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O futuro do transporte rodoviário será destaque em evento exclusivo em Mato Grosso

goFlux no Trecho, acontece dia 23 de outubro, em Sorriso, capital nacional do agronegócio, com o propósito de apresentar soluções inovadoras e estabelecer conexões estratégicas. São esperadas 200 transportadoras com atuação em diversos segmentos

No dia 23 de outubro, a cidade de Sorriso, reconhecida como a capital nacional do agronegócio e maior produtora de soja do mundo, sediará a 2ª edição do goFlux No Trecho, um evento exclusivo que colocará em pauta o futuro do transporte rodoviário no Brasil. O encontro, promovido pela goFlux, reunirá cerca de 200 transportadoras atuantes em diversos segmentos do mercado de transporte de cargas, com o objetivo de apresentar soluções inovadoras e fomentar alianças estratégicas entre os participantes.

A escolha de Sorriso, localizada no norte de Mato Grosso, reflete a relevância do estado como um importante polo de transporte rodoviário, especialmente para o setor agrícola. O evento promete ser um marco no setor, trazendo discussões essenciais sobre os desafios enfrentados pelas transportadoras, além de propor alternativas para otimizar a eficiência operacional, rentabilidade e performance das empresas.

De acordo com Rodrigo Gonçalves, CEO da goFlux, o evento se consolidará como uma referência anual para o setor. "Em 2021, realizamos a primeira edição em Rondonópolis e, desta vez, optamos por Sorriso para valorizar ainda mais o Mato Grosso. Nosso objetivo é claro: conectar transportadoras às soluções que possam transformar o mercado de transporte rodoviário, oferecendo não apenas ferramentas para melhorar operações, mas também criando um espaço de networking e novos negócios", diz.

 

Inovações e Lançamentos - Durante o evento, a goFlux apresentará novas tecnologias e soluções já consagradas, como goFlux Club principal parceiro das transportadoras impulsionando a rentabilidade por meio de conexões estratégicas no mercado de fretes, gerador de cargas e receitas, o goFlux Na Conta, uma solução prática e rápida de capital de giro, e o goFlux CarbonFree, voltado para a neutralização das emissões de carbono.

Além das soluções próprias da goFlux, o evento contará com a presença de parceiros de peso que irão expor soluções inovadoras e personalizadas para o setor de transporte. Entre os patrocinadores estão:

  • Addiante, especialista em fornecer soluções para locação de caminhões, sejam semi-leves ou extrapesados, implementos e máquinas, para diversos setores-chave, sendo uma solução estratégica para a renovação de frotas. Empresa formada pela união de dois gigantes presentes no mercado nacional e internacional: Randcorp e Gerdau.
  • Edenred, líder em mobilidade na América Latina e no Brasil, conectando pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável, administrando com excelência, mais de 1 milhão de veículos e 1 milhão de caminhoneiros por todo o país.
  • Rands, com mais de 75 anos de experiência no setor de transporte, é o maior fabricante de implementos rodoviários da América Latina, reúne soluções e serviços da Randoncorp, multinacional brasileira referência em soluções para a mobilidade.

RueData, startup mexicana que tem se destacado na gestão de pneus, um aspecto crítico para o setor de transporte rodoviário."A presença desses parceiros reforça o compromisso da goFlux em ser um vetor de transformação no setor, proporcionando soluções integradas que atendem às necessidades específicas das transportadoras," complementa Gonçalves.

 

Exclusividade e Networking - O goFlux No Trecho é um evento exclusivo para transportadoras e líderes do setor, oferecendo uma oportunidade única para estreitar relacionamentos e explorar novas oportunidades de negócio. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas através do site oficial.

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 gofluxFundada em 2018 e sediada em São Paulo, a goFlux é uma LogFintech que está revolucionando a forma de contratação de fretes rodoviários por meio de sua plataforma digital. Com soluções inovadoras voltadas para cotação, negociação e gestão de fretes, a goFlux vem impulsionando a competitividade no setor, especialmente no agronegócio.

Rural Press

Preço médio do diesel inicia setembro ainda acima de R$ 6, mas com tendência de estabilidade, aponta Edenred Ticket Log

Cenário identificado nas cinco regiões brasileiras no início do trimestre é de preço recuando entre 0,15% e 0,33% e aumentando entre 0,17% e 0,34%

No fechamento da primeira quinzena de setembro, o preço médio do litro do diesel comum foi encontrado a R$ 6,11, com aumento de 0,16%, ante o acumulado de agosto, e o diesel S-10 foi comercializado à média de R$ 6,17, após redução de 0,16%.  É o que aponta a mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa.

“O preço médio do diesel segue acima de R$ 6 neste início de trimestre. Essa tendência de estabilidade foi identificada em todo o País com o preço do combustível recuando entre 0,15% e 0,33% e aumentando entre 0,17% e 0,34% nas cinco regiões brasileiras”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

Apesar de registrar os aumentos mais expressivos nos preços dos dois tipos de diesel, de 0,34%, a Região Sul apresentou as menores médias de todo o País para ambos, com o tipo comum a R$ 5,94 e o S-10 a R$ 5,99. Já as maiores reduções foram identificadas no Centro-Oeste, onde o preço do comum recuou 0,33% e o S-10 0,32%, fechando a quinzena a R$ 6,13 e R$ 6,26, respectivamente. Na Região Norte, o IPTL identificou as médias mais expressivas, de R$ 6,70 para o comum e R$ 6,58 para o S-10. 

Entre os estados e o Distrito Federal, as maiores reduções foram registradas no Rio Grande do Norte, onde o comum ficou 1,92% mais barato e fechou o período a R$ 6,13, e o S-10 reduziu 1,28%, encerrando a quinzena a R$ 6,17. Com preço do litro a R$ 6,21, o Espírito Santo registrou o aumento mais expressivo para o diesel comum, de 0,98%. O maior aumento para o tipo S-10, de 0,59%, foi identificado em Rondônia, onde o litro foi encontrado à média de R$ 6,77. 

Já as médias mais caras de todo o País para os dois tipos foram registradas nas bombas de abastecimento do Amapá, que comercializaram o comum a R$ 7,39 e o S-10 a R$ 7,45. O diesel comum mais barato foi encontrado no Rio Grande do Norte, a R$ 6,13, e o S-10 mais econômico, no Paraná, a R$ 5,96. 

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários. 

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Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.  

Juntas, desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição. 

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.


RPMA Comunicação

Logística ganha impulso com cursos de capacitação para profissionais atuarem em situações de desastres

Recentes tragédias no Brasil alertam para a demanda desse tipo de profissional, que precisa estar preparado para lidar com questões extremamente complexas e pouco tempo hábil

Recentemente, o Brasil enfrentou um dos maiores desastres naturais registrados em seu território: as enchentes no Rio Grande do Sul. Infelizmente, inúmeras vidas foram perdidas e mais de 2,398 milhões de pessoas foram afetadas, representando 22,04% da população do estado. Além disso, não podemos esquecer a tragédia de Brumadinho, onde a queda de uma barragem custou a vida de mais de 270 pessoas e causou um impacto ambiental devastador.

Por essa razão, é essencial criar formas de capacitar pessoas e torná-las especialistas em gestão de crises, especialmente quando o fator humanitário é a principal questão. Com o objetivo de preparar profissionais para enfrentar esses desafios, a Unyleya, faculdade pioneira em educação a distância no Brasil, está lançando um curso de pós-graduação focado em capacitar pessoas para lidar com situações como as descritas acima.

A nova especialização em Logística Humanitária e de Desastres é voltada para profissionais da saúde e da logística, especialmente aqueles envolvidos em práticas humanitárias. "Este curso surge em um momento crítico e oferece um conteúdo abrangente para preparar os alunos para a complexidade e a rapidez exigidas na resposta a desastres", destaca Ana Clara Fonseca Guilherme, coordenadora na Unyleya e responsável pelo desenvolvimento do curso.

Previsto para começar no segundo semestre deste ano, com duração de 9 meses, o curso será oferecido de forma online, facilitando o acesso de profissionais de diversas regiões do país. Com turmas periódicas, a pós-graduação promete formar lideranças capazes de atuar na linha de frente em situações de crise, integrando conhecimentos multidisciplinares e estratégias eficientes na gestão de tragédias.

Ana Clara, coordenadora do curso e advogada especialista em logística, cita um exemplo claro da importância dessa formação. Segundo ela, um dos principais entraves em situações de emergência é a complexidade e a morosidade organizacional para a coleta de ajudas e reparos para suprir as necessidades humanitárias.

"Muitas vezes, a burocracia é falta de organização retarda a chegada de recursos essenciais, comprometendo a eficiência das operações de socorro e recuperação. Processos  bem executados    são cruciais para não atrasar a logística. Quando bem planejadas, as legislações  otimizam a gestão dos desastres, resultando em maior economia de tempo e de recursos", explica. Muitas pessoas envolvidas nesses processos sequer sabem como começar a descomplicar esses procedimentos burocráticos.

No Rio Grande do Sul, essa situação foi especialmente crítica. Várias empresas, inclusive internacionais, agilizaram a logística para enviar máquinas para os reparos. No entanto, devido à burocracia, os equipamentos demoraram dias para serem liberados. O mesmo ocorreu com o aeroporto: todas as operações foram transferidas para a base aérea de Canoas, mas a falta de organização atrasou o envio de alimentos, remédios, roupas e outros bens essenciais.

“Dado o cenário atual, a formação de profissionais capacitados em logística humanitária é cada vez mais necessária. Recursos humanos bem treinados podem mitigar os impactos de desastres naturais e gerenciar racionalmente os recursos disponíveis. Com a nova oferta da faculdade Unyleya, o Brasil dá um passo essencial para melhorar sua resposta a emergências, garantindo um suporte mais eficaz e salvando vidas, quando o tempo é o recurso mais valioso", reforça Ana Clara Fonseca Guilherme.

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unyleya Engenharia de Comunicação

Com risco de greve e inflação, governo mantém tarifa de importação de pneus de caminhão

Decisão é vitória do setor de importados

Preocupado com as ameaças de greve dos caminhoneiros e os impactos na inflação, a Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão do Ministério da Indústria e Comércio, decidiu nesta quarta-feira manter em 16% a taxa de importação para pneus de caminhão. Para os pneus de passeio, foi determinado reajuste de 16% para 25% por 12 meses. O valor ficou abaixo do solicitado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que pedia reajuste para 35% pelo prazo de 24 meses.

A associação que representa empresas produtoras de pneus defende o aumento da tarifa de importação alegando prejuízos com o aumento das importações nos últimos anos. Em audiência pública esta semana na Comissão de Viação de Transporte da Câmara dos Deputados, Everaldo Bastos, representante da Fetrabens (Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo) chegou a falar em greve.

Ele disse que o caminhoneiro só consegue comprar pneus novos porque os valores estão mais baixos com a concorrência dos importados. “Aumentar o custo para o caminhoneiro é pedir uma nova greve. Os caminhoneiros pararam por causa de 20 centavos no óleo diesel e nossos associados já estão pressionando para não haver aumento dos pneus”, disse.

A ANTT também se manifestou contrária ao aumento alegando altos custos do setor e risco de sucateamento. Outro fator que pesou na decisão do governo foi a preocupação com a inflação e a briga com os juros. Um estudo da Consultoria Guimarães, encomendado pela Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip), mostra que o impacto na inflação para um aumento na tarifa de importação como solicitado pela ANIP poderia ter reflexos de até 0,25% ao ano no IPCA. A meta do governo para este ano é de 3%.

O impacto inflacionário seria decorrente da elevação de gastos de 6% para o setor de transporte rodoviário, com desdobramentos no preço do frete. Cerca de 75% de todos os produtos são transportados por meio de rodovias no país. A avaliação de economistas é de que a decisão foi uma vitória para os importadores.

A decisão da CAMEX agora é encaminhada ao Mercosul para validação. As novas tarifas passam a valer dentro de 15 dias.

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ABIDIPCorporate Relações Públicas

Após reajuste, preço do frete por quilômetro rodado encerra agosto a R$ 6,36, aponta Edenred Repom

Valor é 0,47% maior que o registrado em julho; alta no preço médio do diesel também impactou composição da tarifa

De acordo com o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), o preço médio do frete por quilômetro rodado fechou o mês de agosto a R$ 6,36, com aumento de 0,47% ante julho. A variação aparece após atualização dos valores dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas, realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na metade de julho. “O reajuste da tabela não impactou muito o preço médio do frete no mês fechado de julho – que variou 0,31% -, mas em agosto já vemos uma variação maior, apesar de o aumento ainda ter sido moderado, diferentemente do previsto”, destaca Vinicios Fernandes, Diretor da Edenred Repom. 

Entre os motivos para a alta no acumulado do mês está o aumento do preço médio do diesel no País, já que ele representa cerca de 40% do custo do frete. Segundo dados do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o tipo comum do combustível foi comercializado em agosto a um preço médio de R$6,10, após alta de 1%, enquanto o diesel S-10 foi encontrado a R$6,18, depois de aumento de 0,16% ante julho. 

Ainda, com a crise hídrica, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira de grãos em 2023/24 está estimada para 298,6 milhões, um recuo de 21,2 milhões de toneladas, ou 6,6%, quando comparada ao volume do ciclo anterior (2022/23). E, a previsão do mês de agosto mostrou uma variação negativa de 0,2% em relação com a pesquisa do mês anterior, conforme a Conab, esse decréscimo se deve ao avanço ou encerramento das operações de colheita das principais culturas. “A alta no preço do frete vem sendo registrada desde maio deste ano e pode se manter nos próximos meses. A redução de grãos produzidos pode resultar em uma menor quantidade de carga a ser transportada, mudança na eficiência de veículos e rotas, que potencialmente, não irão operar em capacidade máxima e afetar a cadeia de suprimentos relacionados aos setores ligados à produção de grãos, que podem refletir no preço do frete”, conclui Fernandes.  

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A Edenred Repom, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos é especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio com 8 milhões de transações anuais e mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos em todo o Brasil.

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Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.  

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