentar os desafios presentes, antecipar e moldar o futuro da logística e da gestão de frotas em nível mundial.
Assim, todos saem ganhando!
-
O frotacontrol é a solução definitiva para quem busca total controle sobre sua frota, independentemente do porte ou tipo de veículo. Como o sistema mais abrangente para gestão de frotas e negócios, o software oferece todos os módulos necessários para o gerenciamento eficiente de veículos, condutores e infrações, de forma rápida e intuitiva. Desde 2013, o frotacontrol faz parte dos aplicativos desenvolvidos pela Sprintmind na plataforma Salesforce™ e está disponível na loja AppExchange. |
Novidade no país, fabricante entrega o semirreboque furgão frigorífico com eixo elétrico utilizando “pack” de bateria fornecendo energia contínua para o aparelho de refrigeração juntamente com gerador acoplado.
Mais uma vez inovando em novas tecnologias no ramo em implementos rodoviários, a Facchini entrega o seu Semirreboque Furgão Frigorífico embarcado com o Sistema AddVolt, tendo Eixo 100% Elétrico para a Reiter Log, empresa líder em logística verde.
O Sistema AddVolt Facchini proporciona energia limpa, oferecendo redução drástica de diesel e zerando a emissão de CO². O sistema também proporciona operação silenciosa, com o motor elétrico silencioso, minimizando a poluição sonora e aumentando o conforto ao motorista. É de se destacar também a flexibilidade do sistema com qualquer aparelho de refrigeração (elétrico ou híbrido).
“O nosso cliente Reiter Log confiou mais uma vez em nossa marca e em nosso produto para poder aplicar esta nova tecnologia em suas operações. É uma grande honra poder fornecer o nosso Semirreboque Furgão Frigorífico com Eixo 100% Elétrico para este importante transportador!”, pontua a fabricante.
A Reiter Log é referência no segmento de transporte e logística e atua com players de todo o país em diversos segmentos.
“Este veículo frigorífico com eixo 100% elétrico agrega muito valor ao nosso objetivo de ampliar a logística verde. Estamos trabalhando para que 100% dos nossos veículos sejam movidos a energias alternativas e soluções como essa possibilitam a oferta de mais uma alternativa de transporte sustentável para os nossos clientes”, afirma o CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter Pilz.
Tecnologia exclusiva no Brasil, o implemento Facchini conta com aparelho de refrigeração 100% elétrico que capta energia de bateria de lítio que fornece energia contínua para o aparelho de refrigeração com eixo gerador que carrega a bateria. A utilização do Sistema AddVolt com Eixo 100% Elétrico gerador faz com que o aparelho de refrigeração utilize somente o motor elétrico e não o combustível fóssil (diesel).
É destacável nesta tecnologia os seus benefícios quanto a sustentabilidade, tendo sua economia de combustível por volta de 2,2 litros de diesel por hora e principalmente a redução de carbônio de 6 kg de CO2 por hora.
A bateria é instalada em um “pack de baterias” com saída de energia para 380v / 3F / 60Hz ligada na tomada do aparelho de refrigeração, sendo carregado na rede de energia em tomada 380v / 3F/ 60Hz e principalmente pelo eixo gerador enquanto o veículo se move.
Outros benefícios podem ser conferidos como o tempo de carregamento em 3 horas, principalmente o seu peso, com cerca de 350 kg.
Por fim, o Sistema AddVolt Facchini também possui telemetria e monitoramento inteligente, coletando informações como status da bateria, localização em tempo real (GPS), geração de energia do eixo gerador, velocidade do semirreboque, suporte remoto, entre outras funcionalidades.
“Detalhamos também que esta tecnologia se diferencia dos eixos de tração que já são aplicados no mercado, que não gera energia de forma integral e apenas auxilia na tração do conjunto, fomentando a utilização maior de combustível fóssil, no caso, diesel”, conclui a fabricante.
-
O Localizador de Carretas T4S possui compatibilidade com diferentes tipos de carretas, incluindo carrocerias sider e baús fechados
Conhecida pelas soluções tecnológicas contra o roubo de cargas, a T4S acaba de lançar o Localizador de Carretas. A solução foi desenvolvida com o intuito de impedir o desengate de carreta em local não autorizado e permitir que os clientes recebam alertas em tempo real, além de saber a localização exata de cada carreta, mesmo em locais de sombra.
Para garantir a total efetividade do Localizador de Carretas, o serviço possui uma série de diferenciais, como por exemplo, a Rede Mensageira Anti Jammer T4S.
O sistema funciona da seguinte forma: quando um veículo estiver na função “SOS”, ou seja, sob ataque de vandalismo, ou mesmo bloqueado em área de sombra, um outro veículo equipado com o sistema da T4S que estiver em um raio de até 3km do veículo atacado funcionará como mensageiro.
Esse veículo que estiver próximo irá emitir em tempo real a localização e os alertas do veículo que estiver sofrendo tentativa de roubo.
Além disso, o Localizador de Carretas T4S tem autonomia plena de bateria e da comunicação, mesmo se a carreta estiver desengatada, pois conta com um painel solar para garantir a alimentação da energia. O sistema ainda permite a criação de cercas de segurança para determinar os locais autorizados para o desengate.
O objetivo do sistema é alertar em tempo real o cliente em caso de desengate da carreta em locais não autorizados, garantir que a bateria tenha autonomia plena, permitir que ele consiga rastrear a todo momento onde está cada uma de suas carretas e impedir que os criminosos consigam utilizar o bloqueador de sinais, conhecido como jammer.
O Localizador de Carretas possui compatibilidade com diferentes tipos de carretas, incluindo carrocerias sider e baús fechados. O sistema ainda consegue detectar o desengate entre a carreta e o cavalo, emitir alertas SOS de desengate através de RF e GPRS, consulta da posição via SMS e emitir alertas caso seja necessário realizar a manutenção preventiva.
-
Unidas conta com 15 mulheres em atuação nas operações em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Maranhão, como fruto da iniciativa da Escola de Motoristas da empresa
Quinze mulheres são pioneiras no transporte de cana-de- açúcar nas operações da Unidas, uma das principais empresas de mobilidade do país, em Mirante do Paranapanema (SP), Três Lagoas (MS) e Imperatriz (MA). Elas foram contratadas após a capacitação pela Escola de Motoristas da companhia, que visa a formação de potenciais colaboradores para exercer a função nas operações de cana-de-açúcar. Outras dez passaram por treinamento.
Desde a sua implantação em 2022, a Escola de Motoristas da Unidas formou 78 pessoas, entre homens e mulheres. A capacitação ocorre a partir de aulas teóricas e práticas, atividades no pátio de treinamento e simulações em campo acompanhadas pelos professores.
Stefani da Silva (foto), 25 anos, é uma das motoristas contratadas em Mirante do Paranapanema, após concluir o curso no ano passado. “Meu pai é motorista, ele é minha referência, por isso eu fiz o curso para ingressar nessa nova função”, conta.
A colaboradora, primeiramente, atuou em operações internas durante um ano. Após adquirir experiência, foi promovida e trabalha no campo, isto é, leva a cana-de-açúcar para as indústrias da região. À noite, ela faz um curso técnico de segurança do trabalho.
“A Escola de Motoristas logicamente te capacita, mas gostaria de destacar também que aqui sempre tenho apoio nas atividades, nunca me sinto sozinha”, diz Stefani. Vale lembrar que a safra de cana no Brasil dura cerca de oito meses e exige uma operação robusta. Este ano, a Unidas prevê transportar 13 milhões de toneladas deste produto.
A iniciativa faz parte da promoção da diversidade da Unidas. Além de abrir mais vagas de trabalho para as mulheres, a companhia pretende construir um legado nas regiões atendidas, transformando o cenário atual.
“Atualmente, poucas mulheres no Brasil têm a carteira de motorista que permite a condução de caminhão. Portanto, além da questão cultural, há também a questão técnica pela falta da habilitação exigida. A Escola de Motoristas contribui para vencermos mais este desafio”, afirma Manuel Silva, diretor executivo da Unidas.
O programa de capacitação é desenvolvido conforme a necessidade e requisitos estabelecidos pelos clientes da Unidas. Além de ampliar as oportunidades de trabalho nas comunidades, a iniciativa também reduz o tempo de seleção e a rotatividade de profissionais.
-