

Evento ocorre em 26 de novembro, data em que a ONU definiu como Dia Mundial do Transporte Sustentável, chega à sua terceira edição e destaca o setor de mobilidade na busca pela sustentabilidade
Debates e reflexões acerca do papel da inovação para a transição de um modelo de economia linear para circular, especialmente por meio da mobilidade sustentável, integram a programação do Circular Experience 2024, que acontece no dia 26 de novembro, no Unibes Cultural, em São Paulo. Realizado pelo Movimento Circular com apoio da Scania, o objetivo da iniciativa é reunir parceiros para compartilhar boas práticas e ampliar a visibilidade do tema.
A agenda contará com dois painéis. O primeiro, “As oportunidades e desafios na construção de uma Sociedade Circular”, mediado por Vinicius Saraceni, diretor-geral do Movimento Circular, especialistas e técnicos irão debater a circularidade nos dias atuais. Um dos participantes é o Prof. Flávio Miranda, embaixador do Movimento Circular, especialista em Economia Circular e Consultor do G20. Outros nomes devem ser confirmados em breve.
Em seguida, o painel, “Transporte e Circularidade”, abordará a inovação e os desafios da circularidade no setor de transportes. A mediação ficará a cargo de Patrícia Acioli, diretora de Comunicação Corporativa e de Sustentabilidade da Operação Industrial da Scania para América Latina, e os painelistas serão Arthur Rufino, CEO da Octa; Carolina Pecorari, executiva de Sustentabilidade e ESG da Ultragaz e Marília Garcez, diretora de inovação da InvestSP (atualizar).
Além dos debates, haverá um almoço para promover conexões; uma oportunidade estratégica para fortalecer parcerias.
Propulsor de mudança e investimentos - De acordo com Vinicius Saraceni (foto abaixo), a Economia Circular é uma grande impulsionadora de inovação e investimentos que promove milhares de oportunidades para diversos setores da economia. “O setor de transportes é um dos grandes propulsores de investimento econômico local, regional e nacional. Ele atua como uma alavanca para diversos setores da economia, desde a indústria de base, como a de aço, borracha, polímeros até setores de alta tecnologia, de energia, e pesquisa. Essa cadeia gera milhões de empregos diretos e indiretos e estimula o avanço de tecnologias. Por isso que o Movimento Circular, nesta terceira edição, fala sobre um setor que vem recebendo atenção de políticas públicas e tendo resposta da indústria com bilhões em investimentos e oportunidades”, ressalta.
O professor Flávio de Miranda Ribeiro, embaixador do Movimento Circular e um dos painelistas, ressalta que a Economia Circular é atualmente reconhecida como a principal tendência em sustentabilidade, especialmente por diversas empresas e governos. “Desde o início do Movimento Circular, temos visto um avanço nesse sentido, principalmente com empresas e instituições entendendo não apenas a importância da Economia Circular como um futuro mais sustentável, mas principalmente dos benefícios que vão ficando mais claros a cada um dos atores sociais dessas organizações”, comenta.
Ele acrescenta que a realização do evento no Dia Mundial do Transporte Sustentável reforça um tema central na missão do Movimento Circular, uma vez que a mobilidade sustentável conecta empresas, cidades e pessoas em um propósito comum de maior circularidade, além de tocar em questões emergentes.
“Esse tema conversa com outro assunto cada vez mais importante para toda a sociedade, que é o desafio das mudanças climáticas. A mobilidade, em diversas partes do mundo, é um dos principais fatores de emissões de gases de efeito estufa, e a nossa sociedade, para se tornar mais limpa e de baixo carbono, terá que enfrentar o desafio de reinventar a sua mobilidade”, enfatiza.
Patrícia Acioli, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Scania para a América Latina. “O Dia Mundial do Transporte Sustentável foi criado pela ONU em 2022, desde então, usamos esta data para promover a discussão, os caminhos, as soluções e o engajamento desta pauta. Este ano, nosso olhar foi unir transporte com circularidade. Estamos em um setor altamente intensivo no uso de matéria prima, fazemos uso de recursos naturais em nosso processo fabril e operamos em um modelo de negócio linear. Mas sabemos que circularidade é o próximo horizonte do nosso propósito, se adequa à visão e à estratégia de sustentabilidade, portanto, é ao mesmo tempo uma necessidade e uma oportunidade de impactar toda a cadeia”, comenta. “Já iniciamos essa jornada e nosso objetivo é promover o conhecimento, aumentar a conscientização e dar visibilidade ao fato de que não basta o Transporte e a Logística serem descarbonizados, é fundamental serem circular em todo esse processo”, conclui.
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Circular Experience 2024: Inovação e Caminhos para a Circularidade O Circular Experience 2024 é um evento reservado para parceiros e convidados especiais do Movimento Circular, este ano patrocinado pela Scania. Seu propósito é explorar o futuro sustentável e o papel da inovação na criação de uma sociedade circular. O encontro reunirá importantes parceiros para discutir como a combinação de tecnologia e criatividade pode gerar soluções para os desafios contemporâneos. Data: 26 de novembro, terça-feira | Horário: 8h30 às 13h30 Local: Unibes Cultural, São Paulo - Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré. |
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Criado em 2020, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da Economia Circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com o objetivo de informar as pessoas e instituições de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos, da inclusão e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes. O trabalho conta com a parceria pioneira da Dow, com sede em Michigan, Estados Unidos, e atuação global. O Movimento Circular contabiliza hoje 5 milhões de pessoas impactadas por suas ativações e conteúdos. |
Empresa estreou na feira registrando novos negócios e a ampliação dos pedidos nos clientes; Contatos na Rodada Internacional de Negócios devem abrir oportunidades em seis novos países
A RAV Componentes, fabricante de peças para as principais marcas do setor logístico com atuação nos segmentos de correntes, transporte rodoviário e agronegócios, poderá ampliar seu faturamento em 2025 em 10%. “Os contatos que fizemos durante a Fenatran para abrir novos negócios e as reuniões com os clientes que já atendemos devem aumentar nossas vendas”, afirma Camila Brezolin, diretora Comercial da empresa, que tem sede em São Marcos (RS). Esse ano, a estimativa é que as vendas se mantenham equilibradas com relação a 2023, que foi de R$ 9 milhões.
Na Rodada Internacional de Negócios, promovida pela ANFIR e ApexBrasil, a empresa realizou contatos comerciais que deverão produzir pedidos em seis novos países. “Agora vamos a fase de avançar nas tratativas com esses novos clientes internacionais”, explica a executiva que completa: “com isso vamos mais que dobrar o número de países importadores de nossos produtos”.
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A RAV Componentes foi criada em 2017 em São Marcos (RS) e fabrica correntes, dobradiças. engates fêmea, ganchos, grampos fixadores e pinos entre outras peças. A empresa atende as principais marcas do setor logístico e atua nos segmentos de correntes, transporte rodoviário e agronegócios. A RAV Componentes dispõe de engenharia própria e atualizada, desenvolvendo produtos e, a pedido do cliente, soluções customizadas. A empresa atende fabricantes de implementos rodoviários e distribuidoras de autopeças. A RAV Componentes exporta desde 2017 e seus produtos estão presentes no Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai. |
Argonautas Comunicação
Empresa se apresentou no setor de veículos elétricos, com o e-Flex, máquina alimentada por células fotovoltaicas; e no setor Pesado, com Zeus, o primeiro equipamento de refrigeração para Reboques e Semirreboques fabricado no Brasil; Power Mobil deve se destacar em 2025 derrubando mito de que contêiner não precisa de refrigeração
A Frigo King, empresa fabricante de equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas, aproveitou sua presença na Fenatran para expandir sua presença nos segmentos de negócios de veículos elétricos e de Reboques e Semirreboques. “O volume de visitantes foi bastante elevado e em sua maioria eram operadores logísticos interessados em nossas novas soluções”, afirma Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor da Frigo King.
No segmento de veículos elétricos a Frigo King apresentou o e-Flex, equipamento de refrigeração que pode ser alimentado por placas fotovoltaicas, que complementam a bateria de 48v do aparelho. “O entregador de produtos perecíveis ganha em autonomia e ainda integra sua operação na agenda ESG”, explica o executivo.
No setor de Reboques e Semirreboques (Pesados), a solução da Frigo King é Zeus, o primeiro equipamento de refrigeração a diesel fabricado no Brasil. “Zeus tem manutenção simples, é robusto e feito para durar mais”, diz Marcos. O equipamento, assim como os demais produtos feitos pela Frigo King, está conectado ao aplicativo Meu Frigo King, garantindo o acesso as informações da operação em tempo real, assim como os ajustes de temperatura na máquina, à distância.
Cai o mito - O mito que contêiner não precisa ser mantido em refrigeração constante caiu. A Frigo King fez um experimento e determinou que a temperatura dentro do compartimento caiu oito graus centígrados. “Fizemos a experiência à noite. Essa queda de temperatura é muito elevada e pode ser a diferença entre você preservar a carga perecível ou realizar prejuízo à saúde e ao caixa da empresa”, afirma.
Na Fenatran a empresa apresentou o Power Mobil, sua máquina que vai acoplada ao contêiner para manter o compartimento em temperatura constante. “Levamos nosso conceito de manutenção de cargas perecíveis, testado e aprovado por nossos clientes que utilizam em compartimentos menores, aos contêineres”, conclui.
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Argonautas Comunicação & Design
Resultado veio após reuniões com clientes e novas empresas durante a Fenatran que buscam soluções no campo de sistemas embarcados para o setor rodoviário
A Tecnnic Eletrônica Industrial, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas embarcados para o setor rodoviário, deve desenvolver 30 projetos no primeiro semestre de 2025. Esse é o resultado das reuniões realizadas pela empresa durante a Fenatran. “Nossa engenharia tem capacidade para apresentar soluções customizadas exatamente como as empresas que nos procuraram na feira precisam”, afirma Ricardo Santos, diretor Geral da Tecnnic.
As empresas buscam equipamentos para uso bem específico a partir do Inclinômetro Biométrico, a novidade apresentada pela Tecnnic na Fenatran. O equipamento é a sexta geração do produto e traz como inovação principal o uso de Inteligência Artificial para prever potenciais pontos de risco nas operações de basculamento.
O sistema monitora e identifica automaticamente situações de risco, antecipando problemas e evitando acidentes. Essa inovação traz mais segurança e eficiência às operações de basculamento.
Todo acesso às funcionalidades do equipamento é feito por biometria, com acompanhamento em tempo real. “Uma empresa chegou a nos consultar sobre a possibilidade de ampliar o sistema biométrico para controlar não só o inclinômetro mas o caminhão como um todo”, revela Santos que completa: “é uma adaptação complexa mas possível”.
O Inclinômetro Biométrico tem navegação intuitiva, com display gráfico mais amigável à visualização das informações e fornece relatório dos últimos 5 mil eventos. Isso permite suporte completo ao gestor da operação que é acessado por app ou portal web.
Outro produto que chamou a atenção e gerou demanda para projetos futuros foi o TPMS (Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus), uma solução de ponta para o gerenciamento de frotas. Com capacidade de monitorar em tempo real a pressão e a temperatura dos pneus, o TPMS da Tecnnic fornece dados essenciais que ajudam os gestores a otimizar a vida útil dos pneus, reduzir o consumo de combustível e prevenir paradas inesperadas. Acessível via app e portal web, o sistema gera relatórios detalhados, facilitando o acompanhamento contínuo das condições dos veículos e aumentando a segurança e a eficiência nas operações.
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Argonautas Comunicação
Volume apurado na edição 2022 do evento foi de aproximadamente R$ 5 milhões em negociações; Público estrangeiro foi superior com expressiva presença dos argentinos
A HC Hornburg, fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas e congeladas com sede em Jaraguá do Sul (SC), triplicou seu resultado na Fenatran. Esse ano a empresa negociou mais de R$ 15 milhões, ante aproximadamente R$ 5 milhões apurados na edição 2022.
“A Fenatran superou nossas expectativas e sem exagero essa edição foi a melhor de todas”, afirma Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg, que completa: “o público presente foi em busca de boas oportunidades de negócios e encontrou”. O volume de visitas e negociações foi acima dos demais anos. “Com relação a edição de 2022 tivemos 110% a mais de negociações”, afirma Everton Perico Bertol, gerente Comercial.
A empresa apresentou na Fenatran 2024 a Paleteira Gancheira Bitruck, uma carroceria frigorífica versátil, projetada tanto para o transporte de carnes penduradas quanto de paletes; e relançou a Prateleira ¾, com prateleiras que podem ser dobradas, alterando a geometria interna da carroceria.
“Relançamos a Prateleira ¾ porque notamos que nos últimos meses o mercado tem buscado um produto com seu perfil”, explica Bertol. As prateleiras podem ser dobradas, o que possibilita maximizar o espaço interno e adaptar o transporte de acordo com a necessidade do operador logístico. Dessa maneira, a Prateleira ¾ transporta tanto cargas fracionadas quanto paletizadas.
Argentina presente - A presença de visitantes estrangeiros não é propriamente uma novidade na Fenatran. Mas para a CEO da HC Hornburg o que chamou a atenção foi a quantidade deles e, em particular, a elevada presença de argentinos. “A recuperação da economia do principal parceiro comercial do Brasil é um fato que muito nos interessa e que é real tendo em vista a presença dos compradores da Argentina na feira”, diz a CEO.
A HC Hornburg também esteve presente na Rodada Internacional de Negócios, promovida pela ANFIR e ApexBrasil. “Os contatos com novos importadores deverão gerar novas exportações ao longo do próximo ano”, estima a executiva.
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Argonautas Comunicação
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