Image

Librelato recebe prêmio por liderança na venda de Graneleiros

Implementadora alcançou 37,24% de participação no mercado de graneleiros em 2024. Linha Graneleira da Librelato oferece um amplo portfólio de modelos de implementos rodoviários

A Librelato, uma das três maiores empresas de Implementos Rodoviários do Brasil, foi reconhecida com o Prêmio Lótus Campeão de Vendas na categoria Graneleiro. Em 2024 a implementadora registrou o emplacamento de 1.312 unidades de graneleiros, atingindo 37,24% de participação no mercado e consolidando sua liderança no segmento.

“Este reconhecimento reflete o compromisso da Librelato com o mercado brasileiro. Acredito que alcançamos a confiança dos transportadores com a nossa linha de graneleiros por variados motivos, mas acima de tudo pelo fato de atendermos prontamente as necessidades específicas de cada operação, com total qualidade empregada”, afirma Roberto Lopes Júnior, CEO da Librelato.

O implemento rodoviário graneleiro da Librelato é aplicado no transporte de grãos, garantindo segurança e eficiência na movimentação de cargas pelo País. Trata-se de um implemento projetado para durar, com uma estrutura leve e resistente. A linha foi desenvolvida para garantir eficiência na operação e durabilidade no trajeto.

Entre suas características técnicas de maior destaque e importantes para o transporte de grãos estão a vedação completa para evitar perdas de carga. Além disso, as tampas são mais duráveis graças à estrutura soldada por robôs garantindo confiabilidade e robustez. Os eixos de bitola larga, trazem maior estabilidade para o desempenho do equipamento nas estradas, garantindo segurança para as operações.

A personalização também é um ponto forte, permitindo que os graneleiros sejam adaptados conforme as necessidades específicas de cada operação, garantindo maior eficiência e produtividade às operações. A linha Graneleira da Librelato conta com um variado portfólio de implementos, incluindo semirreboques, bitrens e rodotrens, projetados para atender as mais diversas demandas do transporte de grãos.

"Nosso compromisso é entregar implementos que suportem as condições reais de trabalho, garantindo alta performance e confiabilidade. Somos uma marca que faz para durar, investindo em processos inovadores e soluções que atendem às necessidades do transportador. Nosso foco é trabalhar para quem trabalha, desenvolvendo implementos que oferecem resistência, produtividade e segurança. Queremos que nossos clientes sintam que têm ao lado um grande parceiro, com produtos que resistem ao dia a dia", finalizou o CEO.

O Prêmio Lótus Campeão de Vendas é promovido pela revista Frota&Cia desde 1994 e destaca os fabricantes de veículos comerciais que lideram a preferência dos transportadores brasileiros. Nesse ano, pela primeira vez, a premiação levou em consideração os fabricantes brasileiros de implementos rodoviários entre os homenageados, reconhecendo a importância desse segmento para o transporte nacional.

-

librelatoFundada em 1969, a Librelato destaca-se como uma das três principais fabricantes brasileiras de implementos rodoviários, além de ser a segunda maior exportadora desses produtos. Atualmente, possui quatro plantas em Santa Catarina, sendo três delas no município de Içara e uma em Criciúma, onde emprega cerca de dois mil profissionais. Sua rede de concessionárias e representantes têm ampla cobertura, com 33 pontos de venda Libreparts estrategicamente instalados em quase todas as regiões brasileiras, além de unidades em países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Chile. A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos. São reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, furgão alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, entre outros de linhas especiais.

  


MM Editorial – Comunicação Corporativa

Diesel sobe após reajustes da Petrobras e do ICMS: preço médio do comum vai a R$ 6,49 e do S-10 a R$ 6,57, segundo Edenred Ticket Log

Valores médios são dos primeiros sete dias de fevereiro; reajustes estão valendo desde o dia 1º

De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum no País teve, nos primeiros sete dias de fevereiro, valor médio de R$ 6,49, registrando altas de 3,74% na comparação com a média do mesmo período de  janeiro e de 8,16% na comparação interanual, isto é, ante o mesmo período do ano passado. Já o tipo S-10 registrou preço médio de R$ 6,57 no mesmo período, registrando altas de 4,46% ante o período equivalente do mês passado e de 7,07% na comparação interanual.

“Os preços do diesel comum e do diesel S-10 subiram neste início de fevereiro, refletindo dois reajustes que entraram em vigor no primeiro dia do mês: a atualização das alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o aumento anunciado pela Petrobras. Esses fatores se somam a um cenário de alta nos combustíveis que já vinha sendo observado pelo IPTL desde dezembro, impulsionado pela valorização do petróleo no mercado internacional e pela variação cambial, que influencia os custos de importação e distribuição”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários. 

-

Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.  

Juntas, desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição. 

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.

 


RPMA Comunicação

XBRI Pneus fortalece atuação no setor ao patrocinar um dos maiores eventos de transporte do país

Marca brasileira apoia o CONET&Intersindical 2025, evento estratégico para o transporte rodoviário de cargas


A XBRI Pneus, marca brasileira e referência no mercado automotivo, está entre os patrocinadores do CONET&Intersindical 2025, um dos eventos mais importantes para o transporte rodoviário de cargas no Brasil. A edição deste ano será realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro, em Foz do Iguaçu (PR), reunindo empresários, especialistas e líderes do segmento para debater os principais desafios e tendências do setor.

Promovido pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), o encontro acontece no Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu e conta com uma programação que abrange temas essenciais para o transporte rodoviário de cargas, como custos operacionais, segurança da informação, ESG, reforma tributária e tendências do mercado logístico.

Para a XBRI Pneus, o patrocínio do CONET&Intersindical 2025 é uma oportunidade de estreitar relações com os principais players do mercado, reforçando o seu compromisso com a qualidade e alto desempenho. “O transporte rodoviário de cargas é essencial para a economia brasileira e nós acreditamos na importância de impulsionar a inovação e a eficiência no setor. Esta é uma forma de estarmos próximos dos empresários e transportadores, entendendo suas necessidades e oferecendo produtos que garantam mais segurança, durabilidade e economia para as frotas", afirma Samer Nasser, diretor de Relações Institucionais da empresa.

A expectativa é que o evento atraia um público altamente qualificado, incluindo transportadoras, gestores logísticos e especialistas deste mercado. Com um programa robusto, que inclui painéis e debates sobre temas estratégicos, o evento se consolida como um espaço oportuno para a troca de conhecimentos e desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas no país.

"Nosso objetivo é contribuir para um transporte mais eficiente e sustentável no Brasil. Acreditamos que, por meio de iniciativas como essa, conseguimos compartilhar conhecimento e soluções que fazem a diferença no dia a dia dos transportadores", conclui Nasser.

-

xbri logoAtuando desde 1988, é uma das maiores empresas da América Latina no segmento de pneus. Trabalha com uma visão voltada para o futuro da mobilidade, investindo constantemente em pesquisa, inovação e tecnologia, para proporcionar a melhor experiência de condução aos clientes.

Os pneus são desenvolvidos sob a supervisão de uma equipe de engenheiros, com rigorosos controles de qualidade durante o processo de fabricação. São projetados levando em conta aspectos como clima, estradas e rodovias características de cada país onde são comercializados, gerando grande valor para os usuários. Todos os produtos da marca são feitos com matérias-primas de primeira linha e atendem às normas nacionais e internacionais, garantindo as certificações e o selo do Inmetro.


Ricardo Viveiros & Associados | Comunicação Corporativa

Janeiro sinaliza ano positivo para os implementos rodoviários

Volume de produtos emplacados no primeiro mês do ano foi 1,53% superior ao mesmo período de 2024; Carroceria sobre chassi segue com vendas aquecidas indicando que recuperação deve prosseguir

O ano de 2025 começou positivo para a indústria de implementos rodoviários. Em janeiro as empresas entregaram ao mercado doméstico 11.461 produtos, ante 11.288 unidades registradas no primeiro mês de 2024. Isso representa variação positiva de 1,53%.

“O resultado desse primeiro mês ficou dentro da expectativa da ANFIR com o segmento Leve se destacando e o Pesado registrando volume de emplacamentos abaixo do mesmo mês do ano passado, mas não é uma situação preocupante”, avalia José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que completa: “as operações logísticas do agronegócio, como a colheita da soja, estão no início e isso deve refletir positivamente nas vendas de Reboques e Semirreboques”.

Em janeiro de 2025 o total de produtos Leves emplacados foi de 5.270 unidades. No mesmo mês de 2024, as vendas foram de 4.213 produtos. Isso representa variação positiva de 25,09%. Com exceção de Betoneira e Baú Lonado todas as linhas de produtos apresentaram crescimento.

No segmento Pesado, foram entregues ao mercado em janeiro desse ano 6.191 unidades. Em mês igual de 2024, a indústria vendeu 7.075 produtos, o que representa variação negativa de 12,49%. Alguns dos destaques foram Porta Conteiner, Baú Carga Geral, Carrega Tudo, Frigorífico, Tanque Carbono e Baú Lonado.

anfir jan25

 

-

 anfirDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

SKF, Scania e LOTS Group lançam uma das rotas mais longas de caminhões elétricos na Europa

Nova rota vai totalizar 221 mil km por ano e deve reduzir em 97% a emissão de CO, além de otimizar o fluxo do transporte com 85% da quilometragem anual do veículo operando em capacidade plena

LOTS Group, uma empresa do Grupo Scania focada em promover soluções logísticas através da inovação, tecnologia e sustentabilidade, e a SKF, empresa multinacional sueca líder mundial na fabricação de rolamentos, anunciam uma colaboração para promover a logística sustentável, estabelecendo uma das rotas mais longas na Europa para caminhões elétricos.

Espera-se que essa nova rota, operada em parceria com a empresa de transporte e logística Ahréns Åkeri, reduza em 97% as emissões de CO₂. Ao mesmo tempo, o fluxo de transporte é otimizado com 85% da quilometragem anual do veículo operando em capacidade plena. 

Segundo o diretor executivo da LOTS Group na Europa, Johan Palmqvist, esta colaboração entre embarcadores, transportadores e parceiros de infraestrutura de recarga elétrica, vai revolucionar a logística europeia. “A parceria entre a LOTS, a Scania e a SKF é baseada em um fluxo logístico circular eficiente que demonstra que a eletrificação é viável mesmo para a logística de longa distância, com operações em larga escala planejadas. Nosso objetivo é que esse projeto se torne uma referência para futuras soluções logísticas na Europa.” 

A rota vai totalizar 221.000 km por ano, evitando 298 toneladas de emissões de CO₂. Isso é equivalente às emissões anuais de 210 carros de passeio. Na Europa, 60% de todo o frete rodoviário percorre mais de 300 km por dia, e essa iniciativa demonstra que mesmo as partes mais complexas e extensas do sistema de transporte podem ser eletrificadas.

“Essa colaboração ajuda a garantir um transporte energeticamente eficiente e inteligente em termos climáticos para nossos clientes, apoiando nossa ambição de alcançar um impacto climático zero em toda a cadeia de valor”, concorda Måns Isacsson, gerente de Logística da SKF Suécia.

 

Viagens - Johan explica que as mercadorias da SKF serão transportadas em um sentido, enquanto as da Scania seguem no sentido oposto, otimizando o uso dos veículos e minimizando viagens sem carga. “Essa configuração, desenvolvida pela LOTS Group, melhora a eficiência do transporte, reduz custos e minimiza o impacto ambiental ao diminuir a quilometragem desnecessária e o consumo de combustível. Ao utilizar o planejamento e a coordenação baseados em dados, a colaboração garante uma cadeia de suprimentos mais sustentável e econômica para ambas as empresas”.

A implementação de caminhões elétricos ocorrerá em etapas, com verificação de fluxo no início de 2025 e operações em escala total planejadas para o final do ano.“Ao garantir a capacidade total em ambas as direções e uma recarga das baterias otimizada, temos benefícios ambientais e eficiência operacional. Contratos de longo prazo e volumes estáveis nos permitem investir em tecnologia verde, tornando essa parceria sustentável e economicamente vantajosa”, explica Hampus Ahrén, gerente de operações da Ahréns Åkeri.

A parceria avaliará e otimizará todos os parâmetros operacionais, incluindo o consumo de energia, os modelos de precificação de eletricidade e a utilização dos veículos, antes de fazer a transição para uma operação completa em dois turnos em 2025.

“Na Scania, estamos entusiasmados em ver como a colaboração entre os principais líderes da indústria abre caminho para o transporte elétrico e para a redefinição do sistema de logística como um todo. A parceria entre a SKF, a LOTS e a Scania demonstra que o transporte de carga com veículos elétricos é possível, não apenas para rotas urbanas mais curtas, mas também para o transporte pesado e de longa distância. Essa colaboração se alinha com o propósito da Scania de impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável”, reforçou Gustaf Sundell, líder global da Scania Ventures and New Business.

 

Brasil - Diferentemente da Europa, a rede de carregadores rápidos e de alta potência ainda é limitada no Brasil, principalmente nas rodovias. A expansão dessa infraestrutura é fundamental para viabilizar a operação de caminhões elétricos em longas distâncias.

Todavia, a LOTS iniciou sua transição energética para reduzir o impacto das mudanças climáticas causadas pela alta concentração de dióxido de carbono em 2021, com a substituição de caminhões movidos a diesel por novos modelos Scania movidos a gás natural veicular (GNV). Em 2024, a empresa iniciou uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, focada exclusivamente em caminhões elétricos dirigidos por motoristas mulheres. "Nosso objetivo é identificar oportunidades de descarbonização em rotas logísticas, garantindo tecnologia e infraestrutura por meio de parcerias estratégicas, para que a  LOTS Group possa não apenas construir o futuro da logística sustentável, mas também melhorar todo o ecossistema da cadeia de suprimentos com foco principal em zero emissões", afirma Edson Guimarães, CEO da LOTS Group na América Latina.

lotsgroup implementosnet 2025 01a

Edson Guimarães (esq.), CEO da LOTS Group na América Latina e Johan Palmqvist, diretor executivo da LOTS Group na Europa

-

lotsgroupA SKF, a Scania e o LOTS Group são empresas líderes com um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade. Por meio dessa iniciativa de transporte com caminhões elétricos, elas pretendem inspirar o setor de logística a adotar soluções de transporte sustentável. 


Sherlock Communications

Implementos.net.br

O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.

SOBRE A PONTO & LETRA

Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.

Image

Contato

+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP 
www.ponto-e-letra.com.br

Apoio

Image